Buscar

ad1 gestão 2 2019 1 gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 Gestão2 
 
O que se entende por gestão democrática da educação? 
A gestão democrática da educação é, ao mesmo tempo, transparência e impessoalidade, autonomia e participação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência.
A escola é um ambiente de ensino/aprendizagem, um espaço de construção da democracia e da cidadania, e quando se atribui o caráter democrático à administração escolar, deve-se agregar as ideias de cooperação mútua, partilha do poder, dialogo como forma de solução de conflitos, percepção e sensibilidade às necessidades envolvidas nos processos educativos (questões sociais, étnicas, religiosas, culturais, sexuais etc).
Explique as diferenças entre conselhos de educação e conselhos escolares. 
Os conselhos de educação funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal e os concelhos escolares são órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas. São formados por representantes da comunidade escolar e local. Além da função unicamente fiscalizadora, os conselhos passaram a ter várias outras – normativa, deliberativa, mobilizadora- e inúmeras atribuições.

Outros materiais