Buscar

PROCESSO DE INSDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

Prévia do material em texto

PROCESSO DE INSDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL 
 
GEOGRAFIA-Rogério cajueiro
Aluno: Iago Charlles n°12
Data: 06/12/2017
2°ano C - Carmela Dutra
Pode se afirmar que o processo de industrialização brasileiro foi lento e tardio. Mesmo após deixar de ser colônia de Portugal, o Brasil conservou suas raízes tipicamente agrárias até meados do século XIX.
Como colônia, o Brasil servia unicamente para fins de “exploração” por parte de Portugal, de maneira que o que era produzido aqui servia basicamente para o sustento da coroa portuguesa. Essa condição deixou raízes profundas ruralistas no país, de forma que o processo de industrialização tornou-se mais tardio e lento.
Sem qualquer traço de industrialização na época, a agricultura foi, por anos, a única base produtiva do país, tendo a industrialização brasileira ocorrida de maneira demorada quando comparada a outros países. Em meados do século XIX, de maneira ainda lenta, iniciou-se o processo de industrialização brasileiro.
IMAGENS
Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
Outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão de obra estrangeira e a aplicação de capitais geradas na produção de café para a indústria.
Foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa.A indústria também se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45), pois, os países europeus, estavam com suas indústrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles o Brasil.
Nas décadas 70, 80 e 90, a industrialização do Brasil continuou a crescer, embora, em alguns momentos de crise econômica, ela tenha estagnado,o Brasil possui uma boa base industrial, produzindo diversos produtos como, por exemplo, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos, produtos alimentícios industrializados, eletrodomésticos, etc. Apesar disso, a indústria nacional ainda é dependente, em alguns setores, de tecnologia externa.
ATUALMENTE
Infelizmente a indústria do Brasil não vai bem na atualidade. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 08 de fevereiro de 2017, a produção industrial brasileira apresentou queda de 6,6% em 2016.
VOCÊ SABIA ?
É comemorado em 25 de maio o Dia da Indústria.
“As pessoas entram na nossa vida por acaso,mas não é por acaso que elas permanecem...”

Continue navegando