Buscar

ATIVIDADE SOBRE ÉTICA - CHS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o texto “O que é ética”, assista o vídeo com Cortella e Barros Filho e responda:
Quais os atributos ou prioridades éticas deve possuir um cidadão profissional?
O que é ética? É diferente de moral?
Pode-se falar numa ética universal e atemporal?
Quais os eixos da atual?
O que queriam dizer com os exemplos do pássaro, da aranha e das formigas?
	1 - Os atributos ou prioridades éticas que um cidadão profissional deve possuir é a responsabilidade ética que é assumir as consequências dos atos praticados; altruísmo que segundo o pensador Auguste Comte (1798-1857), são:
Tendências ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.
Outros atributos são a moralidade, virtude, solidariedade para que as relações sociais sigam em harmonia e a consciência de distinguir o que é certo ou errado de acordo com as virtudes ou moralidade.
2 - Segundo o professor Mário Sergio Cortella, a ética é a ciência que investiga o “conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as grandes questões da vida, definidas pelos módulos (exemplos) normatizações e princípios sociais”.
Pode-se dizer que a moral e sim diferente da ética, pois, a moral é um conjunto de costumes que passa a ser regra em uma determinada sociedade. 
“É basicamente quando eu transformo a ética numa estrutura escrita e essas normas passam a ser aplicadas e usadas por todo cidadão. Elas orientam o indivíduo, norteando suas ações, seus julgamentos sobre o que é certo e errado”.
(Baez, Eduardo, professor de filosofia do Stoodi). 
Sendo assim, podemos observar que a ética tem mais a ver com a questão individual, enquanto a moral trabalha com o processo coletivo. 
3 - Não existe uma ética individual e universal porque a sociedade esta em constante mudança no tempo e no espaço. Essas mudanças alteram continuamente o panorama da vida social.
Por exemplo, antes de 1930 a mulheres não tinham o direito de escolher em quem votar, pois elas no tinham o direito ao voto, só depois de 1932 que a as regras da sociedade se modificaram e instituiu-se o voto feminino.
4 - na atualidade muitas pessoas fazem uso da palavra ética, porém quando os mesmo são questionados não se é obtido uma resposta concreta.
Nos dias de hoje a ética esta ligada a vários ambientes, entre eles estão os ambientes familiar, escolar, profissional, econômico, social e politico. No ambiente de trabalho em alguns casos existem códigos de ética profissional que o individuo deve seguir
“Eu sou o mestre de meu destino, eu sou o capitão de minha alma.”
 (HENLEY, William Ernest 1849-1903).
5 - Ao citar o exemplo das formigas, Barros Filho diz que as formigas são regidas pela sua natureza, são escravas dos seus instintos, ou seja, as formigas não possuem liberdade de escolha. As formigas dos dias de hoje “trabalham” do mesmo jeito que as formigas do passado trabalhavam, pois citando novamente a fala de Barros Filho, as formigas são escravas dos seus instintos. Entretanto o ser humano possui essa liberdade de escolha e possui o controle de seus instintos. 
Cortella cita um exemplo envolvendo pássaros. Segundo ele as pessoas dizem que desejam ser livres como pássaro, porém os pássaros não são tão livres quanto o senso comum pensa, pois, os pássaros não podem decidir não voar. Ou seja, assim como as formigas os pássaros não tem o poder de escolha, a decisão sobre a sua conduta não depende do pássaro, pois isso já esta instituído a ele devido a sua natureza. Concluindo este pensamento, voltamos a premissa de que apenas o ser humano possui a liberdade de escolha.

Outros materiais