A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Versão final Analise SGA

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS DOIS VIZINHOS
ANA PAULA VERGINACI
???????
ANALISE CRITICA DE ESTUDO DE CASO
Parte inferior do formulário
Dois Vizinhos
2019
ANA PAULA VERGINACI Ra: 1776096
???????
ANALISE CRITICA DE ESTUDO DE CASO:
Industria de Pneus Radial
Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Gestão Ambiental, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, como requisito à obtenção parcial da média semestral.
Orientadora: Profa. Dra. Marina Celant De Prá
Dois Vizinhos
2019/1
SUMARIO
1- Resumo do Documento:
Este estudo trata da importância de uma auditoria associado ao sistema de gestão, avaliado na indústria de pneus radial em uma cidade na Bahia, para reduzir o impacto ambiental causado pela empresa.
Trazendo por princípio a responsabilidade das indústrias para com o social e ambiental que envolve a mesma. Destacando a importância ética de se assumir um compromisso com o meio ambiente, alinhando com as de auditoria, assim dando maior crédito às informações apuradas. Como objetivo o estudo visa investigar, por meio de relatórios divulgados, os fazeres da indústria em prol da mitigação dos impactos causados no meio onde estão inseridos. Adicionalmente, por meio de entrevista com a engenheira responsável pelo setor para elevar a importância das auditorias, teve como meta secundária identificar as iniciativas em relação aos processos de auditorias ambientais, esperando aumentar notoriedade das discussões no âmbito acadêmico sobre gestão ambiental.
A metodologia aplicada engloba analisar os relatórios de sustentabilidade divulgados no período de 2010 a 2014 pela empresa investigada e entrevistar o responsável pelo setor de gestão ambiental. As análises textuais dos relatórios foram feitas por meio de identificação de palavras e parágrafos chave que mencionam algum ato de redução de impacto feito pela empresa e separadas em classes, metodologia proposta por Nossa (2002) e Rover, et al (2008). Já a entrevista com a engenheira foi feita através de um questionário previamente formulado com base em estudos feito por Oliveira Filho (2002) e Tessaro, Pedrazzi e Tessaro (2013).
A resultante das análises dos relatórios apontou que as indústrias de pneus radial tem dado grande importância a política de gestão ambiental, evidenciando o avançado programa de sustentabilidade, destacando que a empresa analisada é uma das fundadoras do Reciclanip responsável pela logística reversa dos pneus pós-consumo. A empresa declarou também que pretendia apoiar a meta mundial de redução de emissão gasosa em 25% até 2015. Segundo a responsável, a empresa implica grande responsabilidade e comprometimento, pois considera fundamental manter a eficiência e preservar a natureza ao redor. Fora indicado também que a empresa promove vários eventos e programas para sensibilizar a população e os colaboradores voltados para a redução e remediação de impacto ambiental.
Por fim o estudo constata que a empresa tem se preocupado e tenta mitigar ao máximo os impactos gerados por ela. O estudo também aponta que seus resultados ajudarm a ampliar as discussões acadêmicas sobre investigações de gestão ambiental nas empresas, destacando a importância em realizar auditorias para amparar os resultados gerando maior confiabilidade.
 
 2. Introdução 
O desafio do século é a compatibilização dos aspectos econômicos com os sociais e ambientais. Por isso a sociedade está cada vez mais comprometida em legitimar apenas empresas que tenham consciência socioambiental e busquem um desenvolvimento sustentável para seus negócios. Devido a essa procura, diversas organizações têm empreendido esforços para evidenciar suas ações em prol do meio ambiente. Estas medidas podem vir a ser positivas para as empresas, visto que melhora sua imagem, cria valor para os acionistas e pode vir a reduzir o custo de capital. 
A ferramenta mais utilizada para transparecer as medidas adotadas pelas empresas são os disclosures, que se referem a divulgação de informações por meio de relatórios destinados aos stakeholders (público alvo). Esses relatórios demostram o interesse e nível de responsabilidade social corporativa.
As auditorias ambientais são o instrumento utilizado para garantir que os disclosures realmente possuam o compromisso ético e social e que alinham seus discursos as práticas realizadas. 
A pesquisa realizada tem o propósito de investigar as ações utilizadas na redução de impactos ambientais e comprovar as informações dos relatórios de sustentabilidade de uma Industria de Pneus Radial, localizada na Bahia. Os disclosures anuais analisados referem-se ao período de 2010 a 2014. De modo paralelo foi realizado uma entrevista com a autoridade responsável pela gestão ambiental da empresa, a fim de verificar as iniciativas realizadas.
Espera-se que esse estudo possa a vir contribuir com as discussões acadêmicas a cerca da relevância da gestão ambiental.
 3. Estrutura do trabalho 
Resumo, palavras chaves, introdução, revisão de literatura, procedimentos metodológicos, análise de resultados, considerações finais e referências. Os autores optaram por não utilizar, de gráficos, imagens e outros métodos de interpretação dos resultados e métodos utilizados. Foram citados modelos e técnicas que foram utilizados para a coleta de dados e para a formulação dos resultados, com a referência logo em seguida, dando a opção da leitura completa do método disclosure escolhido. No item Procedimentos Metodológicos a ferramenta de pesquisa foi brevemente resumida. 
4- Atualidade do Tema:
Auditorias de gestão ambiental no âmbito empresarial é um ramo de estudos de extrema importância social e econômico, além de ser imensamente importante para o meio ambiente, pois é através desses estudos que podemos constatar qual a relevância tem o assunto para as empresas.
Cada vez mais o “eco” tem sido valorizado, procurado e preferível, a rede consumidora tem se atentado e sensibilizado gradativamente, sendo assim as indústrias e empresas, tanto de grande como as de pequeno porte, têm sido obrigadas a investir e procurar meios e maneiras de produzir e lucrar, porém assumindo e se responsabilizando pelos efeitos causados na natureza visando reduzir e amenizar seus impactos. Ser sustentável está gerando lucros ao invés de gastos, estar em conformidade com a lei e ter uma certificação está sendo mais vantajoso do que dispendioso. 
Sendo assim, as auditorias ambientais internas e externas e o disclosure destas informações são de suma importância para que a população consumidora possa confiar na empresa e a própria empresa arcar com sua responsabilidade ambiental. Promovendo transparência nas empresas, sendo também uma forma de cobrança da sociedade para com as mesmas que se dispuseram e se comprometeram a melhorar suas atividades no meio em que está inserido.
As auditorias, tendo como suporte básico estes estudos e discussões no âmbito acadêmico, pode ser o caminho mediador pelo qual a informação será processada, apurada e disseminada, e este assunto tão delicado e relevante, como é o desenvolvimento sustentável, ganhará real espaço no mundo capitalista dos dias atuais. 
Deste modo, o tema em questão, por mais que haja estudos que seriam de menos valia por ser datado de anos passados, é de atual e extrema importância ser pesquisado e estudado.
 5. Referências utilizadas pelo autor do trabalho
O autor utilizou diversas referencias no trabalho, dentre as quais destacam-se as definições clássicas. Utilizando também de trabalhos acadêmicos (artigos, teses e anais) para embasar o estudo. Também pode-se destacar que as publicações eram de revistas de diferentes âmbitos (contábil, administrativo, gerenciamento e gestão ambiental). Nenhuma citação, seja indireta ou direta foi utilizada. 
 6. Possibilidade de reprodução dos resultados obtidos 
O estudo possui limitações quanto aos resultados obtidos. Visto