Buscar

revisão de iri

Prévia do material em texto

Resumo intodução a RI AV2
Debates das RI
1° debate: Liberalismo x Realismo ( liberalismo utópico) 
Ocorre no contexto de 1° guerra mundial na busca pela compreensão das guerras. O liberalismo possui o pensamento influênciado pelo contexto internacional, onde até mesmo as ideias de wilson influenciaram na conferência de paz em Paris, promovendo a democracia e a autodeterminação dos povos. Entretanto também observamos o realismo que acredita que a paz se encontra no equilíbrio de poder.
Esse debate foi ontológico onde o liberalismo defendia os direitos humanos, a paz e a cooperação, diferentemente do Realismo focava na agressão, guerra, busca por maximizar seu poder, conflito e segurança como forma de explicar a guerra no contexto internacional. O realismo é o vencedor no debate, onde as ideias prevalecem devido a ocorrência de novas guerras no SI.
2° debate: abordagens tradicionais ( realismo e liberalismo) x behaviorismo 
Ocorre no contexto de uma revolução Behaviorista nas ciências sociais. O behaviorismo não significa uma nota teoria, mas sim uma metodologia que buscava explicar o SI por meio de leis objetivas e demonstráveis, o mesmo não inclui questões de moralidade em suas análises, diferentemente das abordagens traadicionais que observam o mundo como um sitema humano.
As abordagens tradicionais possuem seu foco no entendimento do mundo através de normas e valores, julgamento e conhecimentos históricos. os behavioristas focam na explicaçao desse mundo real por meio de acervos de dados, conhecimento científico e hipóteses. Não houve venceder no debate 
3° debate: Realismo/ Neorrealismo, liberalismo/ neoliberalismo x neomarxismo
4° debate: racionalistas x positivistas 
os pós positivistas defendiam que o mundo não era resumido somente a conflitos, mas que outras questões deveriam ser discutidas, como por exemplo: questões feministas e direitos humanos
Abordagens teóricas
Escola Inglesa: os acadêmicos mais cohecidos são: Hedley bull e Martin Wight. Algumas premissas são: O Estado é a combinação de um Estado de poder e de um Estado constitucional, sendo o poder e a lei as característica marcantes das RI. A política mundial é a uma sociedade anarquica e a anarquia é uma condição social. 
A escola Inglesa é uma associação das ideias liberais e realistas, para eles os principais elementos do SI são: o poder e interesse social ( baseado nas ideias realistas), a busca pelas regras e direito internacional ( baseado nas ideias liberais) e os direitos humanos universais, um mundo para todos, respeitando as diferenças ideológicas e culturais.
Neoliberalismo: surge nos anos de 50 à 70 quando grande parte das RI estava encolvidas em comércios, investimentos, comunicação, intregação e interação entre democracias. O neoliberalismo possui quatro visões, são essas;
liberalismo sociólogo: fluxos transnacionais e valores comuns
liberalismo de interdependência: transações estimulam a cooperação
liberalismo institucional: regimes e instituições internacionais
liberalismo republicano: democracias liberais vivedo em paz umas com as outras.
Neorrealismo: Surge no contexto de guerra fria e o maior acadêmico é Kenneth Waltz que defende quatro pontos centrais: a Estrutura do SI é anárqquica, Estados como unidases, Estado e poder: capacidades relativas e que as RI variam apenas no aspecto de poder relativo. 
A diferença entre o neorrealismo e o realismo é como eles abordam a natureza humana, para os neorrealistas os Estados tentarão sempre maximizar seu poder relativo e preservar a autonomia, porém não descarta a possibilidade de uma cooperação entre os Estados, contradizendo o Realismo que não acredita nesta possibilidade.
Neomarxismo: Surge em 70 na tentativa de entender acerca do subdesenvolvimento econônimico no terceiro mundo aplicando as teorias de Marx. Para os teóricos a dependência é um conceito central em que os países dos terceiro mundo não são pobres por serem atrasados, mas porque foram subdesenvolvidos pelos Estados ricos de primeiro mundo a partir de relações desiguais, nas quais podemos relacionar diretamente a constante exploração dos países do terceiro mundo pelo os de primeiro não somente em termos de colonização, mas até hoje em dia com a instalação de propriedades privadas que explorão intensamente a mão de obra barata e matéria prima do Estado, logo, os direcionando diretamente a posição de explorado impedindo o crescimento. O principal acadêmico é Immanuel Wallerstein.
Realismo: tem como influência teórica Hobbes, Maquiavel e Tucídides. 
Tucídides: guerra, medo de não sobreviver, anarquia internacional e pouca preocupação com valores éticos e morais.
Maquiavel: sobrevivência do Estado como ator, balança de poder e a questão da moralidade em que a moral era subordinada aos interesses políticos, ou seja, os interesses políticos sempre viriam em primeiro lugar indepêndente se a ação seria moral ou não.
Hobbes: Estado de natureza que se associa ao SI que é um mundo marcado por competição, insegurança e falta de liberdade; anarquia internacional e a relação entre natureza humana e a natruza do SI.
As premissas comuns entre os realistas são: A centralidade do Estado presume que todo o poder deve estar somente na mão do Estado. A sobrevivência como objetivo central do Estado diz que o Estado deve fazer o necessário para sua sobrevivência e manter sua soberania, independente de questões morais e éticas, pois as mesmas estão subordinadas aos interesses políticos. O poder como forma de sobrevivência explica que a soberania e o poder absoluto do Estado que manterá a ordem e fará o necessário para sua sobrevivência, retornando ao conceito de centralidade do poder. O conceito de auto-ajuda fala que o Estado não deve depender de outros para manter sua segurança, eles devem ter capacidade de manter a própria segurança. A anarquia internacional para os realistas reflete a natureza humana de Hobbes, que demonstra um ambiente sem um poder maior, onde todos têm o direito da liberdade. Marcada pela competição entre os Estados, busca por alcançar o interesse individual e no fim essa liberdade não é absoluta, pois a liberdade de um retira a liberdade do outro. Se levarmos para o âmbito do SI, podemos observar que por mais que teoricamente todos os Estados sejam iguais, na prática o mais poderoso sempre se sobrepõe sobre o mais fraco.
No realismo acredita-se no dilema de segurança que é uma ideia desenvolvida por John Herz. É quando um Estado começa a se armar tendo em vista sua própria proteção, fazendo os demais Estados no sistema internacional se sentirem inseguros e também começam a adquirir armas. E isso gera insegurança no primeiro estado, que reiniciará o processo, podendo ser vista como um jogo de soma zero.
Hans Morgentheu é um dos principais realistas e ele defende 6 princípios básicos que são: 1 - Políticas são governadas por leis objetivas, que tem sua origem na natureza humana. Esse princípio mostra que a natureza humana e a política não mudam de tempos em tempos, mas, obedecem leis objetivas; 2 - O interesse dos Estados é sempre configurado em termos de poder e as considerações éticas são de pouca valia. As decisões políticas são tomadas visando a busca racional dos ganhos e perdas na política externa. Assim, a política exterior não deve ser associada às preferências do governante, mas sim pelo interesse nacional; 3 - A forma e natureza do poder não são fixas mas variam com o meio onde o poder é exercido. Esse princípio retrata que as relações entre os Estados são definidas em termo de poder. Porém, o tipo de interesse que visa aumentar o poder dos Estados, não são fixos, dependem do contexto histórico cultural e político.; 4 - A política tem mais relação com prudência que com ética. Assim, a moral e a ética são usadas como justificação e legitimação de ações dos Estados, mas não para julgar seu comportamento; 5 - Os princípios morais de uma nação, não devem ser aceitos como universais pois a moral é particular e varia de acordo com os intresses nacionais. Porém,qualquer ordem internacional pressupõe uma dose de consenso geral, não havendo poder desmedido, pois nenhuma visão é a mais verdadeira ou a mais correta; 6 - Para Morgenthau, a esfera política é autônoma, não estando sujeita a nenhuma outra ciência como a economia ou o direito. A política internacional possui suas próprias leis e regras.
 Morgenthau alega que o objetivo dos Estados no plano internacional é defender o interesse nacional, buscar prover segurança para proteger principalmente sua soberania e defender o seu campo doméstico. Para isso o Estado deverá estar sujeito a aceitar a existência do fator Poder e aplica-lo de alguma forma, seja mantendo o Poder, ampliando o Poder ou demonstrando o Poder.
Liberalismo: surge durante o iluminismo e suas maiores influências são Kant e Locke. As três premissas básicas do liberalismo são: visão positiva da natureza humana, crença no progresso e as RI podem ser cooperativas em vez de conflituosas. Na primeira diz que apesar dos indivíduos serem egoístas e competitivos, interesses em comum os unem. Isso tem como base a ideia de que os indivíduos são dotados de racionalidade, e esta é capaz de transformar a sociedade através de ações cooperativas por parte de suas instituições. A segunda premissa afirma que as instituições políticas modernas são capazes de promover o progresso. O Estado constitucional existe para a proteção dos indivíduos contra ameaças externas e internas, assegurando condições para o progresso contínuo da sociedade. A última premissa, as RI podem ser cooperativas em vez de conflituosas, assim como pode haver o progresso social, o Sistema Internacional também pode se tornar mais cooperativo e harmonioso, uma vez que os Estados são formados por indivíduos inseridos em uma sociedade. Esses Estados alcançariam a maior cooperação através de três propostas, a primeira é a expansão do livre-comércio, isso geraria uma relação de mútua dependência entre os Estados. A segunda proposta é a expansão da democracia. Segundo o pensamento liberal, Estados democráticos não tendem a entrar em conflito uns com os outros, resolvendo suas questões por meio do direito internacional. Assim, caso o número de Estados democráticos aumentasse, o Sistema Internacional se tornaria mais pacífico e cooperativo, formando uma zona estável. A terceira proposta, é a ideia de que boas instituições são necessárias para garantir a liberdade e o bem-estar da sociedade. Assim como os indivíduos possuem direito natural, os Estados devem possuir o direito das nações: o direito de estabelecer regras de convivência baseadas no consenso. Propondo a criação de uma estrutura supranacional capaz de fortalecer os preceitos do Direito Internacional, a fim de solucionar conflitos de forma pacífica, a expansão de uma zona estável e a cooperação entre os países.
Os liberais acreditam no dilema do prisioneiro que mostra como dois atores comuns podem atingir resultados piores porque não cooperam; é utilizado para explicar a cooperação entre os Estados, que dependendo do acordo, ambos podem cumprir, um ou outro cumpre, ou ambos não cumprem, resultando em algo irracional.
Marxismo: observa a luta de classes no SI e surge duante a guerra no vietnã, guerra fria e a crise do petróleo. Suas principais premissas são: Estados não são autônomos, são governados governados pelo interesse da classe governante, sendo assim a economia a base das relações políticas e a função do Estado é assegurar a ordem capitalista.Os eventos devem ser analisados em seu contexto histórico: indivíduos possui a capacidade de influenciar na mudança da histórica. História como um processo governado por contradições e antagonismos associados á forma de organização da produção material dos bens de reprodução das sociedades humanas. Natureza artificial das estruturas que limitam nossa liberdade: tratar o estado como uma estrutura de poder que representa toda a sociedade estando acima das classes e protegendo a nação dos perigos extremos, seria ignorar seu papel central de manter ordem jurídica e política que assegure a continuidade do processo de ocupação capitalista.
A teoria de sitema mundo para Wallerstein: Os principais elementos para a teoria mundo de Wallerstein é que o SI é uma estrutura única é integrada econômica e politicamente. Sendo dividida em 3 áreas que os Estados podem se situar: centro como a atividade da capital mais intensa; periferia como a produção de bens primários, semiperiferia com um certo nível de industrialização. Há também a troca desigual, divisão internacional do trabalho e a alienação. 
RI como disciplina
- O estudos das RI surgiram no contexto pós 1° guerra mundial
- As teorias são instrumentos analíticos criados para estabelecer um panorama e uma objetividade
- os debates nas RI são influênciados por: contexto histórico e o desenvolvimento m outras disciplinas.

Continue navegando