Buscar

AO JUIZO DE DIREITO DA VARA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AO JUIZO DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPO GRANDE/MS
DAS PARTES
Requerente: Bernado sobrenome, nacionalidade, domiciliado em dourado/MS, e4stado c ivil, profissão, portador do rg nº e CPF nº
Requerido: Samuel sobrenome, nacionalidade, domiciliado em campo grande/MS , estado civil, profissão, portador do rg Nº e CPF Nº 
vem, por meio de seu advogado, legalmente constituído, conforme procuração em anexo, e que ao final subscreve, e que recebe intimações e notificações no escritório profissional com sede na Rua …., n°…, bairro…., cidade…., Estado…, CEP
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS
PEDIDO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
Requer assistência judiciária gratuita, conforme estabelece a Lei n° 1060/1950, o autor não reúne condições de suportar as custas processuais bem como honorários advocatícios sem prejuízo próprio e de sua família, informando ainda juntada de declaração de hipossuficiência.
DOS FATOS
Samuel, por força de um contrato escrito deveria restituir o cavalo mangalarga chamado “Tufão”, avaliado em R$ 10.000,00, para Bernardo, que mora na cidade de Dourados/MS, no dia 02 do mês de outubro/2016. Até o mês de janeiro de 2017, Samuel ainda não o havia restituído por pura desídia, quando uma forte chuva causou a morte do cavalo.
DO DIREITO
Além de fazer referência aos fatos, o candidato deve trazer a petição inicial os dispositivos legais, não apenas mencioná-los, mas sim explicá-los.
DA TUTELA ANTECIPADA E DO PEDIDO LIMINAR
Dependendo do caso analisado, pode ser que seja necessário o requerimento da tutela de urgência. Deve-se o candidato se atentar a diferença entre estes dois institutos, visto que em se tratando de mandado de segurança e de ação cautelar, tratar-se-á de pedido liminar, conforme art. 7º, III, da Lei n° 12.016/09, para MS, ou art. 804, do CPC, para ação cautelar. Nas demais situações, em sua maioria, deve o candidato requerer a antecipação dos efeitos da tutela, estabelecido pelo art. 273, do CPC.
DOS PEDIDOS
No momento dos pedidos o candidato deve tomar bastante cuidado, haja vista que normalmente é parte da peça em que mais se pontua, em contrapartida de maior exigência do examinador, devendo o candidato seguir uma sequência de pedidos: concessão de liminar ou tutela antecipada; a citação do réu para responder a ação no prazo legal; a procedência do pedido; a confirmação do deferimento da tutela antecipada ou da liminar em sede de sentença definitiva; a procedência do pedido do Requerente (Autor); a condenação ao pagamento das custas e honorários advocatícios, no importe de 20%, conforme estabelecido no art. 20, do CPC; Protesta-se por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial (fazer pedido específico, a exemplo de testemunhal, documental, pericial e etc).
VALOR DA CAUSA
Dá-se a causa o valor de R$ …. (Verificar se a questão traz algum valor em disputa, o qual será objeto do valor da causa. A exceção ao caso ocorre em Ações de Cobrança de Aluguel, que por força de lei será de 12 vezes o valor mensal do aluguel).
Terminar com o famoso “Nestes termos, Pede Deferimento!”
ADVOGADO
OAB.
Cumpre destacar, a necessidade de não se trazer qualquer fato novo, ou qualquer informação que possa identificar sua peça prático profissional, evitando ao máximo quaisquer dissabores que justifique sua desclassificação pelo examinador.
Diante disso, utilizando-se destes tópicos anteriormente mencionados, tenho certeza que a montagem de uma estrutura inicial, poderá auxiliar sobremaneira o candidato no momento da elaboração da peça pratico-profissional, e atingir a tão sonhada e batalhada aprovação.

Continue navegando