Buscar

Sistema Digestório-Fisiologia

Prévia do material em texto

Sistema Digestório –Resumão Fisiologia
Explique o mecanismo de estimulação autônoma de secreção ?
- A presença de alimento em dado segmento do trato faz com que as glândulas da região produza sulcos e a secreção de muco pelas células mucosa, resultando a estimulação por contato direto das células glandulares superficiais com o alimento.
- A estimulação epitelial também ativa o sistema nervoso entérico da parede do trato intestinal.
- Tipos de estimulo que ativam o sistema : estimulação tátil 
 irritação química
 distensão da parede do trato gastrointestinal 
Quais os mecanismos de regulação da secreção salivar ?
- Glândulas salivares controladas principalmente por sinais nervosos parassimpáticos que se originam nos núcleos salivatorios
- Salivação ocorre por sinais nervosos que chegam aos núcleos salivatorios ou em resposta aos reflexos eu se originam no estomago e intestino delgado
- O suprimento de sangue é um fator importante para o funcionamento das glândulas que pode afetar de forma direta a secreção salivar 
3) Explique o mecanismo de controle da secreção gástrica.
Características 
- Células secretoras de muco que revestem toda a superfície do estomago 
- Dois tipos de glandulas: oxínticas : formadoras de acido. Ex : acido clorídrico 
 pilóricas : secretam muco e hormônio gastrina
Secreções das glândulas Oxínticas 
- Compostas por : células pépticas ou principais – secretam pepsinogenio 
 células parietais ou oxínticas – secretam fator intrínseco e HCl
 células da mucosa do colon 
- Íons hidrogênio são secretados, os íons bicarbonato se difundem para que o sangue venoso gástrico tenha um Ph mais alto que do sangue arterial
- O estomago previne o vazamento do acido, formando muco alcalino e junções estreitas entre as células epiteliais 
- A acetilcolina liberada pela estimulação parassimpática, excita a secreção de pepsinogenio pelas células pépticas, de ácido clorídrico pelas células parietais e muco pela célula da mucosa
- Gastrina e histamina estimulam fortemente secreção de ácidos pelas células parietais 
4) O que você entende por fase gástrica e intestinal no controle de secreção gástrica?
- Fase gástrica. Os estímulos para o reflexo são mecânicos (distensão) e químicos (pH, aminoácidos, peptídios, Ca2+). Os receptores são neurônios que integram arcos reflexos locais ou longos, abrangendo o SNC, ou as próprias células endrócrinas, no caso as G, produtoras de gastrina. O estímulo à secreção dá-se por neurônios colinérgicos, gastrina e histamina. 
 - Fase intestinal. A entrada do alimento no duodeno leva, por circuitos neurais e endócrinos, à modificação da atividade motora e secretora do estômago. Peptídios e aminoácidos no duodeno estimulam a liberação de gastrina e de oxintina, que aumentam a motilidade e a secreção gástricas. Se o pH o quimo que penetra o duodeno é menor que 5, há liberação de secretina e de GIP que ao inibir a liberação de gastrina, reduz a secreção gástrica. Gorduras estimulam o duodeno a secretar a CCK que sendo um agonista pouco potente para o receptor da gastrina, inibe a ação deste. Outro hormônio inibitório, ainda desconhecido quimicamente, é a bulbogastrona.
5) Cite as enzimas digestivas pancreáticas
- Tripsina e quimiotripsina : digestão de proteínas 
- Amilase pancreática : hidrolisa amido
- Lipase pancreática : hidrolisa gorduras
6) Explique o papel da acetilcolina, colescistoquinina (CCK) e secretina.
- Acetilcolina : excita a atividade gastrointestinal 
 excita a secreção de pepsinogenio pelas células pépticas
 excita a secreção de acido clorídrico pelas células parietais 
 excita a secreção de muco pelas células da mucosa
 indução da secreção pancreática 
- Colescistoquinina( CCK) : Indução da secreção pancreática 
- Secretina : Estimula a secreção de grande quantidade de bicarbonato 
7) Cite as enzimas do Intestino Delgado
- Digestão de carboidratos : amilase pancreática 
- Digestão de proteínas : enzimas proteolíticas. Ex: tripsina, quimiotripsina ( clivam molelucas de proteínas)
 carboxipolipeptidase ( libera aminoácidos) 
 proelastase ( convertida em elastase)
- Digestão de gorduras : bile que contem lecitina
8) Explique o processo de absorção de proteínas, lipídeos e carboidratos.
Os Carboidratos 
-Essencialmente todos os carboidratos nos alimentos são absorvidos sob na forma de monossacarídeos; apenas pequena fração é absorvida como dissacarídeos e quase nada como carboidratos maiores. 
-O mais abundante dos monossacarídeos absorvidos é a glicose, devido ao amido; depois galactosee por frutose, a galactose é derivada do leite e a frutose é um dos monossacarídeos do açúcar de cana.
-os monossacarídeos são absorvidos por processo de transporte ativo secundário. 
A Glicose É Transportada por Mecanismo de Cotransporte como Sódio.
 Na ausência do transporte de sódio, através da membrana intestinal, quase nenhuma glicose é absorvida, uma vez que a absorção de glicose ocorre por processo de cotransporte com o sódio.
Estágios:
transporte ativo de íons sódio pelas membranas basolaterais das células epiteliais intestinais para o líquido intersticial: que reduz a concentração de sódio nas células epiteliais.
 Em segundo lugar, essa diferença de concentração promove o fluxo de sódio do lúmen intestinal através da borda em escova das células epiteliais para o interior da célula, por processo de transporte ativo secundário. Isto é, o íon sódio se combina com proteína transportadora, mas essa proteína transportadora não transportará o sódio para o interior da célula, sem que outras substâncias, como por exemplo a glicose, também se liguem ao transportador. Com a ligação do sódio e da glicose, o transportador transporta ambos simultaneamente para o interior da célula. Assim, a baixa concentração intracelular de sódio literalmente “arrasta” o sódio para o interior da célula, levando com ele ao mesmo tempo a glicose. Uma vez na célula epitelial, outras proteínas transportadoras facilitam a difusão da glicose através da membrana basolateral para o espaço extracelular e, daí, para o sangue.Em suma, é o transporte ativo de sódio através das membranas basolaterais das células do epitélio intestinal pela bomba de Na+-K+, que proporciona a força motriz para mover a glicose também através das membranas.
Absorção de Outros Monossacarídeos. 
-A galactose é transportada por mecanismo exatamente igual ao da glicose. 
-A frutose é transportada por difusão facilitada; ao entrar na célula é fosforilada e convertida a glicose e transportada para o sangue.
As Proteínas 
-as proteínas depois da digestão são absorvidas pelas membranas luminais das células do epitélio intestinal sob a forma dedipeptídeos, tripeptídeos e alguns aminoácidos livres. 
-A energia para esse transporte é suprida por mecanismo de cotransporte com o sódio à semelhança do cotransporte de sódio com a glicose. A maioria das moléculas de peptídeos ou aminoácidos se liga nas membranas da microvilosidade da célula com proteína transportadora específica que requer ligação de sódio para que o transporte ocorra. A energia do gradiente de sódio é, em parte,transferida para o gradiente de concentração do aminoácido ou peptídeo, que se estabelece pelo transportador. Isso é chamado cotransporte (ou transporte ativo secundário) de aminoácidos e peptídeos. Alguns aminoácidos não usam o mecanismo de cotransporte com o sódio, mas são transportados por proteínas transportadoras da membrana especiais, do mesmo modo que a frutose é transportada por difusão facilitada.Pelo menos cinco tipos de proteínas transportadoras parao transporte de aminoácidos e peptídeos foram encontradas nas membranas luminais das células do epitélio intestinal. Essa multiplicidade de proteínas transportadoras é necessária por causa da diversidade das propriedades químicas dos aminoácidos e peptídeos.
Absorção de Gorduras
-quando as gorduras são digeridas,formando monoglicerídeos e ácidos graxos livres, esses produtos finais da digestão são imediatamente incorporados na parte lipídica contra as micelasde sais biliares. elas são solúveis no quimo. Dessa forma, os monoglicerídeos e os ácidos graxos livres são carreados para a borda em escova das células intestinais. As micelas penetram os espaços entre os vilos em constante movimento. Os monoglicerídeos e os ácidos graxos se difundem das micelas para as membranas das células epiteliais, o que é possível porque os lipídios são também solúveis na membrana da célula epitelial. Esse processo deixa as micelas dos sais biliares no quimo, onde são reutilizadas para a incorporação dos produtos da digestão de gorduras.As micelas, portanto, realizam função “carreadora” importante para a absorção de gordura. Na presença de abundância de micelas de sais biliares,aproximadamente 97% da gordura é absorvida; em sua ausência, a absorção é de apenas 40% a 50%.Depois de entrar na célula epitelial, os ácidos graxos e os monoglicerídeossão captados pelo retículo endoplasmático liso da célula; aí, são usados para formar novos triglicerídeos que serão, sob a forma de quilomícrons,transferidos para os lactíferos das vilosidades. Pelo ducto linfático torácico,os quilomícrons são transferidos para o sangue circulante.
Absorção Direta de Ácidos Graxos para o Sangue Portal.
Pequenas quantidades de AG de cadeias curta e média são absorvidas diretamente pelo sangue porta, em vez de serem convertidas em triglicerídeos e transferidas para a linfa. Pois os de cadeia curta são mais hidrossolúveis e, em grande parte, não são convertidos a triglicerídeos pelo retículo endoplasmático. Essas características levam à difusão desses ácidos graxos de cadeia curta das células do epitélio intestinal diretamente para o sangue no capilar das vilosidades intestinais.
9) Qual a função da gastrina e peptídeo inibitório ?
- Gastrina : estimula a secreção de HCl 
- Peptídeo inibitório : quando há um aumento na taxa de glicose, aminoácidos e ácidos graxos, consequentemente haverá uma elevação da insulina. Dessa forma, o peptídeo inibe a absorção da insulina no intestino delgado para não haver um excesso.
10) Explique as figuras.

Continue navegando