Buscar

ApresentaçãoAULA CATALISE TENSÃO SUPERFICIAL

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo
Aula sobre tensão superficial
Acadêmica: Elizandra Preichardt e Giulia Bratz 
Disciplina: Catálise
Professora: Rosália
TENSÃO SUPERFICIAL
A Tensão Superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de uma espécie de membrana elástica em suas extremidades. Tomemos como exemplo a água, que por sua vez tem a maior Tensão Superficial dentre os outros líquidos.
Na imagem abaixo temos representado um recipiente com água e duas moléculas destacadas. A molécula A, que se encontra submersa, sofre atração das demais moléculas a sua volta (essas que estão compreendidas no círculo vermelho). Como ela está rodeada de moléculas, a atração que ela sofre por cada uma delas é anulada pela atração realizada pela molécula do lado oposto. 
No caso da molécula B, que se encontra na superfície, ela também sofre atração por todas as moléculas a sua volta, porém, como ela não possui nenhuma molécula (de água) em cima para anular a força que as moléculas que estão sob ela fazem, acaba resultando uma força que a puxa para baixo e isso acontece com todas as moléculas que se encontram na extremidade. Em outras palavras, a tendência de todas as moléculas do líquido é se compactarem em direção ao centro de massa, pois existe sempre uma resultante em todas as moléculas que aponta para o centro, de forma que criem a superfície externa de menor área possível, uma vez que todo sistema mecânico tende a adotar o estado de menor energia potencial.
Essa ideia ajuda a entender a forma arredondada das gotas de água e também alguns eventos físicos que acontecem, tais como alguns objetos de aço como por exemplo clipes e lâminas de barbear, que possuem densidade maiores que a da água, não afundarem quando colocados horizontalmente e de forma delicada sobre ela. Alguns insetos e pequenos animais conseguem andar por cima da água e inclusive existem espécies de plantas que crescem por cima dela! Tudo isso é possível graças a tensão superficial.
Tensão Superficial da Água
As moléculas que estão na superfície da água só são atraídas por moléculas abaixo e ao lado delas, criando uma película elástica na superfície chamada de tensão superficial.
O fenômeno de tensão superficial da água explica por que alguns insetos são capazes de andar sobre sua superfície
A água é uma substância que possui inúmeras propriedades interessantes que beneficiam muito a vida, sendo que uma delas é a sua tensão superficial.
A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)).
No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para a frente e para trás. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força.
Já no que diz respeito às moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, portanto suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e abaixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água.
A tensão superficial da água é a mais alta de todos os líquidos, igual a 7,2 . 109 N. m-1.
Isso explica vários fenômenos. Dentre eles, os principais são:
A forma esférica das gotas de água:
 
Alguns insetos podem andar sobre a água. Inclusive, nos lagos, existem duas comunidades de microrganismos: os nêustons, que são bactérias, fungos e algas; e os plêustons, formados por plantas superiores e alguns animais pequenos, como larvas e crustáceos. Essas comunidades são sustentadas pela tensão superficial da água.
Esse fenômeno explica também por que objetos pequenos, como lâminas de barbear e clipes (que são feitos de aço e, que, portanto, possuem uma densidade aproximada de 8 g/cm3), não afundam quando colocados horizontalmente sobre a água.
VIDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=fjxEBiH7YHw
EXPERIMENTO
TENSÃO SUPERFICIAL
MATERIAL:
1- Uma colher de detergente
2- Uma agulha ou alfinete
3- Uma xícara de água
4- Um conta-gotas
5- Uma pinça
COMO FAZER:
1. Pegue a agulha pelo meio com a pinça.
2. Coloque a agulha com cuidado na xícara com água, deixando-a boiando.
3. Pingue uma gota de detergente na água com o conta-gotas.
O QUE ACONTECE:
A agulha afunda.
POR QUE ACONTECE?
 
Para que algum objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente. A agulha estava flutuando por causa da tensão superficial, que aguenta o peso da agulha. Mas, quando misturamos detergente na água, diminui a tensão superficial, que não aguenta o peso da agulha e a agulha afunda

Mais conteúdos dessa disciplina