Buscar

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA 
LISTA DE EXERCÍCIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTES
ALUNA : FLAVIA MOURA DAS ILVA MAT : 600587896
Prof. Ivson Braga
A etiqueta em um pote de pasta de amendoim indica que o seu peso líquido é 510 g. Expresse sua massa e peso em unidades SI e GB.
O quilograma-força é comumente usado na Europa como unidade de força. (1 kgf é a força exercida por uma massa de 1 kg na gravidade padrão.) Pressões moderadas, tais como aquelas aplicadas em pneus de automóveis e de caminhões, são expressas em kgf/cm2. Converta 220 kPa para essas unidades.
Em um certo hipódromo da Inglaterra, um páreo foi disputado em uma distância de 4,0 furlongs. Qual é a distância da corrida em (a) varas e (b) cadeias? (1 furlong = 201,168 m, 1 vara = 5,0292 m e uma cadeia = 20,117 m.)
 
O micrômetro (1 µm) também é chamado de mícron, (a) Quantos mícrons tem 1,0 km? (b) Que fração do centímetro é igual a 1,0 µm? (c) Quantos mícrons tem uma jarda?
Para o campo de velocidade V = Ax2yi + Bxyj, em que A = 2 m-2 s-1, e as coordenadas são medidas em metros, obtenha uma equação para as linhas de corrente do escoamento. Trace diversas linhas de corrente.
O campo de velocidade V = Axi – Ayj, em que A = 2 s-1 , pode ser interpretado para representar o escoamento em um cano. Determine uma equação para as linhas de corrente do escoamento. Trace diversas linhas de corrente no primeiro quadrante, incluindo aquela que passa pelo ponto (x, y) = (0,0).
O campo de velocidade é dado por V = axi – btyj, em que a = 1 s-1 , b = 1 s-1. Determine a equação das linhas de corrente para qualquer tempo t. Trace diversas linhas de corrente no primeiro quadrante para t = 0, t = 1 s e t = 20 s.
 Um escoamento é descrito pelo campo de velocidade V = (Ax + B)i + (- Ay)j, em que A = 3 m/s/m e B = 6 m/s. Trace algumas linhas de corrente no plano xy, incluindo aquela que passa pelo ponto (x, y) = (0,3; 0,6).
A velocidade para um escoamento permanente incompressível no plano xy é dada por V = iA/x + jAy/x2 , em que A = 2 m2/s e as coordenadas são medidas em metros. Obtenha uma equação para a linha de corrente que passa pelo ponto (x, y) = (1, 3). Calcule o tempo necessário para que uma partícula fluida se mova de x = 1 m até x = 2 m neste campo de escoamento. 
A distribuição de velocidade para o escoamento laminar entre placas paralelas é dada por
u /umáx = 1 – (4hy)2
em que h é a distância separando as duas placas; a origem está situada na linha mediana entre as placas. Considere o escoamento de água a 45 °C (µ = 5,95 x 10-4N.s/m2) com velocidade máxima de 0,08 m/s e h = 0,2 mm. Calcule a força sobre uma seção de 2 m2 da placa inferior. 
Uma patinadora de estilo livre no gelo desliza sobre patins à velocidade V = 6 m/s. O seu peso, 450 N, é suportado por uma fina película de água fundida do gelo pela pressão da lâmina do patim. Considere que a lâmina tem comprimento L = 0,3 m e largura w = 3 mm, e que a película de água tem espessura h = 0,0015 mm. Estime a desaceleração da patinadora que resulta do cisalhamento viscoso na película de água, desprezando efeitos das extremidade do patim.

Continue navegando