A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/7 - Gestão Orçamentária
Com base nos modelos de orçamento empresarial e suas características, considere as seguintes afirmativas:
I.          O orçamento estático é utilizado para definir as despesas fixas da empresa e o orçamento flexível é recomendado para os custos variáveis.
II.         Orçamento contínuo também tem como objetivo reavaliar mês a mês a meta anual estabelecida.
III.        O orçamento base zero (obz) utilizado em negócios que estão iniciando as suas atividades, também é recomendado para reestruturação de negócios.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmativa I
	
	B
	Somente a afirmativa II
	
	C
	Somente a afirmativa III
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras
	
	E
	As afirmativas II e III são verdadeiras
Você acertou!
O conceito de estático e flexível é para todas as operações da empresa e não somente para despesas ou custos. 
Gabarito: (e) – Rota 6. Tema 4. Página 15.
Questão 2/7 - Gestão Orçamentária
Em relação à estrutura organizacional: 
Segundo Moreira (2011), as projeções dos orçamentos primários são consideradas como o “produto final” do processo orçamentário. Com base nos cenários estabelecidos, as projeções são organizadas em instrumentos financeiros padrões. Nesse sentido, a contabilidade é a linguagem dos negócios.
I.          As projeções operacionais detalhadas no orçamento empresarial são projetadas na Demonstração do Resultado e também no Balanço Patrimonial.
II.         O aumento da projeção comercial indicada pela relação de volume e preço de venda, ou seja, faturamento baseado na quantidade a ser vendida, projetada na demonstração do resultado pode indicar também a necessidade de novos investimentos demonstrada no Balanço Patrimonial.
III.        Os instrumentos contábeis tradicionais não são utilizados na elaboração do orçamento porque tem por finalidade apresentar os dados históricos, para fins de apuração fiscal e análise financeira.  
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a alternativa I
	
	B
	Somente a alternativa II
	
	C
	Somente as alternativas I e II
Embora as demonstrações contábeis de fato apuram informações para fins fiscais e também para análise financeira, a sua estrutura é levada ao orçamento como referência e padronização das informações nelas contidas, assim, trabalha-se com o conceito comparativa de “orçado x realizado”. 
Gabarito: (c) – Rota 6. Tema 2. Página 8.
	
	D
	Somente as alternativas I e III
	
	E
	Somente as afirmativas II e III
Questão 3/7 - Gestão Orçamentária
A respeito da Administração Financeira, leia com atenção o texto a seguir:
Assim como as teorias administrativas descritas a partir do início do século XX, com suas premissas em organizar a empresa por tarefas, departamentos ou funções e também a influência do fator humano no desempenho dos negócios, os conceitos financeiros também surgem para suprir necessidades e deficiências das organizações frente aos desafios que surgiram. Como por exemplo, o controle dos estoques após a expansão da indústria automobilística nos anos 1920, a avaliação da liquidez das empresas a partir da grave crise de 1929, ou ainda a necessidade de captação de recursos após a segunda guerra para a fase de reconstrução e consolidação das indústrias.
De acordo com a evolução da Administração Financeira, podemos afirmar que o período a captação de recursos se refere a:
Nota: 20.0
	
	A
	Critérios de mensuração do resultado dos investimentos próprios;
	
	B
	Uma classificação no balanço patrimonial entre passivo e patrimônio líquido;
Você acertou!
O critério para mensurar o resultado é o conceito de retorno sobre o patrimônio líquido extraído da razão entre lucro líquido e os recursos próprios. O enfoque nos ativos circulantes é relacionado à estoques, caixa e valores a receber, que se relacionam com a liquidez dos investimentos, ambos não se referem à captação de recursos. Finalmente a destinação do lucro é considerando autofinanciamento por parte da empresa, porém há de se considerar os passivos circulantes e não circulantes também.
Gabarito: (b) – Rota 5. Tema 1. Página 3.
	
	C
	Enfoque nos ativos circulantes;
	
	D
	Liquidez dos investimentos;
	
	E
	A decisão de destinação de lucro da empresa exclusivamente;
Questão 4/7 - Gestão Orçamentária
A respeito da elaboração do orçamento empresarial, considere o texto a seguir:
Segundo as boas práticas do orçamento empresarial, atualmente as empresas hoje consideram que os planos operacionais da empresa devem ser “ puxados” pelo orçamento comercial, ou seja, os planos são estruturados a partir das projeções comerciais, principalmente em relação aos volumes de vendas. Essas situações indicam a necessidade de produção e de recursos, por exemplo. Vale lembrar que nem sempre a postura das empresas foi adotada através desta lógica. Em determinados períodos, as empresas “empurravam” (ou tentavam) para o mercado a sua produção.
A respeito das previsões de demanda, é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	As previsões de vendas são feitas a partir dos vendedores que estão fazendo os pedidos de acordo com a sua carteira de clientes.
	
	B
	A quantidade vendida projetada é somente para verificar o faturamento previsto, visto que se a área comercial definir a quantidade, a empresa deve buscar recursos para supri-las.
	
	C
	Para fins de projeção de cenários a empresa deve adotar somente um critério de análise, pois pode haver interpretações diferentes caso se faça por mais de um critério.
	
	D
	As vendas são definidas somente a partir da capacidade de produção.
	
	E
	A combinação de análises quantitativas e qualitativas avaliam as condições históricas e presentes para se fazer projeções futuras com menores possibilidades de desvios.
Você acertou!
Justificativa: os vendedores são participantes do orçamento, porém são consideradas também outras variáveis. A empresa também procurará estabelecer um equilíbrio entre a área comercial e sua capacidade de suportar as vendas, seja através da produção ou limitações de investimentos. Ao contrário do que se afirma na alternativa (c ), é desejável que se tenha vários critérios para se avaliar as tendências para a área comercial.   Gabarito: (e). Rota 5. Tema 5. Página 12 e 13.
Questão 5/7 - Gestão Orçamentária
A respeito dos passivos circulantes, também chamados de passivos de funcionamento, avalie as afirmativas a seguir: 
I.          Alguns impostos são devidos a partir do nível da atividade da empresa e são considerados como fontes de financiamento dos negócios.
II.         A negociação com fornecedores pode ser uma boa opção para financiar as atividades da empresa pois são considerados como não onerosos.
III.        Se a necessidade de estoque aumentar devido ao incremento comercial, a empresa deve buscar financiamentos financeiros para garantir que não ocorra a ruptura de estoque e por consequência perda de vendas.
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a alternativa (I) está correta;
	
	B
	Somente a alternativa (II) está correta;
	
	C
	As alternativas (I) e (II) estão corretas;
A afirmativa (III) não está correta porque os passivos de funcionamento podem garantir a fonte de financiamento necessária para o investimento previsto como por exemplo a negociação com fornecedores destacado na alternativa II.
Gabarito: (c) – Rota 5. Tema 2. Página 8.
	
	D
	As alternativas (I), e (III) estão corretas;
	
	E
	As alternativas (I), (II) e (III) estão corretas;
Questão 6/7 - Gestão Orçamentária (questão opcional)
O Balanço Patrimonial a seguir representa as informações sintéticas da empresa “Capacidade” Ltda. 
De acordo com Assaf Neto (2012). A posição de endividamento da empresa indica o montante do dinheiro de terceiros que está sendo usado, na tentativa de gerar lucros. 
I)          A empresa “Capacidade” Ltda apresentou um aumento do seu endividamento