Buscar

REVISAO AV2 E AV3 PARASITO 2019 1

Prévia do material em texto

REVISÃO AV2 E AV3 PARASITOLOGIA TURMA 1007 E 3002/ 2019
1) A giardíase é uma parasitose com ampla distribuição mundial, tendo maior prevalência em locais de clima tropical e subtropical. No Brasil sua incidência varia de 12,4% a 50%, dependendo do estudo, da região e faixa etária pesquisada, vindo a predominar nas crianças entre zero e seis anos. Marque a alternativa que apresenta dois mecanismos de transmissão desta protozoose:
Ingestão de cistos que contaminam a água e alimentos e transmissão interpessoal em creches e hospitais psiquiátricos.
Ingestão de amastigotas que contaminam a água e alimentos e transmissão sexual (sexo anal/ora.
Ingestão de trofozoítas que contaminam a água e alimentos e transmissão interpessoal em creches e hospitais psiquiátricos.
Ingestão de amastigotas que contaminam a água e alimentos e transmissão interpessoal em creches e hospitais psiquiátricos.
Ingestão de trofozoítas que contaminam a água e alimentos e transmissão sexual (sexo anal/ora.
2) Com relação ao agente causador da tricomoníase é correto afirmar:
	A única via de transmissão é por relação sexual.
	Podem causar a uretrite na mulher caracterizada por um intenso processo inflamatório.
	Não manifesta de forma sintomática no homem.
	Embora seja um parasita do sistema geniturinário pode causar patogenia em outros locais.
	A principal via de transmissão é a sexual, pois é uma parasita estritamente do sistema geniturinário.
3) Como medidas profiláticas de combate a malária e doença de chagas podemos citar:
	Cuidados higiênicos com a água e alimentos contaminados
	Eliminar os mosquitos e os barbeiro
	Não andar descalço
	Eliminar os mosquitos e os cães abandonados
	Não comer carne crua ou mal passada 
4) A teníase, conhecida popularmente como solitária, bem como a cisticercose são doenças provocadas por parasitos do gênero Taenia, que possui vermes platelmintos da classe cestoda. Essas doenças são completamente diferentes, com sintomas, ciclo de vida e tratamentos distintos. Para não se contrair tais patologias, deve-se evitar, respectivamente:
e) andar descalço e comer verduras mal lavadas.
c) comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suína mal passada;
d) nadas em lagoas desconhecidas e andar descalço;
b) comer carne bovina ou suína mal passada e nadar em lagoas desconhecidas;
a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;
5) A ascaridíase é uma doença parasitária do homem causada por um helminto. Em geral, não causa sintomatologia, no entanto, pode apresentar dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de parasitas, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. Assinale a alternativa correta:
	Lavar bem e desinfetar verduras cruas, higiene pessoal, medidas de saneamento e controle no consumo de carne crua são as principais medidas preventivas contra a ascaridíase.
	As medidas de educação em saúde, o saneamento e o controle do hospedeiro intermediário são as principais de prevenção contra a ascaridíase.
	O Controle do hospedeiro invertebrado, higiene pessoal, medidas de educação em saúde e de saneamento são medidas de prevenção contra a ascaridíase.
	Lavar bem e desinfetar verduras cruas, higiene pessoal e manipulação de alimentos são as principais medidas de prevenção contra a ascaridíase.
	O Controle do hospedeiro intermediário, higiene pessoal, medidas de educação em saúde e de saneamento são medidas de prevenção contra a ascaridíase. 
6) MGG de18 anos do gênero masculino, que de acordo com o seu relato, realizada atividade sexual co várias parceiras, se apresentou em uma Unidade de saúde queixando-se de coceira na região genital e após a observação pelo profissional de saúde, diagnosticou-se a presença de pequenos piolhos - ftiríase. Doença parasitária causada pelo ectoparasita Phthirus pubis. Assinale a alternativa correta:
	O prurido cutâneo leva comumente a uma infeção secundária e é causado por uma reação alérgica a produtos metabólicos do ácaro.
	Complicações comuns incluem a infecção bacteriana secundária, a perda de unha e a deformação de dígitos.
A biologia do parasito em questão é semelhante à do Pediculus humanus e do Pediculus capitis, sendo que o Phthirus pubis habita a região pubiana masculina e feminina.
	As áreas preferenciais de penetração no homem são os pés nas áreas interdigitais.
	A principal via de transmissão ocorre de cabeça a cabeça, sendo necessário um contato repetido e prolongado, podendo causar anemia.
7) A Giardíase é uma doença parasitária causada por um protozoário, a Giardia lamblia (Giardia duodenalis ou Giardia intestinales). Assinale a alternativa INCORRETA sobre este parasita
A ingestão de pequeno número de cistos pode iniciar uma infecção intestinal.
A via normal de infecção no seres humanos é através de relações sexuais.
O trofozoíta possui formato piriforme apresentando 4 pares de flagelos
A Giardia é um parasita intestinal que pode ter a forma de trofozoíta e cisto.
Na fase aguda da doença, pode ser encontrado trofozoítas de Giardia nas fezes diarréicas.
8) Marque a alternativa que completa corretamente a sentença: As aranhas do Gênero ___________________são conhecidas como aranha-de-grama ou aranha-de-jardim. Os acidentes, apesar de freqüentes, não constituem problema de saúde pública. São aranhas errantes, não constroem teia e freqüentemente são encontradas em gramados e jardins. Podem variar de tamanho, sendo que as maiores atingem até 3 cm de corpo por 5 cm de envergadura de pernas. Há um grande número de espécies descritas para todo o Brasil.
Latrodectus.
Phoneutria.
Loxosceles.
Vitaflus.
Lycosa.
9) Um verme de distribuição mundial, comum em crianças caucasóides, é o Enterobius vermicularis, sendo este responsável por várias noites de insônia, devido ao forte prurido causado. Sendo de fácil diagnóstico clínico e tratamento (devendo ser feito em toda a família), o diagnóstico laboratorial é muitas vezes não realizado. Quando solicitado, qual metodologia deve ser tipicamente empregada?
10) Em relação à Esquistossomose Mansônica. Discorra sobre os mecanismos de infecção do(s) hospedeiro(s) intermediário(s) e do(s) hospedeiro(s) definitivo(s) da Esquistossomose: 
11) As parasitoses intestinais constituem grave problema de saúde pública em países em desenvolvimento. Associando-se a quadros de diarreia crônica e desnutrição são um dos principais fatores debilitantes da população. A incidência de parasitas intestinais tem relação direta com condições ambientais, higiênicas e sanitárias às quais uma população está submetida. Em crianças das camadas mais carentes da população, as parasitoses intestinais são especialmente graves por causarem déficits orgânicos severos, com consequente o desenvolvimento físico e intelectual, além de mortalidade. (https://www.infectologia.org.br/pg/827/parasitoses-intestinais). Marque a alternativa em que se pode identificar o agente etiológico que pode causar a síndrome de má absorção, que leva a emagrecimento, anorexia, distensão abdominal, flatulência, desnutrição, raquitismo, esteatorreia:
Trichomonas vaginalis.
Entamoeba histolytica.
Giardia intestinalis.
Ascaris lumbricoides.
Enterobius vermicularis.
12) Recentemente, tem havido no estado do Ceará inúmeros casos de leishmaniose visceral ou calazar. 
 Assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de transmissão e a profilaxia dessa doença.
Protozoário Balantidium coli - ingestão de cistos - saneamento básico.
 Protozoário Leishmania brasiliensis - picada do mosquito do gênero Aedes - combate ao mosquito.
 Protozoário Toxoplasma gondii - ingestão de oocistos - remoção de dejetos de gatos.
 Protozoário Entamoeba histolytica - ingestão de cistos - eliminação de cães contaminados.
 Protozoário Leishmania donovani - picada do mosquito do gênero Lutzomyia - combate ao mosquito.
13) A leishmaniose é uma doença transmitida por protozoários conhecidos com leishmanias. Ela podeser dividida em dois tipos: a leishmaniose visceral e a tegumentar. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que diz respeito à leishmaniose visceral, também conhecida como calazar.
Quando a doença atinge a mucosa nasal, pode ocasionar a perfuração do septo nasal.
Essa doença é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados por cistos desse protozoário.
Todas as alternativas estão corretas.
Dentre os sintomas da doença, podemos destacar o aparecimento de feridas ulcerosas na pele e nas mucosas, que podem causar até mesmo deformidades.
É causada pelo protozoário conhecido por Leishmania chagasi.
14) A parasitose que tem seu agente causador, quando adulto, alojado preferencialmente no sistema linfático é a:
	esquistossomose
	cisticercose
	ascaridíase
	elefantíase
	teníase 
15) Assinale a alternativa que apresenta os parasitos em que a ingestão de ovos maduros infectantes é a forma de transmissão para um novo hospedeiro.
	Ancylostoma duodenale e Strongyloides stercoralis
	Ascaris lumbricoides e Enterobius vermicularis
	Plasmodium vivax e Leshmania sp.
	Ascaris lumbricoides e Strongyloides stercoralis
	Entamoeba histolytica e Giardia lamblia 
16) Schistosoma mansoni é o agente etiológico esquistossomose ou doença conhecida popularmente como barrida d'água. No homem, os esquistossomos vivem fixados em veias das vísceras abdominais, principalmente no:
Coração.
Pâncreas.
Intestino grosso.
Fígado.
Estômago.
17) O artrópode que ao contaminar o homem pode causar uma dermatite pruriginosa devido a excreções do parasita depositada nos túneis é:
	Tunga penetrans
	Dermatobia hominis
	Pulex irritans
	Sarcoptes scabiei
	Triatoma infestans 
18) Marque a alternativa que completa corretamente a sentença: Escorpiões da espécie______________ apresentam o tronco marrom-escuro; pedipalpos e patas amarelados, a cauda, que também é amarelada, apresenta uma serrilha dorsal nos dois últimos segmentos e uma mancha escura no lado ventral da vesícula. Comprimento de 6 cm a 7 cm. No Brasil Distribui-se geograficamente pelos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Tityus metuendus.
Tityus stigmurus.
Tityus cambridgei.
Tityus serrulatus.
Tityus bahiensis.
19) Uma relação ecológica onde os indivíduos envolvidos se beneficiam mutuamente.
20) De acordo com a descrição a seguir: Doença diarréica onde nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação. Pede-se: De acordo com a descrição acima, qual a doença a que se refere o caso citado? Como o hospedeiro humano pode adquirir essa infecção?
21) Dentre as doenças humanas causadas por protozoários, estão a amebíase e a giardíase. Assinale a alternativa que mostra aspectos comuns a essas duas enfermidades:
Causam ulcerações graves na pele, principalmente no rosto, nos braços e nas pernas.
São causadas por protozoários do gênero Entamoeba.
Apresentam como sintomas: diarréias e lesões na parede intestinal.
Têm como forma de contágio o uso de objetos contaminados.
Requerem como medida preventiva, evitar o uso direto de sanitários públicos.
22) Estima-se que no Brasil cerca de 20 mil pessoas são infectadas por ano, com um dos tipos de Leishmaniose (visceral ou tegumentar). Considere as medidas preventivas para diminuir a ocorrência desta doença. I. Combate ao mosquito vetor. II. Controle de animais que funcionam como reservatórios naturais da leishmania. III. Saneamento básico para toda a população IV. Cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos. Assinale a alternativa que contém as medidas corretas.
	I e II
	II e III
	III e IV
	I e III
	I, II e III
23) A doença de Chagas é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, podendo evoluir para as formas crônicas caso não seja tratada precocemente com medicamento específico. Assinale a alternativa FALSA en relação à doença de Chagas.
A ausência de saneamento básico que favorece a proliferação do protozoário em regiões habitadas por humanos.
É também conhecida como Tripanossomíase amerericana.
Causa cardiopatia Chagásica.
A aplicação de inseticidas nas habitações infestadas não pode ser incluída como medida de controle.
O desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.
24) A teníase e a cisticercose são causadas por parasitas conhecidas como Taenia sp. O homem pode adquirir a teníase através de:
	Ingerir cistos de Taenia solium através de água e alimentos contaminados.
	Ingerir carne bovina crua ou mal passada contendo apenas cistos de Taenia saginata.
	Ingerir ovos de Taenia saginata.
	Ingerir ovos de Taenia solium.
	Ingestão de carne suína crua ou mal passada contendo apenas cistos de Taenia solium. 
25) O ovo do helminto tem aspecto típico de barril, arrolhado nas duas extremidades por massa mucóide transparente com duas membranas envolvem a massa de células germinativas. Marque a alternativa que indica a espécie de helminto com estas características:
Toxocara canis.
Trichuris trichiura.
Schistosoma mansoni.
Ascaris lumbricoides.
Taenia saginata.
26) Dermatobia hominis é um díptero sinantrópico, mosca com abdome de cor metálica, cujo ciclo larval se desenvolve na pele de alguns animais e também do ser humano, constituindo uma ectoparasitose. Assinala a alternativa em que se pode identificar o nome da doença causada por este inseto e como é conhecida, popularmente:
Miíase secundária / bicheira.
Miíase secundária / berne.
Miíase furunculóide / berne.
Miíase primária / bicheira.
Pseudomiíase.
27) Marque a alternativa que completa corretamente a sentença: Aranhas do Gênero _______________________são conhecidas popularmente como aranhas-marrons, constroem teias irregulares em fendas de barrancos, sob cascas de árvores, telhas e tijolos empilhados, atrás de quadros e móveis, cantos de parede, sempre ao abrigo da luz direta. Podem atingir 1 cm de corpo e até 3 cm de envergadura de pernas. Não são aranhas agressivas, picando apenas quando comprimidas contra o corpo. No interior de domicílios, ao se refugiar em vestimentas, acabam provocando acidentes.
Phoneutria.
Grammostola.
Latrodectus.
Lycosa.
Loxosceles.
28) A fosseta loreal, órgão sensorial termorreceptor, é um orifício situado entre o olho e a narina, daí a denominação popular de - serpente de quatro ventas. Indica com segurança que a serpente é peçonhenta. Contudo, existem espécies que não apresentam esta estrutura. Marque a alternativa em que se encontra o Gênero de serpente que não apresenta a fosseta loreal.
Bothriopsis.
Lachesis.
Micrurus.
Crotalus.
Bothrops.
29) Escreva no espaço abaixo 4 sinais e sintomas relacionados a amebíase.
30) Paciente do sexo feminino, 54 anos, natural de Novo Cruzeiro (MG) e procedente de Belo Horizonte. Apresentou quadro de cefaleia frontal de forte intensidade, evoluindo com hemiparesia direita e crise convulsiva. Dez dias após o início dos sintomas, procurou o serviço de pronto-atendimento. A tomografia de crânio (TC) revelou área de hipodensidade em região frontoparietal esquerda com características de lesão cística. A intervenção cirúrgica foi escolhida para o caso. Foi realizada uma pequena craniotomia frontal com aspiração de líquido claro intracístico e exérese da cápsula com o escólex Cysticercus. Após o ato cirúrgico, o tratamento farmacológico utilizado foi Albendazol 15mg/kg/dia durante 28 dias em combinação com Dexametasona 4mg 6/6 horas (Brandão, 2010).
Qual o diagnóstico do paciente? Como a paciente adquiriu a infecção?
31) As _____________ e os _______________ são alguns exemplos de organismos decompositores presentes na maioria dos ecossistemas. 
 bactérias e vírus 
 amebas e fungos 
Giardias e vírus 
 bactérias e fungos 
 amebas e vírus 
32) Quais são os tipos de Leishmaniose? 
Leishmaniose Leishmaniose mucocutânea, Leishmaniosevisceral e Leishmaniose estomacal 
Somente a Leishmaniose visceral.
Leishmaniose cutânea, Leishmaniose mucocutânea e Leishmaniose visceral.
Somente a Leishmaniose mucocutânea.
Somente a Leishmaniose cutânea.
33) O Trypanosoma cruzi é _____________________________ unicelular, dotado de um núcleo diferenciado e contendo, no citoplasma, uma estrutura característica o cinetoplasto ligado a sua longa mitocôndria. 
uma Giardia
uma bactéria
um protozoário
um vírus
um fungo
34) Onde se localizam as ventosas nas tênias?
Nas proglotes grávidas.
Nas proglotes maduras.
Nas proglotes jovens.
No escólex.
No colo.
35) A tricuríase é uma verminose causada pelo parasito Trichuris trichiura, um __________________________ de aproximadamente 4 cm de comprimento, que habita o intestino grosso dos indivíduos infectados.
sporozoa
cestoidea
lobosea
trematoda
nematoda 
36) A fêmea do piolho coloca _________________________, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo.
seus fungos
seus ovos
suas pupas
ninfas
suas larvas
37) Marque a resposta certa:
Os ácaros se diferenciam dos demais aracnídeos pela ausência de segmentação, não exibindo extrema fusão dos segmentos do corpo, sendo o prossoma e o opistossoma que forma o corpo dos demais aracnídeos, fundidos formando o idiossoma; apresentam uma estrutura anterior bem característica, o gnatossoma, onde estão localizadas as peças bucais (quelíceras e palpos).
Os ácaros não se diferenciam dos demais aracnídeos pela ausência de segmentação, exibindo extrema fusão dos segmentos do corpo, sendo o prossoma e o opistossoma que forma o corpo dos demais aracnídeos, fundidos formando o idiossoma; apresentam uma estrutura anterior bem característica, o gnatossoma, onde estão localizadas as peças bucais (quelíceras e palpos). 
Os ácaros se diferenciam dos demais aracnídeos pela ausência de segmentação, exibindo extrema fusão dos segmentos do corpo, sendo o prossoma e o opistossoma que forma o corpo dos demais aracnídeos, fundidos formando o idiossoma; apresentam uma estrutura anterior bem característica, o gnatossoma, onde estão localizadas os cílios e os flagelos.
Os ácaros se diferenciam dos demais aracnídeos pela ausência de segmentação, exibindo extrema fusão dos segmentos do corpo, sendo o prossoma e o opistossoma que forma o corpo dos demais aracnídeos, fundidos formando o idiossoma; apresentam uma estrutura anterior bem característica, o gnatossoma, onde estão localizadas as peças bucais (quelíceras e palpos).
Os ácaros não se diferenciam dos demais aracnídeos pela ausência de segmentação, exibindo extrema fusão dos segmentos do corpo, sendo o prossoma e o opistossoma que forma o flagelo dos demais aracnídeos, fundidos formando o idiossoma; apresentam uma estrutura anterior bem característica, o gnatossoma, onde estão localizadas as peças bucais (quelíceras e palpos).
38) 
O animal acima pertence a qual Ordem?
Animalia
Reptilia
Chordata
Squamata
Serpentes
39) Quais são as características das tênias? 
40) Co-relacione os filos que agrupam os principais protozoários patogênicos ao homem com suas características básicas e cite pelo menos um exemplar de cada:
41) O quê é agente etiológico?
é o agente causador ou o responsável pela origem da doença, pode ser somente bactérias.
é o agente causador ou o responsável pela origem da doença, pode ser somente um vírus.
é o agente causador ou o responsável pela origem da doença, pode ser somente protozoários.
é o agente causador ou o responsável pela origem da doença, pode ser um vírus, bactéria, fungo, protozoário ou um helminto.
é o agente causador ou o responsável pela origem da doença, pode ser somente fungos.
42) A Leishmania é transmitida para o vertebrado através da picada da fêmea de um inseto. O inseto injeta sangue com a forma infecciosa, os promastigotas, ___________________.
na bactéria.
no vírus.
na mosca.
no vertebrado.
no fungo.
43) Com relação ao parasita Toxoplasma gondii é correto afirmar:
Por não causar imunidade o parasita pode levar graves lesões no homem.
A forma mais grave da doença ocorre através da ingestão de carne contendo cistos do parasita.
A sua principal patogenia ocorre devido a sua ação cardíaca causando a insuficiência cardíaca.
A principal via de transmissão da toxoplasmose é através da ingestão de alimentos contaminados com oocisto presente em fezes de gato.
O parasita vive no intestino delgado dos mamíferos podendo acidentalmente ser encontrado no intestino do homem.
44) A filária (Wuchereria bancrofti), também conhecida por elefantíase, é uma doença causada por _____________________ que parasita os vasos linfáticos do ser humano. 
um vírus
um verme nematódeo
uma bactéria
um fungo
um protozoário
45) Enterobíase é uma das infecções ______________________________ mais comuns do mundo, presente mesmo em países desenvolvidos. A infecção é causada pelo verme nematódeo Enterobius vermicularis, também chamado de oxiúro.
intestinais
estomacal
pulmonares
renais
neurais
46) Como é dividiso o tórax dos insetos?
É dividido em tórax, protórax e metatórax.
É dividido em protórax, mesotórax e metatórax.
Somente em metatórax.
Somente em mesotórax.
Somente em protórax.
47) Os carrapatos após ingerirem sangue, como por exemplo, o carrapato-estrela, vetor da bactéria causadora da ___________________________. 
febre maculosa 
febre intermitente
febre noturna
febre amarela
febre viral
48) Serpentes _________________________________, que possuem duas presas grandes e móveis, com canais, na região anterior da maxila.
opistóglifas e áglifas
proteróglifas
opistóglifas
áglifas
solenóglifas
49) Em geral, mulheres que apresentam sorologia IgG reagente para toxolasmose, se apavoram mediante gestação por imaginar comprometimentos para o feto.
Em relação ao feto, faça uma parâmetro entre a aquisição da toxoplasmose, pela mãe, antes e durante a gestação.
50) Onde são depositados os ovos pela fêmea do Ancylostoma? 
51) Quando uma doença atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras é um caso de___________________________________.
Pandemia
Autóctone
Incidência
Endemia
Epidemia
52) Como é feito o diagnóstico da Criptosporidíase?
é feito por meio da observação do parasita, especialmente a partir de amostras de fezes frescas ou fixadas em formalina a 10%, utilizando técnicas de concentração ou métodos especiais de coloração. Técnicas sorológicas também são utilizadas, bem como o PCR.
é feito por meio da observação do parasita, especialmente a partir de amostras de sangue frescas ou fixadas em formalina a 10%, utilizando técnicas de concentração ou métodos especiais de coloração. Técnicas sorológicas também são utilizadas, bem como o PCR.
somente exame de urina
somente através do PCR
é feito por meio da observação do parasita, especialmente a partir de amostras de urina.Técnicas sorológicas também são utilizadas, bem como o PCR.
53) A esquistossomíase intestinal ou mansônica é a única que ocorre no Brasil, visto não existirem aqui os hospedeiros invertebrados das demais espécies de parasitas das esquistossomoses. É também conhecida como esquistossomose ou barriga dágua. Em relação ao ciclo de vida que envolve esta enfermidade indique a alternativa que indica o agente etiológico e o hospedeiro intermediário respectivamente.
Schistosoma mansoni / Filárias
Cercárias / Schistosoma mansoni
Schistosoma japonicum/ Cercárias
Schistosoma mansoni / Biomphalaria
Schistosoma haematobium / miracídio
54) As tênias são platelmintos que estão incriminados em quadros de teníases e cisticercoses humanas.
Marque a alternativa correta, em relação à cisticercose.	
Ocorre mediante consumo de água e elimentos contendo larvas filarioides de Taenia saginata.
É causada pela penetração de larvas do parasita presentes no solo.
É causada pela Taenia solium e Taenia saginata, quando ocorre ingetãodireta do ovo do parasita.
Ocorre por ingestão de carne bovina, crua ou mal passada, contendo cisticercos bovinos (Cysticercus bovis).
É causada somente pela Taenia solium, quando ocorre ingetão direta do ovo do parasita.
55) Na ancilostomíase, a velha cutícula permanece envolvendo a larva como uma bainha e isolando-a do meio ambiente: é a larva filarioide embainhada ou encistada ________________________________.
L4
L1
L0
L3
L2
56) Apesar de ser um _______________________, o piolho não tem a capacidade de voar, uma vez que não possui asas, e nem de pular, pois não possui pernas adaptadas para o salto, como é o caso da pulga. 
Rhodnius
verme
Triatoma
inseto
protozoário
57) Com relação aos ácaros, marque a resposta certa:
Podem ser distinguidos facilmente dos insetos, por apresentarem, geralmente, seis pares de pernas no estado adulto.
Podem ser distinguidos facilmente dos insetos, por apresentarem, geralmente, quatro pares de pernas no estado adulto. 
Podem ser distinguidos facilmente dos insetos, por apresentarem, geralmente, dez pares de pernas no estado adulto.
Podem ser distinguidos facilmente dos insetos, por apresentarem, geralmente, dois pares de pernas no estado adulto.
Podem ser distinguidos facilmente dos insetos, por apresentarem, geralmente, oito pares de pernas no estado adulto.
58) Serpentes _________________________________, que apresentam um par de presas com sulcos, fixas na região anterior do osso maxilar.
solenóglifas e áglifas
solenóglifas
proteróglifas
opistóglifas
áglifas
59) Quais são as fases de desenvolvimento do Ancylostoma? 
60) Qual é a morfologia do Ascaris lumbricoides?
61) A ________________________ é uma infecção causada pelo esporozoário Toxoplasma gondii, que possui como hospedeiros animais domésticos como gatos, cachorros, roedores, entre outros.
doença de Chagas
malária
 toxoplasmose 
giardíase
amebíase
62) A malária é uma doença parasitária de evolução rápida e que pode se tornar muito grave. É conhecida popularmente como paludismo, impaludismo, sezão, febre palustre, maleita, tremedeira. É causada por protozoários do gênero _______________________e transmitida pelo mosquito__________________________.
Leishmania / Anopheles
Tripanosoma / Triatoma
Leishmania / Lutzomyia
Plasmodium / Anopheles
Plasmodium / Lutzomyia
 63) Sabemos que algumas doenças causadas por nematoides - como o Ascaris lumbricoides - podem ser evitadas com medidas profiláticas simples. Marque a única alternativa que não indica uma boa maneira de se prevenir essas verminoses:
Lavar bem os alimentos.
Não andar descalço.
Investir em obras de saneamento básico.
Beber água filtrada e fervida.
Usar preservativo nas relações sexuais.
64) As tênias são ____________________ grandes, achatados, em forma de fita, e podem medir vários metros de comprimento, dependendo da espécie. 
fungos
mosquitos
Moscas
vermes 
protozoários
65) Quais são os sintomas das ascaridíase?
náuseas, vômitos, sem diarreia, aumento de apetite, febre e fortes dores na coluna. 
náuseas, vômitos, diarreia, perda de apetite,febre e fortes dores abdominais. 
dores de cabeça e nas articulações.
náuseas, vômitos, diarreia, aumento de apetite,febre e fortes dores de cabeça. 
sem náuseas, vômitos, diarreia, aumento de apetite e fortes dores nas articulações. 
66) As pupas das pulgas possuem um casulo de seda fabricado _________________________________________ onde ficam aderidos pêlos de animais, poeira e outras sujeiras. Em aproximadamente 5 a 14 dias as pulgas adultas emergem ou permanecem em repouso dentro do casulo até a detecção de alguma vibração, que pode ser ocasionada pelo movimento de um animal ou homem e quando um animal deita-se sobre ela.
pelo inseto adulto
pela ninfa de último estágio
pela ninfa de primeiro estágio 
pela larva de último estágio 
pelo ovo
67) A imagem acima corresponde a uma aranha. Quantas patas ela possui?
4 pares
10 pares
16 pares
8 pares
3 pares
68) 
Na figura acima o quê representa o telson?
auxilia a digestão.
o aparelho reprodutor feminino.
flagelos para locomoção
telson modificado com glândula de veneno e aguilhão inoculador.
o aparelho reprodutor masculino.
69) Homem de 39 anos de idade, procedente do bairro Vila Bandeirante, zona urbana de Teresina, Piauí. Procurou assistência médica com as queixas de vertigem, dificuldade para falar, cefaleia (dor de cabeça) e parestesias (formigamento) no membro inferior esquerdo. Hemograma, glicose, ácido úrico, lipidograma e cálcio sérico mostraram-se normais; VDRL negativo; EEG normal. A tomografia computadorizada de crânio (TC) apresentou múltiplas lesões vesiculares. Durante a anamnese o paciente revelou ter maus hábitos de higiene, como comer sem lavar as mãos e os alimentos. O paciente relatou que sua dieta tem como base carne de porco e que há foi diagnosticado com teníase há cerca de 3 meses. No entanto, já fez o tratamento adequado e já está curado da parasitose.
 Com base nos sintomas apresentados, qual parasitose a paciente apresentava?
 Qual a forma de contaminação do parasito?
 Quais medidas poderiam ser tomadas a fim de prevenir a contaminação com este parasito?
 70) Como seria o resultado do diagnóstico laboratorial de um indivíduo que apresentasse no exame coprológico o seguinte parasito:

Continue navegando