Buscar

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100913 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1 - São vários os tipos de deficiências e eles podem ocasionar maior ou menor grau de dificuldade para a aprendizagem e para a vida cotidiana do indivíduo. Esse grau também vai depender:
a ) de como o deficiente é educado.
b ) das famílias que acolhem esses alunos.
c ) da formação do professor que trabalha com esse aluno.
d ) de quanto a sociedade estará preparada para a convivência com os diversos tipos de diversidade.
e ) dos investimentos do governo na educação especial.
QUESTÃO 2 - O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas:
 
a ) em quaisquer escolas de ensino regular.
b ) somente em escolas específicas para crianças com deficiências.
c ) em quaisquer unidades de atendimento para educação especial.
d ) em quaisquer escolas de educação especial.
e ) apenas em institutos de atendimentos especiais.
QUESTÃO 3 - A escola inclusiva deverá adaptar-se para acolher os alunos com deficiência física. Para isso, a Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial, por meio de uma ação conjunta, produziram um material didático-pedagógico, Adaptações Curriculares (já citado), que faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e que sugere diversos recursos para alunos com deficiência física, ocorrendo, dessa forma, a verdadeira acessibilidade. A deficiência visual abrange dois tipos de educandos, quais são eles?
a ) Deficiente visual (DV) e deficiente auditivo (DA).
b ) Deficiente físico sensorial e deficiente visual (DV).
c ) Deficiente físico sensorial e deficiente auditivo (DA).
d ) Pessoas com cegueira e pessoas com visão subnormal ou reduzida.
e ) Paraplegia e tetraplegia.
QUESTÃO 4 - Muitos educadores consideram que, pelo fato de o aluno ser superdotado, ele vai naturalmente aprender mais rápido e facilmente, não apresentando dificuldades e, assim, apresentar rendimento superior. Esta afirmação pode ser considerada verdadeira?
a ) Sim, pois a experiência brasileira já demonstra que isso não é verdade. É comum encontrarmos uma defasagem entre o que o aluno é capaz de fazer e o que ele demonstra conhecer.
b ) Sim, pois a experiência brasileira já demonstra que isso é verdade.
c ) Não, pois a experiência brasileira já demonstra que isso é verdade.
d ) Não, pois a experiência brasileira já demonstra que isso não é verdade. É comum encontrarmos uma defasagem entre o que o aluno é capaz de fazer e o que ele demonstra conhecer.
e ) Não se tem certeza sobre o assunto.
QUESTÃO 5 - A Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994a, p. 11), o documento de origem e referência para a Educação Inclusiva, na parte em que trata de seus apelos para todos os governos, relaciona entre suas recomendações um tópico a respeito dessa questão: "assegurar que, num contexto de mudança sistemática, os programas de formação do professorado, tanto inicial como contínuo, estejam voltados para atender as necessidades educativas especiais nas escolas integradoras". Analise as alternativas a seguir e marque a correta.
a ) Partindo dessa proposição, podemos verificar que tal mudança ainda carece de estar mais presente em iniciativas que visem a criação de escolas especiais que atendem as necessidades dos alunos de forma isolada e assim mais precisa.
b ) Partindo dessa proposição, podemos verificar que tal mudança ainda carece de estar mais presente em iniciativas que visem à formação continuada dos professores, oferecendo a esses educadores novas formas de pensar diversos aspectos da educação, a fim de atender às peculiaridades individuais de cada aluno, e entre tais aspectos acreditamos que estão a avaliação tanto de alunos portadores de paralisia cerebral quanto de alunos que apresentem outras especificidades
c ) Partindo dessa proposição, podemos verificar que tal mudança ainda carece de estar mais presente em iniciativas que visem à formação continuada dos legisladores, visto que são eles que fazem as determinações legais e delas surgem os projetos de educação.
d ) Partindo dessa proposição, podemos verificar que tal mudança ainda carece de estar mais presente em iniciativas que visem à formação continuada dos profissionais da saúde, oferecendo a esses novas formas de pensar diversos aspectos da prevenção, a fim de atender às peculiaridades individuais de cada aluno, e entre tais aspectos acreditamos que estão a avaliação tanto de alunos portadores de paralisia cerebral quanto de alunos que apresentem outras especificidades um.
e ) Partindo dessa proposição, podemos verificar que tal mudança ainda carece de estar mais presente em iniciativas que visem à formação continuada da comunidade como um todo a fim de evitar a exclusão social, tão comum na sociedade como um todo.
QUESTÃO 6 - Atualmente, quando falamos de necessidades educacionais especiais (NEE), incluímos nesse conceito diversas categorias. Assinale a alternativa que traz duas delas.
a ) As altas habilidades/superdotação e os deficientes orais.
b ) Não há novas categorias incluídas.
c ) Os deficientes visuais e orais.
d ) As altas habilidades/superdotação e a dislexia.
e ) As altas habilidades/superdotação e os deficientes visuais.
QUESTÃO 7 - Não é fácil definir alunos que se enquadram nas condutas típicas. Qual a definição apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares (BRASIL, 1998)?
 
a ) Manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.
b ) Presença de condutas como manifestações excessivas de agressividade; crueldade com relação a outras pessoas ou a animais; destruição dos bens de outras pessoas; condutas incendiárias; roubos; mentiras repetidas; cabular aulas e fugir de casa; crises de birra e de desobediência anormalmente frequentes e graves.
c ) A criança opõe-se, de forma mais ou menos sistemática, às exigências do adulto, chegando até mesmo a utilizar condutas agressivas.
d ) Todos os atos ou omissões da criança que sejam anormais ou incômodos para seu ambiente social
e ) Qualquer tipo de perturbação que acarrete uma manifestação observável de conduta.
QUESTÃO 8 - A educação inclusiva tem sua história influenciada por dois marcos importantes. O primeiro se deu em março de 1990, quando foi realizada em Omitem, na Tailândia, a Conferência Mundial de Educação para Todos, com a proposta da Cepal/Unesco: educação e conhecimento, em que o objetivo foi examinar o encaminhamento e enfrentamento da exclusão escolar. Qual foi o segundo?
 
a ) A Declaração de Salamanca.
b ) A Constituição Federal Brasileira de 1988.
c ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
d ) A Declaração de Stainback.
e ) A Declaração do Rio de Janeiro. 
Parte inferior do formulário

Continue navegando