Logo Passei Direto
Buscar

Empreendedorismo e Inovação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um pouco antes da entrada do século XX em um momento de dificuldades econômicas dos Estados Unidos, David McConnell, um jovem de 16 anos de idade, trabalhava como vendedor de enciclopédias de porta em porta. Porém, quando ele batia na porta e as donas-de-casa abriam e não deixavam ele nem falar dos livros e já o dispensavam. Certa vez, um amigo farmacêutico lhe disse que as mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam em ficar mais bonitas e atraentes. Dai ele pensou que se lhes oferecesse um brinde, um perfume por exemplo, elas poderiam pelo menos escutar o que ele tinha a dizer sobre a enciclopédia. Fizeram juntos uma fragrância, colocaram em pequenos frascos e ele foi à luta. Na primeira casa, ao abrir a porta ele disse “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?” Ela se entreteve com o perfume enquanto ele falava da enciclopédia. Mas ela disse não querer a enciclopédia. Ele saiu e isso se repetiu várias vezes. Já ia desistir quando foi parado na rua por uma dessas senhoras querendo comprar mais de seu perfume. Ele viu a oportunidade e começou a investir nessa direção. Assim surgiu a AVON. Em pouco tempo 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.
Observando as conclusões acima poder afirmar que:
1. A Avon foi inovadora em oferecer esse tipo de produto na forma de comercialização porta em porta, algo que seria de algum modo óbvio por ser na época comum as donas de casas atenderem os vendedores.
2. A época era economicamente desfavorável já que a crise que eclodiu em 1929 já estava presente no mercado.
3. A opção pelo método de venda de enciclopédias de porta em porta não era uma boa escolha.
4. O farmacêutico foi o elemento chave nessa oportunidade, pois foi ele que identificou o nicho a ser explorado e como este deveria ser explorado.
5. O público alvo das enciclopédias não eram as donas de casa, ainda mais por ser um produto na época de um valor mais elevado em termos de preços.
A Todas as conclusões são verdadeiras
B Apenas quatro conclusões são verdadeiras
C Apenas três conclusões são verdadeiras
D Apenas duas conclusões são verdadeiras
E Apenas uma conclusão é verdadeira

O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém-adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível.
Estão corretos, apenas, os itens:
I - seja voltada para o cliente;
II - valorize a inovação e a criatividade;
III - mantenha as crenças existentes;
IV - promova o aprender a aprender;
V - se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
A I, II e III.
B I, II e IV.
C III, IV e V.
D I, II, III e V.
E I, II, IV e V.

A palavra “sorte” é apenas um nome dado a eventos descontrolados e descontroláveis que aparecem e somem de nossas vidas. Mapear esses eventos é quase tão impossivel quanto surfar em um mar revolto. Reduzí-la à ordem e medir sua geometria é ação fadada ao fracasso. Mas a sorte não é tão aleatória quanto se supõe. Dentro de certos limites, ela pode ser influenciada. É possível dar sentido à sorte. Ela pode ser manipulada de forma racional. Para fazer essa manipulação é preciso que mudemos nosso modo de agir e ser. Essa mudanças são que chamo de ajuste da sorte.
Marque a opção abaixo que representa a resposta correta em termos das afirmacoes acima:
a) O efeito catraca se liga de forma completa à capacidade de planejamento exercida por um bom empreendedor. É justamente no exercício de planejar que se minimiza ou mesmo se impede que certos “azares” apareçam.
b) No paradoxo do pessimismo se fundamenta a famosa postura de cautela do empreendedor. Sendo consciente que quais seriam os piores cenários de sua empreitada ele se torna hábil em antevê-las e de se preparar para elas, caso apareçam.
A As quatro afirmações estão corretas
B Apenas três afirmativas são corretas
C Apenas duas afirmativas são corretas
D Apenas uma afirmativa é correta
E Nenhuma afirmativa é correta

As definições acima remetem a uma percepção de que:
Analise as afirmativas e marque a alternativa correta:
I - O empreendedor é uma pessoa que gosta de ação, de transformação e de inovação. Seu perfil exige que ele faça tudo isso com muita fé, determinação e sem temer o fracasso.
II - O fato de não se alcançar o sucesso é questão secundária na ação do empreendedor. Sua percepção perante o risco, o erro e o fracasso deixam de ser relevantes à medida que sua fé na busca do objetivo o remete obstinadamente à ação.
A Ambas estão corretas, mas a segunda não explica a primeira
B Ambas estão corretas e a segunda complementa a primeira
C A primeira está correta e a segunda é errada
D A primeira está correta, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira
E Ambas são incorretas

GREATTI ao comentar a formação e o perfil do empreendedor, aponta algumas diferenças entre a formação gerencial e a formação empreendedora, dando a entender que se tratam de formações diferenciadas e complementares.
As constatações acima podem ser consideradas:
O empreendedor é uma pessoa que precisa contar com uma boa educação familiar, social e profissional para obter o perfil necessário a sua ação.
Ser um generalista, em termos do perfil empreendedor, é tão importante quanto ser um especialista, pois nem sempre as soluções dos problemas a serem enfrentados se encontram dentro da área de especialização do empreendedor.
O espírito empreendedor, integrado ao perfil de líder, altamente criativo e determinado, é algo obtido basicamente pela sua formação gerencial.
A As três constatações são verdadeiras e podem ser facilmente comprovadas no quadro apresentado.
B Apenas duas constatações podem ser consideradas verdadeiras e coerentes com que é abordado no quadro apresentado.
C Apenas uma das constatações pode ser considerada verdadeira e ao mesmo tempo coerente com o conteúdo apresentado no quadro.
D As três constatações não podem ser consideradas verdadeiras e não conjuminam com o conteúdo apresentado no quadro.
E Não é possível fazer relação entre as constatações e os conteúdos presentes no quadro uma vez que a correlação entre elas é mínima.

Esse esquema de MOROSINI é bastante interessante para se entender o papel da criatividade no caminho da mudança desejada pelo empreendedor. É possível notar que há uma escala evolutiva até se alcançar a transformação. Nessa, podemos ver que se depende de uma interação e complementação de elementos.
Assinale a alternativa correta:
I - O empreendedor é uma pessoa visionária, curiosa, dinâmica e que por ter um sonho, sabe que para alcançá-lo precisará vencer diferentes obstáculos e nestes, poderá e precisará contar com sua criatividade.
II - Toda transformação capaz de gerar o grau de impacto desejado pelo empreendedor precisa incorporar um bom grau de inovação, ou seja, precisa criar valor. A criação de valor é um procedimento técnico, racional e metodológico no qual se faz uso basicamente da experiência, tecnologias e pensamento linear.
A Ambas estão certas, mas a segunda não explica a primeira
B Ambas estão certas e a segunda complementa a primeira
C A primeira está certa e a segunda é falsa
D A primeira está certa, porém a segunda não se aplica aos dados da primeira
E Ambas são falsas

D A primeira está certa, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira.
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios, que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda.” Dessa abordagem, é possível considerar que: 1. Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida. 2. Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor um alto poder de imaginação e abstração da realidade. 3. O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio. 4. Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade. Analisando as considerações acima podemos afirmar que:
1. Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
2. Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
3. O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
4. Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
A Todas são verdadeiras e coerentes com as observações finais do Sebrae Goiás.
B Apenas uma das constatações é correta considerando a abordagem do Sebrae Goiás.
C Apenas duas das constatações acima podem ser consideradas coerentes com o texto apresentado pelo Sebrae Goiás.
D Apenas uma entre as quatro constatações não são coerentes com a abordagem do Sebrae Goiás.
E As constatações apresentadas não são corretas quando comparadas às observações finais do Sebrae Goiás.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um pouco antes da entrada do século XX em um momento de dificuldades econômicas dos Estados Unidos, David McConnell, um jovem de 16 anos de idade, trabalhava como vendedor de enciclopédias de porta em porta. Porém, quando ele batia na porta e as donas-de-casa abriam e não deixavam ele nem falar dos livros e já o dispensavam. Certa vez, um amigo farmacêutico lhe disse que as mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam em ficar mais bonitas e atraentes. Dai ele pensou que se lhes oferecesse um brinde, um perfume por exemplo, elas poderiam pelo menos escutar o que ele tinha a dizer sobre a enciclopédia. Fizeram juntos uma fragrância, colocaram em pequenos frascos e ele foi à luta. Na primeira casa, ao abrir a porta ele disse “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?” Ela se entreteve com o perfume enquanto ele falava da enciclopédia. Mas ela disse não querer a enciclopédia. Ele saiu e isso se repetiu várias vezes. Já ia desistir quando foi parado na rua por uma dessas senhoras querendo comprar mais de seu perfume. Ele viu a oportunidade e começou a investir nessa direção. Assim surgiu a AVON. Em pouco tempo 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.
Observando as conclusões acima poder afirmar que:
1. A Avon foi inovadora em oferecer esse tipo de produto na forma de comercialização porta em porta, algo que seria de algum modo óbvio por ser na época comum as donas de casas atenderem os vendedores.
2. A época era economicamente desfavorável já que a crise que eclodiu em 1929 já estava presente no mercado.
3. A opção pelo método de venda de enciclopédias de porta em porta não era uma boa escolha.
4. O farmacêutico foi o elemento chave nessa oportunidade, pois foi ele que identificou o nicho a ser explorado e como este deveria ser explorado.
5. O público alvo das enciclopédias não eram as donas de casa, ainda mais por ser um produto na época de um valor mais elevado em termos de preços.
A Todas as conclusões são verdadeiras
B Apenas quatro conclusões são verdadeiras
C Apenas três conclusões são verdadeiras
D Apenas duas conclusões são verdadeiras
E Apenas uma conclusão é verdadeira

O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém-adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível.
Estão corretos, apenas, os itens:
I - seja voltada para o cliente;
II - valorize a inovação e a criatividade;
III - mantenha as crenças existentes;
IV - promova o aprender a aprender;
V - se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
A I, II e III.
B I, II e IV.
C III, IV e V.
D I, II, III e V.
E I, II, IV e V.

A palavra “sorte” é apenas um nome dado a eventos descontrolados e descontroláveis que aparecem e somem de nossas vidas. Mapear esses eventos é quase tão impossivel quanto surfar em um mar revolto. Reduzí-la à ordem e medir sua geometria é ação fadada ao fracasso. Mas a sorte não é tão aleatória quanto se supõe. Dentro de certos limites, ela pode ser influenciada. É possível dar sentido à sorte. Ela pode ser manipulada de forma racional. Para fazer essa manipulação é preciso que mudemos nosso modo de agir e ser. Essa mudanças são que chamo de ajuste da sorte.
Marque a opção abaixo que representa a resposta correta em termos das afirmacoes acima:
a) O efeito catraca se liga de forma completa à capacidade de planejamento exercida por um bom empreendedor. É justamente no exercício de planejar que se minimiza ou mesmo se impede que certos “azares” apareçam.
b) No paradoxo do pessimismo se fundamenta a famosa postura de cautela do empreendedor. Sendo consciente que quais seriam os piores cenários de sua empreitada ele se torna hábil em antevê-las e de se preparar para elas, caso apareçam.
A As quatro afirmações estão corretas
B Apenas três afirmativas são corretas
C Apenas duas afirmativas são corretas
D Apenas uma afirmativa é correta
E Nenhuma afirmativa é correta

As definições acima remetem a uma percepção de que:
Analise as afirmativas e marque a alternativa correta:
I - O empreendedor é uma pessoa que gosta de ação, de transformação e de inovação. Seu perfil exige que ele faça tudo isso com muita fé, determinação e sem temer o fracasso.
II - O fato de não se alcançar o sucesso é questão secundária na ação do empreendedor. Sua percepção perante o risco, o erro e o fracasso deixam de ser relevantes à medida que sua fé na busca do objetivo o remete obstinadamente à ação.
A Ambas estão corretas, mas a segunda não explica a primeira
B Ambas estão corretas e a segunda complementa a primeira
C A primeira está correta e a segunda é errada
D A primeira está correta, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira
E Ambas são incorretas

GREATTI ao comentar a formação e o perfil do empreendedor, aponta algumas diferenças entre a formação gerencial e a formação empreendedora, dando a entender que se tratam de formações diferenciadas e complementares.
As constatações acima podem ser consideradas:
O empreendedor é uma pessoa que precisa contar com uma boa educação familiar, social e profissional para obter o perfil necessário a sua ação.
Ser um generalista, em termos do perfil empreendedor, é tão importante quanto ser um especialista, pois nem sempre as soluções dos problemas a serem enfrentados se encontram dentro da área de especialização do empreendedor.
O espírito empreendedor, integrado ao perfil de líder, altamente criativo e determinado, é algo obtido basicamente pela sua formação gerencial.
A As três constatações são verdadeiras e podem ser facilmente comprovadas no quadro apresentado.
B Apenas duas constatações podem ser consideradas verdadeiras e coerentes com que é abordado no quadro apresentado.
C Apenas uma das constatações pode ser considerada verdadeira e ao mesmo tempo coerente com o conteúdo apresentado no quadro.
D As três constatações não podem ser consideradas verdadeiras e não conjuminam com o conteúdo apresentado no quadro.
E Não é possível fazer relação entre as constatações e os conteúdos presentes no quadro uma vez que a correlação entre elas é mínima.

Esse esquema de MOROSINI é bastante interessante para se entender o papel da criatividade no caminho da mudança desejada pelo empreendedor. É possível notar que há uma escala evolutiva até se alcançar a transformação. Nessa, podemos ver que se depende de uma interação e complementação de elementos.
Assinale a alternativa correta:
I - O empreendedor é uma pessoa visionária, curiosa, dinâmica e que por ter um sonho, sabe que para alcançá-lo precisará vencer diferentes obstáculos e nestes, poderá e precisará contar com sua criatividade.
II - Toda transformação capaz de gerar o grau de impacto desejado pelo empreendedor precisa incorporar um bom grau de inovação, ou seja, precisa criar valor. A criação de valor é um procedimento técnico, racional e metodológico no qual se faz uso basicamente da experiência, tecnologias e pensamento linear.
A Ambas estão certas, mas a segunda não explica a primeira
B Ambas estão certas e a segunda complementa a primeira
C A primeira está certa e a segunda é falsa
D A primeira está certa, porém a segunda não se aplica aos dados da primeira
E Ambas são falsas

D A primeira está certa, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira.
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios, que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda.” Dessa abordagem, é possível considerar que: 1. Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida. 2. Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor um alto poder de imaginação e abstração da realidade. 3. O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio. 4. Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade. Analisando as considerações acima podemos afirmar que:
1. Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
2. Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
3. O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
4. Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
A Todas são verdadeiras e coerentes com as observações finais do Sebrae Goiás.
B Apenas uma das constatações é correta considerando a abordagem do Sebrae Goiás.
C Apenas duas das constatações acima podem ser consideradas coerentes com o texto apresentado pelo Sebrae Goiás.
D Apenas uma entre as quatro constatações não são coerentes com a abordagem do Sebrae Goiás.
E As constatações apresentadas não são corretas quando comparadas às observações finais do Sebrae Goiás.

Prévia do material em texto

Questão 1/7 - Comportamento Empreendedor
Um pouco antes da entrada do século XX em um momento de dificuldades econômicas dos Estados Unidos, David McConnell, um jovem de 16 anos de idade, trabalhava como vendedor de enciclopédias de porta em porta. Porém, quando ele batia na porta e as donas-de-casa abriam e não deixavam ele nem falar dos livros e já o dispensavam. Certa vez, um amigo farmacêutico lhe disse que as mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam em ficar mais bonitas e atraentes. Dai ele pensou que se lhes oferecesse um brinde, um perfume por exemplo, elas poderiam pelo menos escutar o que ele tinha a dizer sobre a enciclopédia. Fizeram juntos uma fragrância, colocaram em pequenos frascos e ele foi à luta. Na primeira casa, ao abrir a porta ele disse “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?” Ela se entreteve com o perfume enquanto ele falava da enciclopédia. Mas ela disse não querer a enciclopédia. Ele saiu e isso se repetiu várias vezes. Já ia desistir quando foi parado na rua por uma dessas senhoras querendo comprar mais de seu perfume. Ele viu a oportunidade e começou a investir nessa direção. Assim surgiu a AVON. Em pouco tempo 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.
DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
Olhando sob o prisma de aproveitamento de oportunidades podemos concluir que:
A Avon foi inovadora em oferecer esse tipo de produto na forma de comercialização porta em porta, algo que seria de algum modo óbvio por ser na época comum as donas de casas atenderem os vendedores.
A época era economicamente desfavorável já que a crise que eclodiu em 1929 já estava presente no mercado.
A opção pelo método de venda de enciclopédias de porta em porta não era uma boa escolha.
O farmacêutico foi o elemento chave nessa oportunidade, pois foi ele que identificou o nicho a ser explorado e como este deveria ser explorado.
O público alvo das enciclopédias não eram as donas de casa, ainda mais por ser um produto na época de um valor mais elevado em termos de preços.
Observando as conclusões acima poder afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as conclusões são verdadeiras
	
	B
	Apenas quatro conclusões são verdadeiras
Você acertou!
A quarta conclusão é falsa, por isso, a afirmativa “B” é a correta. Afirmar que a AVON foi inovadora e que o fato de donas de casas estarem atendendo vendedores era realmente óbvio, porem, não foi algo percebido pela indústria de cosméticos da época. A questão da crise era uma verdade, tanto que em 1929 essa mesma crise chegou ao ápice levando a economia americana a sua maior derrocada. Realmente vender enciclopédia de porta em porta não era o melhor método de venda considerando o contexto da época e o público que atendia os vendedores. Talvez parcerias com escolas ou outros métodos fossem mais eficientes. O fato das enciclopédias serem caras era também um fator de dificuldade de venda naquele momento de crise. Portanto, apenas a afirmativa 4 é questionável na medida em que o farmacêutico buscou ajudar o jovem David lhe apontando uma estratégia de captação de atenção das donas de casa, mas não foi ele que identificou o nicho ou mesmo como este deveria ser explorado. Quem viu isso foi o próprio jovem ao ser questionado se ele teria mais do perfume para vender.
	
	C
	Apenas três conclusões são verdadeiras
	
	D
	Apenas duas conclusões são verdadeiras
	
	E
	Apenas uma conclusão é verdadeira
Questão 2/7 - Comportamento Empreendedor
ENADE (2006) QUESTÃO 15
O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém-adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada,pesada e inflexível.
O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que:
I - seja voltada para o cliente;
II - valorize a inovação e a criatividade;
III - mantenha as crenças existentes;
IV - promova o aprender a aprender;
V - se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
Estão corretos, apenas, os itens:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	III, IV e V.
	
	D
	I, II, III e V.
	
	E
	I, II, IV e V.
Você acertou!
A proposta de redesenhar a empresa visando torná-la mais adaptada ao contexto de mudança exige que ela adote uma postura de ser voltada para o cliente, conhecendo-o mais, sentindo suas necessidades, gostos e tendências. Também precisará valorizar e se tornar hábil em fazer acontecer criatividade e inovação em seu ambiente. Precisará trabalhar seus colaboradores para que se tornem efetivos trabalhadores do conhecimento com uma postura de aprender a aprender, ou seja, que sejam curiosos, ciente da importância de se saber mais, com humildade para buscar essa evolução e dedicados para que possam buscar boas fontes de aprendizagem. A transformação demandará uma postura de recompensa pelas contribuições inovadoras e adaptativas. Daí a necessidade de uma política clara de remuneração baseada em produtividade e cumprimento de rotas. Assim sendo, dentre as cinco proposições a serem implementadas pela organização para que tenha uma cultura adequada a seus objetivos apenas a proposição 3 é falsa, pois pensar em se redesenhar para se adaptar sendo uma empresa que cultua a manutenção das crenças existentes, será um desserviço ao que está por ela almejado. A adaptabilidade está em boa parte na capacidade das pessoas e organizações de se desapegarem de crenças limitantes, aderindo a novas crenças que possam ser mais eficazes e adequadas. Portanto, a resposta certa é a letra “E”.
Questão 3/7 - Comportamento Empreendedor
A palavra “sorte” é apenas um nome dado a eventos descontrolados e descontroláveis que aparecem e somem de nossas vidas. Mapear esses eventos é quase tão impossivel quanto surfar em um mar revolto. Reduzí-la à ordem e medir sua geometria é ação fadada ao fracasso.
Mas a sorte não é tão aleatória quanto se supõe. Dentro de certos limites, ela pode ser influenciada. É possível dar sentido à sorte. Ela pode ser manipulada de forma racional. Para fazer essa manipulação é preciso que mudemos nosso modo de agir e ser. Essa mudanças são que chamo de ajuste da sorte. A teoria do ajuste da sorte baseia-se em observações de pessoas sortudas em oposição àquelas azaradas. Os sortudos apresentam cinco características principais:
A estrutura em teia de aranha: as pessoas com sorte a usam para criar canais por onde a boa sorte possa fluir.
A capacidade intuitiva: homens e mulheres de sorte estão instintivamente cientes, quando não de forma consciente, de que é possivel perceber mais do que conseguimos ver.
O fenômeno audentes fortuna juvat: em geral, a vida com sorte é vivida em zigue-zague, e não em linha reta.
O efeito catraca: é usado instintivamente pelos sortudos para impedir que a má sorte se torne pior sorte.
O paradoxo do pessimismo: dizer que os irresponsáveis são sortudos é altamente enganoso. As pessoas de sorte cultivam o pessimismo sombrio como item essencial de seu equipamento de sobrevivência.
GUNTHER, Max.  O Fator Sorte. São Paulo: Best Seller, 2013
Integrando a visão de GUNTHER com o que foi abordado no tema podemos efetuar algumas afirmações interessantes:
a) A teia de aranha se assemelha à habilidade que o empreendedor tem de fazer com que competências se articulem em uma única direção visando atingir os resultados esperados.
b) A capacidade intuitiva se integra como sendo o grande elemento para as decisões racionais realizadas pelo empreendedor, ou seja, direcionar suas ações pelo lógico, linear e palpável.
c) O efeito catraca se liga de forma completa à capacidade de planejamento exeercida por umbom empreendedor. É justamente no exercicio de planejar que se minimiza ou mesmo se impede que certos “azares” apareçam.
d) No paradoxo do pessimismo se fundamenta a famosa postura de cautela do empreendedor. Sendo consciente que quais seriam os piores cenários de sua empreitada ele se torna habil em antevâ-las e de se preparar para elas, caso apareçam.
Marque a opção abaixo que representa a resposta correta em termos das afirmações acima:
Nota: 20.0
	
	A
	As quatro afirmações estão corretas
	
	B
	Apenas três afirmativas são corretas
Você acertou!
Apenas a afirmativa “b” está incorreta, pois diz que a intuição é o grande elemento para as decisões racionais e isso não está correto na medida em que decisões de cunho racional dependem de dados e fatos concretos e não de sensações ou intuições.
	
	C
	Apenas duas afirmativas são corretas
	
	D
	Apenas uma afirmativa é correta
	
	E
	Nenhuma afirmativa é correta
Questão 4/7 - Comportamento Empreendedor
Fonte: https://endeavor.org.br/15-definicoes-de-empreendedorismo/
As definições acima remetem a uma percepção de que:
I - O empreendedor é uma pessoa que gosta de ação, de transformação e de inovação. Seu perfil exige que ele faça tudo isso com muita fé, determinação e sem temer o fracasso.
PORQUE
II - O fato de não se alcançar o sucesso é questão secundária na ação do empreendedor. Sua percepção perante o risco, o erro e o fracasso deixam de ser relevantes à medida que sua fé na busca do objetivo o remete obstinadamente à ação.
Analise as afirmativas e marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Ambas estão corretas, mas a segunda não explica a primeira
	
	B
	Ambas estão corretas e a segunda complementa a primeira
	
	C
	A primeira está correta e a segunda é errada
Você acertou!
Há uma grande diferença entre temer o fracasso e respeitá-lo. O empreendedor é consciente da probabilidade de fracassar em sua ação e por isso, busca minimizar o risco disto acontecer. Mas não se pode dizer que com isso ele está deixando de achar relevante a questão do fracasso, erro e o risco envolvido. Ele teme o fracasso – inclusive uma das definições de empreender é “sentir apreensões” -, mas planeja e se organiza para minimizá-lo caso aconteça e isso não é algo secundário ou ao qual ele não se está dando relevância. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	D
	A primeira está correta, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira
	
	E
	Ambas são incorretas
Questão 5/7 - Comportamento Empreendedor
GREATTI ao comentar a formação e o perfil do empreendedor, aponta algumas diferenças entre a formação gerencial e a formação empreendedora, dando a entender que se tratam de formações diferenciadas e complementares:
A contar dessa abordagem podemos levantar algumas constatações sobre o assunto que podem ser bastante relevantes em termos de se conhecer melhor o perfil do empreendedor:
O empreendedor é uma pessoa que precisa contar com uma boa educação familiar, social e profissional para obter o perfil necessário a sua ação.
Ser um generalista, em termos do perfil empreendedor, é tão importante quanto ser um especialista, pois nem sempre as soluções dos problemas a serem enfrentados se encontram dentro da área de especialização do empreendedor.
O espírito empreendedor, integrado ao perfil de líder, altamente criativo e determinado, é algo obtido basicamente pela sua formação gerencial.
As constatações acima podem ser consideradas:
Nota: 20.0
	
	A
	As três constatações são verdadeiras e podem ser facilmente comprovadas no quadro apresentado.
	
	B
	Apenas duas constatações podem ser consideradas verdadeiras e coerentes com que é abordado no quadro apresentado.
Você acertou!
As três constatações tem efetiva relação com o que é apresentado no quadro, porém, não é correto afirmar que o perfil de líder, criativo e determinado é algo relacionado essencialmente à formação gerencial. Essas características são forjadas na formação empreendedora, uma vez que se trata de questões presentes na segunda coluna do quadro.
	
	C
	Apenas uma das constatações pode ser considerada verdadeira e ao mesmo tempo coerente com o conteúdo apresentado no quadro.
	
	D
	As três constatações não podem ser consideradas verdadeiras e não conjuminam com o conteúdo apresentado no quadro.
	
	E
	Não é possível fazer relação entre as constatações e os conteúdos presentes no quadro uma vez que a correlação entre elas é mínima.
Questão 6/7 - Comportamento Empreendedor (questão opcional)
fonte: MOROSINI(2010) pg87.
Esse esquema de MOROSINI é bastante interessante para se entender o papel da criatividade no caminho da mudança desejada pelo empreendedor. É possível notar que há uma escala evolutiva até se alcançar a transformação. Nessa, podemos ver que se depende de uma interação e complementação de elementos. Com base nesse esquema é possível perceber que:
I - O empreendedor é uma pessoa visionária, curiosa, dinâmica e que por ter um sonho, sabe que para alcançá-lo precisará vencer diferentes obstáculos e nestes, poderá e precisará contar com sua criatividade.
PORQUE
II - Toda transformação capaz de gerar o grau de impacto desejado pelo empreendedor precisa incorporar um bom grau de inovação, ou seja, precisa criar valor. A criação de valor é um procedimento técnico, racional e metodológico no qual se faz uso basicamente da experiência, tecnologias e pensamento linear.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Ambas estão certas, mas a segunda não explica a primeira
	
	B
	Ambas estão certas e a segunda complementa a primeira
	
	C
	A primeira está certa e a segunda é falsa
A segunda afirmação é falsa, pois não se cria valor de transformação de alto impacto usando apenas instrumentos racionais, formais e lineares. A criação de valor envolve criatividade e essa vai além da lógica, das regras, dos pontos de vistas estabelecidos, enfim, a primeira afirmação que é correta, reforça o valor da pura e verdadeira criatividade e a segunda a desconsidera justamente no que ela pode contribuir mais, que é no processo de inovar gerando valor. É importante lembrar que a criatividade é uma ação neural, que faz surgir de nosso lado racional e imaginativo imagens, construções e respostas que vão além do consciente, do lógico, do conhecido e aceito. O esforço do empreendedor na prática criativa deve sempre buscar o uso de um cérebro global, integrando o lado racional com o intuitivo, liberando-se de padrões, aceitando o novo, o diferente e tudo que possa ajudar na construção de um imaginar que leve a ideias que tenham um DNA inovador.
	
	D
	A primeira está certa, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira
	
	E
	Ambas são falsas
Questão 7/7 - Comportamento Empreendedor (questão opcional)
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem:
“As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios, que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda”.
Dessa abordagem, é possível considerar que:
Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor um altopoder de imaginação e abstração da realidade.
O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
Analisando as considerações acima podemos afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Todas são verdadeiras e coerentes com as observações finais do Sebrae Goiás.
	
	B
	Apenas uma das constatações é correta considerando a abordagem do Sebrae Goiás.
Não há qualquer referência relacionada ao fato de oportunidades terem de ser aproveitadas por moradores do local de ocorrência da mesma, considerando que isso pode e deve acontecer, mas não é algo exclusivo a eles. Por mais que se use a criatividade, o processo de identificação de oportunidades também é um exercício racional, formal e de pesquisa, portanto, utiliza não somente o lado criativo do empreendedor, mas também seu lado racional e lógico, calcado na realidade do local e as efetivas condições materiais, humanas e de mercado. Sobre o que considerar em termos temporais na identificação de oportunidades, não se deve restringir à realidade atual. É de extrema importância o estudo do histórico e tendências do mercado. Sendo assim, as três primeiras afirmações não correspondem à realidade de identificação de oportunidades. Apenas a última é pertinente pois realizar pesquisa de mercado é essencial e independe do porte do negócio a ser criado em termos do aproveitamento de oportunidades de negócio.
	
	C
	Apenas duas das constatações acima podem ser consideradas coerentes com o texto apresentado pelo Sebrae Goiás.
	
	D
	Apenas uma entre as quatro constatações não são coerentes com a abordagem do Sebrae Goiás.
	
	E
	As constatações apresentadas não são corretas quando comparadas às observações finais do Sebrae Goiás.

Mais conteúdos dessa disciplina