Buscar

DIREITO DO CONSUMIDOR - AVS

Prévia do material em texto

DIREITO DO CONSUMIDOR
	 
	 
	 1.
	Ref.: 153225
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Havendo conflito de leis abrangendo relação de consumo:
		
	
	deverá ser aplicado o Código Civil porque regula relações de direito privado.
	
	deverá prevalecer a lei que for mais específica.
	
	deverá ser afastado o Código de Defesa do Consumidor.
	 
	deverá prevalecer o Código de Defesa do Consumidor
	
	
	 2.
	Ref.: 664624
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O direito de reflexão previsto no CDC poderá ser exercido:
		
	 
	Até 7 dias do recebimento do produto ou assinatura do contrato, sendo um direito do consumidor e obrigação do fornecedor independente do local de aquisição do produto ou serviço.
	 
	Até 7 dias do recebimento do produto ou assinatura do contrato, desde que a relação de consumo seja firmada fora do estabelecimento do lojista.
	
	Até 30 dias do recebimento do produto ou assinatura do contrato, desde que a compra ou serviço sejam realizados no estabelecimento.
	
	Até 5 dias do recebimento do produto ou assinatura do contrato, desde que o negócio seja realizado fora do estabelecimento
	
	
	 3.
	Ref.: 191101
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ficam excluídas da definição de consumidor:
		
	
	todas as pessoas jurídicas, ainda que utilizem o produto ou o serviço como destinatárias finais.
	
	apenas as pessoas jurídicas de direito privado com fins econômicos.
	
	apenas as pessoas jurídicas de direito público interno.
	 
	as pessoas físicas ou jurídicas que utilizem o produto ou o serviço como bens de produção.
	
	as pessoas físicas não consideradas hipossuficientes, segundo os critérios legais.
	
	
	 4.
	Ref.: 153195
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação ao serviço público essencial é correto afirmar: I- Devem ser contínuos, segundo determinação do Código de Defesa do Consumidor. II- Podem ser cortados se o consumidor for previamente comunicado do corte na prestação do serviço diante de inadimplemento. III- Jamais podem ser cortados porque devem ser contínuos. Essa é a posição pacífica na jurisprudência.
		
	
	Todas estão corretas.
	 
	Somente a I e II estão corretas.
	
	Somente a II e III estão corretas
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	
	 5.
	Ref.: 816056
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Academia de ginástica veicula anúncio assinalando que os seus alunos, quando viajam ao exterior, podem se utilizar de rede mundial credenciada, presente em 60 países e 230 cidades, sem custo adicional. Um ano após continuamente fazer tal divulgação, vários alunos reclamam que, em quase todos os países, é exigida tarifa de uso da unidade conveniada. A academia responde que a referência ao ¿sem custo adicional¿ refere-se à inexistência de acréscimo cobrado por ela, e não de eventual cobrança, no exterior, de terceiro. Acerca dessa situação, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Não há irregularidade, e as informações complementares podem ser facilmente buscadas na recepção ou com as atendentes, sendo inviável que o ordenamento exija que detalhes sejam prestados, todos, no anúncio;
	 
	A loja faz publicidade enganosa, que se configura, basicamente, pela falsidade, total ou parcial, da informação veiculada.
	
	A loja veicula e promove publicidade enganosa e abusiva, pois anuncia informação parcialmente falsa, a respeito do preço e qualidade do serviço; e ainda, caracteriza como a que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança;
	
	A loja promove publicidade abusiva, pois anuncia informação parcialmente falsa, a respeito do preço e qualidade do serviço;
	
	A loja veicula publicidade enganosa, que se caracteriza como a que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança;
	
	
	 6.
	Ref.: 752429
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Acerca da responsabilidade por vícios do produto e do serviço nas relações de consumo, assinale a opção correta.
		
	
	O fornecedor pode eximir-se da responsabilidade pelos vícios do produto ou do serviço e do dever de indenizar os danos por eles causados se provar que o acidente de consumo ocorreu por caso fortuito ou força maior ou que a colocação do produto no mercado se deu por ato de um representante autônomo do fornecedor.
	 
	A explosão de loja que comercializa, entre outros produtos, fogos de artifício e pólvora, causando lesão corporal e morte a diversas pessoas, acarreta a responsabilidade civil do comerciante decorrente de fato do produto, se fi car demonstrada a exclusividade de sua culpa pelo evento danoso. Nesse caso, aos consumidores equiparam-se todas as pessoas que, embora não tendo participado diretamente da relação de consumo, venham a sofrer as conseqü.ncias do evento danoso
	
	NRA NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA
	
	A reparação por danos materiais decorrentes de vício do produto ou do serviço afasta a possibilidade de reparação por danos morais, ainda que comprovado o fato e demonstrada a ocorrência de efetivo constrangimento à esfera moral do consumidor.
	
	Quando forem fornecidos produtos potencialmente perigosos ao consumo, mesmo sem haver dano, incide cumulativamente a responsabilidade pelo fato do produto e a responsabilidade por perdas e danos, além das sanções administrativas e penais.
	
	
	 7.
	Ref.: 771335
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A telespectadora Maria, após assistir ao anúncio de certa máquina fotográfica, ligou e comprou o produto via telefone. No dia 19 de março, a câmera chegou ao seu endereço. Acerca dessa situação, assinale a alternativa correta.
		
	
	Se, no dia 26 de março do mesmo ano, a consumidora pretender desistir do contrato, não poderá fazê‐lo, pois, além de o prazo decadencial já ter fluído, os contratos são regidos pelo brocardo pacta sunt servanda.
	 
	Mesmo que o produto não tenha defeito, se Maria se arrepender da aquisição e desistir do contrato no dia 25 de março do mesmo ano, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, deverão ser devolvidos, monetariamente atualizados.
	
	A contar do recebimento do produto, a consumidora pode exercer o direito de arrependimento no prazo prescricional de quinze dias.
	
	Após o prazo de desistência, que é decadencial, Maria não poderá reclamar de vícios do produto ou de desconformidades entre a oferta apresentada e as características do bem adquirido, a não ser que exista garantia contratual.
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA
	
	
	 8.
	Ref.: 864725
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com base no CDC, assinale a opção correta acerca da responsabilidade na prestação de serviços.
		
	
	O serviço é considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas.
	
	A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais deve ser apurada independentemente da verificação de culpa.
	 
	O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, ou quando provar que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste.
	
	O fornecedor de serviço responderá pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços ou decorrentes de informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos somente se comprovada a sua culpa.
	
	NRA
	
	
	 9.
	Ref.: 756943
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O CDC tem disciplina própria no que tange à prescrição e à decadência. Levando em consideração o artigo 27 e o o §1º do artigo 18 do CDC, é correto afirmar que
		
	 
	d) A prescrição só começa a contar a partir do conhecimento do dano e de sua autoria;
	
	a) Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por vício do produto e/ou do serviço;
	 
	c) Prescreve em 90 dias a reparação do fato do produto e/ou serviço, a contar da entrega do produto ou doserviço;
	
	b) Decai em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por vício do produto e/ou do serviço a contar entrega do produto ou da prestação do serviço;
	
	e) A prescrição só começa a partir da manifestação do vício oculto.
	
	
	 10.
	Ref.: 153145
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O prazo para reclamar sobre vício oculto de produto durável é de
		
	
	30 (trinta) dias a contar da entrega do produto.
	 
	90 (noventa) dias a contar da entrega do produto.
	
	90 (noventa) dias a contar da aquisição do produto.
	 
	90 (noventa) dias a contar de quando ficar evidenciado o vício.

Continue navegando