Buscar

Interesses Difusos e Coletivos AD2

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 2
Unidade de Aprendizagem: Interesses Difusos e Coletivos.
Curso: Direito	
Professor: Fabricio Berto da Silveira
Nome do aluno: Fernanda da Silva Santos
Data: 03/06/2019
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
	
Questão Única (10 pontos) 
Os novos direitos objetivam assegurar a todos garantias antes não reconhecidas, dentro da indispensável convivência social, necessárias à sobrevivência da sociedade organizada.  Os direitos de quarta (patrimônio genético, relacionados à biotecnologia e bioengenharia) e quinta () dimensões/gerações, também chamados de novos direitos, propiciam a discussão acerca de direitos e princípios fundamentais tais como a proteção da vida, da liberdade, da dignidade humana e a colisão entre eles. Os novos direitos representam um desafio ao enfrentamento das questões emergentes do patrimônio genético, relacionados à biotecnologia e bioengenharia, assim como dos sistemas informatizados e de comunicação que crescem de forma vertiginosa, mas aumentam também os perigos de falta de respeito aos direitos humanos. Enfim, as gerações de novos direitos exigem uma resposta jurídica diferenciada visando à proteção da dignidade humana.
Agora, faça uma pesquisa sobre o tema acima e elabore um texto crítico (de duas laudas aproximadamente), discorrendo, necessariamente, sobre os seguintes apontamentos: 
a) a importância do reconhecimento dos novos direitos para as minorias sociais e populações vulneráveis; e 
b) como o sistema jurídico vem se adequando e respondendo aos desafios complexos impostos pelos novos direitos.
Orientações
Para responder as questões propostas, mantenha uma linguagem clara e objetiva. E Lembre-se que para responder você também pode consultar outras fontes além do livro didático, como artigos na internet que tratem sobre os temas abordados.
Observação: ao citar uma fonte em sua resposta, a mesma deve estar em acordo com as normas da ABNT e a referência completa da mesma deve ser apresentada no final resposta. (Você pode acessar o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES e ver como realizar citações e referências).
Respostas:
Importante ressaltar que os novos direitos objetivam assegurar a todos, garantias antes não reconhecidas, dentro da indispensável convivência à sobrevivência da sociedade organizada.
Como se não bastasse, o individualismo, por sua vez, foi superado pelo reconhecimento dos direitos dos grupos sociais: particularmente significativo quando se trata de minorias( étnicas, linguísticas e religiosas), de marginalizados ( doentes, encarcerados, velhos e mulheres) etc.
No mesmo modo, o sistema jurídico brasileiro, expõe toda pessoa passa a ser sujeito de direitos quando adquire personalidade jurídica, que é compreendida como a aptidão genérica para ser titular de direitos e contrair obrigações.
Assim o desafio não reside em profetizar futuras eventuais classes de direitos, mais sim em verificar quais as modernas reivindicações sociais, como base para o reconhecimento e formulação de novos direitos.
 E, concomitantemente, em analisar os meios mais adequados para imprimir efetiva concretude aos direitos já reconhecidos, e em grande parte, já incorporados em tratados internacionais ou mesmo positivados nos ordenamentos jurídicos particulares. 
 
REFERÊNCIAS
UNISUL, Unisul Virtual, Interesses difusos e coletivos. Palhoça, 2014.

Continue navegando