Buscar

Tarefa 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Planejamento Educacional
Tarefa 2- Envio de Arquivo
 
- O que são e qual a importância de compreender as dimensões e níveis do Planejamento educacional? Com que tipos de Planejamento você trabalha para planejar seu Curso?
		É de suma importância que o professor compreenda bem do Planejamento educacional de seus níveis e dimensões, onde o mesmo sofre as consequências de outros tipos de planejamento educacional, e, muitas vezes, também poderá ser chamado a participar no processo de planejamento em instâncias superiores. Neste sentido, é necessário que o professor tome conhecimento de outros níveis de planejamento, pois o seu trabalho está fatalmente integrado ao planejamento político/administrativo maior. 
Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95).
Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola – atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO, 1992, p. 221).
Planejamento Curricular – é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).
Planejamento de Ensino – é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33).
Sobre as dimensões do planejamento educacional. Nela, encontramos dimensão técnica e dimensões político-social e humana, na educação, a dimensão técnica ficou desvinculada da sua dimensão social, com a subordinação dos conteúdos, do planejamento da organização da escola ao tecnicismo, desvalorizando o papel do professor e do aluno na construção do conhecimento e na possibilidade de transformação da prática social.
-	O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI?
O Plano de Desenvolvimento Institucional, mais conhecido como PDI, consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior, a política pedagógica institucional e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da Instituição de Educação Superior (IES), observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura.
-	Qual a importância do PDI para as Instituições de Ensino Superior?
 
Considerando sua importância, o PDI é o instrumento básico de referência também no processo de credenciamento e/ou recredenciamento, avaliação da instituição, de seus cursos e de avaliação interna e externa. Para além dessas condições, o PDI deve ser uma exigência da própria IES estabelecendo um horizonte em relação ao qual deve se guiar num determinado período, refletindo a política de estado da universidade e orientando gestores, atuais e futuros, na construção de um plano de gestão anual, voltado para o alcance de metas e objetivos estabelecidos no PDI.

Continue navegando

Outros materiais