Buscar

Geografia Rural e Urbana (GEO21) Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:444626) ( peso.:1,50)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Deizi da Luz Rodrigues (1655854)
	
	Disciplina:
	Geografia Rural e Urbana (GEO21)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:444626) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11663876
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Muitos estudos em geografia urbana apresentam características interdisciplinares e tecem relações com outros ramos do conhecimento, tais como a política, a economia, a arquitetura e o urbanismo. Com relação à área de conhecimento da geografia urbana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pesquisadores da geografia urbana analisam a estabilidade inerente às metrópoles, considerando que elas possuem mais de um século de existência.
	 b)
	Os estudiosos da geografia urbana observam passivamente as transformações dos planos diretores, visto o caráter normativo deste documento.
	 c)
	A geografia urbana instiga reflexões, pois procura compreender os espaços que se tornam representativos e analisa as contradições inerentes a estes espaços.
	 d)
	A geografia urbana reflete sobre os locais que aglomeram a maioria da população, enfatizando o caráter homogêneo de uso do solo.
	2.
	A rede urbana tem formas espaciais que podem ser classificadas em: redes dendríticas ou redes complexas. A rede dendrítica é a forma espacial mais simples com pequenos centros urbanos, precários pontos de comércio e precárias vias e meios de transporte. Já as redes complexas têm outras características. Sobre suas características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As redes complexas têm um formato parecido com a rede de um rio, apresentando diversas vias de circulação de pessoas e mercadorias.
	 b)
	As redes complexas são cidades antigas que não acompanharam o processo de globalização atual, e mantém sua estrutura conectada com uma igreja e poucas escolas.
	 c)
	As redes complexas apresentam uma complicada localização dos centros, o que também provoca uma desigualdade espacial com áreas de adensamento urbano, por exemplo.
	 d)
	As redes complexas são redes de origem colonial, onde existe um centro econômico bem localizado e o restante das áreas são agrícolas.
	3.
	Nas décadas de 60 e 80 as migrações internas no Brasil ocorreram principalmente para a região Sudeste. Atualmente as migrações internas ocorrem em outra região brasileira. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa região:
	 a)
	Atualmente é a região Sul que mais recebe migrantes.
	 b)
	Atualmente é a região Centro-Oeste que mais recebe migrantes.
	 c)
	Atualmente é a região Norte que mais recebe migrantes.
	 d)
	Atualmente é a região Nordeste que mais recebe migrantes.
	4.
	A rede urbana da Amazônia passou por várias transformações, de acordo com os processos econômicos. O porto de Belém, por exemplo, inaugurado em 1909, iniciou a urbanização em seus arredores e, atualmente, Belém abriga cerca de 1 milhão e 500 mil habitantes. Sobre as transformações do espaço urbano da Amazônia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os projetos missionários e as construções dos fortes, em meados do século XVII e XVIII, criaram inúmeras aldeias que posteriormente geraram centros urbanos. 
(    ) O ciclo da borracha impulsionou a expansão urbana amazônica, porém, a crise da produção de borracha trouxe consequências no desenvolvimento econômico e urbano na região. 
(    ) Após a crise da borracha, o espaço urbano amazônico não passou mais por processos que favorecessem a urbanização e o desenvolvimento econômico regional. 
(    ) Após 1960, a Amazônia passa por um novo desenvolvimento urbano e econômico, intensificado pela abundância dos recursos naturais passíveis de interesses capitalistas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	O espaço urbano é modelado a todo o momento por agentes sociais, de modo que eles criam bairros com padrões de moradia e de infraestrutura diferenciadas. Os grupos sociais dos excluídos tornam-se agentes modeladores do espaço urbano, eles são aqueles que não possuem uma renda para pagar aluguel ou para comprar um imóvel adequado à moradia. Sobre o grupo social dos excluídos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É comum que os grupos sociais excluídos produzam seu próprio espaço, muitas vezes, ocupando terrenos impróprios com moradias inadequadas.
(    ) O Estado pode auxiliar os grupos sociais dos excluídos, implantando infraestrutura no espaço ao qual vivem, entre outros auxílios.
(    ) As favelas são espaços urbanos formados pelos grupos sociais dos excluídos, mas que atualmente passam por um processo de valorização financeira dos terrenos, devido à ação do Estado por meio da Bolsa Família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	6.
	As cidades exercem funções urbanas que variam de acordo com sua especificidade. A função de capitalizar visa a aumentar o crescimento econômico de um lugar, tanto de uma cidade como de uma região ou país. Sobre as funções de capitalizar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A indústria pode trazer um desenvolvimento urbano, recrutando mão de obra para o local e contribuindo no dinamismo da economia.
(    ) O comércio não é uma função de capitalizar, pois não traz desenvolvimento às cidades, somente contribuiu para o surgimento das primeiras cidades.
(    ) A função turística está relacionada com os elementos de atração turística da cidade e da forma como é explorado esse atrativo. A prática de exploração do turismo, geralmente, traz desenvolvimento econômico para a cidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	7.
	As cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes eram somente duas em 1960, representadas por São Paulo e Rio de Janeiro; em 1970 eram 5 as cidades com este número de habitantes, e, no ano de 2000, havia cerca de 15 cidades. Estes números indicam o intenso processo de urbanização brasileira. Sobre o assunto, analise as sentenças a seguir:
I- Desde início da colonização, o Brasil se tornou essencialmente urbano, com mais de 60% da população residente em centros urbanos, principalmente ao longo do litoral. 
II- Foi após 1940 que se iniciou a urbanização brasileira, pois o número de pessoas residentes nos centros urbanos ultrapassa o número de pessoas da zona rural. 
III- As correntes migratórias internas e o processo de industrialização brasileira contribuíram no processo de urbanização do país. 
IV- O governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek contribuíram para que o Brasil continuasse agrário, ou seja, com a maior parte da população residindo na área rural. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	A construção das cidades brasileiras teve grande influência das migrações, tanto das estrangeiras como das que ocorreram entre as regiões brasileiras, de modo que muitos migrantes constituem família, constroem moradias e trabalham no lugar que migraram, transformando assim aquele local. No entanto, as migrações não fizeram somente parte do passado, mas ainda ocorrem e transformam o espaço urbano e rural. Sobre as migrações internas atuais do Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- Atualmente, o fluxo migratório ocorre principalmente para a Região Cento-Oeste, ou seja, o fluxo mudou de destino, já que durante décadas estava destinada ao Sudeste.
II- A tendência é de aumento nas migrações internas,principalmente com destino para o Norte do país, já que esta região está passando por um intenso processo de urbanização. 
III- Há uma tendência de diminuição da migração interna brasileira e, muitas vezes, retorno dos moradores aos seus estados de origem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	O migrante é um indivíduo que muda de um município para outro, esse movimento é comum no Brasil. A migração pode contribuir para o desencadeamento de alguns problemas urbanos como por exemplo a ocupação de áreas impróprias. A respeito dessa temática, analise as sentenças a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) No século XVII e XVIII os nordestinos e paulistas migraram para a região de Minas Gerais atraídos pela mineração do ouro.
(    ) No século XX a construção de Brasília atraiu migrantes para a região Centro-Oeste. A modernização da agricultura na região Sul favoreceu a migração para o Centro-Oeste e Norte. 
(    ) No século XXI o fluxo migratório ocorreu principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro, onde a cultura cafeeira cresceu economicamente; também houve fluxo migratório para a Amazônia, onde havia a extração da borracha.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	10.
	A geografia urbana é a área do conhecimento geográfico responsável pelos estudos das cidades e do meio urbano. Historicamente, os temas trabalhados neste contexto sofreram alterações metodológicas e vivenciaram mudanças em seus enfoques. Sobre as transformações da geografia urbana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os estudos das grandes edificações urbanas são constantes e imutáveis nas análises geográficas urbanas.
	 b)
	A análise da trajetória de uma ciência independe da compreensão acerca do debate científico estabelecido em cada período.
	 c)
	Ao longo dos anos, novas críticas são feitas e incorporadas aos estudos de geografia urbana.
	 d)
	Com o passar dos anos, a geografia urbana aprimorou seus métodos de pesquisa para ficar isenta de críticas.