Buscar

impacto negativo das queimadas

Prévia do material em texto

RESUMO
O presente trabalho aborda aspecto referente ao “ impacto negativo das queimadas descontroladas”. Cujo objectivo é fazer com que o estudante esteja preparado para defender assuntos relacionados com o meio ambiente, ou seja, relação homem-natureza. Segundo as pesquisas feitas, o homem continua a ser o principal responsável pelas queimadas descontroladas. Em Moçambique, especialmente em Búzi, as queimadas descontroladas afectam severamente a comunidade que vive privação social agravada pelos índices elevados de pobreza. 
O objectivo desta pesquisa é analisar os factores que concorrem para o impacto negativo das queimadas descontroladas. Com efeito, a fundamentação teórica do trabalho foi com base na revisão bibliográfica, pesquisa web gráfica, consulta de artigos científicos e livros atinentes ao tema. Com o trabalho feito concluímos que o problema das queimadas descontroladas em Búzi está em parte relacionado com as práticas de agricultura tradicional que tem como característica a queima de resíduos orgânicos. Outro factor que contribui para as queimadas descontroladas segundo os residentes de Búzi é a caça, pastagem de gado bovino e produção de carvão vegetal resultando na destruição da biodiversidade e na perda da fertilidade de solos.
Palavras-chave
Impacto negativo das queimadas descontroladas & Aquecimento global
1.INTRODUÇÃO
O mundo contemporâneo pela sua complexidade, pela sua riqueza e diversidade, exige que sejamos capazes de interagir e sobretudo cooperar. Há no entanto, uma necessidade de criar e desenvolver sinergias entre as temáticas do ambiente e as realidades do desenvolvimento. 
Um dos maiores desafios do nosso tempo é o “aquecimento global e as alterações climáticas”. Em 2000, Moçambique teve as primeiras grandes inundações da década onde 1 milhão de pessoas ficou desabrigado e 700 morreram. Por muitos anos apenas a região Sul do país era propensa às cheias. 
O presente trabalho cujo tema é Impacto negativo das queimadas descontroladas - estudo de caso de Búzi tem como objectivo analisar os factores que concorrem para o impacto negativo. 
Os problemas meio ambientais põem em risco a biodiversidade e aumentam os níveis de pobreza para a maioria das comunidades pobres que tem a terra como meio de sobrevivência. Em Moçambique, especialmente em Búzi, as queimadas descontroladas constituem um problema que afecta a comunidade, agravando os índices de pobreza para a maioria da população local. Todos sabemos que a maior parte da população pobre, principalmente a de Búzi, vive do que produz e que a fonte de renda é a própria terra. Se há queimadas descontroladas consequentemente haverá mudanças drásticas de temperatura e isso vai fazer com que haja maior destruição de espécies vegetais e animais, mudanças de chuvas e consequentemente irão agravar o índice de pobreza na região.
As queimadas descontroladas em Búzi de acordo com as pesquisas feitas estão relacionadas à actividade humana. De acordo com Lovelock a Terra pode reagir de forma negativa, isto é, pode ficar doente se o homem continuar a praticar acções como é o caso de queimadas descontroladas. Portanto, é necessário que os homens optem por atitudes que possam beneficiar a terra e não periga-la.
Outro factor que igualmente contribui para as queimadas descontroladas é a caça e produção de carvão vegetal resultando na destruição da biodiversidade e na perda da fertilidade de solos. A teoria Gaia, advoga que a Terra comparada ao organismo vivo pode gozar de boa saúde ou adoecer, dependendo das acções humanas. Neste caso, com o aumento das queimadas descontroladas além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladores de temperaturas, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera. No entanto, o aumento da emissão dos gases do efeito estufa pode contribuir na intensificação das secas que observamos na comunidade de Búzi. 
1.1 Tema
Impacto negativo das queimadas descontroladas - estudo de caso de Búzi 
 1.2 A Relevância do Tema 
O tema é relevante porque na actualidade grande parte dos problemas ambientais está relacionada à actividade humana. Segundo Lavelock (1991:16), ambientalistas, igrejas, políticos e a ciência, todos estão preocupados com os danos provocados ao meio ambiente e a preocupação deles é o bem da natureza e nós não ficamos isentos dessa realidade. No contexto de Desenvolvimento Comunitário um dos maiores desafios é a promoção de uma cultura de cidadania global e de responsabilidade colectiva nas nossas acções sobre o ambiente. Para Preston, (1992) protecção ambiental é essencial para o desenvolvimento por isso sem a adequada protecção ambiental o desenvolvimento fica comprometido. Acreditamos que com este trabalho iremos contribuir na diminuição das queimadas descontroladas na Comunidade de Búzi através da consciencialização da população ao abandono dessas práticas.
1.3 Problema
Como é que as queimadas descontroladas contribuem para o aquecimento global?
1.4 Caracterização do Problema
As famílias residentes em Búzi enfrentam as queimadas descontroladas criadas pelo homem na prática de agricultura tradicional que tem como característica a queima de resíduos orgânicos, caça de animais de pequeno porte (ratazanas e coelhos), cigarro aceso deixado na mata, cofessionamento de alimentos na mata pelos pastores de gado e muito mais. As queimadas descontroladas além de reduzirem a quantidade de árvores que servem como reguladores de temperatura jogam gases poluentes (Dióxido de carbono, Metano e Óxido Nitroso) na atmosfera que contribuem no aumento da emissão dos gases de efeito estufa que destroem a camada de ozónio, deixando o planeta mais vulnerável aos raios ultravioletas do sol. Esses gases se misturam com outros gases da atmosfera e se propagam nas extensas áreas levadas pelos ventos ocasionando o aquecimento global. A população tem o hábito de cortar as árvores e não repõem. Não tem consciência que as suas acções põem em risco as próprias vidas porque não estão mobilizadas com relação ao plantio de árvores que podem servir como reguladoras de temperatura. 
 1.5 Objectivo Geral
Analisar o impacto negativo das queimadas descontroladas em Búzi que contribuem para o aquecimento global. 
1.6 Objectivos Específico
Identificar as causas das queimadas descontroladas em Búzi;
Consciencializar a população a abandonar a prática das queimadas descontroladas em Búzi;
Mobilizar a população para o plantio de árvores em Búzi.
1.7 Hipóteses
A identificação das causas das queimadas descontroladas pode oferecer estratégias para a sua diminuição;
A Consciencialização da população ao abandono da prática das queimadas descontroladas pode diminuir o aquecimento global.
2. REVISÃO DA LITERATURA
Marco conceptual
Queimadas ‘é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso de fogo de forma controlada que as vezes pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes’. (Wikipédia, 18 de Janeiro de 2015).
Em Búzi as queimadas normalmente são feitas para limpeza dos campos, caça animais de pequeno porte e para produção de carvão.
Queimada descontrolada ‘é o acto de colocar o fogo na mata por negligência ou acidentalmente sem nenhum controlo, resultando em grandes prejuízos económicos sociais e ambientais’
(http://brunahenriquesjanet.blogspot.com/2012/11/queimadasdescontroladas_1.html).
No que concerne as queimadas descontroladas em Búzi acontecem quando as pessoas queimam os restos das espécies vegetais nos seus campos agrícolas e não tem esperado o tempo suficiente para ter a certeza que o fogo foi apagado devidamente ou não, o que acaba se alastrando para os vizinhos e muito mais.
Aquecimento Global ‘é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas queo homem não tem condições de enfrentar ou controlar. (Gomes, S/d).
Aquecimento global é o Processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa.  
Podemos afirmar que Búzi está a ter efeitos do aquecimento global através da secura dos campos, baixa produtividade agrícola e extinção de algumas espécies animais e vegetais. Um dos exemplos que podemos aqui mencionar é que antigamente em Búzi tinha muitas árvores, mas agora já não existem por causa do abate para a produção do carvão acabando por emitir quantidades exageradas de CO2 para a atmosfera perigando desta forma o bem-estar de terra.
Marco Teórico
  
Para Al Gore citado por (Walter 2007: 169), a temperatura da terra está aumentando e que a principal causa de aquecimento global são as acções do homem e as mesmas exercem influencias na mudança do clima.  
Segundo os estudos feitos, o aquecimento global é causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, é consequência do excesso da concentração de gases de efeito estufa, dentre eles destacam: o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso. A principal fonte desses gases tem sido atribuída particularmente à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.  
A terra se comporta como um organismo vivo através da reacção que faz perante as acções humanas e fenómenos naturais. A terra reage perante a erosão, queimadas e desflorestamento. Portanto quando praticamos queimadas descontroladas a terra reage fazendo com que haja a diminuição da capacidade de produção.
Para Maria da Luz citada no jornal notícias de 3 de Setembro de 2012, as queimadas descontroladas além de empobrecer o solo através da destruição de nutrientes, causam também alterações na formação de nuvens, elementos fundamentais à queda de chuvas, que quando escasseiam perigam a própria sobrevivência humana.
  
Concordando com as ideias da Maria da Luz e indo concretamente para Búzi, segundo os dados recolhidos na população local, antigamente tinham uma produção e produtividade maior. Hoje em dia os solos estão empobrecidos e a queda de chuva é condicionada o que leva ao aumento de bolsas de fome.
O aumento nas temperaturas globais e a nova composição da atmosfera desencadeiam alterações importantes em vários sistemas da Terra.’. (Wikipédia, 18 de Janeiro de 2015).
Em Búzi, nos últimos tempos tem sofrido com a falta de chuva o que faz com que a população não consiga alcançar a produção e produtividade devido a algumas acções feitas pela própria comunidade como é o caso de queimadas descontroladas. No entanto, reduzindo as queimadas descontroladas estaremos a concorrer para a diminuição da temperatura e consequentemente bem-estar de Gaia que é a nossa terra mãe.
Segundo (MICOA, 2005:6) ‘as queimadas descontroladas constituem um dos grandes factores de destruição dos recursos naturais que contribuem para as mudanças climáticas, devido á emissão de gases com efeitos estufa. De acordo com os estudos feitos no campo científico, o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera terrestre é atribuído principalmente a queima de combustíveis fósseis e madeira.’ 
No entanto, o aquecimento global é um problema muito sério que temos enfrentado actualmente no planeta Terra. Segundo Alexandria, (2008) este fenómeno tem feito com que alguns acontecimentos fora do normal estejam ocorrendo em todo o planeta.
  
No entanto, ‘estudos recentes mostram que é necessária uma mudança de postura o mais rápido possível porque a situação neste planeta poderá atingir um patamar no qual não haverá mais retorno para as consequências deste fenómeno’ (Lovelock, 2006 citado por Alexandria, 2008).
As acções que os seres humanos precisam desenvolver a partir de agora devem garantir a sustentabilidade ambiental como por exemplo, fazer-se a restauração das áreas degradadas, evitar queimadas descontroladas, praticar-se a agricultura sustentável, apostar no uso dos restos vegetais ao invés de queima-las e consciencializar a toda a comunidade os riscos decorrentes da prática desses actos ao longo do tempo.
Segundo (MICOA, 2007) ‘em Moçambique a área florestal tende a diminuir a um ritmo acelerado não só pelo aumento demográfico, derrube para fins agro-pecuários, mas também devido à prática de queimadas descontroladas. As queimadas ocorrem anualmente em todo território nacional, durante o período seco e no início das campanhas agrícolas e de caça.’
2.1 Causas e tipos de queimada
Diferentes factores podem causar a queimada, pois ela pode ser aplicada a fim de atingir de diferentes objectivos, ou ainda pode ser criminosa.
	Causa
	Tipo
	Descrição
	Colheita manual de cana-de-açúcar
	Prática agrícola
	Utilizada com o objectivo de limpar o terreno e facilitar o corte da cana. Essa prática ainda é muito comum em canaviais.
	Retirada de madeira
	Prática agrícola
	Utilizada como ferramenta para retirada de madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores maiores seja facilitado.
	Germinação e reciclagem de nutrientes
	Prática agrícola
	Utilizada como processo para germinação de certas espécies de vegetais. Em algum ecossistema que existe a predominância de gramíneas, a queimada actua como um factor que estimula a reciclagem dos nutrientes.
	Vandalismo
	Criminoso
	É quando a queimada é provocada de forma intencional, como ao descartar cigarro aceso nas margens de estradas e em terrenos abandonados.
	Balão de festa junina
	Negligência
	É quando balão de festa junina e fogos de artifício são utilizados como forma de comemoração, porém causam queimadas que geram incêndios em regiões urbanas.
	Disputa de posse
	Criminoso
	É quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas.
	Falta de chuva
	Climático
	É quando a queimada é provocada pela falta de humidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com pouca chuva.
É importante destacar que a queimada como prática agrícola é realizada de forma controlada e assistida. Já as queimadas intencionais não, pois elas perdem o controle facilmente e resultam em incêndios.
2.2 Consequências das queimadas Descontroladas
A realização de queimadas gera consequências para o meio ambiente, dentre elas as principais são:
Alterações no equilíbrio dos ecossistemas;
Desertificação ambiental;
Circulação de águas superficiais e subterrâneas;
Mudança da temperatura e humidade do solo;
Manutenção e controle de fauna e flora;
Diminuição da biodiversidade;
Emissão de gases poluentes;
Piora a qualidade do ar;
Contribui para o aumento da poluição do ar;
Intensifica o efeito estufa e o aquecimento global.
2.3 Problemas causados pelas Queimadas descontroladas
Para o ambiente 
‘A destruição da vegetação pela queimada causa equilíbrio da biosfera, degeneração do solo e poluição do ar,’ (Marqui, 2011:7). 
Acrescentando as palavras do autor, as queimadas descontroladas contribuem para a degradação dos solos, destruição de infra-estruturas, perda de vidas humanas e animais, alteração climática e destruição de ecossistemas.
Para a saúde humana 
Segundo (Ribeiro e De Assunção, 2002) ‘nas queimadas são emitidos vários poluentes clássicos, entre eles NOX (Oxido de Nitrogénio), CO (Monóxido de Carbono), HC (Hidrocarbonetos) e material particulado, além de substâncias tóxicas’.
O efeito para a saúde humana de acordo com os autores pode ser agudo à saúde da população em geral, mas fica restrito àquelas pessoas mais próximas á área da queimada, e eles apontam como especial as que estejam actuando em seu combate. O efeito pode ir de intoxicação até a morte por asfixia, pela redução da concentração de oxigénio.
‘O facto das pessoas se sentirem «asfixiadas» quando presentes numa região de queimadas, onde o oxigénio é consumido rapidamente, faz com que adoptem autoprotecção e se dirijam para áreas menos críticas. Existem casos de queimadas de grande intensidade,que podem atingir áreas habitadas e ocasionar danos agudos ou mesmo irreparáveis, como mortes.
Fontes diferentes de poluição de ar geram emissões diferentes, que têm efeitos específicos sobre a saúde humana’ (Ribeiro e De Assunção, 2002).
Segundo Jornal o País (26 de Janeiro de 2010), relata que ‘os peritos de países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) defendem a necessidade de se criar sinergias no combate e controle das queimadas descontroladas para garantir uma vida sustentável dos recursos florestais da região. A mesma fonte avança ainda que as queimadas descontroladas têm como implicações a longo prazo o aumento da frequência de episódios como as secas, ciclones, cheias.’ 
2.4 Queimadas Descontroladas em Moçambique
Segundo (MICOA, 2007) ‘em Moçambique a área florestal tende a diminuir a um rítmo acelerado não só pelo aumento demográfico, derrube para fins agro-pecuários, mas também devido à prática de queimadas descontroladas. As queimadas ocorrem anualmente em todo território nacional, durante o período seco e no início das campanhas agrícolas e de caça.
Diante dos cenários que temos observado de queimadas descontroladas em todas as regiões do país, várias acções são realizadas no sentido de estancar essa problemática. Contudo, as acções que vem sendo levadas a cabo pelo Governo Moçambicano é ajudar as comunidades a entenderem que preservando o ambiente estarão elas próprias a contribuir para o sucesso da luta que se trava contra a pobreza. (Portal de Governo, 2008).
O Ministério da Agricultura (MINAG, 2011) estima que o prejuízo global causado por queimadas descontroladas em Moçambique foi de cerca de dois milhões de dólares norte-americanos. Citando ainda a mesma fonte, estima que o país perde anualmente cerca de 219.000 hectares de florestas, o equivalente a mais de 405.500 campos de futebol. As queimadas descontroladas são ainda apontadas como sendo a causa da devastação do ambiente, contribuindo desta forma para as mudanças climáticas.
Muitos são os hectares que estão destruídos pelo fogo descontrolado todos os anos, afectando habitações, celeiros e infra-estruturas públicas colocando em perigo a segurança alimentar e a segurança de pessoas e bens
(http://www.org.za/article/moambique-queimadas-descontroladas genderlinks).
Segundo a Vice-Ministra do Ambiente Ana Chichava, para sensibilizar as comunidades em relação a preservação do meio ambiente, existem no país programas escolares de plantio de árvores e concursos de promoção de programas de preservação ambiental, entre outras acções. 
A vice ministra acrescentou ainda que se o país não conseguir controlar, por exemplo, as queimadas estará a perder milhares de hectares de florestas, estas que servem de sustento para a maioria da população moçambicana. (Portal de governo, 2008).
2.5 Queimadas descontroladas & Aquecimento Global 
As queimadas liberam gases que contribuem para o efeito estufa e consequentemente para o aquecimento global, sendo esta prática a segunda no processo.
Metano (CH4)
60% da sua emissão no mundo é produzido da acção humana principalmente na agricultura. A liberação deste metano do sedimento é sugerida como possível causa do aquecimento global. 
Óxidos Nitrosos (N2O)
Assim como o metano, a origem dos óxidos nitrosos pode ser natural (como descargas eléctricas) ou antrópicas (queima da biomassa). Seu tempo de permanência na atmosfera vária de 120 a 175 anos, o que resulta em uma taxa anua de NO2 na atmosfera de cerca de cinco milhões de toneladas.
Com aumento de emissões de gases de efeito-estufa, gerado em grandes cidades e nas queimadas de florestas a temperatura no planeta tem aumentado paulatinamente. Exemplo: espécies que perdemos de gazelas e coelhos em Búzi, estamos a perder a biodiversidade desses animais.
2.6 Consequências do aquecimento global
Aumento do nível dos oceanos;
Crescimento e surgimento de desertos;
Aumento de furacões, tufões e ciclones;
Degelo;
Desertificação, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais;
Escassez da água;
Abundância de chuva, inundações, alteração de ecossistemas e redução da biodiversidade;
Destruição de espécies vegetais e animais;
Temperaturas altas e contaminação dos oceanos.
2.7 Metodologias
Segundo Gil (1999) citado por Medeiros (2003:13), para a realização de uma investigação científica deve-se levar em conta um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos, que permitem que os objectivos sejam alcançados. Este conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos chama-se de método científico.
2.8 Método bibliográfico
Através da leitura de alguns manuais disponíveis na internet e alguns ficheiros do módulo sobre queimadas descontroladas e aquecimento global que são citados no trabalho.
2.9 Materiais usados na Investigação
Para a realização deste trabalho, usou-se como materiais bloco de notas e esferográficas. Computador e flash para guardar informações importantes durante a pesquisa.
3. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
3.1 Conclusões 
  
James Lovelock apresenta o seu ponto de vista com relação ao estado em que a terra (Gaia) se encontra. Analisa os sintomas de superlotação desde o aquecimento global e a mudança do clima até o desmatamento e conclui que o planeta está doente. No entanto, precisa de uma intervenção para a sua cura.
De acordo com os estudos feitos, concluiu-se que a emissão de gases poluentes tem provocado efeito estufa e este fenómeno gera aquecimento global. No que diz respeito às queimadas descontroladas, tivemos que concluir que estão a contribuir em grande escala para o aquecimento global. Esta tomada de consciência levou-nos a pensar no que deve ser feito no sentido de colmatar a situação e salvar milhões de pessoas pobres que se encontram em situações difíceis devido ao aquecimento global do nosso planeta.  
No entanto, foram vários estudos que provaram a participação do homem nas actividades que perigam o nosso meio ambiente através das suas actividades diárias que acabam contribuindo para o aquecimento global.
Como todos sabem, as queimadas descontroladas emitem grandes quantidades de CO2 que cria uma espécie de telhado, como o de uma estufa, sobre a terra. 
Relativamente às hipóteses de pesquisa temos a afirmar que foram todas confirmadas. 
A primeira hipótese foi confirmada, pois conseguimos graças ao trabalho desenvolvido identificar as causas das queimadas descontroladas em Búzi e daí extrair estratégias para a sua diminuição. As estratégias que referimos estão explicitas dentro do nosso trabalho. Uma das estratégias consiste em mobilizar os protagonistas do acto a serem mais cuidadosos nas práticas das suas acções porque a maior parte deles são agricultores, pastores e carvoeiros. Os residentes foram informados sobre os impactos negativos que são trazidos com as queimadas descontroladas. Quanto à segunda hipótese também foi confirmada porque na verdade conseguimos consciencializar a população a não praticar queimadas descontroladas em Búzi evitando o aquecimento global.
4. RECOMENDAÇÕES 
Como forma de solucionar o problema de queimadas descontroladas em Búzi colocamos como medidas:
Os caçadores devem deixar de usar as práticas de queimadas para afugentar os animais;
Os carvoeiros devem parar de deixar o carvão aceso sem controle porque isso pode ocasionar queimadas descontroladas;
Os pastores devem definir-se em relação as suas práticas como confecção de alimentos na mata. Quando alguém deseja confeccionar alimentos deve tomar conta do fogo depois e não deixar o fogo aceso, porque pode causar queimadas descontroladas;
Os camponeses nas suas práticas diárias, devem ter muito cuidado em queimar os restos das plantas porque podem causar o desgaste do próprio solo e contribui para um aumento significativo de temperatura na atmosfera
Há uma necessidade de apostar na agricultura sustentável porque além de garantir a sustentabilidade ambiental aumenta a produçãoe produtividade agrícola.
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ALEXANDRIA. (2008) Revista de educação em ciências e tecnologia, v1, n2, P.107-120.
MEDEIROS, F. (2007) Guia para Elaboração de Monografias, 3ed. Instituto de ensino Superior FUCAPI
MICOA, 2007, Plano de Acção para a Prevenção e Controlo as Queimadas Descontroladas 2008-2018, 32 Secção do Conselho de Ministros. 
MILAZZO, A e CARVALHO, A, (2008) Revisão de Educação em Ciência e Tecnologia, vol.1, Nr. 2, p107-120
ODM, (2009) Ganhar a vida garantir a sustentabilidade ambiental edição Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Lisboa.
RIBEIRO. H, e ASSUNÇÃO. V, (2002) Efeitos das Queimadas na Saúde Humana, São Paulo vol.16 Nr. 44.
TAVARES. (2000) A Terra é viva? Hipóteses Gaia, Definições de vida.
LOVELOCK, J. (S/d) A vingança de Gaia, o que é Gaia PDF pág. 27-46.
	
Websites:
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1267284.html 3 de Setembro de 2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada
http://www.verdade.co.mz

Continue navegando