A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE ANÁLISE DE BALANÇO E GESTÃO DE CRÉDITO

Pré-visualização | Página 3 de 7

da empresa, isto é, quanto do capital da empresa é com recursos próprios (acionistas) e quanto é com recursos de terceiros (endividamento). Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas procuram fontes de financiamento externas (endividamento) para alavancar suas operações, permitindo assim o crescimento operacional. Nesse sentido, o crédito é peça fundamental para isso. CORRETA
II- O crédito é visto como grande apoio para permitir o crescimento das operações empresariais. O grande problema acontece quando a alavancagem vai além da capacidade financeira, logo, a empresa termina refinanciando suas dívidas. CORRETA
III- As empresas devem observar que há um nível de endividamento padrão e ideal para qualquer tipo de empresa, seja ela do setor comercial ou industrial. É importante que o gestor se mantenha sobre esse limite "ideal" de alavancagem financeira. ERRADA
IV- As empresas devem observar que não há um nível de endividamento ideal. A peça-chave é observar que os recursos de curto prazo sejam para financiar operações de curto prazo (capital de giro), e os recursos de longo prazo sejam para financiar operações de longo prazo. CORRETA
17-No estudo da contabilidade e suas demonstrações financeiras, regime de competência e regime caixa são expressões corriqueiras. Sob o método regime de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). No regime caixa, a contextualização não é a mesma, apresentando características e efeitos próprios. Sobre o modelo de regime caixa, analise as sentenças a seguir:
I- As receitas são reconhecidas no momento em que os recursos financeiros entram no caixa. CORRETA
II- As despesas são reconhecidas no momento em que os recursos financeiros saem do caixa. CORRETA
III- O regime caixa é o regime contábil no qual as receitas e as despesas são contabilizadas quando entram ou saem do caixa e não no momento em que são realizadas as compras ou as vendas. CORRETA
IV- Por regime caixa entende-se o momento em que são efetuadas as transações comerciais, que geram efeitos financeiros e fatos contábeis. ERRADA
18-Os futuros sócios de um empreendimento têm várias opções de sociedades empresariais para formalizar suas operações. A decisão dependerá do tamanho do negócio, as particularidades de tipo de sócios e do nível de risco. Levando em consideração as diferentes opções de sociedades empresariais, analise as sentenças a seguir:
I- Sociedade em Nome Coletivo é estruturada somente por pessoas físicas, que possuem responsabilidade solidária e ilimitada. CORRETA
II- Sociedade Limitada é estruturada por sócios com capital social e limitado, devendo responder de maneira limitada. ERRADA
III- Sociedade Limitada é feita por sócios com capital social e ilimitado, devendo responder de maneira ilimitada à participação de seu capital social, capital composto por quotas proporcionais ao capital dos sócios. ERRADA
IV- Sociedade Anônima é feita por sócios com capital social, devendo responder de maneira limitada à participação de seu capital social, capital social dividido em ações proporcionais ao capital dos sócios. CORRETA
19-As empresas dividem seus ativos em Ativo Circulante e em Ativo Não Circulante. No que tange ao Ativo Circulante, leva-se em consideração todas as operações até doze meses, e para que uma operação possa se registrar no Ativo Circulante, há a necessidade de considerar alguns critérios. Levando em consideração esses critérios para registro de Ativo Circulante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Quando um ativo fixo é considerado para liquidar e vender, logo, ele deverá ser considerado como Ativo Circulante.
( V ) Quando o ativo considera-se ser vendido ou consumido no ciclo normal do negócio da empresa.
( F ) Quando o ativo é caixa ou um papel financeiro com a finalidade de virar caixa até um prazo de vinte e quatro meses.
( V ) Quando o ativo é caixa ou um papel financeiro com a finalidade de virar caixa no percurso dos doze meses.
20-As instituições financeiras possuem linhas de crédito para seus clientes tanto para pessoa jurídica como para empresas. Essas linhas de crédito cobrem diversas necessidades de crédito dos clientes da rede bancária comercial do país, sendo que essas necessidades são fornecidas por meio de duas grandes modalidades de operações de crédito, linhas rotativas e linhas específicas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As linhas rotativas cobrem limites de crédito e abrangem necessidades de caixa com prazos e garantias definidas. E as linhas específicas cobrem necessidades gerais para empréstimos de longo prazo.
( ) As linhas rotativas cobrem necessidades específicas com valores, prazos e garantias diferenciadas. E as linhas específicas cobrem limites de crédito e abrangem necessidades de caixa.
( X ) As linhas rotativas cobrem limites de crédito, focando nas necessidades de caixa. E as linhas específicas cobrem necessidades específicas com valores, prazos e garantias diferenciadas.
( ) As linhas rotativas focam na gestão de refinanciamento dos limites de crédito, sempre e quando existirem as garantias respectivas.
21-Boa parte da análise de crédito vem do bom senso no processo de decisão. Isto quer dizer que o gestor de crédito não só deve fazer um relatório com todas as informações do sujeito de crédito, mas, sim, uma análise observando vários elementos, inter-relacionando o potencial de pagamento e as incertezas tanto internas como externas do sujeito de crédito. Isto pode ser feito por meio da análise dos 4 Cs de crédito. Sobre os 4 Cs, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Caráter.
II- Capacidade.
III- Capital.
IV- Condições.
( I ) Observa-se o comportamento histórico e todos os antecedentes de cumprimento das obrigações.
( III ) Observa-se o patrimônio do sujeito de crédito como um grande referente para o respaldo dos créditos deste.
( IV ) Observa-se os fatores externos e adversos que podem impactar nas atividades econômicas do devedor, logo, possuem risco ao pagamento do empréstimo.
( II ) Observa-se a habilidade de pagar, isto é, os meios de gerar caixa e fazer frente aos pagamentos da dívida.
22-A confiabilidade das demonstrações contábeis depende de diversos fatores, mas no contexto geral para poder gerar essa confiabilidade deve existir uma padronização e classificação das informações contábeis para fins de preparação da análise. Considerando a confiabilidade das demonstrações, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Para ter confiabilidade, deve existir qualidade nas informações contábeis; estas informações devem estar baseadas em relatórios precisos, auditados e atualizados.
( ) A confiabilidade é feita ao longo da vida útil da empresa, e é refletida no sucesso de suas atividades operacionais. Assim, cabe à gerência quais relatórios contábeis devem ser entregues aos auditores externos.
( ) Um dos elementos da confiabilidade é ter qualidade de análise com base em relatórios referenciais das atividades registradas e solicitadas pela administração.
( ) Os auditores externos demandam informações padrões em função das particularidades de cada empresa. Assim, a confiabilidade dependerá da qualidade desses relatórios entregues aos auditores externos.
23-Quando se analisa o balanço não é necessário elaborar um grande número de índices, o importante é focar nos índices relevantes aos objetivos da análise em questão. Neste sentido, deve-se preparar um grupo de índices de qualidade que estejam em função desses objetivos e conforme o nível desejado de profundidade. Como um todo, os índices são classificados em dois grandes grupos: índices de situação financeira

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.