Buscar

Análise da ETA no município de Antônio Martins

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise da ETA no município de Antônio Martins/RN
 O Presente estudo foi realizado no município de Antônio Martins/RN com o intuito de analisar o Sistema de Tratamento de Água (ETA) do município. Antônio Martins é um município localizado no interior do Estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente, na região geográfica imediata de Pau dos Ferros e região geográfica intermediária de Mossoró, Região Nordeste do País. Com uma população de 6 907 habitantes e densidade demográfica de 28,24 habitantes por km², ocupando uma área de aproximadamente 245 km², de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010).
A ETA é um instrumento de extrema relevância, pois auxilia o controle operacional do tratamento, resultando em um diagnóstico da atual situação operacional, bem como os termos de adequabilidade dos parâmetros hidráulicos e de qualidade da água, permitindo a correção de falhas, e consequentemente melhorando o desempenho e os parâmetros de qualidade da água (BRAGA, 2014). 
O abastecimento de água no município de Antônio Martins é realizado pela Bacia hidrográfica do Rio Apodi/Mossoro, através da exploração de manancial de superfície, Açude Porcos, pertencente à Bacia. E a concessionaria responsável pelo fornecimento de água é a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. 
A vazão máxima no município tem uma variável muito grande, pois tem o horário de pico (muito consumo de água). Então, a vazão é medida, através da vazão da bomba que é de 40 mil litros d’agua por hora, porém ela só funciona 6 horas por dia. Tendo uma área ocupada de 19 metros de comprimento e largura de 5 metros.
O processo de tratamento aplicado é do tipo convencional, com distribuição e fornecimento de água potável. O tratamento da água é realizado na adutora, e a concessionária Caern no município, realiza apenas a desinfecção, através do adicionamento de cloro ou via pastilhas.
Atualmente, no município a Caern está assoreada, devido à falta de manutenção ao longo anos, estão debatendo para chegar a uma conclusão de qual a melhor alternativa: reformar ou construir uma nova.
Tabela: Qualidade da água.
 
Fonte: Caern, 2018.
REFERÊNCIAS
BRAGA, Fernando Pinto. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA - MG. 2014. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Juiz de Fora,, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: <http://www.ufjf.br/engsanitariaeambiental/files/2014/02/TFC-Fernando-Pinto-Braga-2014.pdf>. Acesso em: 11 de julho de 2019.

Continue navegando