Buscar

empreendedorismo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Visão: deve antecipar o futuro sem esperar que os fatos o façam agir, mas prevendo acontecimentos e tomando decisões para continuar dominando a situação.
Preocupação com a ética e responsabilidade social: deve atuar em consonância com valores morais para que a empresa seja reconhecida como aquela que segue o bom caminho, visando o lucro sem prejudicar seus colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, acionistas e sempre respeitando os concorrentes.
Busca por constante atualização tecnológica: deve manter-se sempre nas fronteiras da tecnologia para levar a sua empresa a maior produtividade, maior qualidade e menores custos, oportunizando tudo isso em maior competitividade.
Inovação: manter-se antenado com o que há de novo para sempre ter diferenciais a apresentar aos seus clientes, saindo e permanecendo à frente no mercado.
Melhoria contínua: em produtos, processos e serviços a fim de manter-se no mercado, que está cada dia mais competitivo.
Manter as pessoas qualificadas e motivadas: pois devem entender que o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas e sem elas não há empresa.
Diante do descrito, fica evidente que o empreendedor precisa ter e ser algo a mais, o que Schneider e Castelo Branco definem como o empreendedor gestor, que deve possuir, segundo eles, as seguintes características:
Planejamento: preparar para ação e mediação de resultados; planos, programas, metas e objetivos ajudam a construir um ambiente sólido.
Criatividade: buscar o novo, as soluções para os problemas, as alternativas de combinações de produtos e serviços inovadores.
Inovação: criar novos produtos, processos e formas de negociar e empresariar.
Perseverança: não desistir diante dos primeiros obstáculos, visto que o trabalho será árduo e contínuo.
Otimismo: acreditar em seu próprio negócio e em suas potencialidades.

Outros materiais

Outros materiais