Questão situação de rua
22 pág.

Questão situação de rua


DisciplinaDireitos Humanos14.255 materiais49.162 seguidores
Pré-visualização6 páginas
Questão 1
Parcialmente correto
Atingiu 0,60 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para fixar alguns conceitos sobre a Política Nacional para população em situação de rua no Brasil, relacione o que aprendemos com seu respectivo significado.
	Faz parte da PNPSR como a instância de discussão e deliberação sobre as políticas públicas para a População em Situação de Rua no país. É coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e fazem parte dele: os ministérios com compõem a política nacional, comitês gestores locais; representações da sociedade civil como o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), representantes dos fóruns estaduais da população em situação de rua e da Pastoral Nacional do Povo da Rua da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e as redes de atendimento das várias políticas ofertadas pelos ministérios que compõem a Política Nacional.
	Resposta 1
	Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR) e também o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento (CIAMP-Rua).
	Resposta 2
	Considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória
	Resposta 3
	Pensada para ser um instrumento governamental que garanta acesso amplo, simples e seguro da população em situação de rua aos serviços, políticas públicas e programas oferecidos pelos ministérios que fazem parte dela. Defende pontos importantes defendidos como a garantia da participação e controle social da população em situação de rua, vistos como sujeitos políticos.
	Resposta 4
	Previsto no Decreto Nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, em seus artigos 7º e 15\u37e O Ministério dos Direitos Humanos é o responsável por sua implantação e pelo apoio na criação de Centros Estaduais para construir um diálogo constante com a população em situação de rua e com os catadores de materiais recicláveis onde atua.
	Resposta 5
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 3.
Decreto no. 7.053 de 23 de dezembro de 2009 que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR) e também o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento (CIAMP-Rua) é o instrumento legal que dá a base de atuação do poder público para com esta população, além de trazer a definição oficial do que seria a população em situação de rua. Uma boa compreensão de seus termos contribui para a implementação e o monitoramento da Política Nacional.
A resposta correta é: Faz parte da PNPSR como a instância de discussão e deliberação sobre as políticas públicas para a População em Situação de Rua no país. É coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e fazem parte dele: os ministérios com compõem a política nacional, comitês gestores locais; representações da sociedade civil como o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), representantes dos fóruns estaduais da população em situação de rua e da Pastoral Nacional do Povo da Rua da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e as redes de atendimento das várias políticas ofertadas pelos ministérios que compõem a Política Nacional. \u2192 Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR) e também o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento (CIAMP-Rua). \u2192 Decreto no. 7.053 de 23 de dezembro de 2009, Considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória \u2192 População em Situação de Rua, Pensada para ser um instrumento governamental que garanta acesso amplo, simples e seguro da população em situação de rua aos serviços, políticas públicas e programas oferecidos pelos ministérios que fazem parte dela. Defende pontos importantes defendidos como a garantia da participação e controle social da população em situação de rua, vistos como sujeitos políticos. \u2192 PNPSR, Previsto no Decreto Nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, em seus artigos 7º e 15\u37e O Ministério dos Direitos Humanos é o responsável por sua implantação e pelo apoio na criação de Centros Estaduais para construir um diálogo constante com a população em situação de rua e com os catadores de materiais recicláveis onde atua. \u2192 CNDDH.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Remover rótulo
Texto da questão
Complete a lacuna a seguir com uma das opções apresentadas:
O Resposta
  prevê que para ter uma real efetividade a Resposta
 deve ser implementada de modo descentralizado e articulado entre o Poder Executivo e os demais entes da federação que assinarem seu Termo de Adesão.
Feedback
Em seu segundo artigo o decreto 7.053/2009 indica a necessidade de a PNPSR ser implementada de modo descentralizado e articulado entre o Poder Executivo e os demais entes da federação que assinarem seu Termo de Adesão. Este termo define as atribuições e as responsabilidades que serão compartilhadas e indica a criação de comitês gestores intersetoriais do qual devem fazer parte representantes de todas as áreas relacionadas ao atendimento da população em situação de rua, com a participação de fóruns, movimentos e entidades representativas dessa população.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A partir do perfil da população em situação de rua, baseado nas pesquisas existentes, apresentado no módulo marque a única alternativa ERRADA:
 
a. Das pessoas em situação de rua identificadas na pesquisa do MDS percebeu-se uma predominância da presença de mulheres em situação de rua (82%) em relação aos homens na mesma situação. Esta população, segundo a pesquisa, é em sua maioria idosa e está fora da idade economicamente ativa, por isto não consegue obter renda. 
Das pessoas em situação de rua identificadas na pesquisa do MDS percebeu-se uma predominância da presença de homens em situação de rua (82%) em relação às mulheres na mesma situação. Esta população, segundo a pesquisa, é em sua maioria jovem e está em idade economicamente ativa.
b. Sobre o tempo de permanência nas ruas quase metade dos sujeitos entrevistados (48,4%) declarou que dormia nas ruas ou em algum albergue há mais de 2 anos e cerca de 30% há mais de 5 anos. Há também as pessoas em situação de rua desde seu nascimento, os filhos das famílias que estão há muito tempo nesta condição somavam em 2007 cerca de 1,3% dos entrevistados.
c. O relatório Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) elaborado em 2016 com base numa compilação dos dados gerados pelo Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), estimou a existência de 101.854 pessoas em situação de rua.
d. Segundo a pesquisa do MDS, em 2007 haviam no Brasil cerca de 31.922 adultos em situação de rua nos 71 municípios que foram pesquisados (sendo 48 municípios com mais de 300 mil habitantes e 23 capitais, independentemente do tamanho da população habitante). A este número obtido foram somados os dados que já existiam das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e São Leopoldo, que já haviam realizado pesquisas próprias. A partir deste somatório chegou-se a um total de aproximadamente 50.000 pessoas em situação de rua na época da pesquisa nacional.
e. Em relação à questão racial a pesquisa do MDS identificou que entre os entrevistados 39,1% se autoidentificaram como pardos, 29,5
Juliana
Juliana fez um comentário
O melhor de todos
0 aprovações
Carregar mais