Buscar

Tarefa 2 2

Prévia do material em texto

TAREFA 2.2
Consulte a Resolução 359/91 do Confea e redija um texto com as 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho explicando, ainda que preliminarmente, os significados das peças técnicas envolvidas a cada uma delas.
Por exemplo: no item 4 - Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;
Qual o significado de Vistoriar? É diferente de Inspecionar?
Por força dessa atribuição (4) o que o EST está apto a desenvolver e ser remunerado por isso?
Quais atribuições só são possíveis praticar se houver base em calculo diferencial, bem como o básico da graduação (física, química, calculo numérico, etc.)
A intenção nessa atividade é possibilitar que o EST tenha clara definição de suas atribuições, por isso, vale a pena pesquisar a semântica dessas palavras, pois muitos colegas desconhecem, confundem e até mesmo deixam de ganhar honorários por embaralhar essas 18 atribuições, abrindo espaços a leigos como médicos, advogados e técnicos exercer competências que são específicas e exclusivas da EST.
Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Supervisionar se aplica a dirigir, orientar ou inspecionar alguma atividade, de modo a acompanhar o que está sendo executado e avaliar o que já foi realizado. Coordenar tem relação com a organização daquilo que será realizado. Já em relação a orientar tecnicamente diz respeito ao fato de o EST ter o dever de explicar e esclarecer as normas de segurança do trabalho e o seu fiel cumprimento. 
Devido a isso o EST está capacitado a ocupar certos cargos de supervisor e coordenador de certos segmentos das empresas voltados a EST.
Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento
O EST deve analisar cada ambiente de trabalho e tomar as medidas necessárias a sua adequação ao trabalhador, na medida do aceitável. De modo que esses ambientes seja o menos perigoso possível a saúde do trabalhador, na medida do aceitável.
Dessa forma ele deve prover mecanismos e equipamentos especializados para avaliar e medir os níveis de ruídos, pressão que os trabalhadores podem vir a estar submetidos(dentro de um tubulão, por exemplo), vibração das ferramentas dos trabalhadores, incidência da radiação irradiante , poluição local; verificar se os equipamentos dos trabalhadores estão de acordo com as normas pertinentes e dentro dos padrões; equipamentos em conformidade com a ergonomia dos trabalhadores, etc.
Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos
Todas as atividades de uma empresa devem estar estruturadas no planejamento de um EST. De modo que todo trabalhador tenha um treinamento ou uma orientação suficiente a minimizar a possibilidade dos acidentes quando for executar suas atividades. Isso pode incluir palestras sobre os cuidados e uso adequado dos equipamentos ministradas pelo EST ou especialistas de saúde de outros setores.
4 - Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos
	Vistoria tem relação com a constatação de um fato através da descrição minuciosa dos elementos que constituem o elemento avaliado. Se o EST faz a vistoria de algo, ele é capaz de avaliar ou arbitrar o valor de determinado bem. Pericia tem relação com o fato de o EST apurar as causas que levaram a algum evento. O EST usando de equipamentos especializados e profissionais de saúde pode avaliar os mais diversos riscos que um trabalhador pode esta sujeito: níveis de ruídos, pressão que os trabalhadores podem vir a estar submetidos(dentro de um tubulão, por exemplo), vibração das ferramentas dos trabalhadores, incidência da radiação irradiante , poluição local; os riscos químicos e biológicos.
5-Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custo; 
O EST deve analisar todos as possibilidades de riscos de todo o tipo que pode sujeitar o trabalhador; propor maneiras de evitar ou atenuar esses riscos na medida do aceitável e propor uma forma de avaliar e contabilizar as principais causas de enfermidades geradas pelo ambiente do trabalho ao trabalhador.
6 - Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho, zelando pela sua observância
O EST deve criar regulamentos internos dentro das empresas que orientarão a mesma e os trabalhadores a cumprirem os padrões para a segurança e saúde de todos. Cada empresa possui a sua peculiaridade em relação aos riscos. O EST deve avaliar esses riscos e criar normas orientadoras para todos que circulam nesses ambientes para não correrem riscos ou atenuarem os mesmos.
7 - Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalação e equipamentos, opinando do ponto de vista da Engenharia de Segurança;
O EST deve elaborar projetos relacionados a segurança e saúde do trabalhador e acompanhar os outros projetos verificando se estão de acordo com a EST.
8-Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de segurança
O EST deve analisar cada detalhe do ambiente de trabalho e verificar todos os riscos nele envolvidos: incluindo as máquinas (a carga que essa exerce sobre o usuário e o quanto pode desgastá-lo), os equipamentos individuais ou coletivos se estão de acordo com o risco que o usuário vem a se expor e se estão em boa qualidade de utilização. Se for o caso o EST deve elaborar projetos de equipamentos de segurança para determinada função em questão, através de conhecimentos próprios ou através de profissionais de outras áreas.
9 - Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes;
O EST além de projetar os sistemas de proteção contra incêndio, no sentido de detalhar onde deve ficar cada equipamento, extintor, etc; deve também elaborar palestras, treinamentos e simulações sobre como proceder durante o incêndio ou durante um acidente laboral, relacionados a utilização dos primeiros socorros, etc.
10 - Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a segurança do Trabalho, delimitando áreas de periculosidade.
Obviamente que as áreas de riscos devem ser bem sinalizadas e delimitadas por barreiras, quando possível. O EST deve orientar os trabalhadores dessas áreas sobre os riscos ali presentes.
11 - Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio, assegurando-se de sua qualidade e eficiência;
O EST deve verificar a autenticidade dos EPI e coletivos: se possuem o Certificado de Aprovação – CA, se os materiais constituintes são realmente de boa qualidade e apropriado para o risco que o usuário estará exposto. Se estão em perfeito estado de funcionamento, etc.
12 - Opinar e participar da especificação para aquisição de substâncias e equipamentos cuja manipulação, armazenamento, transporte ou funcionamento possam apresentar riscos, acompanhando o controle do recebimento e da expedição; 
Todo equipamento e substâncias que podem gerar riscos de acidentesou a saúde do trabalhador deve ser monitorada pelo EST na aquisição, entrega e utilização dos trabalhadores para evitar que os trabalhadores manipulem substâncias ou equipamentos nocivos à saúde, ou para evitar acidentes na hora da carga\descarga.
13 - Elaborar planos destinados a criar e desenvolver a prevenção de acidentes, promovendo a instalação de comissões e assessorando-lhes o funcionamento; 
O EST deve trabalhar em conjunto com as comissões internas de prevenção de acidentes- CIPAs que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.Também deve participar no planejamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) que é um evento que consiste em orientar e informar através de palestras, panfletos, etc, temas relacionados a acidentes e doenças do trabalho.
Há também o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) que são diversos profissionais de várias áreas e finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores. O EST deve trabalhar em conjunto com esses também.
14 - Orientar o treinamento específico de Segurança do Trabalho e assessorar a elaboração de programas de treinamento geral, no que diz respeito à Segurança do Trabalho;
O EST deve assegurar que cada profissional tenha o treinamento e os cuidados específicos de sua área: trabalhos com escavação, em altura, eletricidade, etc. 
15 - Acompanhar a execução de obras e serviços decorrentes da adoção de medidas de segurança, quando a complexidade dos trabalhos a executar assim o exigir; 
O EST dentro de situações que envolva risco, como guindastes operando sobre ventanias, deve acompanhar de perto e verificar através dos equipamentos específicos se a velocidade do vento, ou da água, a temperatura , a pressão estão de acordo com a atividade correspondente.
16 - Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes desses exercícios; 
O EST deve auxiliar nos requisitos exigidos para correto e seguro desempenho para cada tipo de função. Se o funcionário vai proceder a escavação de tubulão, o mesmo deve ter tido um curso próprio de escavação, se vai trabalhar em altura, o funcionário deve ter esse curso.

Continue navegando