Buscar

Tarefa 2 2 - 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TAREFA 2.2
Consulte a Resolução 359/91 do Confea e redija um texto com as 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho explicando, ainda que preliminarmente, os significados das peças técnicas envolvidas a cada uma delas.
Por exemplo: no item 4 - Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;
A intenção nessa atividade é possibilitar que o EST tenha clara definição de suas atribuições, por isso, vale a pena pesquisar a semântica dessas palavras, pois muitos colegas desconhecem, confundem e até mesmo deixam de ganhar honorários por embaralhar essas 18 atribuições, abrindo espaços a leigos como médicos, advogados e técnicos exercer competências que são específicas e exclusivas da EST.
1. Supervisionar, coordenar e orientar os serviços de Engenharia de Segurança Trabalho.
Ser o responsável por orientar, dirigir, controlar um trabalho ou atividade da Engenharia de Segurança de Trabalho, que é a execução das atribuições do EST.
2. Planejar e desenvolver gerenciamento e controle de riscos.   
Entender e levantar os riscos presentes em uma atividade e partir deste levantamento, elaborar um plano concernente ao meio envolvido e de forma que seja possível transmitir as pessoas a melhor forma de minimizar e controlar os riscos, em todas as etapas do processo.
3. Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos.
No ato do serviço/vistoria, verificar todas as instalações e equipamentos presentes, e averiguar se o local promove segurança aos trabalhadores e se os equipamentos estão em condições de uso, seguindo os padrões demandados, seja as orientações de uso do fabricante e seus parâmetros de qualidade, ou seja as normativas vigentes para os mesmos.
4. Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição e agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos.
· Qual o significado de Vistoriar? É diferente de Inspecionar?
As duas palavras tem praticamente o mesmo significado, mas entendo que a vistoria esta mais direcionada a parte de acompanhar o desenvolvimento de uma operação padronizada e que deve seguir algumas etapas, de forma a verificar sua conformidade e Inspecionar remete a uma avaliação, seja qualitativa ou quantitativa, de modo que sejam realizados testes de modo que seja possível encontrar um erro e realizar os devidos ajustes ou somente para avaliar se está tudo funcionando de acordo com o esperado e sem falhas.
· Por força dessa atribuição (4) o que o EST está apto a desenvolver e ser remunerado por isso?
Sim, o profissional EST está apto a avaliar uma situação local, elencar os riscos, perigos, equipamentos e demais fatores indicativos de segurança e saneabilidade do local como um todo, e a partir da delimitação de todos os indicativos necessários, realizar a formalização em um documento, seja como apenas um parecer para embasar decisões, ou um laudo que trará informações mais concisas acerca do objeto avaliado. Esta apto também a delimitar os procedimentos e práticas que deverão ser adotados para que haja controle sobre grau de exposição e agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos a todos envolvidos no meio.
· Quais atribuições só são possíveis praticar se houver base em calculo diferencial, bem como o básico da graduação (física, química, calculo numérico, etc.)
Acredito que todo o arcabouço técnico-teórico adquirido na base da graduação em engenharia, que é prioritariamente exata, proporciona ao profissional a execução de atividades lógicas e avaliativas, sejam elas quantitativas ou qualitativas, resultando no sucesso do tratamento desses dados e exposição deles, de forma que todos os indicadores são mensurados e em conjuntos formam os planos, projetos e programas que tem por objetivo a minimização de impactos, sejam eles sociais, ambientais ou econômicos.
5. Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custos.
É o trabalho a ser desenvolvido in loco, seguindo legislações, normas e padrões técnicos para operação de uma atividade ou equipamento.
6. Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho, zelando pela sua observância.
A partir da análise da situação local, prescrever a resolução do problema, através de políticas, programas, normas, ou qualquer prática necessária a adequação da situação em questão.
7. Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalações e equipamentos, opinando do ponto de vista da Engenharia de Segurança.
Está aqui uma das atribuições que mais remetem a engenharia, pois trata sobre elaboração de sistemas e projetos a serem implementados em situações que possuem instalações e equipamentos, com o objetivo de garantir uma maior segurança aos envolvidos.
8. Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de Segurança.
Trata-se da inspeção de equipamentos e a averiguação com os parâmetros e normas existentes que objetivam um menor índice de acidentes e riscos aos envolvidos.
9. Projetar sistemas de proteção contra incêndio, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes.
As atividades que envolvem operações que há presença de fogo, possuem um risco mais alto, então é primordial a atribuição do profissional EST para minimizar os riscos que esta atividade promove a todas as pessoas e ambiente ao entorno, seja no projeto de sistemas de proteção/controle, seja na coordenação das atividades que já apresentam o risco evidente, como o próprio incêndio ou até salvamento e outras emergências que o fogo causa, levando a catástrofes.
10. Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a Segurança do Trabalho, delimitando áreas de periculosidade.
Ser apto a vistoriar e delimitar as áreas que oferecem maior e/ou menor risco ao trabalhador e ao meio ambiente.
11. Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio, assegurando-se de sua qualidade e eficiência.
Conhecer os equipamentos de proteção coletiva e individual, de modo que seja possível delimitar quais situações demandam cada tipo de equipamento de forma que os riscos sejam minimizados, além de determinar a periodicidade de troca e substituição de cada equipamento, de acordo com a sua qualidade e eficiência.
12. Opinar e participar da especificação para aquisição de substâncias e equipamentos cuja manipulação, armazenamento, transporte ou funcionamento possam apresentar riscos, acompanhando o controle do recebimento e da expedição.
Conhecer as substancias que possuem um maior potencial causador de riscos e dominar as práticas necessárias para sua logística, armazenamento e utilização, de modo a instruir os trabalhadores envolvidos no seu manuseio, mitigando os riscos potenciais.
13. Elaborar planos destinados a criar e desenvolver a prevenção de acidentes, promovendo a instalação de comissões e assessorando-lhes o funcionamento.
Realizar o diagnóstico e prognóstico de uma atividade ou ambiente, elencando os riscos potenciais, de modo que seja planejado todas as práticas e medidas necessárias à sua mitigação e/ou remediação em caso de sinistros.
14. Orientar o treinamento específico de segurança do trabalho e assessorar a elaboração de programas de treinamento geral, no que diz respeito à Segurança do Trabalho.
Ser apto a transmitir todo o conhecimento da Segurança do Trabalho a terceiros, de modo que, seja facilmente entendido a importânciae as etapas de cada procedimento que demanda aplicação no local, de forma a garantir a segurança dos envolvidos.
15. Acompanhar a execução de obras e serviços decorrentes da adoção de medidas de segurança, quando a complexidade dos trabalhos a executar assim o exigir.
Vistoriar e inspecionar a operação de serviços que demandem a execução de planos de segurança por trabalhadores e equipes, de modo que sejam seguidos todas as etapas e procedimentos necessários para a execução da atividade com maior segurança.
16. Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes desses exercícios.
Avaliar a execução dos serviços e elencar as práticas e equipamentos necessários para minimização dos riscos e sinistros.
17. Propor medidas preventivas no campo de Segurança do Trabalho, em face do conhecimento da natureza e gravidade das lesões provenientes do Acidente de Trabalho, incluídas as doenças do trabalho.
Determinar quais as medidas devem ser seguidas para evitar e minimizar os eventos que causam danos à saúde do trabalhador.
18. Informar aos trabalhadores e à comunidade, diretamente ou por meio de seus representantes, as condições que possam trazer danos à sua integridade.
Fazer conhecido aos envolvidos, as situações de periculosidade e risco aos responsáveis pela execução de uma atividade/serviço.

Continue navegando

Outros materiais