Buscar

ANÁLISES TEÓRICAS (FORÇA, CAMPO, POTENCIAL e ENERGIA POTENCIAL ELÉTRICOS)

Prévia do material em texto

ANÁLISES TEÓRICAS
FORÇA ELÉTRICA
A força elétrica é diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas elétricas, ou seja, se as cargas elétricas aumentam a força elétrica aumentará proporcionalmente e se as cargas elétricas diminuírem a força elétrica também diminuirá.
Ex 1: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma força elétrica F, se triplicarmos uma das cargas elétricas e mantivermos a outra carga elétrica e a distância a força elétrica ficará 3 vezes maior.
Ex 2: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma força elétrica F, se diminuirmos uma das cargas elétricas pela metade e mantivermos a outra carga elétrica e a distância a força elétrica ficará 2 vezes menor.
Ex 3: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma força elétrica F, se dobrarmos uma das cargas elétricas, triplicarmos a outra carga elétrica e mantivermos a distância a força elétrica ficará 6 vezes maior.
Ex 4: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma força elétrica F, se dobrarmos uma das cargas elétricas, diminuirmos a outra carga elétrica pela metade e mantivermos a distância a força elétrica permanecerá a mesma.
Ex 5: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma força elétrica F, se quadruplicarmos uma das cargas elétricas, diminuirmos a outra carga elétrica pela metade e mantivermos a distância a força elétrica ficará 2 vezes maior.
Ex 6: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma força elétrica F, se quadruplicarmos uma das cargas elétricas, diminuirmos a outra carga elétrica 8 vezes e mantivermos a distância a força elétrica ficará 4 vezes menor.
Ex 7: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma força elétrica F, se diminuirmos uma das cargas elétricas pela metade, diminuirmos 4 vezes a outra carga elétrica e mantivermos a distância a força elétrica ficará 8 vezes menor.
A força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância, ou seja, se a distância aumenta a força elétrica diminui o seu quadrado e se a distância diminui a força elétrica aumenta o seu quadrado.
Ex 1: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 geram uma força elétrica F quando colocadas a uma distância d uma da outra, se quadruplicamos essa distância e mantivermos as cargas elétricas a força elétrica ficará 16 vezes menor.
Ex 2: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 geram uma força elétrica F quando colocadas a uma distância d uma da outra, se diminuirmos essa distância pela metade e mantivermos as cargas elétricas a força elétrica ficará 4 vezes maior.
PS: A força elétrica é diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância.
CAMPO ELÉTRICO
O campo elétrico é diretamente proporcional ao módulo da carga elétrica, ou seja, se a carga aumentar o campo elétrico aumentará proporcionalmente e se a carga diminuir o campo elétrico também diminuirá.
Ex 1: Uma carga elétrica Q gera um campo elétrico E quando colocadas a uma distância d de um dado ponto, se triplicarmos a carga elétrica e mantivermos a distância o campo elétrico ficará 3 vezes maior.
Ex 2: Uma carga elétrica Q gera um campo elétrico E quando colocadas a uma distância d de um dado ponto, se diminuirmos 5 vezes a carga elétrica e mantivermos a distância o campo elétrico ficará 5 vezes menor.
O campo elétrico é inversamente proporcional ao quadrado da distância, ou seja, se a distância aumenta o campo elétrico diminui o seu quadrado e se a distância diminui o campo elétrico aumenta o seu quadrado.
Ex 1: Uma carga elétrica Q gera um campo elétrico E quando colocadas a uma distância d de um dado ponto, se aumentarmos 5 vezes essa distância e mantivermos a carga elétrica o campo elétrico ficará 25 vezes menor.
Ex 2: Uma carga elétrica Q gera um campo elétrico E quando colocadas a uma distância d de um dado ponto, se diminuirmos essa distância 3 vezes e mantivermos a carga elétrica o campo elétrico ficará 9 vezes maior.
PS: O campo elétrico é diretamente proporcional ao módulo da carga elétrica e inversamente proporcional ao quadrado da distância.
ENERGIA POTENCIAL ELÉTRICA
A energia potencial elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas, ou seja, se as cargas elétricas aumentam a energia potencial elétrica aumentará proporcionalmente e se as cargas elétricas diminuírem a energia potencial elétrica também diminuirá.
Ex 1: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se triplicarmos uma das cargas elétricas e mantivermos a outra carga elétrica e a distância a energia potencial elétrica ficará 3 vezes maior.
Ex 2: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se diminuirmos uma das cargas elétricas pela metade e mantivermos a outra carga elétrica e a distância a energia potencial elétrica ficará 2 vezes menor.
Ex 3: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se dobrarmos uma das cargas elétricas, triplicarmos a outra carga elétrica e mantivermos a distância a energia potencial elétrica ficará 6 vezes maior.
Ex 4: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se dobrarmos uma das cargas elétricas, diminuirmos a outra carga elétrica pela metade e mantivermos a distância a energia potencial elétrica permanecerá a mesma.
Ex 5: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se quadruplicarmos uma das cargas elétricas, diminuirmos a outra carga elétrica pela metade e mantivermos a distância a energia potencial elétrica ficará 2 vezes maior.
Ex 6: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se quadruplicarmos uma das cargas elétricas, diminuirmos a outra carga elétrica 8 vezes e mantivermos a distância a energia potencial elétrica ficará 4 vezes menor.
Ex 7: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se diminuirmos uma das cargas elétricas pela metade, diminuirmos 4 vezes a outra carga elétrica e mantivermos a distância a energia potencial elétrica ficará 8 vezes menor.
A energia potencial elétrica é inversamente proporcional à distância, ou seja, se a distância aumenta a energia potencial elétrica diminui proporcionalmente e se a distância diminui a energia potencial elétrica aumenta proporcionalmente.
Ex 1: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se quadruplicamos a distância e mantivermos as cargas elétricas a energia potencial elétrica ficará 4 vezes menor.
Ex 2: Duas cargas elétricas Q1 e Q2 colocadas a uma distância d uma da outra geram uma energia potencial elétrica Epot, se diminuirmos a distância pela metade e mantivermos as cargas elétricas a energia potencial elétrica ficará 2 vezes maior.
PS: A energia potencial elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas e inversamente proporcional à distância.
POTENCIAL ELÉTRICO
O potencial elétrico é diretamente proporcional a carga elétrica, ou seja, se a carga aumentar o potencial elétrico aumentará proporcionalmente e se a carga diminuir o potencial elétrico também diminuirá.
Ex 1: Uma carga elétrica Q gera um potencial elétrico V quando colocada a uma distância d de um dado ponto, se triplicarmos a carga elétrica e mantivermos a distância o potencial elétrico ficará 3 vezes maior.
Ex 2: Uma carga elétrica Q gera um potencial elétrico V quando colocada a uma distância d de um dado ponto, se diminuirmos 5 vezes a carga elétrica e mantivermos a distância o potencialelétrico ficará 5 vezes menor.
O potencial elétrico é inversamente proporcional à distância, ou seja, se a distância aumenta o potencial elétrico diminui proporcionalmente e se a distância diminui o potencial elétrico aumenta proporcionalmente.
Ex 1: Uma carga elétrica Q gera um potencial elétrico V quando colocada a uma distância d de um dado ponto, se aumentarmos 5 vezes a distância e mantivermos a carga elétrica o potencial elétrico ficará 5 vezes menor.
Ex 2: Uma carga elétrica Q gera um potencial elétrico V quando colocada a uma distância d de um dado ponto, se diminuirmos essa distância 3 vezes e mantivermos a carga elétrica o potencial elétrico ficará 3 vezes maior.
PS: O potencial elétrico é diretamente proporcional a carga elétrica e inversamente proporcional à distância.

Mais conteúdos dessa disciplina