Buscar

APOL 1 ESCULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura PG 246
Considere o trecho a seguir: 
“José Resende, aprofundando sua concepção de arte como uma forma específica de pensamento, a exigir uma leitura especializada, seria o responsável pela introdução de novos materiais no campo da escultura, como parafina, vidro, borracha, couro, chumbo, feltro, cobre, tecido, breu e mesmo elementos líquidos, exercendo, como consequência, uma considerável influencia sobre os novos escultores brasileiros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAIS Frederico. O campo tridimensional: esculturas, relevos, objetos e instalações. In: FABRIS, A. (Org.). Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural; Cosac & Naify, 1999. p. 236. 
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a obra de José Resende leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(V ) José Resende explora as potencialidades expressivas dos diversos materiais empregados como pedras, tubos de cobre, lâminas de chumbo, cabos de aço, chapas e ampolas de vidro, além de utilizar também líquidos, como mercúrio, água e tinta sépia.
( F ) No Brasil a ruptura significativa com os suportes e as categorias tradicionais da arte, a negação do sistema de valores, regras, técnicas e programas disciplinares só acontece no século XXI.
( ) A partir da ruptura com os suportes há arte feita fora dos limites de paredes, colocada em contato com o meio ambiente e se utilizando dos materiais encontrados na natureza para que, então, o tempo se encarregue do seu fim.
( ) A produção mais característica de José Resende procura dar relevância aos elementos empregados e às relações destes com o espaço, em lugar de utilizá-los apenas como suporte para formas convencionais. Seus trabalhos distinguem-se ainda pelas articulações plásticas tensas que criam: torções, curvas e nós, que sugerem um equilíbrio precário, uma sensação de movimento ou deslocamento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V - F - V - F
	
	B
	V - V - F - F
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - F - V - V
	
	E
	F - V - F - V
Questão 2/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere o seguinte trecho sobre a escultura cinética:  PAG 210 / 215
“Foi inspirado nas obras abstratas de Piet Mondrian (1872-1944) que o americano Alexander Calder (1898-1976) imaginou suas esculturas verticais suspensas, cinéticas e coloridas, feitas de placas geométricas de metal, hastes e arame”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 447. 
A partir deste texto e dos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as seguintes afirmativas sobre a escultura cinética:
I. Nas esculturas de Alexander Calder o ar produz efeitos espontâneos, ao contrário das obras movidas mecanicamente, nas quais a sequência dos movimentos é previamente programada e, consequentemente, controlada.
II. As obras de Alexander Calder que passaram a ser conhecidas como móbiles são peças suspensas, que se movem apenas com a ação natural do vento.
III. Em 1920 Man Ray construiu uma peça móvel, de papel, em forma de espiral. É uma obra que tem as características e antecede as obras de Alexander Calder, que passaram a ser conhecidas como móbiles.
IV. Na década de 1950 ficou conhecido um grupo de jovens artistas alemães, o grupo Zero, que produziu inúmeras obras cinéticas.
V. No Brasil podemos citar como exemplos de artistas que produziram obras cinéticas Victor Brecheret e Bruno Giorgi. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e V.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I, II, III e IV.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I, II, III, IV e V.
Questão 3/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura PG 158 A 159
Leia o seguinte trecho sobre a escultura brasileira no século XX: 
“Persistem os escultores ainda preocupados com o figurativo, apesar de distingui-lo em variadas e até extravagantes interpretações [...] especialmente na escultura, desvinculada, como de resto aconteceu no estrangeiro, de qualquer ligação com a tradição [...] agora nosso excurso vai assinalar novos modos – não fechados em um sistema científico – pois os números das tendências dificultam a interpretação e complicam uma possível definição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris, 1989. p. 66. 
Considerando este trecho de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir sobre a escultura brasileira no século XX e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(V ) No início do século XX, os escultores brasileiros começaram a apresentar obras de estilo mais informal, deixando a temática figurativa, tornando-se mais abstratos.
( F) Pernambuco foi o grande centro motivador para os escultores do início do século XX como o artista Victor Brecheret (1894-1955), que veio da Argentina para Recife ainda criança.
(V ) A industrialização, os progressos científicos e tecnológicos provocavam mudanças no modo de vida e no pensamento no início do século XX. O modernismo traz a negação dos padrões antigos, para expressar uma nova linguagem, condizente com os novos tempos.
( V) As transformações das artes visuais no Brasil ocorreram de forma diferente da transição europeia. A mudança não se deu de modo linear, mas sem dúvida o grande impulso foi o evento da Semana de Arte Moderna de 1922. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
	
	A
	V - F - V - F
	
	B
	V - V - F - F
	
	C
	F - V - F - V
	
	D
	V - F - V - V
	
	E
	F - V - F - F
Questão 4/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura PG 221 A 222
Considere a citação a seguir: 
“O termo Happening é gerado na ação e, como tal, não pode ser reproduzido. Seu modelo primeiro são as rotinas e, com isso, ele borra deliberadamente as fronteiras entre arte e vida. É uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3647/happening. Acesso em 12 de  jan. 2017. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais leia as afirmações acerca do happening:
( V) Allan Kaprow desenvolveu uma teoria sobre o modo como a experiência da realidade pode enriquecer a arte e a vida e criou o termo happening (“acontecimento”).
( V) O primeiro happening executado por Kaprow foi o 18 happenings em 6 partes (1959).
(F ) O conceito de happening envolve o desenvolvimento de um roteiro prévio o que permite que a ação seja executada mais de uma vez.
V( ) Wolf Vostell realizou um happening em 1963 no qual provocou a colisão entre uma locomotiva e um automóvel Mercedes. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV.
	
	B
	I e III.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura PG 47 A 48
Atente para a seguinte citação: 
“A importância de Rodin para os escultores que vieram depois dele não está tanto em sua fidelidade à experiência visual [...] mas exclusivamente na integridade dos meios técnicos que empregou, a confiança quase cega em suas ferramentas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HEAD, Herbert. Escultura moderna – uma história concisa.  São Paulo: Martins Fontes, 2003.p.10. 
De acordo com a citação e os conteúdos trabalhados no livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a técnica escultórica da obra de August Rodin, assinale a alternativa correta:A
	Rodin deixava suas obras com um aspecto inacabado e esboçado, representando momentos fugazes, retratando a vida cotidiana em seus pequenos gestos.
	
	B
	O escultor incorporou em suas criações os princípios da arte clássica – rigor técnico e superfícies extremamente polidas.
	
	C
	Uma inovação significativa em comparação com os temas históricos, na obra de Rodin se deve ao fato de utilizar temas mitológicos ou alegóricos do neoclassicismo.
	
	D
	A modernidade de Rodin reside em seus temas abstratos.
	
	E
	A obra de Rodin, caracteristicamente neoclássica, representa figuras e grupos de modo a serem vistos de um único ponto.

Continue navegando