Buscar

Tecnologia BIM

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL UDF
DANIELA MARIA WERLANG SOARES
KÁTIA GONÇALVES ARAGÃO
VICTÓRIA VASCONCELOS AMORIM
TECNOLOGIA BIM – MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO
Brasília
2019
Tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção)
O BIM (Building Information Modeling) se refere a uma tecnologia que possibilita elaborar simulações digitais através da junção de todas as informações inerentes a um projeto de arquitetura/construção, gerando um modelo central, no qual estarão as informações a respeito de geometria, detalhes construtivos, especificações de componentes, preços, fornecedores, comportamento e resistência dos materiais, além de topografia, posição, iluminação solar. Assim, o BIM desenvolve modelos contendo as informações importantes para as etapas que vão desde a fase de projetos até o uso e manutenção da edificação.
Essa tecnologia se difere dos programas como Revit, ArchiCAD, AllPlan, pois é um sistema de trabalho e não um software. Os programas como Revit são softwares onde o sistema de trabalho BIM pode ser executado. Assim sendo, eles se complementam. A diferença é que o sistema BIM incorpora a quarta e a quinta dimensões (tempo e custos), enquanto os softwares citados anteriormente são no máximo 3D. Percebe-se, então, que esse sistema é a reunião da tecnologia dos softwares com uma organização das informações de forma eficiente, gerando um modelo central.
Assim, o BIM possibilita o gerenciamento das informações durante todo o projeto, através do qual se automatiza processos de programação, detalhes do projeto, documentos, aspectos da fabricação, administração da construção, operação e manutenção, dentre outros pontos, o que facilita o desenvolvimento e a execução do projeto. Ainda, esse sistema possibilita que haja integração entre as etapas do projeto, já que uma alteração em um ponto, modifica em todos os demais pontos que dependam dele.
Ademais, a NBR 15.575 estabelece quatro métodos de avaliação de desemprenho das edificações. Três desses métodos são anteriores à construção física em si. Dessa forma, a tecnologia BIM pode auxiliar essa avaliação de desempenho nesses três tipos de métodos, cooperando para antecipar o desempenho potencial da edificação.
Entretanto, ainda existe certa dificuldade em utilizar essa tecnologia, muitas vezes por falta de conhecimento e por questões financeiras, já que a tecnologia é cara. Ainda, existe também a dificuldade com relação à integralidade do sistema, ou seja, que todos os envolvidos no projeto integrem suas informações de forma eficaz e no tempo certo.
Referências bibliográficas
CAU/BR. 7 Coisas que arquitetos e urbanistas precisam saber sobre a tecnologia BIM. 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/895080/7-coisas-que-arquitetos-e-urbanistas-precisam-saber-sobre-a-tecnologia-bim>. Acesso em 23 de maio de 2019.
DEGASPERI, Anderson Borges; NETO, Evilazio Martins; DEGASPERI, Fernanda L. Rocha; AGUIAR, Francisco de Amorim; VIVAS, Daniel Rizzo. Estudo da Tecnologia BIM e os desafios para sua implantação. Revista Espaço Acadêmico, Espírito Santo, v. 7, nº 2, p. 81-93, 2018. Disponível em: <https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/revista-espaco-academico-v07-n02-artigo-05.pdf>. Acesso em: 27 de maio de 2019.
Eastman, C., Teicholz, P., Sacks, R. and Liston, K. (2011) BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers, and Contractors. John Wiley & Sons, Hoboken.
FRANCO, José Tomás. O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente? [¿Qué es BIM y por qué parece ser fundamental en el diseño arquitectónico actual?] 09 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo). Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/888814/o-que-e-o-bim-e-por-que-ele-e-fundamental-nos-projetos-arquitetonicos-atualmente> ISSN 0719-8906. Acesso em: 23 de maio de 2019.
JUNIOR, João Soliman. Projeto de edificações com uso de bim: Potencialidades e diretrizes básicas de modelagem visando ao atendimento a especificações de desempenho. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. P. 76. Graduação (Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Civil), Porto Alegre, 2015.
MÜLLER, Leandro Sander. Utilização da tecnologia BIM (Building Information Modeling) integrado a planejamento 4D na construção civil. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. P. 96. Graduação (Escola Politécnica de Engenharia Civil), Rio de Janeiro, 2015.

Continue navegando