Buscar

art nouveau

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
HISTÓRIA DO DESIGN
SINARA MARIA BOONE
ÂNGELA STOCCO MASCHIO
ART NOUVEAU
 	Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo, e que interessa mais de perto às Artes Aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras. O termo tem origem na galeria parisiense L'Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. O projeto de redecoração da casa de Bing por arquitetos e designers modernos é apresentado na Exposição Universal de Paris de 1900, Art Nouveau Bing, conferindo visibilidade e reconhecimento internacional ao movimento. O art nouveau dialoga mais decididamente com a produção industrial em série. Os novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento), assim como são valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. Nesse sentido, o estilo acompanha de perto os rastros da industrialização e o fortalecimento da burguesia.
 	O art nouveau se insere no coração da sociedade moderna, reagindo ao historicismo da Arte Acadêmica do século XIX e ao sentimentalismo e expressões líricas dos românticos, e visa adaptar-se à vida cotidiana, às mudanças sociais e ao ritmo acelerado da vida moderna. Mas sua adesão à lógica industrial e à sociedade de massas se dá pela subversão de certos princípios básicos à produção em série, que tende aos materiais industrializáveis e ao acabamento menos sofisticado. A "arte nova" revaloriza a beleza, colocando-a ao alcance de todos, pela articulação estreita entre arte e indústria.
 	A fonte de inspiração primeira dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando os contornos das formas e o sentido da construção. Os arabescos e as curvas, complementados pelos tons frios, invadem as ilustrações
 	No Brasil, observam-se leituras e apropriações de aspectos do estilo art nouveau na arquitetura e na pintura decorativa. 
LOUIS COMFORT TIFFANY(1848-1933)
Louis Comfort Tiffany  foi um artista, designer de interiores e empresário norte-americano, mais conhecido por seu trabalho com janelas e lâmpadas de vitrais, com mosaicos de vidro e com joalheria. É uma das principais figuras do movimento de Art Nouveau.
 	Um dos artistas mais aclamados da América, a carreira de Louis Comfort Tiffany iniciou a partir da década de 1870 até a década de 1920. Ele abraçou praticamente todos os meios de expressão artística e decorativa, projetou e dirigiu seus estúdios para produzir janelas de vidro com chumbo, mosaicos, iluminação, vidro, cerâmica, metalurgia, esmaltes, jóias e interiores.  
 	Tiffany começou sua carreira como pintor, no final dos anos 1870, Tiffany voltou sua atenção para as artes decorativas e interiores, embora ele nunca abandonou a pintura.
 	Mosaicos foram também uma progressão natural e extensão da obra de Tiffany. Mosaicos de vidro foram usados ​​em ambientes interiores, inicialmente para interiores de igrejas e cercas de lareiras, mas, em seguida, desenvolveu-se em obras artísticas completas, inspirado por igrejas bizantinas.
	Tiffany projetou interiores privados e espaços públicos de numerosos clientes.

Continue navegando