Buscar

AV Metodologia de pesquisa cientifica

Prévia do material em texto

1)
A partir da definição a seguir, assinale a alternativa que melhor a identifica.
É ametódico e assistemático e é resultado das experiências feitas ao acaso e por investigações pessoais.
Alternativas:
Conhecimento filosófico
Conhecimento mágico
Conhecimento científico
Conhecimento teológico
Conhecimento empírico
Correta 
Código da questão: 30963
2)
Relacione as partes constituintes de um projeto de pesquisa aos respectivos exemplos.
A alternativa correta é:
Alternativas:
1 D – 2 B – 3 A – 4 D – 5 E.
1 C – 2 A – 3 E – 4 D – 5 B.
1 D – 2 B – 3 A – 4 C – 5 E.
1 D – 2 C – 3 B – 4 E – 5 A.
Correta 
1 A – 2 B – 3 C – 4 D – 5 E.
Código da questão: 30988
3)
Na produção de um artigo, um bom texto conclusivo deve retomar os principais tópicos discutidos e explicar a lógica de organização do argumento. Os resultados finais devem ser descritos nessa seção, mesmo que tenham sido descritos no desenvolvimento. Também deve indicar novos rumos que possam ampliar o escopo da pesquisa realizada. Devem ser explicadas as limitações do trabalho realizado e dos resultados obtidos, para não passar a ideia falsa de que a pesquisa não foi exaustiva. Essas são as características de redação da seção de
Alternativas:
resumo do artigo.
introdução do artigo.
conclusões do artigo.
Correta
resultados do artigo.
abstract do artigo.
Código da questão: 31002
4)
Relacione as partes constituintes de um projeto de pesquisa aos respectivos exemplos.
A alternativa correta é:
Alternativas:
1 D – 2 B – 3 A – 4 D – 5 E.
1 C – 2 A – 3 E – 4 D – 5 B.
1 A – 2 B – 3 C – 4 D – 5 E.
1 D – 2 C – 3 B – 4 E – 5 A.
Correta 
1 D – 2 B – 3 A – 4 C – 5 E.
Código da questão: 30997
5)
Assinale a alternativa que contém as palavras adequadas para preencher a lacuna.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou esse tipo de pesquisa em 2010 (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/) e coletou dados de todos os domicílios do Brasil. A pesquisa envolveu 191 mil recenseadores, que visitaram 67,6 milhões de domicílios em 5.565 municípios brasileiros para coletar informações sobre quem somos, quantos somos, onde estamos e como vivemos. Esse tipo de pesquisa é chamado de  _______________
Alternativas:
pesquisa survey.
pesquisa de levantamento.
Correta
estudo de caso.
pesquisa ex-post-facto.
pesquisa experimental.
Código da questão: 30991
6)
No site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (http://agencia.fapesp.br/equivocos_de_redacao_prejudicam_trabalhos_cientificos_brasileiros_/17508/), Elton Alisson, relatou as informações do especialista em redação e publicação científica, Gilson Volpato. O texto publicado em 3 de julho de 2013, com o título de “Equívocos de redação prejudicam trabalhos científicos brasileiros”, ressaltou que, embora estejam se esforçando para melhorar as habilidades de redação, os pesquisadores brasileiros ainda não dominam a redação científica. Segundo o especialista, há boas pesquisas brasileiras, mas pouco citadas porque os resultados são mal apresentados. É comum erro na introdução de um texto científico abordar apenas a literatura científica sem fundamentação nas bases teóricas e objetivos da pesquisa.
A partir das lições aprendidas na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e acompanhando as ideias do texto, escolha a alternativa adequada de conclusão.
I) É inegável a importância de um bom projeto de pesquisa, mas é importante também saber produzir um bom artigo científico relatando os resultados da pesquisa realizada.
II) Um relato de pesquisa desenvolvido com domínio das técnicas de redação científica contribui para a sua divulgação junto à comunidade científica nacional ou internacional.
III) As bases teóricas da ciência e da comunicação devem servir de guias para a redação científica.
Estão corretas as conclusões contidas em:
Alternativas:
I e II, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
Correto
I e III, somente.
III, somente.
Código da questão: 31005
7)
Após a primeira leitura, identificamos passagens em um texto que podem ser interessantes na produção do nosso projeto ou do relatório de pesquisa. É necessário, então, elaborar um esquema geral do argumento central do texto, contendo as paráfrases e as citações literais ou diretas do texto selecionado. Esse é um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento da redação de uma boa pesquisa.
Identifique como se chama esse recurso.
Alternativas:
Fichamento.
Correto
Checklist.
Levantamento da literatura.
Referências.
Justificativa.
Código da questão: 30993
8)
Analise as afirmativas a seguir.
I) Quanto ao enfoque, as pesquisas são classificadas em duas abordagens: qualitativas e quantitativas.
II) A pesquisa quantitativa se caracteriza por utilizar observação não estruturada e avaliação de histórias de vida.
III) A pesquisa quantitativa se utiliza de recursos e técnicas estatísticas para compreender os dados coletados.
IV) A pesquisa qualitativa e a quantitativa são igualmente importantes para o desenvolvimento de conhecimentos.
V) As técnicas utilizadas para pesquisa qualitativa são observações, discussões em grupo e análise de conteúdo.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
I, III, IV e V, apenas.
Correta
II, apenas.
I e IV apenas.
I, III e V, apenas.
I III e IV apenas.
Código da questão: 30982
9)
Marivalde Moacir Francelin, em seu artigo intitulado “Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos”, publicado no periódico “Ciência da Informação”, (2005, p. 33), tece as seguintes considerações:
                              As condições que associam e, ao mesmo tempo, separam      conhecimento vulgar ou conhecimento do senso comum do conhecimento         científico parecem estar se modificando devido a novas posturas da                                  comunidade científica, principalmente no âmbito da divulgação científica.        Essa aparente transformação atinge diretamente a cultura científica,    espera-se que já distante do cientificismo clássico, em quase todas as                         instâncias, ou seja, os processos, procedimentos e produtos científicos são,   em certo sentido, disponibilizados ao público especializado (pares) e ao   público leigo (senso comum). Uma espécie de tolerância científica parece              estar sendo aplicada às teorias e métodos da própria ciência. Pode-se dizer    que os campos de conhecimento estão buscando ultrapassar as barreiras         que existem entre eles. Ou seja, as relações entre ciência, filosofia, Deus,   mito e senso comum são fundamentais, pois estão e até podem ser esses      próprios limites.
Considerando as ideias do autor, é correto concluir que:
I) parece estar acontecendo uma aproximação entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, rompendo as barreiras que os separam. 
II) o conhecimento científico deve sobrepor-se ao conhecimento do senso comum, pois as teorias e métodos científicos passam pelo filtro da razão.
III) o conhecimento do senso comum provém da experiência, mediada pelas percepções; portanto, sua validade é maior que o conhecimento científico.
IV) os processos, procedimentos e produtos científicos devem ser de aplicação exclusiva do público especializado, ou seja, da comunidade científica.
Selecione a alternativa mais adequada da conclusão apresentada por Francelin.
Alternativas:
I, III e IV, somente.
I, II, III e IV.
I, somente.
Correta
I, II e III, somente.
II, III e IV, somente.
Código da questão: 30980
10)
Desde a Antiguidade discute-se o que deve ser considerado ciência e o que não deve. Uma dessas discussões representa os debates contemporâneos entre as ciências naturais e as ciências sociais. Karl Popper, filósofo austríaco desenvolveu este “princípio”, segundo o qual as teorias que não pudessem ser refutadas por meio de observações e testes empíricosnão teriam a capacidade de provar que eram verdadeiras, mas apenas que eram falsas. Portanto, não deveriam ser consideradas como ciência.
Esse princípio desenvolvido por Karl Popper é conhecido como
Alternativas:
princípio da falseabilidade.
Correta
unicidade da ciência.
princípio da tolerância.
princípio da tenacidade.
teoria crítica.
Código da questão: 30978

Continue navegando