Buscar

LIÇÃO 04 - DISCIPULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIÇÃO Nº 04
	DISCIPULAR
“Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações da terra, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar tudo o que vos tenho mandado.” Mateus 28:19,20
INTRODUÇÃO
Depois que recebemos Jesus como Senhor da nossa vida, temos a tarefa e o santo privilégio de fazer discípulos. Pois estando sendo consolidado, firmado em Cristo Jesus, o novo crente necessitará aprofundar-se no conhecimento de Deus e de Sua graça, e a melhor maneira para fazer isso é por meio do discipulado, ensinando-o com clareza e destreza os preceitos e estatutos do Reino de Deus. Sendo discipulado ele poderá prosseguir para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:14). Só assim ele atrairá tesouros para si e um bom fundamento para o futuro, a fim de alcançar a verdadeira vida. (I Tm 6:19).
Note que neste texto há um mandamento central que é: fazer discípulos. Para fazer um discípulo, portanto é preciso seguir alguns passos práticos, que estão inseridos explicitamente no texto e podem ser resumidos nos três seguintes verbos:
Ir – Evangelismo
Fala da atividade de evangelizar, ir atrás do pecador, buscar o perdido com a mensagem de salvação, é dar a oportunidade de alguém ouvir o evangelho e poder decidir se quer ou não Jesus em sua vida. Mas isto não é tudo, pois fazer discípulo envolve muito mais,
significa formar vidas parecidas com Jesus.
Batizar – Integrar
Fala de integração de compromisso de levar a pessoa a fazer um pacto, uma aliança, com a igreja local e integrar no corpo de cristo e na família da fé uma confissão pública, como demonstração da sua transformação de vida e da sua decisão de seguir e servir Jesus para sempre.
Ensinar – Mentoriar, acompanhar, treinar, pastorear
Ensinar a guardar - é mais do que apenas transmitir algumas informações, é demonstrar com nosso próprio exemplo e estilo de vida como é que se deve fazer, falar, agir, proceder, reagir, de acordo com que Jesus ensinou. É providenciar cuidado e ensinamentos básicos de como aquele discípulo devem se conduzir em seu novo estilo de vida, afim de que ele se firme e amadureça espiritualmente de tal maneira, que se torne uma testemunha eficaz e um fazedor de outros discípulos.
1.DISCIPULAR
O que é fazer discípulo ou discipular no dia a dia? Fazer discípulos é mais que evangelizar ou ganhar alguém para Jesus, é cuidar e acompanhar espiritualmente os filhos espirituais que geramos , é levá-los a se firmarem em sua decisão por Jesus de maneira que cresçam e experimentem uma genuína mudança em suas vidas, se envolvam na Igreja, passem a serem testemunhas eficazes, aprendam a dar frutos e a se reproduzirem na vida de outros. Jesus não nos mandou fazer convertidos, mas sim “fazer discípulos”, isso inclui muito mais que apenas evangelizar.
Fazer discípulos é executar no dia a dia as três ações acima citado. Porém temos uma definição simples do que é discipulado ou fazer discípulo dentro do contexto de uma igreja local.
É um vinculo de relacionamento e amizade entre duas pessoas do mesmo sexo, estabelecida através de uma disposição espontânea de caminharem juntos, visando o seguinte:
Transferência de vida - Modelar, ser exemplo, demonstrar.
Transferência de conhecimento - Ensinar a guardar os mandamentos e a compreender a vontade de Jesus para a sua vida.
Prestação de contas e acompanhamento sadio e amoroso das decisões e estilo de vida do discípulo
Treinamento – Mentoriar e treinar a pessoa e desafiá-la a exercer o chamado ministerial e exercer seu Sacerdócio Cristão de fazer discípulos e cumprir o propósito profético de Deus para a sua vida
2. O QUE NÃO É DISCIPULADO
Discipulado não é controlar a vida das pessoas Como discipulador você deve entender que não somos chefes e nem donos dos nossos discípulos, nossa responsabilidade não é manipular, manter as pessoas na rédea, controlar até a cor do sapato que ele vai comprar, mas somente cuidar e orientar na vida espiritual.
Discipulado não é fazer discípulos de si mesmo, o seu alvo principal não é levar o seu discípulo se tornar parecido com você, por exemplo, torcer pelo mesmo time, gostar dos mesmos filmes, falar como você fala, orar como você ora, ter as mesmas experiências que você teve, mas se tornar parecido com Jesus.
Não devemos nos reproduzir na pessoa, mas reproduzir o caráter de Jesus. Jesus não nos mandou fazer nossos discípulos, mas discípulos Dele e para ele.
Nossos discípulos devem continuar sendo quem são com sua própria personalidade. Por isso suas preferências, gostos e opiniões devem ser respeitados, quando as mesmas não são contrarias a Palavra Deus e não são pecaminosas.
OBS: É natural que com a convivência o discípulo comece a se tornar parecido com o seu discipulador, ate às vezes nos vários aspectos mencionados acima Isso não é necessariamente errado, quando isso acontece de uma forma muito natural, por isso não podemos negligenciar a tarefa de cuidar dos nossos discípulos dando a eles uma referencia segura, a fim de que tenham em quem se espelhar. Para que isso aconteça, é necessário estarmos refletindo claramente o caráter de Cristo através de nosso procedimento.
Discipulado não é tentar bancar ser Deus na vida dos seus discípulos
Discipulado não tem como objetivo substituir Deus e o Espírito Santo na vida dos discípulos.
Tentar resolver problemas e assumir responsabilidades que só pertencem a Deus é no mínimo incoerência.
3. O QUE A PALAVRA DISCÍPULO SIGNIFICA?
A palavra discípulo significa: seguidor, praticante dos ensinos do mestre, aluno, submisso. Partindo desta definição, podemos afirmar que: Discípulo de Jesus é alguém que crê em tudo que Jesus disse e faz tudo o que Jesus manda.
Há alguns termos que comumente é usado nas igrejas para identificar um discípulo de Jesus, mas esses termos definem somente um aspecto da vida de um discípulo. Por exemplo:
Salvo: Alguém que foi liberto da condenação do inferno e do poder do pecado e do diabo.
Convertido: Alguém que passou pelo processo de transformação da mente e de valores.
Crente: Alguém que crê em alguma coisa ou em alguém.
Evangélico: Alguém que faz parte de uma das igrejas evangélicas.
Nenhuns destes termos estão errados, mas a palavra discípulo é mais abrangente e define exatamente uma posição como também uma condição. Foi o termo que Jesus, os apóstolos e os primeiros cristãos usaram.
A palavra discípulo é mencionada 260 vezes no novo testamento, enquanto a palavra crentea parece apenas 15 vezes, a palavra evangélico, nunca foi usada.
Ser um discípulo de Jesus implica em ser muito mais do que somente um convertido a uma Igreja evangélica ou em apenas crê que agora é salvo. Ser um discípulo de Jesus implica em guardar todas as coisas que ele nos tem ordenado.
4. COMO SE ESTABELECE A VISÃO DO DISCIPULAR?
A Visão do discipular se estabelece no relacionamento do discipulador como o discípulo. Não existe discipulado sem relacionamento. 
O ato de discipular confere a cada um dos filhos de Deus responsabilidades especiais para com aqueles a quem estão discipulando. O discipular é o terceiro passo da visão em busca de uma consolidação perfeita do discípulo, existe um processo prático para se colocar em ação esse passo da visão celular, isso aprenderemos na próxima lição, A PRATICA DO DISCIPULADO.
5. COMO SE FUNDAMENTA?
A orientação apostólica, dada por Deus, nas cartas escritas à Igreja, fundamenta a visão do discipular.
a) Equipando os discípulos e assistindo-os com objetivo de levá-los a uma vida e serviços frutíferos. Vejamos Efésios 4:11,12: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo.”
b) Transmitindo a verdade a cada geração sucessiva de convertidos, isto é, discipulando aqueles com quem você mantém contato, para que estes por sua vez, discipulem aqueles que são do seu circulo de relações. Vamosler II Timóteo 2:2. Essa multiplicação do fruto e santificado só será eficiente se for obedecida por discipuladores/ líderes que primeiro viviam a verdade na pureza e poder do Evangelho. Assim, cada nova geração de discipulos no corpo de Cristo manterá a semelhança do Fundador – JESUS – cuja vida e caráter não são apenas proclamados, mas se acham presentes na vida daqueles que discipulam em Seu nome.
6. QUAIS OS PRINCÍPIOS DA VISÃO DO DISCIPULAR? 
São os princípios que perfilam o caráter do discipulador: SANTIDADE e FIDELIDADE, que geram o COMPROMISSO.
6.1 SANTIDADE
Texto básico: I Ts3:13.
A palavra “Santo” do hebraico “kadosh” e no grego “hágios” possuem o mesmo significado, separado, e separado do pecado para DEUS, esse é o real sentido da palavra Santo na bíblia, e consequentemente santidade é o processo o exercício de separar-se do pecado, um ato, uma disposição, uma conduta pessoal, de se consagrar cada dia mais ao nosso DEUS. É o princípio que separa o crente do mundo, enfraquece sua carnalidade e produz frutos espirituais, estando de Corpo, Alma e Espírito na presença de DEUS, A SANTIDADE faz com que cada característica do nosso caráter seja submetida à inspeção divina e receba a Sua aprovação.
A fonte da Santidade é um relacionamento pessoal com JESUS e não um sistema de obras.
6.2 FIDELIDADE
Texto básico: “Como o frescor de neve no tempo da ceifa, assim é o mensageiro fiel para com os que enviam, porque refrigera a alma dos seus senhores.” (Pv 25:13).
A palavra fidelidade, na Bíblia, deriva do termo fiel, que no hebraico é emunah significa firmeza, estabilidade, lealdade, consciência, constância, segurança, aquilo que é permanente, duradouro, constante. Emunah vem da raiz aman, que fala sobre estar firme, certo, estabelecido, estável. Emunah é traduzida frequentemente como fidelidade também.
6.3 COMPROMISSO
Texto básico: “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.” (At 26:19,20).
O apostolo Paulo estava totalmente comprometido com o objetivo do seu chamado: pregar o Evangelho e assim estabelecer o seu discipulado.
O comprometimento parte da doação, o quanto estou disposto a me doar, “história do porco e da galinha”.
CONCLUSÃO
As bases do discipulado na Visão Celular visam instruir, dirigir, treinar, estimular e ensinar pessoas no caminho em que devem andar. É possível concluir, então, que discipulado, compreendemos que não podemos viver mais exclusivamente para nós mesmos, mas devemos adotar um estilo de vida que nos permita compartilhar daquilo que Deus tem feito em nós. Não podemos desconsiderar o fato de que, ao assumirmos o treinamento de novos convertidos, estamos nos tornando como que “pais espirituais” deles. Essa missão demanda tempo, esforço, dedicação, renuncia e, sobretudo, muito amor a Deus e às vidas que chegam à “Casa do Pai”.

Continue navegando