Buscar

Tubos de coleta de sangue e sua sequência correta-convertido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saiba como utilizar a sequência correta dos tubos sangue na coleta de sangue evitando interferência nos resultados
A coleta é utilizada para o diagnóstico de várias doenças, os exames realizado nos Laboratórios de Análises Clínicas é parte integrante da conduta médica, portanto é fundamental conhecer as particularidades de cada tubo utilizado na coleta de sangue como também a recomendação da sequência correta dos mesmos.
A fase pré-analítica se inicia com a solicitação da análise, passando pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise propriamente dita, é divulgado a afirmativa que cerca de 70% dos erros laboratoriais ocorrem na fase pré- analítica, esse fato se deve à dificuldade principalmente em padronizar os procedimentos de coleta.
A coleta a vácuo é a técnica de coleta de sangue venoso recomendada pela CLSI – Clinical and Laboratory Standardization Institute, pois esse tubos possuem no seu interior o vácuo calibrado e em capacidade proporcional ao volume de sangue essa processo é evidenciado quando o sangue para de fluir dentro do tubo, além de proporcionar ao paciente o conforto de uma única punção para a coleta de múltiplos tubos e o segurança do profissional de saúde já que estamos falando de um sistema fechado, isto é o sangue flui da veia do paciente direto para o tubo de coleta evitando a manipulação da amostra.
A maioria dos fabricantes de tubo segue uma padronização de cores de tampas, o material utilizado para a fabricação dos tubos deve permitir uma clara visualização do conteúdo coletado que possibilite a inspeção visual.
Existe um tubo específico com aditivos diferentes para cada tipo de exame solicitado, portanto no momento da coleta há uma sequência correta dos tubos estabelecida pela CLSI, evitando assim a contaminação cruzada dos aditivos entre os tubos e consequentemente alteração nos resultados dos analíticos sensíveis a este tipo de interferência.
Sequência Correta para Tubos Plásticos de Coleta de Sangue
– Frascos para Hemocultura
– Tubos de citrato de sódio (tampa azul claro)
– Tubos com ativador de coágulo, com ou sem gel separador 4 – Tubos de heparina
24/07/2019
Tubos de coleta de sangue e sua sequência correta
https://blog.maxieduca.com.br/tubos-coleta-sangue/
2
/7
– Tubos de EDTA
– Tubos de fluoreto/EDTA
Principais Tubos Utilizados na Coleta de Sangue
– Frascos de hemocultura: para se obter uma boa detecção dos microrganismos é necessário adicionar a quantidade máxima de sangue recomendada pelo fabricante, a utilização de volume inferior pode afetar os períodos de tempo de isolamento e/ou detecção.
– Tubos de citrato de sódio: utilizado para a dosagem dos testes de coagulação.
– Tubos com ativador de coágulo, com ou sem gel separador: possui ativador de coágulo jateado na parede do tubo chamado de sílica, fazendo com que o processo de coagulação da amostra seja acelerado.
– Tubos de heparina: possuem heparina de Lítio jateada na parede do tubo esses aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias assim bloqueando a cascata de coagulação.
– Tubos de EDTA: o EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.
– Tubos de fluoreto/EDTA: o fluoreto de sódio é utilizado como inibidor glicolítico e o EDTA para a preservação da morfologia celular, sendo assim utilizamos nas dosagens de glicose, lactato e hemoglobina glicada no plasma.
Quando não se respeita a sequência dos tubos no momento da coleta por algum motivo, como coletar um tubo de heparina antes do tubo de citrato de sódio, ocorrendo a contaminação cruzada poderá interferir nos resultados dos fatores de coagulação do paciente.

Mais conteúdos dessa disciplina