Buscar

SAÚDE POPULAÇÃO NEGRA

Prévia do material em texto

Iniciado em	domingo, 28 Jul 2019, 23:42
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 29 Jul 2019, 00:30
Tempo empregado	47 minutos 53 segundos
Avaliar	13,00 de um máximo de 15,00(87%)
Comentários	
Parabéns! Você foi aprovado. O link do certificado de conclusão do curso será enviado por e-mail, em até 24 horas. 
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Julgue a sentença em itálico:
“A busca ativa é parte inerente ao processo de inclusão das pessoas socialmente vulneráveis no Sistema de Saúde PORQUE quanto maior a taxa de inclusão destas pessoas é que a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) será considerada bem sucedida.”
Escolha uma:
a. A assertiva e a razão estão ambas corretas, mas a razão está inválida.
b. A assertiva está correta, mas a razão está incorreta. IncorretoEsta não é a melhor alternativa de resposta.“A busca ativa é parte inerente ao processo de inclusão das pessoas socialmente vulneráveis(OK, mas não garante necessariamente a inclusão de pessoa sujeita a estereótipo étnico-racial) no Sistema de Saúde PORQUE quanto maior a taxa de inclusão destas pessoas (OK, mas é preciso garantir maior % de pretos & pardos nos programas de saúde) é que a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) será considerada bem sucedida.”
c. A assertiva e a razão estão ambas corretas e a razão é válida.
d. Ambas, assertiva e a razão, estão incorretas.
e. A assertiva está incorreta, mas a razão está correta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Alguém que detém um saber de curar por meio de remédios populares, de preparação caseira, utilizando preferencialmente “garrafadas”, feitas de acordo com receitas especiais e sigilosas, que são meizinhas compostas de raízes, ervas medicinais, etc.”
Para qual do(a)s seguintes terapeutas tradicionais afro-brasileiros(as) a definição acima se aplica?
Escolha uma:
a. parteira tradicional
b. curandeiro CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Curandeiro(a) é alguém que detém um saber de curar por meio de remédios populares, de preparação caseira, utilizando preferencialmente “garrafadas”, feitas de acordo com receitas especiais e sigilosas, que são meizinhas compostas de raízes, ervas medicinais, etc. Sabe quais as meizinhas adequadas (do reino vegetal, animal ou mineral) para cada doença, mas necessariamente não precisa conhecer ou preparar os remédios.
c. raizeiro
d. rezadeira
e. médiuns
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Use a figura abaixo para responder a questão que se segue.
fig6
 
O gráfico acima mostra o fenômeno racismo institucional que é o foco da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra-POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN). Qual estratégia melhor identifica o racismo institucional:
Escolha uma:
a. o grau de participação do controle social negro na Unidade
b. a identificação do(a)usuário(a) que sofre injúrias
c. nenhuma das respostas anteriores
d. a observação da forma de acolhimento na Unidade IncorretoEsta não é a melhor alternativa de resposta, pois é uma forma de avaliar o potencial de racismo institucional na Unidade. Mas não é suficiente para indicar se o grupo populacional sofre discriminação estrutural.
e. a comparação dos dados entre grupos populacionais
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Há tecnologias leves que ajudam na implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) no ponto do cuidado, inclusive fomentando o empoderamento do(a) cliente e família para o encontro clínico.
Qual das seguintes tecnologias é mais apropriada nesta circunstância?
Escolha uma:
a. processo de solução de problemas
b. 3 cutucadas CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Para a efetiva implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), o modelo de atenção centrada na pessoa se aplica porque inclui o empoderamento do(a) paciente e família de modo que se tornem proativos(as) durante o encontro clínico também.
A qualidade da comunicação entre paciente e profissional tem relação direta com a qualidade do cuidado de saúde e sua segurança. Neste sentido, ANVISA (2013) destaca a estratégia "Ask me 3™" de comprometimento de pacientes e familiares no encontro clínico, que tem um potencial de demolição do racismo institucional na Unidade de Saúde. "Ensine de Volta" ou "Mostre-me" é uma tecnologia leve que deve ser sempre usada pelo(a) profissional de saúde.
Verifica-se o entendimento do(a) paciente quanto às instruções sobre o cuidado de saúde solicitando que repita as instruções em suas próprias palavras ou que mostre a realização do cuidado.
Com base na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra- POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), propõe-se algo muito semelhante para a participação ativa do(a)cliente no encontro clínico:
"3 cutucadas":
fig4
Assim, no encontro clínico, cliente e família empoderados garantem ao menos sua segurança clínica por meio de "3 cutucadas". São perguntas simples, mas que ajudam:
- a entender o problema,
- a solução e, em especial,
- o grau de participação esperado para o(a) cliente no cuidado de saúde.
Uma ponte para o empoderamento do(a) cliente e família no encontro clínico é educação em saúde (capacitação) sobre as "3 cutucadas". Na perspectiva da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), é recomendado a inclusão de mais 1 pergunta:
- Meu tratamento tradicional interfere?
c. modelo transteórico de mudança
d. entrevista motivacional
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considerando que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)define alguns agravos que acometem a população negra como: “geneticamente determinados, de evolução agravada ou tratamento dificultado e adquiridos em condições desfavoráveis”, observe o quadro abaixo:
Domínios para avaliação clínica (Purnell,2002)
Agravos prevalentes na população negra
Ecologia biocultural: inclui as variações étnico-raciais como cor da pele e diferença na estatura corporal; genética; hereditariedade; doenças endêmicas e topográficas, assim como diferenças em como o corpo metaboliza medicamentos ou produtos.
a anemia falciforme, deficiência de glicose 6-fosfato desidrogenase, foliculite, vitiligo, albinismo, hipertensão arterial, síndrome hipertensiva na gestação, diabetes mellitus, coronariopatias, insuficiência renal crônica, câncer, miomatoses, lúpus
Comportamentos de alto-risco: inclui o uso de tabaco, álcool e drogas recreacionais; falta de atividade física; não utilização de medidas de segurança; (cinto de segurança ou capacete, por ex); práticas sexuais de alto risco
transtornos mentais (derivados do uso abusivo de álcool e outras drogas), DST/HIV/aids, mortes violentas, sofrimento psíquico,
Nutrição: inclui ter a alimentação adequada; o significado da comida; escolhas alimentares, rituais e tabus; e como o alimento é usado durante a doença e para a promoção da saúde e do bem-estar.
desnutrição, anemia ferropiva
 
Escolha a alternativa correta, considerando o propósito da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN):
Escolha uma:
a. O quadro apresenta três tópicos do modelo de Cuidado de Saúde Transcultural de PURNELL, relacionando com os agravos prevalentes na População negra conforme a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) preconiza, é uma ferramenta para atender seu principal propósito que é criar serviços específicos e próprios para a população negra, respeitando sua cultura e práticas de saúde.b. O quadro é baseado no Cuidado de Saúde Transcultural de PURNELL, embora Purnell relacione 12 domínios para avaliação clínica, consideramos apenas 3 para classificação de alguns agravos prevalentes na população negra para atender as premissas estabelecida na POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN).
c. O quadro relaciona os agravos prevalentes na população brasileira de forma geral e propõem a utilização da classificação de Purnell para agilizar os processo de atendimento conforme preconizado pela POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN).
d. O quadro foi baseado nos 12 domínios de avaliação clínica de Purnell, atende a primeira diretriz da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) que é garantir atendimento a população negra nos centros de referencia especializados em Saúde da População Negra.
e. O quadro apresenta três tópicos do modelo de Cuidado de Saúde Transcultural de PURNELL, relacionando com os agravos prevalentes na População negra conforme a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) preconiza, é uma ferramenta para atender seu principal propósito que é melhorar os serviços oferecidos pelo SUS tornando-os isentos de racismo institucional, promotores de resultados terapêuticos com alto grau de sucesso e equânimes. CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. O propósito da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) é melhorar os serviços oferecidos pelo SUS tornando-os isentos de racismo institucional, promotores de resultados terapêuticos com alto grau de sucesso e equânimes, nesse sentido o conceito de Purnell contribui como ferramenta para qualificar o atendimento clínico, trazendo a ideia de ECOLOGIA BIOCULTURAL. O quadro relaciona alguns dos agravos descritos na POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)(geneticamente determinados, de evolução agravada ou tratamento dificultado e adquiridos em condições desfavoráveis) com o referencial conceitual de PURNELL (2002) sobre cuidado de saúde transcultural.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com base na POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), foi solicitado a um profissional de saúde que explicasse o que representava este tipo de comunicação:
"Querida, sua pressão está boa..."
 
A resposta dada pelo(a) profissional de saúde foi:
"Pesquisas revelam que os codinomes pejorativos não raro são escamoteados por termos pretensamente carinhosos na vida das pessoas negras enquanto práticas racistas e discriminatórias. Então, a observação da cena representada permite inferir que há uma barreira étnico-cultural ao cuidado de saúde. Isto porque uma comunicação terapêutica e culturalmente efetiva baseia-se no tratamento do(a) cliente pelo nome e de modo respeitoso."
- Como você julga a resposta do(a) profissional de saúde?
Escolha uma:
a. Argumento fraco, mas desfavorável à POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) e às habilidades de comunicação terapêutica
b. Argumento fraco, embora favorável à POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) e à comunicação terapêutica.
c. Argumento forte em defesa da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) e das habilidades de comunicação terapêutica CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. É um argumento forte em defesa da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) pois se baseia em evidências de que termos pretensamente carinhosos na vida das pessoas negras são novas formas de práticas racistas e discriminatórias e constituem uma barreira étnico-cultural ao cuidado de saúde.
A comunicação terapêutica e culturalmente efetiva baseia-se no tratamento do(a) cliente pelo nome e de modo formal: Sr ou Sra. Evite o uso de termos como "querido/a", entre outros. A relação de confiança condição para a troca de informações precisas e completas se estabelece a partir de um tratamento respeitoso.
Uma habilidade fundamental do(a) profissional de saúde é a empatia e esta pressupõe uma relação pessoa a pessoa com o(a) paciente. Além disso, é preciso garantir um ambiente adequado, privativo, no qual o(a) cliente se sente confortável e seguro(a) e onde se possa estabelecer tanto a conversação sem interrupções quanto o exame físico sem exposição indevida. Igualmente, profissional e cliente devem estar confortáveis para garantia do contato olho-a-olho. A comunicação acontece com linguagem simples, sem jargões profissionais.
d. Argumento sem valor para o caso
e. Argumento forte para o ataque à POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), sem relação com as habilidades de comunicação terapêutica
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Há séculos que existe no Brasil mobilização social, combate ao racismo, a exclusão e desigualdade social. No campo da saúde estas lutas culminaram na conquista da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)) aprovada em novembro de 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde. Ao aprovar esta política o Ministério da Saúde reconhece os processos históricos de luta e resistência desta população desde o período colonial, até os dias de hoje. Reconhece, que as condições sociais nas quais os (as) negros (as) vivem, e o racismo a que estão submetidos (as) são determinantes da sua situação de saúde. E, ainda, reconhece o racismo institucional como produtor e reprodutor de práticas discriminatórias que resultam na oferta de serviços de baixa qualidade aos grupos raciais discriminados.”
A passagem acima ilustra um intervalo particular da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) no enfrentamento do racismo institucional no SUS. Qual é este?
Escolha uma:
a. intervalo de ação
b. intervalo de impacto
c. intervalo de decisão
d. intervalo de tempo CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Intervalo de tempo entre o reconhecimento do racismo institucional no SUS e necessidade de uma ação (proposição da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)).
e. intervalo de implementação
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes ações:
I- Criação de espaços públicos onde o direito a participação possa ser exercido por pessoas e grupos no sentido de desenvolver a cooperação social.
II- Ação dos(as) trabalhadores(as) da saúde no sentido de promover, colaborar e garantir sua representação nas políticas públicas da saúde e intersetoriais
III- Ação dos(as) trabalhadores(as) da saúde na divulgação da própria POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) na sua Unidade de Saúde e na comunidade do território. 
São pontes de acesso à saúde da população negra:
Escolha uma:
a. O item I é mais viável que o item III
b. O item I e III são pontes de acesso CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Uma ponte para o acesso à saúde pela população negra é a criação de espaços públicos onde este direito possa ser exercido por pessoas e grupos no sentido de desenvolver a cooperação social. Através da participação é possível que se expressem os grupos sociais mais vulneráveis, os mais oprimidos e os menos ouvidos, portanto é preciso persistir nos mecanismos de participação e controle social duramente conquistados e aprender a se fazer representar, negociar interesses coletivos e partilhar soluções.
Uma ponte para o acesso à saúde ela população negra e para implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) no ponto do cuidadoé ação dos(as) trabalhadores(as) da saúde na divulgação da própria POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃONEGRA(PNSIPN) na sua Unidade de Saúde e na comunidade do território. A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) foi aprovada no CNS por unanimidade, portanto, a divulgação da política sua discussão nos Conselhos locais de saúde e sua implementação na Unidade de Saúde é de responsabilidades de todos, cada um no seu nível de atuação.
Fonte: BRASIL Lei 8142 de 1990, disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142.pdf acesso em 24/11/13
BRASIL. Lei 8080 de 1990, disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/LEI8080.pdf acesso em 24/11/13
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde – SUS. 2007. Disponível em http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/miolo_pep.pdf
BRASIL. Portaria GM992 de 13 de maio de 2009. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdfacesso em 12/10/13.
MONTEIRO, M. C. S. Direito à saúde e participação Social: enfrentando o racismo e a desigualdade social. In: KALCKMANN, S.; BATISTA, L. E.; CASTRO, C. M.; LAGO, T. G. SOUZA, S. R. (orgs) Temas em Saúde Coletiva – v 11 Nascer com Equidade. São Paulo: Instituto de Saúde, 2010.
c. Somente o item III é viável como ponte de acesso
d. Nenhum dos itens é suficientemente viável como ponte de acesso
e. O item II é uma barreira de acesso
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Do que se segue, o que melhor descreve o que acontece no Encontro Clínico e que é preconizado pela POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)?
Escolha uma:
a. manter contato olho a olho CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Há vários entraves na comunicação entre a equipe profissional, clientes e familiares, devido:
- aos diferentes estilos discursivos
- à diversidade de crenças e valores em relação ao problema de saúde.
Consequentemente isto gera uma baixa contratualidade e adesão dos clientes ao tratamento e prescrições terapêuticas, o que tem implicações sérias no que diz respeito aos cuidados em saúde.
Uma vez que a diferença de expectativas é uma barreira ao encontro clínico, a ponte para o acesso à saúde da população negra é a construção do rapport (olho no olho) e da confiança como bases da relação profissional de saúde-cliente, visando a satisfação de ambos(as) com o encontro clínico, a tomada de decisão compartilhada quanto ao tratamento e excelentes resultados de saúde. Isto acontece num contexto no qual o(a) cliente e profissional de saúde se sentem confortáveis e seguros(as) (BRASIL, 2013) para garantia do contato olho-a-olho durante todo o encontro clínico. Este é tanto para a Unidade de Saúde quanto para os espaços de cuidado nos domicílios e na comunidade.
b. garantir a privacidade
c. tratar pelo nome
d. usar linguagem simples
e. lavar as mãos
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Portaria nº 4.279/2010 (BRASIL, 2010) estabelece diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde, porém não explicita em suas metas a redução das iniquidades étnico-raciais em saúde e o enfrentamento do racismo institucional enquanto uma barreira no acesso ao SUS pela sua porta principal. Abaixo Quais dos seguintes passos você daria para articular as diretrizes da RASe da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)?
Escolha uma:
a. 1° Analisar a situação de saúde da população do meu município com dados desagregados por raça/cor
2° Planejar as ações de saúde com participação da população negra através da representação de grupos, entidades e associações identificadas no território
3° Verificar as redes implantadas no meu Município
b. 1° Divulgar os estudos epidemiológicos com o recorte étnico racial.
2° Verificar as redes implantadas no meu Município
3° Planejar as ações de saúde com participação da comunidade através da representação do conselho Municipal de Saúde.
c. 1° Planejar as ações de saúde com participação da comunidade através da representação do conselho Municipal de Saúde.
2° Verificar as redes implantadas no meu Município
3° Divulgar os estudos epidemiológicos com o recorte étnico racial.
d. 1° Verificar as redes implantadas no meu Município
2° Analisar a situação de saúde da população do meu município com dados desagregados por raça/cor
3° Planejar as ações de saúde com participação da população negra através da representação de grupos, entidades e associações identificadas no território CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta.
O primeiro passo é saber a quais RAS o seu município aderiu, essa informação é vital para quem trabalha nas Unidades de Saúde da Atenção Básica, pois o projeto terapêutico e o cuidado a ser oferecido dependem dos recursos que a rede de atenção tem à disposição.
O segundopasso é a informação em saúde, ou seja, a análise da situação de saúde do seu município (com dados desagregados raça/cor para identificação de iniquidades étnico-raciais), da sua região de saúde. Essa análise deve apontar como os principais problemas de saúde afetam a população negra do seu território Uma ponte para acesso à saúde & bem-estar pela população negra é a qualidade do instrumento de coleta dos dados sobre as condições de saúde da população do território. O referencial do instrumento deve contemplar a integralidade da pessoa, ou seja, além do quesito raça/cor, de propiciar a coleta de informações sobre etnicidade (preferências alimentares, de lazer e religião, por exemplo), orientação sexual, espiritualidade ou sobre as que são de interesse tanto para a implementação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) quanto para a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
O terceiro passo, e grande desafio, é identificar os grupos organizados da sociedade civil que chegam até a população negra do território.O trabalho em rede, com a sociedade civil organizada, exige que o planejamento das ações em saúde esteja mais vinculado às necessidades percebidas e vivenciadas pela população nos diferentes territórios e, concomitantemente, garante a sustentabilidade dos processos de intervenção nos determinantes e condicionantes de saúde.Uma ponte para acesso à saúde & bem-estar pela população negra é o trabalho em parceria com o controle social também na RAS, incluindo grupos e entidades culturais, religiosas, sociais, clubes e outras instituições de culturas negras.
DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SUS: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/anexos/anexos_prt4279_30_12_2010.pdf
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf
e. 1° Planejar um estudo com o quesito cor
2° Planejar as ações de saúde com participação da população negra através da representação de grupos, entidades e associações identificadas no território
3° Verificar as redes implantadas no meu Município
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A associação de moradores do bairro de Varjão (Município Angelus) solicitou ao Secretário Municipal de Saúde que os conselheiros de Saúde fossem capacitados em relação a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), por entenderem que esses conselheiros desconheciam a lei e não estavam preparados para implementar a política o município. O Secretário convocou alguns profissionais da atenção básica para elaborarem uma proposta e apresentarem para o Conselho Municipal de Saúde. Para elaborar a proposta os profissionais perceberam que precisavam de mais informações, para tanto decidiram tomar algumas providencias: Leram a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DAPOPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) e a Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social –PNEPCS e fizeram um levantamento sobre a composição dos conselhos locais para identificar se haviam representantes da população negra. Ao ler as políticas perceberam que a Educação Permanente é mais do que fazer cursos, mas sim modificar o processo de trabalho, qualificando o trabalhador para atender as necessidades de saúde da população, portanto a proposta seria construir um plano de Educação Permanente dirigido para medidas práticas de mudança. No sentido de atender essas premissas o grupo escolheu algumas ações para orientar o plano conforme segue:
I- Implementação das ações de combate ao racismo institucional e redução das iniquidades raciais, com a definição de metas específicas no Plano Municipal de Saúde e nos Termos de Compromisso de Gestão. A capacitação deve incluir os seguintes passos como uma ponte para o acesso à saúde pela população negra:
fig2
E assim incluira POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) no seu plano de saúde e no COAP- Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde.
II- Desenvolvimento de ações específicas para a redução das disparidades étnico-raciais nas condições de saúde e nos agravos, considerando as necessidades locorregionais, sobretudo na morbi-mortalidade materna e infantil.
 
III- Apoio técnico e financeiro para a implementação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), incluindo as condições para: realização de seminários, oficinas, fóruns de sensibilização dos gestores de saúde; implantação e implementação de comitês técnicos de saúde da população negra ou instâncias similares, e formação de lideranças negras para o exercício do controle social
 
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
a. As ações viáveis são apenas as descritas no item III, as ações I e II e não são papel da atenção básica
b. As ações I e III são as únicas viáveis
c. Embora preconizado pela POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) as ações escolhidas pelo grupo são inviáveis não estão de acordo com a realidade
d. Todas as ações propostas devem ser encaminhadas CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. No capítulo III da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) estão definidas as estratégias de gestão de responsabilidade de todas as esferas de governo e que incluem as ações descritas na questão. Portanto todas as ações propostas são adequadas para orientar um plano de Educação Permanente que deve ser parte de uma estratégia de gestão para mudança institucional. É importante destacar que a primeira diretriz da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) diz: Inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processosde formação e educação permanente dos trabalhadoresda Saúde e no exercício do controle social na Saúde.
Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social
http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/miolo_pep.pdf
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf
Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
http://www.saude.es.gov.br/download/PoliticaNacionalEducPermanenteSaude_V9.pdf
e. A ação II é viável, porém não é papel do conselho municipal de saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Você atua na Unidade Básica de Saúde que implementa a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN). Dona Ana Rosa, de 25 anos, está no 10º. dia de puerpério. Na consulta, ela lhe diz:
"... o resguardo é uma coisa muito fina né, as pessoas se não fizer, se não cuidar direito dum resguardo, costuma até dar problema pra ela e problema difícil, porque o corpo tá aberto, o corpo da pessoa tá aberto, fica o corpo dela aberto, enquanto ela não ganha aquela criança e que acaba o resguardo, aquela dieta, ela tá com dieta ela ta arriscando a vida dela, morrer, a vida dela tá na mão de Deus, até o derradeiro dia do resguardo..."
Qual das seguintes ações é a mais adequada nesta circunstância?
Escolha uma:
a. Observar que a cliente pode ficar relutante em dar suas impressões sobre sua doença
b. Ouvir a cliente por meio de roteiro de entrevista clínica culturalmente orientado. CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Por exemplo, o ADEREé um recurso mnemônico (correspondente ao em inglês “LEARN”, versão de Isabel Cruz) que pode ser usado para promover a comunicação entre o(a) profissional e o(a) paciente com diferentes visões de mundo. Este é um dos modelos mais utilizados por incluir até a fase da tomada de decisão compartilhada sobre o cuidado de saúde.
Outro exemplo é o roteiro cujo acrônimo “ESFT” ajuda a coletar informações sobre o modelo explanatório do(a) paciente (sentimentos e pensamentos sobre a saúde ou a doença), fatores sociais e ambientais, medos e preocupações, assim como sobre o plano terapêutico adequado.
c. Traduzir o problema de saúde relatado pela cliente em doença.
d. Quebrar a ilusão de que o modelo biomédico é hegemônico ou único.
e. Explicitar o entendimento da paciente sobre a doença e preferências de tratamento.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os conselhos de saúde podem ser uma ponte para a implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) porque eles legalmente tem o poder de tomar decisões para implementação das políticas de saúde definidas nas conferências de Saúde, desde que se garanta a participação cidadã da população negra e de outros segmentos comprometidos com a cidadania.
A maior barreira que pode dificultar a atuação do conselho de saúde na implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) é:
Escolha uma:
a. Os conselhos das unidades de saúde não tem um papel definido em relação a políticas públicas, portanto não tem governabilidade para implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN).
b. O racismo institucional é a barreira principal para implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN). CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Os Conselhos de Saúde são um recurso fundamental do SUS, no entanto o racismo e as ideologias discriminatórias étnico-raciais e culturais em relação à população negra, são uma barreira à implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN). Ao não exercer com isenção suas funções e atuar inadequadamente por meio de cooptação de representantes da população negra em detrimento dos interesses coletivos, corre-se o risco de representação ilegítima (ainda que legal) como uma forma de operacionalização do racismo institucional e, por meio de informação sobre saúde da população negra, neutralizar sua ação.
MONTEIRO, M. C. S. Direito à saúde e participação Social: enfrentando o racismo e a desigualdade social. In: KALCKMANN, S.; BATISTA, L. E.; CASTRO, C. M.; LAGO, T. G. SOUZA, S. R. (orgs) Temas em Saúde Coletiva – v 11 Nascer com Equidade. São Paulo: Instituto de Saúde, 2010.
c. A maior barreira para implementação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) é a falta de capacitação dos conselhos de saúde.
d. Uma barreira importante é quando o próprio Secretário Municipal não aprova a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), pois o conselho de saúde só pode implementar as políticas adotadas pelo município através de seu Secretário de Saúde.
e. Muitos conselheiros são negros, portanto a população negra está representada, mas a implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) não depende dessa representação e sim da atuação dos gerentes das unidades de saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A SMS do seu município, por meio da Coordenação de Saúde da População Negra, convidou profissionais de saúde, gestores(as), controle social e lideranças de culturas negras locais, incluindo lideranças de religiões afro-brasileiras, para operacionalizar a implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN).
No início da reunião, profissionais e gestores(as) que se declaram evangélicos retiraram-se do recinto alegando que as lideranças de religiões afro-brasileiras representam o demônio.
Como você julga a reação dos(as) profissionais e gestores(as) que se retiraram do recinto sem participar da reunião para implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)?
Escolha uma:
a. EXCELENTE (Todos(as) estão corretos porque essas religiões são feitiçaria e seus representantes falam em nome do demônio)
b. REGULAR (Todos(as) estão corretos porque ninguém é obrigado a ficar ao lado de quem não gosta ou concorda)
c. MEDÍOCRE (Ao saírem da reunião perderam o direito de protestar quanto à inclusão de religiões afro-brasileiras no SUS)
d. INACEITÁVEL (Esta reação demonstra uma situação de intolerância religiosa e frontal desrespeito às pessoas convidadas pelo Estado para uma reunião de trabalho e às Leis) CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. INACEITÁVEL! O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.
Além do mais a intolerância religiosa para as religiões de matriz africana não pode ser o “novo racismo” e comprometer a desconstrução do RI (e de outras formas de discriminação) no SUS.
Fonte: http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/04/16/intolerancia-religiosa-e-crime-de-odio-e-fere-a-dignidade
e. BOA (Todos(as) estão corretos porque essas religiões são feitiçaria e não devem fazer parte das ações de saúde, mas não tenho certeza de que seus líderes representam o demônio).
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A expressão ecologia biocultural , extraída do modelo de Purnell de competência cultural, inclui a genética juntamente com outros fenômenos como, por exemplo, o metabolismo de medicamentos, as doenças geográficas e determinantes sociais da saúde no estudo dos agravos prevalentes nos grupos populacionais. Qual, entre os seguintes, é um agravo prevalente na população negra?
Escolha uma:
a. Colite ulcerativa
b. Osteoporose
c. Glaucoma CorretoParabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Glaucoma. O glaucoma representa uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. É uma doença causada pelo aumento da pressão ocular que pode resultar em danos irrecuperáveis ao nervo óptico, levando à perda lenta e progressiva da visão. Esse mal pode ser detectado somente por um exame oftalmológico cuidadoso, em que o especialista mede a pressão intraocular e o exame do fundo de olho. Pessoas da raça negra têm maior predisposição (quatro vezes mais) de serem afetadas pelo glaucoma em relação às da raça branca.
Por meio da implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) na sua Unidade de Saúde, o planejamento deverá contemplar de forma inequívoca, dentre outras ações:
- garantir o protagonismo da comunidade negra e do controle social no planejamento, monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde as quais, por sua vez, devem estar relacionadas a programas e ações do Ministério da Saúde com potencial de impacto sobre os problemas de saúde prevalentes na população negra (glaucoma, albinismo, vitiligo, lúpus, diabetes, hipertensão, AVC, problemas psicossociais, mortalidade materna, mortalidade infantil, cânceres [miomas & próstata], doença falciforme, etc).
Uma ponte para acesso à saúde & bem-estar pela população negra é, por parte do(a) profissional de saúde, a atualização e a educação permanente quanto aos conhecimentos sobre os problemas da ecologia biocultural negra uma vez que estes são importantes para individualizar a intervenção, tanto nos estágios pré-clínicos (prevenção de complicações) quanto nos clínicos (diagnóstico e tratamento precoce), por meio de uma terapia moldada às anormalidades subjacentes.
d. Esclerose múltipla
e. Distrofia espinal
Feedback
Sua resposta está correta.

Continue navegando