Buscar

APOL 1,2,3,4-CENARIO ECONOMICO MUNDIAL (100%)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1 - Cenário Econômico Mundial
Questão 1/5 - Cenário Econômico Mundial
Com base nas negociações e regimes internacionais:
Para entender o cenário econômico mundial é preciso lembrar que as dinâmicas econômicas e comerciais entre Estados, empresas e outros agentes internacionais possuem regulamentos e regulamentações para que ocorram minimamente sob uma ordem. Os regimes internacionais, como mencionado, criados pelos Estados, surgem para regular as relações econômicas, financeiras e comerciais ao redor do mundo.
A afirmação é verdadeira em:
	A	Dumping é o procedimento de elevar os preços para garantir que os concorrentes não atuem no mercado.
	B	As empresas multinacionais submetem aos Estados interessados as condições de mercado para regulação e assim atuarem em fornecimento de bens e serviços.
	C	O objetivo da expansão econômica através de mercados globalizados atualmente é orientado somente por fatores econômicos.
	D	A prática de comercio exterior também avalia questões sociais, respeito às leis específicas de cada Estado entre outros fatores para se estabelecer um ambiente de negócio favorável.
	E	Atualmente devido ao ganho de escala, não há espaço para a inovação em mercados globais.
Questão 2/5 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da responsabilidade econômica global das empresas:
Considerando as diferentes formas de organização política e social de cada país e a possibilidade de benefícios econômicos a partir de regulamentações ou condições de ambiente de negócios específicas, o sistema de comércio mundial procura estabelecer práticas comerciais que visam um equilíbrio entre as negociações e também respeito a valores fundamentais na área de direitos humanos. 
A respeito das regulamentações do comércio mundial, é possível afirmar que:
	A	A Organização Mundial do Comércio (OMC) monitora as ações da empresa e pode puni-las em caso de descumprimento de normas regulatórias do comércio mundial.
	B	Os embargos econômicos são formas de punição às empresas que se beneficiam de mercados subdesenvolvidos.
	C	As práticas de reduzir os preços para prejudicar eventuais concorrentes ou ainda concentrar mercados para ter ganhos de escala são condições econômicos e não são regulamentadas.
	D	O Pacto Global visando as boas práticas das empresas em relação ao comércio mundial, embora não seja uma regulamentação, considera que a responsabilidade social das empresas pode beneficia-las na sua imagem e aceitação de sua atuação em outros países.
	E	O Pacto Global regulamenta a atuação nas empresas no comércio internacional e está fundamentado nos princípios fundamentais dos direitos humanos.
Questão 3/5 - Cenário Econômico Mundial
Leia com atenção o texto a seguir:
O cenário econômico mundial é composto pelo comportamento de diversas economias nacionais e regionais, bem como dos interesses e práticas de empresas locais, multinacionais e especialmente das empresas transnacionais.
Em relação as condições econômicas mundiais, as afirmações são verdadeiras em:
	A	Em países desenvolvidos não há intervenção do Estado nas regulamentações econômicas.
	B	O ativo financeiro que torna os países mais competitivos no cenário econômico é o ouro.
	C	A globalização visa estabelecer barreiras econômicas para proteger mercados subdesenvolvidos do ataque especulativo financeiro.
	D	O mercado internacional é estável porque tem muitos países fazendo transações comerciais, portanto a crise em um país não afeto todo o sistema.
	E	O dólar pode variar de acordo com premissas econômicas de oferta e demanda, normalmente é regulado pelo Banco Central dos EUA.
Questão 4/5 - Cenário Econômico Mundial
Em relação a integração econômica dos países, considere o texto abaixo:
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em referendo no dia 23 de junho de 2016, apelidada de Brexit, resultante da junção das palavras em inglês - Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), cujo resultado final surpreendeu os analistas e outros interessados, pois pesquisas não demonstravam tal decisão, e o placar da votação divido entre 51,8% pela saída e 48,2% pela permanência indicou uma clara divisão do país em relação tema. Ainda demonstrou uma clara divisão entre regiões britânicas: na Escócia, Irlanda do Norte e na capital Londres a permanência foi mais votada, enquanto que em Inglaterra e País de Gales, tanto nas regiões rurais como nas grandes cidades (à exceção de Londres) o resultado foi mais favorável à saída da UE.
A respeito das movimentações de integração de blocos econômicos, é corretor o que se afirma em:
	A	A saída de um Estado de um bloco econômico visa fortalecer a relação comercial entre os países.
	B	Aspectos culturais e valores sociais não interferem na escolha econômica de integrar países em blocos econômicos.
	C	A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 indica uma tendência dos países em buscar uma globalização, visto que individualizados os países conseguem negociar com o maior número de mercados.
	D	A integração de Estados deve ser regionalizada porque a proximidade territorial dos países pode facilitar eventuais diferenças culturais entre os membros intencionados em formar o bloco.
	E	Embora a convergência de políticas econômicas e a busca por consenso entre os Estados seja um desafio para a formação dos blocos econômicos, a integração de mercados é uma importante prática que acelera e ajusta eventuais desigualdades em uma relação econômica globalizada.
Questão 5/5 - Cenário Econômico Mundial
De acordo com a globalização como tema atual, analisar as sentenças abaixo:
I. A globalização possibilitou um aquecimento de mercado em todo o mundo e criou possibilidades de mercados mais abertos às empresas estrangeiras em muitas nações.
II. Crises financeiras locais raramente afetam o mercado e o comércio exterior pois não estão associadas à investimentos de situações e risco elevado, geralmente focando em um único mercado.
III. O mercado globalizado atual é mais inconstante do que alguns anos atrás devido ao alto grau de complexidade de relações entre empresas, governos e investidores e principalmente devido à especulação financeira.
As afirmações são verdadeiras em:
	A	Somente a afirmativa I.
	B	Somente a afirmativa II.
	C	Somente a afirmativa III
	D	As afirmativas I e III são verdadeiras.
	E	As afirmativas II e III são verdadeiras.
APOL 2 – CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL
Questão 1/5 - Cenário Econômico Mundial
Em relação aos blocos regionais da América Latina
A América Latina apresenta enormes desafios em relação ao desenvolvimento e participação econômica frente a outras regiões do mundo, como por exemplo o sudeste asiático e recentemente o leste europeu. Embora com crescimento nas últimas décadas, estabilizar algumas práticas ainda exige atenção especial por parte dos Estados e empresas em relação a algumas escolhas para o pleno desenvolvimento.
Diante deste cenário, em relação aos blocos regionais da América Latina, avalie as seguintes afirmações:
I. Atualmente está vigente a ALCA com forte influência econômica dos Estados Unidos da América.
II. Por apresentar estruturas econômicas diferentes atualmente ocorrem blocos regionais como por exemplo o Mercosul e o bloco Comunidade Andina.
III. Embora com arranjos locais e iniciativas primárias para financiamentos, os blocos latinos americanos são dependentes de empréstimos via Banco Mundial financiados por Estados de outras regiões.
Em relação aos dados apresentados, é verdadeiro afirmar que:
	A	Somente a afirmativa I está correta.
	B	Somente a afirmativa II está correta.
	C	Somente a afirmativa III está correta.
	D	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	E	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 2/5 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as agências internacionais de desenvolvimento e monitoramento financeiro: 
Para viabilizar as transações internacionais
entre Estados, é necessário que o Sistema Financeiro Internacional seja organizado em instituições com fins específicos
Sobre as entidades participantes do Sistema Financeiro Internacional, e verdadeiro afirmar que:
	A	O Fundo Monetário Internacional regulariza o comércio mundial;
	B	A Organização Mundial do Comércio disponibiliza recursos para países em dificuldade de adquirir bens de consumo;
	C	O Banco Mundial é responsável em financiar as empresas privadas na intensão destas de internacionalizar as suas atividades;
	D	O Fundo Monetário Internacional visa apoiar Estados com dificuldade financeira e não visa lucro, portanto seus empréstimos não têm custos de capital ou juros;
	E	O Banco Mundial tem a finalidade de fomentar iniciativas que melhorem as condições dos Estados em relação ao bem estar e desenvolvimento social;
Questão 3/5 - Cenário Econômico Mundial
Analise o texto a seguir:
Após o término da Segunda Guerra Mundial, vários países europeus se reconstruíram e se destacaram no seguimento industrial, como a Alemanha, Reino Unido e a França e com o crescimento econômico derivado desse setor tais nações se tornaram áreas de atração para trabalhadores, sobretudo, imigrantes até os dias atuais.
De acordo com as propostas de integração regional
I. A livre circulação de pessoas trabalhando, consumindo e gerando renda para um determinado mercado está alinhado com o modelo de integração regional através de benefícios sociais e econômicos e sugere que ocorra uma forma alternativa de se propor a intervenção do Estado.
Porque
II. Deve prevalecer um modelo que consiga compartilhar responsabilidades entre empresas, governos e indivíduos e garanta soluções para os desafios comuns e possibilite ganhos igualitários.
	A	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira;
	B	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa;
	C	as duas afirmativas são falsas;
	D	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira;
	E	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Questão 4/5 - Cenário Econômico Mundial
Definir qual é o melhor modelo econômico a ser adotado por um país para se beneficiar das transações comerciais e permitir o desenvolvimento social e econômico é ainda debatido intensamente pelos economistas, porém entender o contexto e as condições que levaram os Estados a fazerem algumas escolhas anteriormente contribui para o melhor entendimento e principalmente para planejamentos mais adequados a realidades diferentes dos Estados. 
A partir do contexto histórico e da evolução das características dos modelos econômicos, considere as seguintes afirmativas:
I. O modelo do economista John Maynard Keynes prevê a intervenção do Estado em algumas situações, como por exemplo em momentos de crises e foi aplicado com êxito, por exemplo, após a crise do mercado financeiro de 1929 com investimentos em infraestrutura interna dos EUA, possibilitando a geração de renda pelo Estado.
II. O modelo “keynesianismo” prevê uma forte intervenção do Estado em políticas públicas na área fiscal, cambial e de crédito, incentivando a demanda e impedindo o livre comércio entre as empresas
III. O modelo neoliberal, principalmente a partir dos anos 1980 prevê uma iniciativa de livre comércio e uma redução do papel do Estado em investimentos estatal para se evitar endividamento do país, inclusive transmitindo à iniciativa privada empresas que pertenciam ao estado, fenômeno denominado privatização de empresas públicas.
	A	Somente a afirmativa I.
	B	Somente a afirmativa II.
	C	Somente a afirmativa III.
	D	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	E	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 5/5 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto abaixo:
O Sistema Financeiro é responsável por viabilizar a transação entre os agentes superavitários (poupadores) e agentes deficitários (demandantes de crédito) através de diversos instrumentos de repasse.
Em relação ao conjunto de procedimentos relacionados ao Sistema Financeiro Internacional especificamente, é correto o que se afirma em:
	A	O SFI e seus instrumentos apresentam riscos não sistemáticos para as empresas, ou seja, são riscos de mercados locais e afetam pontualmente um ou outro mercado;
	B	O SFI é baseado em padrões de conversão que estabelecem valores universais de bens e serviços;
	C	A precificação dos ativos internacionais é livre, o que permite que SFI seja estável em todo o mundo;
	D	O principal ativo financeiro considerado como lastro nas transações comerciais atualmente é o ouro
	E	A aceitação de um SFI permite a um país autonomia para decisões de precificação e controle da sua moeda;
APOL 3 - Cenário Econômico Mundial
Questão 1/5 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da intervenção do Estado no modelo econômico:
O Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real. O programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
Sobre os índices de inflação no Brasil, é correto afirmar que:
	A	No Brasil atua-se pelo modelo da meta de inflação publicada pelo Banco Central do Brasil que significa que a autoridade monetária define a inflação para o ano fiscal, atualmente definido em 4,5%, aceitando uma variação de dois pontos percentuais;
	B	O principal índice de acompanhamento da inflação no Brasil é a Selic, que é definida mensalmente pelo Comitê de Política Monetária;
	C	IPCA e INPC são índices coordenados pelo IBGE embora obtidos nas mesmas regiões, medem variáveis diferentes para se estabelecer a evolução dos preços;
	D	O IGPM, calculado pela Fundação Getúlio Vargas mensalmente desde 1944, é o índice de referência para a meta de inflação da política monetária.
	E	A inflação elevada até o ano de 1994 é devido à forte demanda por produtos e serviços estabelecida no país, que permitiu o crescimento econômico do Brasil nos anos anteriores ao Plano Real.
Questão 2/5 - Cenário Econômico Mundial
Quando o governo adota políticas monetárias expansionistas, visa estabelecer um maior poder de consumo para as famílias e assim gerar maior atividade produtiva pelas empresas para atender as demandas agregadas. A alteração da taxa básica de juros (SELIC) e de outras políticas monetárias são instrumentos utilizados para controlar atividade econômica e por consequência a inflação.
Sobre estas condições, considere as seguintes informações:
I. Quando existe um processo contrário ao da inflação, isto é, o valor dos preços diminui, este processo é conhecido como deflação, proporcionando um risco muito grande para uma depressão econômica.
Porque
II. A queda nos preços se dá pela capacidade das empresas em atender a demanda do mercado consumidor, o que indica que a atividade econômica está superaquecida.
É correto o que se afirma em:
	A	A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
	B	A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
	C	As duas afirmativas são falsas.
	D	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	E	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 3/5 - Cenário Econômico Mundial
A política monetária é um instrumento da política econômica de um país:
A quantidade de moeda circulante em uma economia de um país possibilita o estimulo a produção e a geração do emprego
e renda, e pode ser controlada com o aumento ou diminuição de títulos públicos além de se determinar os limites dos depósitos compulsórios. 
Sobre a atuação das autoridades monetárias junto as políticas econômicas, é correto o que se afirma em:
	A	A política econômica, através das autoridades monetárias, estabelece uma meta anual para o crescimento do PIB.
	B	A inflação não tem influência sobre a produção e oferta de produtos.
	C	Os incentivos tributários como redução de IPI não são orientados pelas autoridades monetárias.
	D	Quando as autoridades monetárias elevam a taxa Selic, ocorre a diminuição de crédito na economia devido a opção dos investidores por títulos do governo mais rentáveis.
	E	A variável cambial como o aumento ou diminuição do dólar é somente um parâmetro de comparação com outros países e não exerce nenhuma influência nos fatores de produção.
Questão 4/5 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto a seguir:
A inflação é um fenômeno monetário que ocorre quando o preço dos produtos ou serviços encarecem, devido a desvalorização do dinheiro. É possível alterar os fatores que contribuem com este fenômeno restringindo a acesso ao consumo ou incentivando a produção para que os preços estabeleçam níveis razoáveis através de definições da política monetária de uma país.
Sobre a política monetária de combate à inflação, é correto o que se afirma em:
I. Quando a taxa de juros aumenta estabelece um impacto positivo na demanda agregada pela oportunidade de ganhos no mercado financeiro
II. Uma forma de restringir a demanda agregada e por consequência a inflação, a autoridade monetária pode aumentar o percentual de depósitos compulsórios, entre outros instrumentos de controle monetários
III. O regime de metas determina qual deve ser a taxa de inflação para o próximo ano fiscal, como por exemplo, no Brasil a meta para a inflação atualmente é 4,5 %
	A	Somente a afirmativa I está correta.
	B	Somente a afirmativa II está correta.
	C	Somente a afirmativa III está correta.
	D	As afirmativas I e II estão corretas.
	E	As afirmativas I e III estão corretas.
Questão 5/5 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto a seguir:
O depósito compulsório um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia interna. Este mecanismo tem a capacidade de influenciar o crédito disponível bem como as taxas de juro cobradas. É por meio do depósito compulsório que os bancos ficam obrigados a depositar em uma conta no próprio Banco Central parte dos recursos captados de seus clientes nos depósitos à vista, a prazo ou poupança. 
A respeito dos depósitos compulsórios, é correto o que se afirma em:
	A	São depósitos efetuados pelo Governo para garantir reservas financeiras frente às negociações internacionais.
	B	Quanto maior for o percentual relativo do depósito, menor é volume de dinheiro disponível para as famílias e empresas fazerem empréstimos.
	C	A remuneração do depósito é de acordo com definição da meta de inflação.
	D	Os agentes financeiros repassam parte dos recursos liberados para os tomadores de empréstimos remunerados a taxa de juros Selic, que é a taxa básica de juros.
	E	Os depósitos compulsórios não são utilizados como instrumento monetário porque incidem somente sobre os agentes poupadores do sistema econômico.
APOL 4 – Cenário Econômico Mundial
Questão 1/5 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as perspectivas comportamentalistas considere:
I. As perspectivas comportamentalistas entendem que os motivos que levam à internacionalização possam ser econômicos, como por exemplo mercados locais saturados. Porém, uma empresa só se internacionaliza considerando decisões humanas (no caso seus gestores) e por este motivo a parte psicológica dessas pessoas pode interferir no comportamento de suas empresas no mercado internacional.
II. O modelo de Uppsala, afirma que não existe no processo de decisão a distância psíquica dos investidores/gestores.
III. Sobre os fatores culturais nos processos de internacionalização seria importante destacar que a cultura é que determina como se dará a negociação para as próximas etapas. Nessas etapas precisam sempre levar em consideração o comportamento dos indivíduos envolvidos, além apenas das negociações de compra e venda nos mercados.
As afirmações são verdadeiras em:
	A	 Somente a afirmativa I.
	B	Somente a afirmativa II.
	C	Somente a afirmativa III.
	D	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	E	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 2/5 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da teoria econômica internacional das empresas:
Os motivos e as etapas do processo a internacionalização empresarial são vistos de forma distintas por dois grandes grupos de pesquisadores: os econômicos e os comportamentalistas.
Considerando os conceitos econômicos e comportamentalistas, é possível afirmar que:
	A	Os pesquisadores econômicos defendem que os motivos que levam uma empresa a se internacionalizar são somente as necessidades financeiras da própria empresa.
	B	Os pesquisadores comportamentalistas alegam que o real motivo da internacionalização surge da vontade dos gestores juntamente de uma imposição do mercado.
	C	Dentro da perspectiva econômica existem três motivos explicativos para as etapas de internacionalização: a teoria do poder de mercado; a teoria da internalização; e a teoria do monopólio.
	D	A busca por reconhecimento internacional pela eficiência e não somente pela condição de domínio econômico pela produção é uma característica da teoria do Poder de Mercado.
	E	A teoria do Poder de Mercado defende que dentro de uma empresa, seu faturamento e sua eficiência em constante crescimento é o que a leva para uma posição de mercado regional, nacional e, consequentemente, ao mercado internacional.
Questão 3/5 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da internacionalização das empresas:
Procurando maior eficiência e lucro, as empresas buscam a expandir sua zona de atuação no mercado. Essa busca por novas possibilidades de ganhos levam as empresas a atuarem em outros mercados fora do seu mercado nacional. Denominamos essa dinâmica como internacionalização empresarial.
A respeito da internacionalização do comércio mundial, é possível afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
	A	É padrão que uma empresa que surge pequena vá crescendo ao longo dos anos, e ganhando mercados próximos até alcançar o patamar nacional e, finalmente, se arriscar no mercado internacional.
	B	Muitas empresas pequenas no Brasil, por volta dos anos 90, passaram a se internacionalizar com a abertura econômica e comercial do modelo neoliberal apoiadas pelas câmaras de comércio de outros países e pelos financiamentos liberados pelos bancos públicos e privados.
	C	Há muito tempo existe investimento financeiro (a compra de ações de capital) de empresas brasileiras por empresas estrangeiras, sistema comum nas pequenas empresas brasileiras.
	D	O procedimento aonde uma empresa assume cooperação de outra empresa estrangeira para continuar atuando em seu mercado como uma joint venture não é uma internacionalização.
Questão 4/5 - Cenário Econômico Mundial
Entender as oportunidades em mercados internacionais e ainda como se internacionalizar, carrega desafios inerentes às relações interculturais. Diferenças culturais estão por toda parte em nosso tempo globalizado. Pessoas e produtos estrangeiros estão presentes nos mais diversos nichos do mercado. Avalie o texto a seguir:
Funcionários de diversas origens culturais e nacionais formam equipes em uma única empresa. Produtos são importados e exportados, levando consigo valores e novos hábitos a outras nações. E é nesse cenário que é preciso ter consciência de que as relações interculturais, ou seja, entre negociadores de culturas distintas, devem sentar e acordar ganhos relativos que agradem a todos na negociação.
Considerando o enunciado acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A globalização permite um “achatamento” do mundo em termos de padronização e facilidade nas trocas de produtos e serviços, favorecendo o mercado internacional.
Porque
II. A predominância da língua inglesa nas negociações comerciais, e a referência de moeda unificada garante que barreiras sociais e culturais, são secundárias diante do benefício econômico permitido pelo fenômeno.
	A	A primeira asserção é falsa; e a segunda, verdadeira;
	B	A primeira asserção é verdadeira; e a segunda, falsa;
	C	As duas asserções são falsas.
	D	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
	E	As duas asserções são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Questão 5/5 - Cenário Econômico Mundial
Em relação a integração econômica dos países, considere o texto abaixo:
As escolhas do perfil de exportação podem estar alinhadas com o planejamento estratégico de um Estado, por entender que o fluxo de divisas no país pode interferir nas condições macroeconômicas como inflação, taxa de juros e variação cambial, atuar sobre incentivos ao comercio internacional pode desencadear reações por outros mercados. 
A respeito das movimentações de protecionismo e intervenção estatal, é corretor o que se afirma em:
	A	O incentivo fiscal leva em conta benefícios públicos em favorecimento de empresas com créditos subsidiados pelo governo;
	B	O incentivo fiscal deve ser utilizado quando uma empresa não domina fatores de produção, como mão de obra por exemplo, permitindo que a informalidade seja estabelecida diante da necessidade de exportar.
	C	No Brasil ocorre incentivos pelos estados da federação visando mudar a matriz econômica de exportação do referido estado através de produtos com benefícios entre outras ações.
	D	O ICMS é um tributo negociado pelo Banco Central para controlar a entrada e saída de recursos estrangeiros;
	E	O favorecimento fiscal garante benefícios aos Estados, pois estes arrecadam mais recursos diretamente sobre a atividade;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina