Buscar

Domicílio e Foro de Eleição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804707991)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tibério, residente com ânimo definitivo em Teresina, tendo empresa no Rio de Janeiro, recebe recomendação médica para tratamento de sua doença (tuberculose) em Campos do Jordão/SP. Após seis meses de internação em clínica especializada, Tibério falece naquela cidade. Neste caso hipotético,
	
	
	apenas Teresina pode ser considerado domicílio de Tibério.
	
	a pluralidade de domicílios não é admitida no direito brasileiro.
	
	o domicílio da pessoa apenas é considerado um atributo da personalidade jurídica se for utilizado por motivos de ordem econômica.
	
	Campos do Jordão apenas pode ser considerado domicílio de Tibério, embora para todo e qualquer fim, se ele transferisse sua empresa para lá.
	 
	além de Teresina, Rio de Janeiro também é domicílio de Tibério, para as atividades desenvolvidas nesta localidade.
	Respondido em 27/10/2018 15:11:24
	
Compare com a sua resposta: Segundo o art. 104, CC, são elementos essenciais dos negócios jurídicos agentes capazes, objeto lícito, possível, determinado ou determinável, forma prescita em lei e vontade livre e sem vícios.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804707208)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	José, devedor contumaz, vem sistematicamente se esquivando de receber citação em processo de execução. O advogado do exeqüente apresenta vários endereços de José, entre eles, o do provável trabalho, o da casa da sogra, o da casa de praia e o da residência de seus pais. Conversando com vizinhos de José, o advogado descobre que, costumeiramente, José freqüenta o Bar do seu Manoel, localizado na esquina da rua Rouxinol, e decidiu incluir este endereço no rol daqueles em que deveria o executado ser citado. Com base no caso narrado, aponte a opção correta:
	
	
	O sistema jurídico exige a fixação de um domicílio para as pessoas naturais e jurídicas. Em razão disso, mesmo para aquelas que não possuam residência certa, disciplina o direito brasileiro onde será seu domicílio. ESte é o fundamento do domicílio necessário. Por isso, o advogado procedeu de modo equivocado.
	 
	O executado poderá ser citado no endereço do bar da esquina, através de diligência de Oficial de Justiça, pois nos termos do art. 73 do CC: Ter-se-á por domicílio da pessoa natural que não tenha residência habitual o lugar onde for encontrada.
	
	A doutrina utiliza-se da Teoria do domicílio aparente, de Henri de Page, para quem haveria uma autorização para que o terceiro considerasse que não pode ser considerado como domicílio o local onde determinada pessoa exerça aparentemente as condutas vinculadas aquele local.
	
	A pessoa pode ter várias residências, mas só pode ter um domicílio civil.
	
	O advogado procedeu de modo tecnicamente incorreto ao requerer a citação em todos esses locais, atribuindo a José vários domicílios.
	Respondido em 27/10/2018 15:12:40
	
Compare com a sua resposta: Gabarito: Não, pois a incapacidade relativa de Gabriel não pode ser invocada por João em benefício próprio, na forma do art. 181, CC.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804707434)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o foro de eleição é CORRETO afirmar:
	
	
	Os contratos de locação obrigatoriamente devem ter por foro de eleição o domicílio do locatário.
	
	O domicílio do casal é obrigatoriamente fixado pelo marido.
	
	Em relações de consumo pode ser foro de eleição o domicílio do fornecedor.
	 
	Corresponde à indicação contratual de um local para dirimir eventuais conflitos oriundos daquele negócio jurídico, devendo atender ao interesse das partes.
	
	A nulidade do foro de eleição por ser relativa pode ser declara de ofício pelo juiz, reconhecendo este sua incompetência relativa.
	Respondido em 27/10/2018 15:01:29
	
Compare com a sua resposta: Gabarito: a)O registro deve ser realizado no lugar onde ocorreu o parto ou no lugar de residência dos pais, dentro do prazo de quinze dias (art. 50, Lei n. 6.015/73). b)Diante do inconformismo do pai o oficial do registro deverá submeter o caso por escrito à decisão do juiz da Vara de Registros Públicos, que deverá analisar se o nome não expõe ao ridículo ou não é constrangedor (art. 55, parágrafo único, Lei n. 6.015/73).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804707102)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito das pessoas naturais e jurídicas, assinale a única resposta correta:
	
	
	A sociedade de fato ou irregular é um ente despersonalizado mas pode realizar atos da vida civil sem necessidade de ser representada, pois tem capacidade de exercício.
	
	Segundo a teoria nativista, a pessoa natural adquire a sua personalidade no momento de sua concepção, ainda no ventre materno.
	
	Os bens pertencentes a pessoa jurídica e os bens que integram o estabelecimento comercial são de propriedade dos seus sócios, em comunhão com seus bens particulares.
	 
	A emancipação voluntária é ato unilateral de concessão realizado pelos pais, em pleno exercício do Poder Familiar, mediante instrumento público independente de homologação judicial, desde que o menor tenha completado 16 anos.
	
	Por meio do nome, a pessoa é identificada no seu ambiente familiar e no meio social: por isso, o nome é imutável, exceto se a mudança decorrer da adoção de menor ou do casamento.
	Respondido em 27/10/2018 15:02:59
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de gabarito: 1)Entendemos de se observar, aqui, os limites de generalidade e abstração da norma, em especial da norma constitucional, a preservar direitos subjetivos previstos em lei, sem permitir, a quem quer que seja, impor sua pessoalidade como padrão de referência normativa. 2)Tal expressão pode ser analisada sob dois prismas: o primeiro, no sentido de que algumas normas e princípios basilares vinculados ao direito civil, com o passar do tempo e as mutações sociais vieram a ser incorporados no texto na Magna Carta, tendo atualmente um valor dentro do ordenamento pátrio de conteúdo constitucional. E no segundo aspecto, significaria um redesenho do direito civil à luz da Constituição, que importa no reconhecimento do universo legislativo setorial - normas de direito civil, presentes no Código Civil e nas leis especiais, contudo, interpretadas em busca de uma unidade do sistema a partir da tábua axiológica da Constituição Federal, que passa a ser ponto obrigatório de referência.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804707123)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A", consumidor, com a finalidade não revelada de transportar substâncias entorpecentes que provocam dependência psíquica e física, celebra com "B", fornecedor, contrato de compra e venda de material próprio para transporte de objetos, sem anunciar ao vendedor o seu propósito, que somente vem a ser descoberto por este após a consumação do contrato. Ante essas considerações e o novo Código Civil, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	O negócio jurídico está viciado por falso motivo, determinante para a prática do ilícito.
	
	Há nulidade do negócio em razão de motivo ilícito, sendo a invalidade decorrente do fato de o consumidor destinar o bem negociado à prática de um delito.
	
	A compra e venda é considerada como negócio com objeto ilícito ante a presunção de participação do vendedor no projeto criminoso.
	 
	Não sendo comum (razão determinante assumida por ambas as partes) o propósito de destinar o objeto adquirido para fins ilícitos ao tempo da declaração de vontade, não resta afetada a validade do negócio.
	
	O motivo passou à categoria de causa, provocando a nulidade porque ilícito.

Continue navegando