Buscar

Apresentação - Problema 1

Prévia do material em texto

Trabalho de Ética Profissional e Responsabilidade Social da Empresa
Definição do Problema:
Porque damos mais importância aos valores financeiros do que aos valores morais ?
	Em um mundo globalizado e capitalista como nosso, os valores humanos estão sendo deixados de lado por dinheiro, ganância, poder como combater isto ? Como fazer com que as pessoas deixem de pensarem em “ter’’ antes de “ser’’ ? 
	É necessário combater esta inversão de valores através para não criarmos pessoa vazias, sem orientação para a vida que não deixe para amanha quando se pode amar hoje.
Conceito de Moral
Normas que orientam o comportamento prático;
Conduta do indivíduo ‘’boa’’ ou ‘’má’’;
 Orienta e mostra a direção antes que uma determinada ação seja concretizada;
A moral é constituída por valores e normas.
Consciência Moral
Origens:
inatas
adquiridas
entidades divinas
Sentido Geral:
“ter consciência de nossos atos”
“João não tinha consciência dos graves perigos que o ameaçavam”.
Sentido específico de “moral”:
consciência	obrigatoriedade
“A minha consciência me diz.”
Consciência: possibilita a escolha
Consciência Moral: nos orienta na escolha
Educação Familiar
A família desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento da criança.
A onde elas aprendem a enfrentar os desafios e aceitar as responsabilidades
As famílias de hoje em dia careassem de tempo para conviver e para comunicar, por vezes a falta de comunicação é associada ao stress do dia a dia aumentando a dias distancia entre os membros da família 
Mídia Influenciando a Sociedade
Importante meio de comunicação; Velocidade da Informação
Poder de persuasão
Altera no modo de agir e nos relacionamentos
Pessoas espelham-se em estereótipos através dos meios de comunicação
Violência na mídia e os efeitos sobre as crianças
Pesquisas feitas por especialistas apontaram que crianças, nos primeiros anos de escola, que ficam expostas a muitas horas de violência na TV, têm maior tendência a comportamentos agressivos durante a adolescência.
Teoria do agendamento: A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês, agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.
Solução
Em pesquisas feitas pelo grupo, percebemos que o poder de persuasão da mídia é muito forte, as pessoas no mundo de hoje tem a preocupação de “estar na moda” ou até mesmo “ter status” e isso de certa forma torna-se pessoas alienados em relação à questão da moral, ética, responsabilidade social e demais valores. A mídia muitas vezes nos traz questões importantes, sobre política, economia, esporte, lazer, religião, porém muitas vezes sabemos aproveitar o que há de bom, somos levados pela parte mais submersa dessa massa tecnológica 	
	As pessoas deixam de se satisfazerem com suas próprias vontades para fazer aquilo que é imposto pela mídia, gastam dinheiro excessivamente, fugindo do seu próprio controle. Com isso, gera diversos problemas como doenças, preconceitos além de diminuir sua alto estima e correr o risco de se transformar em uma pessoa que não é. No entanto a tecnologia em massa influencia em aspectos políticas e principalmente em financeiros, e essa intervenção torna muitas vezes o individuo sem valores sociais, éticos e morais.

Continue navegando

Outros materiais