Logo Passei Direto
Buscar

PROVA RESPONDIDA E CERTA Pós graduação em educação especial e séries iniciais

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na proposta cognitivo- desenvolvimental a adaptação é um processo contínuo no qual a estrutura hereditária interage com o meio externo de modo a reconstituir-se com vista a uma melhor sobrevivência. O conhecimento é uma relação evolutiva da criança e seu meio. No decurso do relacionamento com o meio, a criança exibe, em algumas idades, estruturas ou organizações de ação e pensamento características, denominadas de estágios.
O autor desta perspectiva é:
A. ? S. Freud
B. ? J. Piaget
C. ? H. Wallon
D. ? L.S. Vigotski

Assinale a afirmação que não corresponde a proposta de Wallon:
A. ? Buscou estudar a infância para encontrar as origens biológicas da consciência
B. ? Buscou compreender o desenvolvimento humano na perspectiva da pessoa completa definindo a interação de três dimensões: emoção, afeto e movimento
C. ? Definiu que o estádio impulsivo-emocional acontece no primeiro ano de vida
D. ? Definiu que o estágio das operações formais apresenta-se na adolescência

Quanto aos estágios do desenvolvimento psicossexual de Freud, assinale a alternativa correta:
A. ? O desenvolvimento psicossexual e composto por 4 fases: oral, fálica, de latência e genital.
B. ? Na fase oral, o mundo é percebido pelo bebê por meio da manipulação das fezes através do comportamento de retenção deste material ou da sua expulsão.
C. ? Na fase fálica, há a identificação com os papéis sexuais de um dos pais, por isso o menino vive o Complexo de Édipo.
D. ? Na fase anal, a região do prazer é respectivamente: o pênis para os meninos e o clitóris para as meninas

De acordo com a teoria do desenvolvimento proposta por Sigmund Freud :
A. ? O desenvolvimento psicológico resulta da ação dos fatores somente culturais.
B. ? A hereditariedade determina o desenvolvimento psicológico.
C. ? A história de vida e os componentes constitucionais determinam o desenvolvimento psicológico.
D. ? As relações escolares e a cultura são os principais determinantes do desenvolvimento psicológico.

Vygotsky analisa a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para este autor, a melhor definição para esta relação é:
A. ? Aprendizagem e desenvolvimento são processos absolutamente independentes, isto é, aprendizagem naõ tem relação com o desenvolvimento.
B. ? Aprendizagem e desenvolvimento são processos ora dependentes, ora independentes, o que implica uma teoria dualista de desenvolvimento infantil.
C. ? O processo de desenvolvimento é posterior ao processo de aprendizagem, não havendo qualquer relação desses processos com a área de desenvolvimento potencial da criança.
D. ? O desenvolvimento do ser humano resulta do movimento dialético entre aprendizagem e desenvolvimento.

Assinale a alternativa que representa uma influência ambiental e que pode comprometer o desenvolvimento pré-natal do bebê:
A. ? Acompanhamento pré-natal regularmente (mensal)
B. ? Dieta com base em alimentos saudáveis dos cinco principais grupos alimentares (cereais, frutas, verduras, laticínios/carnes e leguminosas)
C. :-) A ingestão de uma taça de vinho diariamente
D. ? Exercícios físicos tais como caminhada, hidroginástica, yoga ou pilates

É o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância, isto porque há o comprometimento da região frontal do cérebro, responsável pela inibição de comportamentos; capacidade de prestar atenção; autocontrole e planejamento das ações. Esta descrição refere-se à:
A. :-) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
B. ? Transtorno de Ansiedade.
C. ? Anorexia Nervosa.
D. ? Obesidade.

Ao nos referirmos ao recém-nascido, afirmamos que este possui, já por ocasião do nascimento, capacidades motoras e sensoriais presentes. Defimos como capacidades motoras: ____________________________ e capacidades sensoriais: _______________________________.
A. ? Sentidos/ reflexos.
B. ? Atraso/ maturação.
C. ? Aprendizagem/ sentidos.
D. :-) Reflexos/ sentidos.

Leia a seguinte descrição clínica: “Pedro é um menino de 09 anos que foi encaminhado para atendimento psicológico por apresentar comportamentos de agressão física aos pais, aos colegas da escola e ao seu cachorro de estimação; atos de destruição a casa em que mora e a sua sala de aula no colégio; falsificação da assinatura dos pais no boletim de notas do colégio; roubo de objetos de valor pertencentes aos pais e bonés e celulares dos amigos; o colégio reclama de violação séria das regras escolares.”
Assinale a alternativa referente ao transtorno que corresponde à descrição clínica:
A. ? Transtorno Autista.
B. ? Transtorno de Ansidade.
C. ? Transtorno Alimentar.
D. :-) Transtorno de Conduta.

Recém-nascido é a denominação que o ser humano recebi no período que vai desde o nascimento até os primeiros 30 dias de vida. Nessa fase, o recém-nascido possui um conjunto de reflexos úteis, denominados reflexos de sobrevivência, além dos reflexos primitivos.
Nesse sentido, associe os itens de acordo com as características dos reflexos de sobrevivência e os reflexos primitivos e assinale a alternativa correta:
I - Reflexos de sobrevivência
II – Reflexos primitivos
(II) Babinski
(I) Sucção
(II ) Moro
(I ) Rotação
(I) Deglutinação
(II ) Natatótrio
A. ? II – I – II – I – I – II.
B. ? II – I – I – II – I – II
C. ? I – II – II – I –I – I
D. ? I – II – I – II –II – I

Na abordagem construtivista, a aprendizagem é entendida como reorganização/re-elaboração das informações, dos esquemas cognitivos e das formas de pensar.
Neste sentido, pode-se afirmar que:
A. ? O processo de aprendizagem sempre gera alteração nas estruturas mentais (esquemas cognitivos). Logo, não necessariamente algo foi anexado (associado); a nova aprendizagem reestrutura o conteúdo anterior.
B. ? A aprendizagem é uma reprodução do que já existe e que o papel do aprendiz é quase estático, uma vez que as mudanças ocorrem por força de variáveis externas (e não internas).
C. ? Não há uma preocupação com os aspectos interno do indivíduo (suas ideias, seu raciocínio).
D. ? O conteúdo da aprendizagem sofre poucas alterações, dado que, à medida que novas associações ocorrem, novos agrupamentos de informações ocorrem.

Na abordagem associacionista, a aprendizagem se dá na associação entre acontecimentos.
Neste sentido, pressupõe que:
a. ? O processo de aprendizagem sempre gera alteração nas estruturas mentais (esquemas cognitivos). Logo, não necessariamente algo foi anexado (associado); a nova aprendizagem reestrutura o conteúdo anterior.
b. ? O indivíduo não apenas responde ao mundo externo: ele o internaliza, interpreta e busca novas respostas.
c. ? A aprendizagem é uma reprodução do que já existe e que o papel do aprendiz é quase estático, uma vez que as mudanças ocorrem por força de variáveis externas (e não internas).
d. ? As mudanças não ocorrem apenas na forma como o indivíduo executa algo. Se algo de fora muda é porque alguma coisa de dentro também mudou, ou seja, as ações mudam porque o sujeito as computa (percebe, raciocina) de outra forma.

Sobre as características da aprendizagem fazem-se as seguintes afirmacoes:
I - Ao longo da vida, o que e como se aprende pode sofrer alterações, e isto está ligado tanto a fatores psicobiológicos subjacentes (nível de excitação, atenção, disposição física e mental etc.), quanto à própria aprendizagem sofrida ao longo do tempo.
II – Para haver aprendizagem, necessariamente há mudança! Só podemos constatar que algo foi aprendido quando foi modificado.
III - As experiências têm demonstrado que a aprendizagem pode ocorrer tanto de forma consciente como também não-consciente.
IV – Aprendizagem é uma atividade passiva e eminentemente técnica.
a. ? I - III – IV.
b. ? I – II – III
c. ? II – III – IV
d. ? I – II – IV

As teorias nos ajudam a ver os problemas com outros olhos e nos dão um direcionamento para as melhores soluções, atestadas por anos e anos de pesquisa e prática controlada.
Sobre as principais teorias de aprendizagem relacione as colunas:
I - Teoria behaviorista
II- Teorias cognitivistas
III - Teoria gestáltica
IV – Teorias construtivistas
(IV ) Entendem a aprendizagem como um processo de construção do conhecimento
(III) Aprendizagem por insight
(II ) Aprendizagem enquanto alterações na forma de processar a informação
(I ) Aprendizagem pelas conseqüências

A abordagem associacionista e construtivista têm suas diferenças, porém partilham com algumas características comuns que são, exceto:
a. ? A motivação do aprendiz é parte fundamental do processo educacional.
b. ? Os aprendizes adquirem/constroem conhecimento em diferentes ritmos.
c. ? Toda aprendizagem é um processo de construção e que depende unicamente do indivíduo.
d. ? Os aprendizes sempre devem avaliar o seu próprio desempenho e alterar seus comportamentos ou estratégias quando for apropriado.

De modo geral, podemos classificar a motivação em dois tipos: Intrínseca e extrínseca. A intrínseca é fazer algo por prazer, para ganhar habilidade, para demonstrar suas habilidades (nesta modalidade motivacional, o reforço é interno), enquanto que a motivação extrínseca é:
A. ? Fazer algo para obter uma recompensa, um reforço externo.
B. ? Aquela que se origina de você mesmo. Por ex.: seu comprometimento na realização da tarefa.
C. ? É aquela que apresenta o desejo interior para atingir algum objetivo ou satisfazer determinada necessidade.
D. ? A força psíquica que todos nós possuímos e que nos leva a empenharmos em uma atividade por vontade própria.

O estudo da psicologia do desenvolvimento e do aprendizado tem nos permitido conhecer como determinados temas podem ser ligados e desligados das nossas mentes com certa facilidade (como números de telefone, atividades diárias, conteúdos de disciplinas), ou não (como as experiências negativas, o caminho de casa, hábitos). Esta capacidade de ligar e de desfazer ligações neuronais é conhecida como:
A. ? Neurobiologia.
B. ? Neuroplasticidade.
C. ? Neuroses.
D. ? Resolução de Problemas.

De maneira geral, percepções ou os mapas mentais, são as representações da realidade que as pessoas utilizam para entender o mundo a sua volta e a si mesmas. Neste sentido, a percepção:
A. ? É um reflexo que temos da realidade e nos induz ao erro de raciocínio.
B. ? Está ligada à nossa experiência (ou à falta dela), ao entrar em contato com um objeto, situação, pessoa, etc.
C. ? É um atributo de Deus que define o modo como avaliamos as coisas.
D. ? Que temos das coisas não interfere no processo de aprendizagem e nem motiva as pessoas.

Sobre os processos básicos da memória relacione as colunas:
I – Aquisição
II – Decodificação
III – Armazenamento
IV – Evocação
(II) As informações adquiridas são processadas (analisadas) por nossa aprendizagem anterior e codificadas analógica (imageticamente) ou proposicionalmente (linguagem).
(I ) Por meio dos órgãos sensoriais, mas filtradas pela nossa atenção e percepção.
(IV ) Lembrar-se das informações ou buscar entre as memórias armazenadas aquelas que estão sendo utilizadas no momento.
(III ) As informações passam a fazer parte do nosso repertório de informações (nas redes neurais cerebrais) e podem permanecer lá por segundos ou anos.

Leia atentamente os pensamentos a seguir e assinale a alternativa que contenha as palavras que definem cada uma:
I – ____ Memória _ é o processo de aquisição, decodificação, armazenamento e evocação das experiências.
II – ___ Metacognição __ é o conhecimento das próprias capacidades cognitivas ou qualquer coisa relacionada a elas, como os requisitos para se organizar no tempo e espaço a fim de tirar o melhor proveito de suas habilidades.
III – ___ Motivação. ___ diz respeito à dinâmica do comportamento – às maneiras como nossas ações são iniciadas, sustentadas, orientadas e concluídas.
A. ? Memória – Metacognição – Motivação.
B. ? Metacognição – Motivação – Memória.
C. ? Motivação – Memória – Metacognição.
D. ? Memória – Motivação – Metacognição.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na proposta cognitivo- desenvolvimental a adaptação é um processo contínuo no qual a estrutura hereditária interage com o meio externo de modo a reconstituir-se com vista a uma melhor sobrevivência. O conhecimento é uma relação evolutiva da criança e seu meio. No decurso do relacionamento com o meio, a criança exibe, em algumas idades, estruturas ou organizações de ação e pensamento características, denominadas de estágios.
O autor desta perspectiva é:
A. ? S. Freud
B. ? J. Piaget
C. ? H. Wallon
D. ? L.S. Vigotski

Assinale a afirmação que não corresponde a proposta de Wallon:
A. ? Buscou estudar a infância para encontrar as origens biológicas da consciência
B. ? Buscou compreender o desenvolvimento humano na perspectiva da pessoa completa definindo a interação de três dimensões: emoção, afeto e movimento
C. ? Definiu que o estádio impulsivo-emocional acontece no primeiro ano de vida
D. ? Definiu que o estágio das operações formais apresenta-se na adolescência

Quanto aos estágios do desenvolvimento psicossexual de Freud, assinale a alternativa correta:
A. ? O desenvolvimento psicossexual e composto por 4 fases: oral, fálica, de latência e genital.
B. ? Na fase oral, o mundo é percebido pelo bebê por meio da manipulação das fezes através do comportamento de retenção deste material ou da sua expulsão.
C. ? Na fase fálica, há a identificação com os papéis sexuais de um dos pais, por isso o menino vive o Complexo de Édipo.
D. ? Na fase anal, a região do prazer é respectivamente: o pênis para os meninos e o clitóris para as meninas

De acordo com a teoria do desenvolvimento proposta por Sigmund Freud :
A. ? O desenvolvimento psicológico resulta da ação dos fatores somente culturais.
B. ? A hereditariedade determina o desenvolvimento psicológico.
C. ? A história de vida e os componentes constitucionais determinam o desenvolvimento psicológico.
D. ? As relações escolares e a cultura são os principais determinantes do desenvolvimento psicológico.

Vygotsky analisa a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para este autor, a melhor definição para esta relação é:
A. ? Aprendizagem e desenvolvimento são processos absolutamente independentes, isto é, aprendizagem naõ tem relação com o desenvolvimento.
B. ? Aprendizagem e desenvolvimento são processos ora dependentes, ora independentes, o que implica uma teoria dualista de desenvolvimento infantil.
C. ? O processo de desenvolvimento é posterior ao processo de aprendizagem, não havendo qualquer relação desses processos com a área de desenvolvimento potencial da criança.
D. ? O desenvolvimento do ser humano resulta do movimento dialético entre aprendizagem e desenvolvimento.

Assinale a alternativa que representa uma influência ambiental e que pode comprometer o desenvolvimento pré-natal do bebê:
A. ? Acompanhamento pré-natal regularmente (mensal)
B. ? Dieta com base em alimentos saudáveis dos cinco principais grupos alimentares (cereais, frutas, verduras, laticínios/carnes e leguminosas)
C. :-) A ingestão de uma taça de vinho diariamente
D. ? Exercícios físicos tais como caminhada, hidroginástica, yoga ou pilates

É o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância, isto porque há o comprometimento da região frontal do cérebro, responsável pela inibição de comportamentos; capacidade de prestar atenção; autocontrole e planejamento das ações. Esta descrição refere-se à:
A. :-) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
B. ? Transtorno de Ansiedade.
C. ? Anorexia Nervosa.
D. ? Obesidade.

Ao nos referirmos ao recém-nascido, afirmamos que este possui, já por ocasião do nascimento, capacidades motoras e sensoriais presentes. Defimos como capacidades motoras: ____________________________ e capacidades sensoriais: _______________________________.
A. ? Sentidos/ reflexos.
B. ? Atraso/ maturação.
C. ? Aprendizagem/ sentidos.
D. :-) Reflexos/ sentidos.

Leia a seguinte descrição clínica: “Pedro é um menino de 09 anos que foi encaminhado para atendimento psicológico por apresentar comportamentos de agressão física aos pais, aos colegas da escola e ao seu cachorro de estimação; atos de destruição a casa em que mora e a sua sala de aula no colégio; falsificação da assinatura dos pais no boletim de notas do colégio; roubo de objetos de valor pertencentes aos pais e bonés e celulares dos amigos; o colégio reclama de violação séria das regras escolares.”
Assinale a alternativa referente ao transtorno que corresponde à descrição clínica:
A. ? Transtorno Autista.
B. ? Transtorno de Ansidade.
C. ? Transtorno Alimentar.
D. :-) Transtorno de Conduta.

Recém-nascido é a denominação que o ser humano recebi no período que vai desde o nascimento até os primeiros 30 dias de vida. Nessa fase, o recém-nascido possui um conjunto de reflexos úteis, denominados reflexos de sobrevivência, além dos reflexos primitivos.
Nesse sentido, associe os itens de acordo com as características dos reflexos de sobrevivência e os reflexos primitivos e assinale a alternativa correta:
I - Reflexos de sobrevivência
II – Reflexos primitivos
(II) Babinski
(I) Sucção
(II ) Moro
(I ) Rotação
(I) Deglutinação
(II ) Natatótrio
A. ? II – I – II – I – I – II.
B. ? II – I – I – II – I – II
C. ? I – II – II – I –I – I
D. ? I – II – I – II –II – I

Na abordagem construtivista, a aprendizagem é entendida como reorganização/re-elaboração das informações, dos esquemas cognitivos e das formas de pensar.
Neste sentido, pode-se afirmar que:
A. ? O processo de aprendizagem sempre gera alteração nas estruturas mentais (esquemas cognitivos). Logo, não necessariamente algo foi anexado (associado); a nova aprendizagem reestrutura o conteúdo anterior.
B. ? A aprendizagem é uma reprodução do que já existe e que o papel do aprendiz é quase estático, uma vez que as mudanças ocorrem por força de variáveis externas (e não internas).
C. ? Não há uma preocupação com os aspectos interno do indivíduo (suas ideias, seu raciocínio).
D. ? O conteúdo da aprendizagem sofre poucas alterações, dado que, à medida que novas associações ocorrem, novos agrupamentos de informações ocorrem.

Na abordagem associacionista, a aprendizagem se dá na associação entre acontecimentos.
Neste sentido, pressupõe que:
a. ? O processo de aprendizagem sempre gera alteração nas estruturas mentais (esquemas cognitivos). Logo, não necessariamente algo foi anexado (associado); a nova aprendizagem reestrutura o conteúdo anterior.
b. ? O indivíduo não apenas responde ao mundo externo: ele o internaliza, interpreta e busca novas respostas.
c. ? A aprendizagem é uma reprodução do que já existe e que o papel do aprendiz é quase estático, uma vez que as mudanças ocorrem por força de variáveis externas (e não internas).
d. ? As mudanças não ocorrem apenas na forma como o indivíduo executa algo. Se algo de fora muda é porque alguma coisa de dentro também mudou, ou seja, as ações mudam porque o sujeito as computa (percebe, raciocina) de outra forma.

Sobre as características da aprendizagem fazem-se as seguintes afirmacoes:
I - Ao longo da vida, o que e como se aprende pode sofrer alterações, e isto está ligado tanto a fatores psicobiológicos subjacentes (nível de excitação, atenção, disposição física e mental etc.), quanto à própria aprendizagem sofrida ao longo do tempo.
II – Para haver aprendizagem, necessariamente há mudança! Só podemos constatar que algo foi aprendido quando foi modificado.
III - As experiências têm demonstrado que a aprendizagem pode ocorrer tanto de forma consciente como também não-consciente.
IV – Aprendizagem é uma atividade passiva e eminentemente técnica.
a. ? I - III – IV.
b. ? I – II – III
c. ? II – III – IV
d. ? I – II – IV

As teorias nos ajudam a ver os problemas com outros olhos e nos dão um direcionamento para as melhores soluções, atestadas por anos e anos de pesquisa e prática controlada.
Sobre as principais teorias de aprendizagem relacione as colunas:
I - Teoria behaviorista
II- Teorias cognitivistas
III - Teoria gestáltica
IV – Teorias construtivistas
(IV ) Entendem a aprendizagem como um processo de construção do conhecimento
(III) Aprendizagem por insight
(II ) Aprendizagem enquanto alterações na forma de processar a informação
(I ) Aprendizagem pelas conseqüências

A abordagem associacionista e construtivista têm suas diferenças, porém partilham com algumas características comuns que são, exceto:
a. ? A motivação do aprendiz é parte fundamental do processo educacional.
b. ? Os aprendizes adquirem/constroem conhecimento em diferentes ritmos.
c. ? Toda aprendizagem é um processo de construção e que depende unicamente do indivíduo.
d. ? Os aprendizes sempre devem avaliar o seu próprio desempenho e alterar seus comportamentos ou estratégias quando for apropriado.

De modo geral, podemos classificar a motivação em dois tipos: Intrínseca e extrínseca. A intrínseca é fazer algo por prazer, para ganhar habilidade, para demonstrar suas habilidades (nesta modalidade motivacional, o reforço é interno), enquanto que a motivação extrínseca é:
A. ? Fazer algo para obter uma recompensa, um reforço externo.
B. ? Aquela que se origina de você mesmo. Por ex.: seu comprometimento na realização da tarefa.
C. ? É aquela que apresenta o desejo interior para atingir algum objetivo ou satisfazer determinada necessidade.
D. ? A força psíquica que todos nós possuímos e que nos leva a empenharmos em uma atividade por vontade própria.

O estudo da psicologia do desenvolvimento e do aprendizado tem nos permitido conhecer como determinados temas podem ser ligados e desligados das nossas mentes com certa facilidade (como números de telefone, atividades diárias, conteúdos de disciplinas), ou não (como as experiências negativas, o caminho de casa, hábitos). Esta capacidade de ligar e de desfazer ligações neuronais é conhecida como:
A. ? Neurobiologia.
B. ? Neuroplasticidade.
C. ? Neuroses.
D. ? Resolução de Problemas.

De maneira geral, percepções ou os mapas mentais, são as representações da realidade que as pessoas utilizam para entender o mundo a sua volta e a si mesmas. Neste sentido, a percepção:
A. ? É um reflexo que temos da realidade e nos induz ao erro de raciocínio.
B. ? Está ligada à nossa experiência (ou à falta dela), ao entrar em contato com um objeto, situação, pessoa, etc.
C. ? É um atributo de Deus que define o modo como avaliamos as coisas.
D. ? Que temos das coisas não interfere no processo de aprendizagem e nem motiva as pessoas.

Sobre os processos básicos da memória relacione as colunas:
I – Aquisição
II – Decodificação
III – Armazenamento
IV – Evocação
(II) As informações adquiridas são processadas (analisadas) por nossa aprendizagem anterior e codificadas analógica (imageticamente) ou proposicionalmente (linguagem).
(I ) Por meio dos órgãos sensoriais, mas filtradas pela nossa atenção e percepção.
(IV ) Lembrar-se das informações ou buscar entre as memórias armazenadas aquelas que estão sendo utilizadas no momento.
(III ) As informações passam a fazer parte do nosso repertório de informações (nas redes neurais cerebrais) e podem permanecer lá por segundos ou anos.

Leia atentamente os pensamentos a seguir e assinale a alternativa que contenha as palavras que definem cada uma:
I – ____ Memória _ é o processo de aquisição, decodificação, armazenamento e evocação das experiências.
II – ___ Metacognição __ é o conhecimento das próprias capacidades cognitivas ou qualquer coisa relacionada a elas, como os requisitos para se organizar no tempo e espaço a fim de tirar o melhor proveito de suas habilidades.
III – ___ Motivação. ___ diz respeito à dinâmica do comportamento – às maneiras como nossas ações são iniciadas, sustentadas, orientadas e concluídas.
A. ? Memória – Metacognição – Motivação.
B. ? Metacognição – Motivação – Memória.
C. ? Motivação – Memória – Metacognição.
D. ? Memória – Motivação – Metacognição.

Prévia do material em texto

1) Na proposta cognitivo- desenvolvimental a adaptação é um processo contínuo no qual a estrutura hereditária interage com o meio externo de modo a reconstituir-se com vista a uma melhor sobrevivência. O conhecimento é uma relação evolutiva da criança e seu meio. No decurso do relacionamento com o meio, a criança exibe, em algumas idades, estruturas ou organizações de ação e pensamento características, denominadas de estágios. O autor desta perspectiva é: 
A. ? S. Freud 
B. ? J. Piaget 
C. ? H. Wallon 
D. ? L.S. Vigotski 
2) Assinale a afirmação que não corresponde a proposta de Wallon: 
A. ? Buscou estudar a infância para encontrar as origens biológicas da consciência 
B. ? Buscou compreender o desenvolvimento humano na perspectiva da pessoa completa definindo a interação de três dimensões: emoção, afeto e movimento 
C. ? Definiu que o estádio impulsivo-emocional acontece no primeiro ano de vida 
D. ? Definiu que o estágio das operações formais apresenta-se na adolescência 
3) Quanto aos estágios do desenvolvimento psicossexual de Freud, assinale a alternativa correta: 
A. ? O desenvolvimento psicossexual e composto por 4 fases: oral, fálica, de latência e genital. 
B. ? Na fase oral, o mundo é percebido pelo bebê por meio da manipulação das fezes através do comportamento de retenção deste material ou da sua expulsão. 
C. ? Na fase fálica, há a identificação com os papéis sexuais de um dos pais, por isso o menino vive o Complexo de Édipo. 
D. ? Na fase anal, a região do prazer é respectivamente: o pênis para os meninos e o clitóris para as meninas 
4) De acordo com a teoria do desenvolvimento proposta por Sigmund Freud : 
A. ? O desenvolvimento psicológico resulta da ação dos fatores somente culturais. 
B. ? A hereditariedade determina o desenvolvimento psicológico. 
C. ? A história de vida e os componentes constitucionais determinam o desenvolvimento psicológico. 
D. ? As relações escolares e a cultura são os principais determinantes do desenvolvimento psicológico. 
5) Vygotsky analisa a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para este autor, a melhor definição para esta relação é: 
A. ? Aprendizagem e desenvolvimento são processos absolutamente independentes, isto é, aprendizagem naõ tem relação com o desenvolvimento. 
B. ? Aprendizagem e desenvolvimento são processos ora dependentes, ora independentes, o que implica uma teoria dualista de desenvolvimento infantil. 
C. ? O processo de desenvolvimento é posterior ao processo de aprendizagem, não havendo qualquer relação desses processos com a área de desenvolvimento potencial da criança. 
D. ? O desenvolvimento do ser humano resulta do movimento dialético entre aprendizagem e desenvolvimento. 
6) Assinale a alternativa que representa uma influência ambiental e que pode comprometer o desenvolvimento pré-natal do bebê: 
A. ? Acompanhamento pré-natal regularmente (mensal) 
B. ? Dieta com base em alimentos saudáveis dos cinco principais grupos alimentares (cereais, frutas, verduras, laticínios/carnes e leguminosas) 
C. ? A ingestão de uma taça de vinho diariamente 
D. ? Exercícios físicos tais como caminhada, hidroginástica, yoga ou pilates 
7) É o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância, isto porque há o comprometimento da região frontal do cérebro, responsável pela inibição de comportamentos; capacidade de prestar atenção; autocontrole e planejamento das ações. Esta descrição refere-se à: 
A. ? Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 
B. ? Transtorno de Ansiedade. 
C. ? Anorexia Nervosa. 
D. ? Obesidade. 
8) Ao nos referirmos ao recém-nascido, afirmamos que este possui, já por ocasião do nascimento, capacidades motoras e sensoriais presentes. Defimos como capacidades motoras: ____________________________ e capacidades sensoriais: _______________________________. 
A. ? Sentidos/ reflexos. 
B. ? Atraso/ maturação. 
C. ? Aprendizagem/ sentidos. 
D. ? Reflexos/ sentidos. 
9) Leia a seguinte descrição clínica: “Pedro é um menino de 09 anos que foi encaminhado para atendimento psicológico por apresentar comportamentos de agressão física aos pais, aos colegas da escola e ao seu cachorro de estimação; atos de destruição a casa em que mora e a sua sala de aula no colégio; falsificação da assinatura dos pais no boletim de notas do colégio; roubo de objetos de valor pertencentes aos pais e bonés e celulares dos amigos; o colégio reclama de violação séria das regras escolares.” Assinale a alternativa referente ao transtorno que corresponde à descrição clínica: 
A. ? Transtorno Autista. 
B. ? Transtorno de Ansidade. 
C. ? Transtorno Alimentar. 
D. ? Transtorno de Conduta. 
10) Recém-nascido é a denominação que o ser humano recebi no período que vai desde o nascimento até os primeiros 30 dias de vida. Nessa fase, o recém-nascido possui um conjunto de reflexos úteis, denominados reflexos de sobrevivência, além dos reflexos primitivos. Nesse sentido, associe os itens de acordo com as características dos reflexos de sobrevivência e os reflexos primitivos e assinale a alternativa correta: I - Reflexos de sobrevivência II – Reflexos primitivos (II) Babinski (I) Sucção (II ) Moro (I ) Rotação ( I) Deglutinação (II ) Natatótrio 
A. ? II – I – II – I – I – II. 
B. ? II – I – I – II – I – II 
C. ? I – II – II – I –I – I 
D. ? I – II – I – II –II – I 
11) Na abordagem construtivista, a aprendizagem é entendida como reorganização/re-elaboração das informações, dos esquemas cognitivos e das formas de pensar. Neste sentido, pode-se afirmar que: 
A. ? O processo de aprendizagem sempre gera alteração nas estruturas mentais (esquemas cognitivos). Logo, não necessariamente algo foi anexado (associado); a nova aprendizagem reestrutura o conteúdo anterior. 
B. ? A aprendizagem é uma reprodução do que já existe e que o papel do aprendiz é quase estático, uma vez que as mudanças ocorrem por força de variáveis externas (e não internas). 
C. ? Não há uma preocupação com os aspectos interno do indivíduo (suas ideias, seu raciocínio). 
D. ? O conteúdo da aprendizagem sofre poucas alterações, dado que, à medida que novas associações ocorrem, novos agrupamentos de informações ocorrem. 
12) Na abordagem associacionista, a aprendizagem se dá na associação entre acontecimentos. Neste sentido, pressupõe que: 
a. ? O processo de aprendizagem sempre gera alteração nas estruturas mentais (esquemas cognitivos). Logo, não necessariamente algo foi anexado (associado); a nova aprendizagem reestrutura o conteúdo anterior. 
b. ? O indivíduo não apenas responde ao mundo externo: ele o internaliza, interpreta e busca novas respostas. 
c. ? A aprendizagem é uma reprodução do que já existe e que o papel do aprendiz é quase estático, uma vez que as mudanças ocorrem por força de variáveis externas (e não internas). 
d. ? As mudanças não ocorrem apenas na forma como o indivíduo executa algo. Se algo de fora muda é porque alguma coisa de dentro também mudou, ou seja, as ações mudam porque o sujeito as computa (percebe, raciocina) de outra forma. 
13) Sobre as características da aprendizagem fazem-se as seguintes afirmações: I - Ao longo da vida, o que e como se aprende pode sofrer alterações, e isto está ligado tanto a fatores psicobiológicos subjacentes (nível de excitação, atenção, disposição física e mental etc.), quanto à própria aprendizagem sofrida ao longo do tempo. II – Para haver aprendizagem, necessariamente há mudança! Só podemos constatar que algo foi aprendido quando foi modificado. III - As experiências têm demonstrado que a aprendizagem pode ocorrer tanto de forma consciente como também não-consciente. IV – Aprendizagem é uma atividade passiva e eminentemente técnica. São características da aprendizagem as afirmações: 
a. ? I - III – IV. 
b. ? I – II – III 
c. ? II – III – IV 
d. ? I – II – IV 
14) As teorias nos ajudam a ver os problemas com outros olhos e nos dão um direcionamento para as melhores soluções, atestadas por anos e anos de pesquisa e prática controlada. Sobreas principais teorias de aprendizagem relacione as colunas:
 I - Teoria behaviorista
 II- Teorias cognitivistas
 III - Teoria gestáltica
 IV – Teorias construtivistas
 (IV ) Entendem a aprendizagem como um processo de construção do conhecimento
 ( III) Aprendizagem por insight 
(II ) Aprendizagem enquanto alterações na forma de processar a informação
 ( I ) Aprendizagem pelas conseqüências 
a. ? III – IV – II – I 
b. ? I – II – III - IV 
c. ? II – III – IV – I 
d. ? IV – III – II – I 
15) A abordagem associacionista e construtivista têm suas diferenças, porém partilham com algumas características comuns que são, exceto: 
a. ? A motivação do aprendiz é parte fundamental do processo educacional. 
b. ? Os aprendizes adquirem/constroem conhecimento em diferentes ritmos. 
c. ? Toda aprendizagem é um processo de construção e que depende unicamente do indivíduo. 
d. ? Os aprendizes sempre devem avaliar o seu próprio desempenho e alterar seus comportamentos ou estratégias quando for apropriado. 
16) De modo geral, podemos classificar a motivação em dois tipos: Intrínseca e extrínseca. A intrínseca é fazer algo por prazer, para ganhar habilidade, para demonstrar suas habilidades (nesta modalidade motivacional, o reforço é interno), enquanto que a motivação extrínseca é: 
A. ? Fazer algo para obter uma recompensa, um reforço externo. 
B. ? Aquela que se origina de você mesmo. Por ex.: seu comprometimento na realização da tarefa. 
C. ? É aquela que apresenta o desejo interior para atingir algum objetivo ou satisfazer determinada necessidade. 
D. ? A força psíquica que todos nós possuímos e que nos leva a empenharmos em uma atividade por vontade própria. 
17) O estudo da psicologia do desenvolvimento e do aprendizado tem nos permitido conhecer como determinados temas podem ser ligados e desligados das nossas mentes com certa facilidade (como números de telefone, atividades diárias, conteúdos de disciplinas), ou não (como as experiências negativas, o caminho de casa, hábitos). Esta capacidade de ligar e de desfazer ligações neuronais é conhecida como: 
A. ? Neurobiologia. 
B. ? Neuroplasticidade. 
C. ? Neuroses. 
D. ? Resolução de Problemas. 
18) De maneira geral, percepções ou os mapas mentais, são as representações da realidade que as pessoas utilizam para entender o mundo a sua volta e a si mesmas. Neste sentido, a percepção: 
A. ? É um reflexo que temos da realidade e nos induz ao erro de raciocínio. 
B. ? Está ligada à nossa experiência (ou à falta dela), ao entrar em contato com um objeto, situação, pessoa, etc. 
C. ? É um atributo de Deus que define o modo como avaliamos as coisas. 
D. ? Que temos das coisas não interfere no processo de aprendizagem e nem motiva as pessoas. 
19) Sobre os processos básicos da memória relacione as colunas:
 I – Aquisição
 II – Decodificação 
III – Armazenamento 
IV – Evocação 
(II) As informações adquiridas são processadas (analisadas) por nossa aprendizagem anterior e codificadas analógica (imageticamente) ou proposicionalmente (linguagem).
 (I ) Por meio dos órgãos sensoriais, mas filtradas pela nossa atenção e percepção. 
(IV ) Lembrar-se das informações ou buscar entre as memórias armazenadas aquelas que estão sendo utilizadas no momento.
 (III ) As informações passam a fazer parte do nosso repertório de informações (nas redes neurais cerebrais) e podem permanecer lá por segundos ou anos. 
A. ? II – I – IV – III. 
B. ? IV – III – I – II. 
C. ? I – II – IV – III. 
D. ? II – IV – III – I. 
20) Leia atentamente os pensamentos a seguir e assinale a alternativa que contenha as palavras que definem cada uma:
 I – ____ Memória _ é o processo de aquisição, decodificação, armazenamento e evocação das experiências.
 II – ___ Metacognição __ é o conhecimento das próprias capacidades cognitivas ou qualquer coisa relacionada a elas, como os requisitos para se organizar no tempo e espaço a fim de tirar o melhor proveito de suas habilidades.
 III – ___ Motivação. ___ diz respeito à dinâmica do comportamento – às maneiras como nossas ações são iniciadas, sustentadas, orientadas e concluídas. 
A. ? Memória – Metacognição – Motivação. 
B. ? Metacognição – Motivação – Memória. 
C. ? Motivação – Memória – Metacognição. 
D. ? Memória – Motivação – Metacognição

Mais conteúdos dessa disciplina