Buscar

Distúrbios de Memória, Consciência e Linguagem

Prévia do material em texto

1. Memória
 
Hiperamnésia - pessoa que se recorda de tudo, em quantidade aumentada, porém, a qualidade da memória é prejudicada, Isto ocorre nos transtornos orgânicos gerais, excitação maníaca ou hipomaníaca, epilepsia, sonhos, hipnose, situações limites de risco, manifestação tóxicas por cocaína ou anfetamina e no início de algumas doenças demenciais.
As amnésias podem ser classificadas em:
Amnésia anterógrada - ocorre após um trauma cerebral, caracterizada pela incapacidade de lembrar-se de novas informações, experiências recentes, porém, experiências antigas são lembradas.
Amnésia retrógrada - neste caso a pessoa acometida lembra-se de fatos recentes e esquece memórias antigas que ocorreram antes do acidente. Aparece nos casos de demências, Alzheimer, Síndrome de Korsakov, epilepsia e alcoolismo.
Amnésia global transitória - não apresenta causas consistentes que justifique a perda da memória, ocorre quando um bloqueio em uma artéria corta o suprimento de sangue, temporariamente, para outras partes do cérebro. A pessoa acometida fica desorientada, apresenta esquecimento e confusão súbita. Geralmente apresenta bom prognóstico de recuperação.
Amnésia dissociativa - amnésia em que não há fatores orgânicos, e é causada por traumas emocionais muito fortes. Apresenta sintomas como incapacidade para evocar informações pessoais, segundo Sé e Lasca (2005, p.74) "o quadro consiste em uma amnésia retrógrada seletiva para informações de caráter pessoal.”
 
2. Consciência
 
Coma – estado profundo de inconsciência;
Delirium - rebaixamento prolongado do nível de consciência, mas sem anulação da capacidade de interagir. Ex: Síndrome de abstinência de álcool ou uso medicamentos depressores do sistema nervoso central;
Hipervigilante – estado de intensa clareza da consciência;
Desrealização - o ambiente que cerca a pessoa é percebido por ela como irreal, desconhecido ou diferente, sensação de estranheza;
Obnubilação – estado de redução da clareza da atividade psíquica, associada à sonolência e à lentidão do curso do pensamento;
Despersonalização - pessoa informa que percebe a si mesmo como irreal ou estranha.
 
3. Linguagem 
 
Mutismo Abolição da linguagem falada. 
Logorréia Fala rápida e ininterruptamente, difícil interromper, latência de resposta Demora para responder a uma pergunta feita (depende do estado emocional e cognitivo)
Fuga de ideias Discurso salta de um tema a outro (pensamento acelerado, logorréia)
Associação frouxa Discurso muda bruscamente de direção de maneira inesperada e incompreensível, mistura de palavras ou frases que carecem de significado compreensível ou coerência lógica
Coprolalia Produção involuntária de palavras obscenas ou de baixo calão

Continue navegando