Buscar

Relatório Visita ao Alcoólicos Anônimos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório
	No mês de março, do ano corrente, visitei um Grupo do A. A., que fica em Juiz de Fora. A visita foi uma orientação da Professora que ministra a disciplina de Desenvolvimento Interpessoal. Foi uma visita muito interessante para poder conhecer a estrutura e o funcionamento deste tipo de unidade.
	O Grupo A. A. é um grupo aberto a qualquer pessoa que queira ou precise participar das reuniões, seja para encontrar companheiros que estejam na mesma situação e queiram parar de beber e manter-se sem o primeiro gole, onde encontram força, ou para entender como os alcoólicos enfrentam esse desafio.
	Eu participei de uma reunião que acontece aos sábados, as 19h. Quando cheguei ao local já haviam algumas pessoas, sendo que alguns eram outros alunos da Universo, que estavam lá com o mesmo propósito e tinham alguns membros. No início da reunião, um palestrante que orienta os trabalhos deu início ao encontro lembrando dos passos e orientações pelos quais os companheiros alcoólicos passam para ficar sem beber. 
	Posteriormente, os membros começaram a dar seus depoimentos, um de cada vez, colocaram-se a frente de todos, apresentaram-se e começaram a relatar as partes de suas vidas que os levaram a conhecer a bebida e como possuem dificuldade para manter-se longe dela. Muitos se emocionam ao relembrar momentos difíceis e de dor, pois alguns acabam sendo abandonados pelos familiares.
	Neste Grupo os membros sentem-se entre amigos, que lutam em busca de um mesmo objetivo, ficar longe do primeiro gole. Nas reuniões eles encontram a escuta, o não julgar, a compreensão e a resistência para reconstruir suas vidas e seguir em frente da melhor forma possível. Nessa jornada o primeiro passo é enfatizado como o mais importante para dar início a esta reconstrução da vida, da autoestima e do amor à vida.

Outros materiais