avaliaçoes gestão da responsabilidade social e ambiental
11 pág.

avaliaçoes gestão da responsabilidade social e ambiental


DisciplinaResponsabilidade Social e Ambiental3.813 materiais16.237 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1)
Entre as motivações para a adoção de uma estratégia de Ecoeficiência, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
Há Interesse em criar uma imagem de relação sustentável com o ambiente e, assim, agregar peso competitivo. 
checkCORRETO
Os processos produtivos incidem em poucos gastos com o tratamento de águas residuais. 
O preço da energia é cada vez mais barato, devido ao aumento das matrizes energéticas pelo mundo. 
Devido a um grande plano de reestruturação sanitária, há um maior aporte das estruturas de tratamento de água. 
A reciclagem aparece como um setor bastante lucrativo. 
Código da questão: 10800
2)
O modelo de responsabilidade social corporativa exige a adoção de uma gestão que preze pelo relacionamento colaborativo da empresa com os seus stakeholders (partes interessadas). Com esse compromisso, espera-se que a empresa agregue valor à sua imagem a partir do aumento de sua credibilidade perante o mercado. A partir desse objetivo, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas:
Embora a questão do lucro seja fundamental, é necessário que os gestores observem os interesses e as expectativas dos stakeholders na relação que mantêm com a empresa, qualquer seja o campo: econômico, social, ambiental, e outros. 
O desenvolvimento de um sistema eficaz de atendimento, a expansão dos serviços pós-venda, e a ênfase na qualidade dos produtos e serviços são considerados mecanismos de responsabilidade que possibilita o aumento da satisfação e a fidelização do cliente.
Apesar da sua característica voluntária, a RSC exige que a empresa se atente, antecipadamente, à conformidade com às suas obrigações legais e normativas, quais sejam: contábil, trabalhista, ambiental, entre outras. 
A compilação e o acompanhamento de indicadores quantitativos e qualitativos da estratégia de responsabilidade social devem ser apresentados aos investidores da empresa, no intuito de exibir os ganhos e o sucesso do empreendimento. No entanto, a apresentação pública deve ser evitada para evitar desmotivações em casos de resultados negativos, ou potencial pressão de grupos secundários, tais como a mídia, a concorrência, associações cívicas, entre outros. 
checkCORRETO
Os stakeholders são todos os indivíduos, instituições e organizações capazes de influenciar a gestão de uma empresa, ou serem influenciados por ela. Entre outros, incluem-se os investidores, os clientes, os fornecedores, os representantes governamentais, os sindicados.
Código da questão: 10790
3)
Analise a seguinte definição do Instituto Ethos:
"[...] deve estar diretamente ligada aos valores da companhia e o direcionamento a ela deve estar claro para os empregados, fornecedores e consumidores/clientes, bem como para a própria comunidade e para o governo. Engana-se aquela empresa que enxerga sua responsabilidade como limitada apenas às suas ações diretas. E isso vale também para o governante e para o cidadão comum. Adotar uma gestão socialmente responsável implica, necessariamente, atuar buscando trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados e promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente, sem deixar de lado o retorno para os investidores. Nesse sentido, a troca e o aprendizado permanentes são tão importantes para a empresa quanto as reflexões internas [...] o diálogo criado a partir daí pode dar as condições necessárias para a legitimação de diferentes atores - mais influentes nesse novo modelo de gestão participativa-, bem como para a definição de metas claras e a promoção do comprometimento das partes para uma mudança efetiva de foco, do momento atual para o futuro (INSTITUTO ETHOS, s/d, p. 1)."
O texto refere-se:
Alternativas:
a Responsabilidade Social Governamental - RSG
a Responsabilidade Social Corporativa - RSC
checkCORRETO
a Responsabilidade Social e Ambiental \u2013 RSA
a Responsabilidade Social Política - RSP
a Responsabilidade Social Popular - RSP
Código da questão: 10990
4)
Assinale a alternativa que melhor descreve a definição de responsabilidade econômica.
Alternativas:
conquistar mercados, proporcionar exportação, gerar riquezas, e utilizar tecnologias, de modo que reflita em custos maiores nos preços finais.
produzir produtos confiáveis, proporcionar ociosidade, gerar trabalho para os acionistas, e utilizar tecnologias de média emissão, de modo que reflita em receitas nos preços finais dos produtos.
conquistar mercados, reduzir taxas e impostos, gerar riquezas, e preservar a fauna, de modo que reflita em custos menores nos preços finais.
produzir serviços confiáveis, proporcionar renda, gerar trabalho para os acionistas, e utilizar tecnologias de alta emissão, de modo que reflita em custos nos preços finais dos serviços.
produzir produtos e serviços confiáveis, proporcionar empregos, gerar dividendos para os acionistas, e utilizar tecnologias de baixa emissão, de modo que reflita em custos nos preços finais.
checkCORRETO
Código da questão: 11446
5)Sobre a Análise do Ciclo de Vida (ACV) é INCORRETO afirmar:
Alternativas:
Contém em si, a compilação e a avaliação das entradas, saídas e dos potenciais impactos ambientais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida.
Sob o ponto de vista operacional, busca melhorias no processo produtivo.
Trata-se da avaliação do desempenho ambiental dos produtos ao longo  de  todo  o  seu ciclo de vida, desde a sua concepção, passando por todos  os  elos  de  sua  cadeia produtiva, pelo seu uso, até o acompanhamento pós-descarte. 
Não é possível de certificação, pois há uma ampla diversidade entre as linhas de montagem de um mesmo tipo de produção, dificultando parâmetros consensuais de avaliação. 
checkCORRETO
Do ponto de vista comercial, buscam materiais que possam substituir outros, mantendo a mesma função, mas oferecendo novas vantagens.
Código da questão: 10828
6)
Quais NÃO É considerada uma intenção do Marketing Verde?
Alternativas:
Valorizar a marca da empresa. 
Definir uma personalidade à corporação. 
Fortalecer uma imagem de utopia ecológica. 
checkCORRETO
Aumentar a credibilidade e legitimidade junto aos consumidores. 
Aproveitar um nicho crescente de consumidores verdes, ou seja, aqueles que buscam uma relação de consumo considerada ecologicamente correta. 
Código da questão: 10830
7)
Sobre os princípios da Produção Mais Limpa (P+L) é INCORRETO afirmar:
Alternativas:
A P+L enfatiza a questão do risco. 
checkINCORRETO
A P+L não nega ou impede o crescimento, mas insiste que o crescimento pode ser ecologicamente sustentável. 
A P+L não se limita à fabricação de indústrias de um certo tipo ou tamanho, ela pode ser aplicada para a prestação de serviços também.
Agrega valor à empresa, pois dá ênfase na prevenção da poluição, em vez do controle, com clara melhoria no desempenho ambiental. 
A P+L incide unicamente na questão da proteção ambiental, desde a extração da matéria-prima, até o descarte final do produto. 
CORRETO
Código da questão: 10791
8)
De que forma as pessoas e os trabalhadores são reconhecidos, segundo a teoria dos stakeholders?
Alternativas:
são reconhecidos como atores responsáveis.
são reconhecidos como passivos para as empresas.
são reconhecidos como um dos agentes interessados.
checkCORRETO
são reconhecidos como recursos dispensáveis.
são reconhecidos como um ativo para as empresas.
Código da questão: 11445
9)
Considere as seguintes informações:
1) Consumo de eletricidade para iluminação, aquecimento e refrigeração.
2) Avaliação da saúde do empregado, sua segurança e bem-estar.
3) Áreas de lazer e esporte.
São exemplos de indicadores:
Alternativas:
Poluidores; IPCA; SELIC e Esportes
Econômicos; Estrutural; Lazer e Habitação
Urbanos; Saúde; Esportes e Lazer
Sócio ambientais; Urbanos; PIB e Desemprego
Ambientais; Sociais; Culturais e Comunitários 
checkCORRETO
Código da questão: 11322
10)
Os métodos e as metodologias utilizadas para a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) são variados. Dentre os procedimentos listados abaixo,