Buscar

Sistemas de Informação no Setor Público COLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1: Na discussão de problemas empresariais de nossa época, a palavra sistema vem sendo usada com muita frequência, de tal forma que pesquisadores estão estudando sistemas, analistas veem as organizações como sistemas, e aumenta gradativamente a instituição de Órgãos e CIAS sob enfoque sistêmico. Qual a importância dos estudos dos Sistemas?C)Identificar todos os sistemas e subsistemas que ocorrem na empresa.
Questão 2: Há tempos, considerando a evolução dos hardwares, equipamentos e computadores que fazem parte da configuração das plataformas de TI nas empresas, alguns especialistas ditavam o fim dos computadores Mainframes. O tempo passou e os Mainframes 
C)Gerenciamento de processamentos em grandes empresas
Questão 3: Os componentes do modelo de Redes de Telecomunicações que utilizam diversas mídias, em geral, meios físicos pelos quais os sinais elétricos tramitam dentro da 
E)Nenhuma das alternativas está Correta.
Questão 4: No SIDOR - Sistema Integrado de Dados Orçamentários, a fase orçamentária que acompanha as movimentações ocorridas em cada exercício do período analisado, convertendo-as para uma base comum, exercício atual e anteriores, tornando comparáveis os dados de realização dos exercícios passados (t-2) e (t-1) com os do presente exercício (t), é a fase de:D)Alinhamento da Série Histórica. 
Questão 5: Comunicação é o processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, através de determinado canal e entendida por um receptor. O sistema de comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz. Conforme nossos estudos, importantes questões devem ser atendidas e bem respondidas pelo sistema, dentre elas não se encontram:
C)De onde deve ser comunicado?
Questão 6: Austríaco que enunciou nos EUA a teoria dos sistemas como resultado de seu trabalho de pesquisa cientifica, em 1950. Estudioso da Biologia enfocou intensamente os organismos vivos. Estamos falando de:B)Ludwig von Bertalanffy.
Federal é utilizado por várias Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais para padronizar o recebimento, através da Conta Única do Governo Federal, contemplando as receitas dos Órgãos que utilizam o sistema: taxas de água, energia elétrica, telefone, entre outras. Entre os objetivos deste sistema estruturante, pode-se citar:
C)Facilitar o acompanhamento e monitoramento das Dívidas. 
de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Assinale a alternativa em que aspectos da empresa se identificam a Estrutura Organizacional:
D)Organograma.
Questão 1: O sistema SIORG - Sistema de Informações Organizacionais , consiste em um sistema gerenciador de um grande banco de dados, Data Warehouse, que armazena dados e informações do Poder Executivo da República brasileira, ou seja, administração direta, autarquias e fundações. Entre os objetivos deste sistema encontra (m) -se:
A) Agilizar e aumentar a confiabilidade das informações. 
Questão 2: Os sistemas de informação são evidências contributivas da Tecnologia da Informação para o ambiente negocial, pois estes viabilizam o aumento da eficiência e da eficácia da operação empresarial. Destacam-se razões importantes, porque não dizer fatores críticos de sucesso, que definem o êxito ou fracasso do adequado projeto de desenvolvimento da tecnologia da informação na empresa, entre eles pode-se citar:
D) Comprometimento do usuário e alta administração.
Questão 3: O SIAFI é um sistema utilizado para registrar, acompanhar e controlar a execução orçamentária, financeira e patrimonial da União, visando subsidiar a administração pública.
 Assinale a alternativa incorreta com relação aos objetivos desse sistema:
A) Permitir que a Contabilidade Pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais, destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal. 
B) Impedir a transparência das informações relacionadas com os gastos do governo federal. 
Questão 4: O termo topologia se refere ao arranjo ou “layout físico”, ou seja, o meio e a estrutura adotada para a conexão dos nós e dispositivos na rede. Os nós representam os pontos no meio, que estão conectados entre si. A localização destes nós é denominada de endereço, por onde são reconhecidos pela rede. A Rede Anel consiste em: 
Assinale a resposta correta:
B) Um conjunto de nós, terminais de telecomunicação, interligados através de um anel central de 
Questão 5: A função de Organização da Empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Assinale a alternativa em que aspectos da empresa se identificam a Estrutura Organizacional:
E) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 6: A função de Organização da Empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Dado este contexto, como surge a Estrutura Informal? Assinale a alternativa correta:
C) Dos entendimentos extra-estruturais.
Questão 7: Na discussão de problemas empresariais de nossa época, a palavra sistema vem sendo usada com muita frequência, de tal forma que pesquisadores estão estudando sistemas, analistas veem as organizações como sistemas, e aumenta gradativamente a instituição de Órgãos e CIAS sob enfoque sistêmico. Qual a importância dos estudos dos Sistemas?E) Todas as alternativas estão incorretas.
Questão 8: O termo topologia se refere ao arranjo ou “layout físico”, ou seja, o meio e a estrutura adotada para a conexão dos nós e dispositivos na rede. Os nós representam os pontos no meio, que estão conectados entre si. A localização destes nós, é denominada de endereço, através das quais são reconhecidos pela rede. A Rede Barramento consiste em: 
B) Um conjunto de nós, servidores de telecomunicação, interligados através de um barramento central em anel de comunicação.
Questão 9: Com o progresso das ciências biológicas, alguns séculos à frente, tomou forma o modelo orgânico da sociedade, que apresentava o princípio da interdependência das partes, analisando a sociedade como um organismo complexo e vivo. Em contraproposta às características do modelo do Sistema Mecânico. Entre as características deste último encontra(m)-se:
C) Processo decisório descentralizado.
Questão 10: Comunicação é o processo que retrata a emissão de uma mensagem, por determinado canal, entendida pelo receptor.
Aponte o pode ser considerado correto, entre as assertivas a seguir, relacionadas com o Sistema de Comunicação:
I. Podemos identificar dois tipos diferentes de esquemas de comunicação o primário e o secundário; II.Entre as importantes questões que precisam ser analisadas, relacionadas com esse sistema, podemos incluir por que e quanto deve ser comunicado.
III. As comunicações na empresa somente podem ser realizadas via fluxos horizontais;
IV. Nesse sistema, é mais importante o papel do conteúdo da informação do que das pessoas nele envolvidas.Está (ão) correta (s):
E) Apenas IV
Questão 1: Os componentes do modelo de Redes de Telecomunicações que utilizam diversas mídias, em geral, meios físicos pelos quais os sinais elétricos tramitam dentro da rede, servindo como interligação física das redes de computadores, são:
B) Canais de Telecomunicação.
Questão 2: Os componentes do modelo de Redes de Telecomunicações que consistem na inteligência do sistema de comunicação, que gerenciam e controlam as atividades de telecomunicação da rede, são:
C) Sistemas de Telecomunicação.Questão 3: Constata-se uma grande evolução dos dispositivos para armazenamento. O armazenamento que é o mais reconhecido pelos leigos, através da identificação dos Gigabytes, Megabytes e até Terabytes disponibilizados pelos fabricantes nos HD (hard disc) para o armazenamento de softwares e dados do usuário, corresponde a uma:
A) Memória Central.
Questão 4: O EIS consiste em tecnologia voltada à integração das fontes de informação para a geração de informações para tomada de decisões executivas. Mais do que informações resumidas ou de ordem geral, são informações verificáveis pelos executivos, apresentadas de forma numérica, textual, gráfica ou por imagem. Sobre o EIS, pode-se afirmar que: A) Diante de decisões críticas, fornece informações precisas e rápidas. 
Questão 5: A função de Organização da Empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Dado este contexto, como surge a Estrutura Informal? Assinale a alternativa correta:
C) Dos entendimentos extra-estruturais.
Questão 6: Há tempos, considerando a evolução dos hardwares, equipamentos e computadores que fazem parte da configuração das plataformas de TI nas empresas, alguns especialistas ditavam o fim dos computadores Mainframes. O tempo passou e os Mainframes estão sobrevivendo à evolução tecnológica de TI, entre as suas aplicações encontra(m)-se: C) Gerenciamento de processamentos em grandes empresas
Questão 7: Os sistemas que se encontram na base da pirâmide organizacional, viabilizando o gerenciamento das atividades e tarefas que correspondem aos trabalhos rotineiros do dia a dia, são denominados de: D) Sistemas de Apoio às Operações.
Questão 8: O termo topologia se refere ao arranjo ou “layout físico”, ou seja, o meio e a estrutura adotada para a conexão dos nós e dispositivos na rede. Os nós representam os pontos no meio, que estão conectados entre si. A localização destes nós é denominada de endereço, por onde são reconhecidos pela rede. A Rede Anel consiste em: 
Assinale a resposta correta:
B) Um conjunto de nós, terminais de telecomunicação, interligados através de um anel central de comunicação.
Questão 9: A arquitetura de redes objetiva criar um ambiente (environment), capaz de desenvolver telecomunicação de forma flexível, simples e eficaz. O protocolo padrão permite o desenvolvimento de interfaces padronizadas para os diversos níveis existentes entre os sistemas de computadores e os usuários finais. O sistema de protocolo padrão adotado pela internet é denominado:
A) OSI - Open Systems Interconnection
B) TCP/IP - Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet
Questão 10: Na discussão de problemas empresariais de nossa época, a palavra sistema vem sendo usada com muita frequência, de tal forma que pesquisadores estão estudando sistemas, analistas veem as organizações como sistemas, e aumenta gradativamente a instituição de Órgãos e CIAS sob enfoque sistêmico. Qual a importância dos estudos dos Sistemas?
C) Identificar todos os sistemas e subsistemas que ocorrem na empresa.

Outros materiais