Buscar

CEREBELO - Gustavo Osugue

Prévia do material em texto

CEREBELO
Prof. Gustavo Osugue – 19/04/2017
- Do latim “cérebro pequeno”. Ele apresenta uma conformação semelhante ao encéfalo.
- É localizado na Fossa Posterior, juntamente com o tronco encefálico. O tronco encefálico vai fazer o limite anterior e o osso occipital vai fazer o limite posterior.
- O limite superior é a tenda do cerebelo (camada de dura-máter), que divide a fossa média da fossa posterior, e o limite inferior é o forame magno.
- Faz parte do tecto do quarto ventrículo.
Superfícies:
Os nomes das superfícies serão dados devido a estrutura adjacente.
•Tentorial: relacionada ao tentório
•Suboccipital: relacionada a escama do osso occipital
•Petrosa: relacionada ao osso petroso
Tentorial
Suboccipital
PETROSA 
Lóbulos: Divisão Ontogenética
É mais uma divisão funcional.
Corpo do cerebelo• Anterior: relacionado com a função motora 
• Posterior: relacionado ao planejamento da ação motora
•Floculonodular: relacionado ao equilíbrio
- A fissura prima divide o lóbulo anterior do lóbulo posterior.
- A fissura posterolateral divide o lóbulo posterior do lóbulo floculonodular.
 
Córtex Cerebelar: Localizados no córtex do cerebelo (substância cinzenta)
O cerebelo, assim como o córtex cerebral, é uma estrutura suprasegmentada. O que diferencia uma estrutura suprasegmentar da infrasegmentar é como está disposta a substância branca em relação a substância cinzenta. No córtex cerebral a substancia cinzenta envolve a substancia branca, assim como no cerebelo. Metade dos neurônios do sistema nervoso central estão no cerebelo. 
• Camada molecular
• Camada de células de purkinje
• Camada granulosa
As células de purkinje são as maiores células do sistema nervoso central.
Núcleos: Localizados na substância branca do cerebelo (medula do cerebelo)
Assim como no tronco, o cerebelo apresenta núcleos também, são núcleos profundos. Localizados dentro da substância branca do cerebelo.
• Núcleo Fastígio: se situa na região medial do cerebelo, no verme cerebelar. 
• Núcleo Interpósito: se situa no hemisfério intermediário. (emboliforme + globoso)
• Núcleo Denteado: se situa no hemisfério lateal
Cada hemisfério desse vai ter uma evolução filogenética.
 
Pedúnculos:
Estruturas que ligam o cerebelo ao tronco encefálico.
• Pedúnculo cerebelar superior: liga o cerebelo ao mesencéfalo
• Pedúnculo cerebelar médio: liga o cerebelo a ponte
• Pedúnculo cerebelar inferior: liga o cerebelo ao bulbo
- No pedúnculo cerebelar superior vão conter fibras apenas eferentes, fibras que saem do cerebelo para o mesencéfalo.
- No pedúnculo cerebelar médio vão conter fibras apenas aferentes, fibras que saem ou do tronco ou do encéfalo, ou da medula e vão para o cerebelo.
- No pedúnculo cerebelar inferior vai ter uma mistura de fibras aferentes e eferentes .
 
 
Ciclo Cerebelar:
Como vão chegar as fibras até o cerebelo.
Vão existir dois tipos de fibras: 
 - Fibras Trepadeiras (se enrolam nas células de purkinje): vem do núcleo olivar inferior
 - Fibras Musgosas: vem do núcleo do tronco encefálico ou da medula
As fibras trepadeiras vão fazer conexão diretamente com o axônio das células de purkinje. Já as fibras musgosas vão fazer conexão através das células granulosas.
Ambas as fibras vão induzir um efeito excitatório nas células de purkinje. E os axônios da fibra de purkinje estão ligados aos núcleos profundos, dos núcleos profundos que vão sair as fibras que vão fazer ligação com os núcleos do tronco, da medula ou do tálamo.
Funções:
- Equilíbrio 
- Controle dos movimentos voluntários
- Aprendizagem motora e funções cognitivas (desenvolver habilidades conforme treinamento)
- Especula-se uma ligação com a parte afetiva
Divisão Filogenética: é uma divisão transversal
O cerebelo foi evoluindo conforme a evolução genética dos seres.
• Arquicerebelo: é um cerebelo primitivo. Tinha função de manter o equilíbrio só no meio líquido funcionalmente é o vestibulocerebelo (lóbulo floconodular)
• Paleocerebelo: é um pouco mais desenvolvido. Esta presente nos peixes e produz movimentos mais elaborados, fornece postura e tônus muscular funcionalmente é o espinocerebelo (lobo anterior, pirâmide e úvula)
• Neocerebelo: presente nos mamíferos. Produz movimentos delicados e simétricos funcionalmente é o cerebrocerebelo (lobo posterior)
O ser humano apresenta traços dos 3 tipos de cerebelo acima.
Divisão Funcional do Cerebelo:
A partir da divisão filogenética criou-se uma divisão funcional para o cerebelo.
• Vestibulocerebelo: relacionado ao equilíbrio (área vestibular) lóbulo flocomedular
• Espinocerebelo: relacionado ao controle de movimentos finos e delicados e com a postura e a tonicidade muscular. (medula) verme cerebelar 
• Cerebrocerebelo: relacionado ao planejamento dos movimentos (córtex cerebral) todhemisfério lateral e núcleo denteado)
Vestibulocerebelo:
- Seu principal núcleo é o vestíbulo-cerebelar, que está no bulbo.
- Sua função é a manutenção do equilíbrio e a coordenação dos movimentos oculares. Controla a musculatura proximal dos membros.
- O estímulo que vai chegar aqui vem através do fascículo vestíbulocerebelar. O estímulo vai entrar na parte vestibular do ouvido interno.
- O estímulo vem através do fascículo vestíbulocerebelar e vai ate o lóbulo floco-medular. Lá vão ser processada as informações, e essa informação vai ser transmitida pelo fascículo vestibuloespinal, chegando na medula para controlar a musculatura proximal, extensora e axial.
Espinocerebelo:
- É responsável por controlar a musculatura distal dos membros.
- Coordena movimentos do esqueleto axial e membros.
- Essa coordenação é feita através do trato espinocerebelar anterior e posterior, que recebem estímulos das articulações (onde existem os receptores proprioceptivos, que vão identificar a velocidade do movimento, a força, a amplitude). E essa informação vai ser processada no cerebelo e vai ser enviada pelo trato interpósito-rubroespinhal e interpósito-tálamo cortical.
- O trato espinocerebelar anterior vai identificar os sinais motores, que vai estar ligada ao trato corticoespinal, que vai entrar pelo pedúnculo cerebelar superior
- Já o trato espinocerebelar posterior vai identificar sinais proprioceptivos, sinais da articulação, e vai levar os sinais ao pedúnculo cerebelar inferior.
- Ambos os tratos vão identificar se você está fazendo o movimento planejado da forma correta. O cerebelo monitora os movimentos através desses tratos, coordenando a nossa movimentação
- O trato de resposta e o espinocerebelar vão trazer informações da periferia para o cerebelo, se existir alguma alteração no movimento planejado, vai ocorrer uma correção desse movimento. Essa correção é imperceptível, assim como o seu planejamento. Quando essa informação estiver correta, ela vai ser enviada para o córtex, e o movimento vai ser mantido. Se a movimentação estiver errada, o cerebelo vai mandar um estímulo para o córtex para que o córtex motor primário exerça uma correção no seu movimento.
Cerebrocerebelo:
- Vai ser responsável por planejar a movimentação. Vai transformar a vontade de pegar a garrafa de água em um planejamento de como você pode transformar isso em movimento. Não é ele que vai realizar a ação, mas ele vai planejar o que que o seu músculo tem que fazer para poder pegar a garrafa de água.
- Vão envolver as áreas psíquicas superiores, a área da vontade. Para você pegar e fazer um movimento você deve sentir vontade. As áreas psíquicas são áreas de associação cortical. Então, essas informações através do trato cortico-ponto-cerebelar vão chegaraté o núcleo denteado, no núcleo denteado vai ser realizado o planejamento de que o músculo deve fazer. Depois do planejamento no núcleo denteado, essa informação tem que ser levada de novo ao córtex para ser efetivamente a movimentação (para o córtex motor), essa transmissão de informação é feita através do trato dento-tálamo-cortical.
Obs: lesões no cerebelo atingem o mesmo lado, uma vez que ocorre um cruzamento duplo.
Aprendizagem Motora:
- Conforme você faz movimentos repetitivos você adquire uma “memória”. Vai fazer que as células de purkinje tenham uma modulação, uma memória. Conforme você treina você modula as células de purkinje. As fibras trepadeiras vão modular as células de purkinje.
Resumindo: Quando você vai fazer um movimento, por mais simples que seja, a gente não precisa pensar sobre o que deve ser feito. Mas, na primeira vez que você dirige um carro, por exemplo, você pensa. No início, você pensa, ao longo do tempo, isso é perdido. Antes de você realizar o movimento o seu cerebelo já planejou isso através da sua vontade, essa vontade dispara a área psíquica superiores (córtex) e afeta o cerebelo através da fibra cortiço-ponto-cerebelar. O seu cerebelo dita qual força, qual movimento deve ser feito para realizar essa ação, etc. Essa informação deve retornar ao córtex para que a ação ocorra de forma efetiva, e ela volta ao córtex através do trato dento-tálamo-cortical, atingindo o córtex motor secundário e, após isso, o córtex motor primário, quando de fato ocorre o movimento.
O planejamento é iniciado nas áreas psíquicas, é aonde você desenvolve a intenção de fazer o movimento. Esse estímulo de intenção é levado para a área lateral do cerebelo, para o núcleo denteado, aonde vai ocorrer o planejamento, esse planejamento vai ser levado ao córtex motor secundário e depois para o córtex motor primário, onde ocorre a realização do movimento. 
Quando você faz o movimento você começa a ter estímulos nos receptores proprioceptivos da articulação, esse estímulo captado na musculatura e a na articulação vai ser levado ao cerebelo para você conseguir comparar se o seu estímulo planejado está sendo executado. Então, através do trato espinocerebelar esse estímulo vai chegar ao núcleo interpósito ou fascígeo, que vai comparar o movimento planejado ao movimento que está sendo realmente feito. Se esse movimento estiver errado, o trato espinocerebelar vai mandar eferências novas para o córtex motor, para que ocorra a correção da movimentação.
 Síndromes Cerebelares:
- São ipsilaterais a lesão (atingem o mesmo lado da lesão)
- Provoca, geralmente, incoordenação motora
- Provoca, geralmente, alterações no movimento ocular
- Não provoca perda de força ou alteração de sensibilidade
- Podem ser provocadas por vários fatores: derrames, doenças genéticas, tumores, influência do meio externo, alcoolismo.
- O álcool é tóxico para a célula de purkinje e possui grande afinidade com ela.
• Nistagmo: lesão na região do vestibulocerebelo. Causa movimentos oculares.
• Ataxia de marcha: A lesão pode ser tanto no vestíbulocerebelo (não consegue se equilibrar), no espinocerebelo ou no neocerebelo (porque ele não esta conseguindo planejar a movimentação). Dificuldade de andar.
• Ataxia apendicular: Lesão no espinocerebelo ou no neocerebelo. Provoca dificuldade de corrigir e planejar movimentos.
• Disdiadococinesia: Lesão no espinocerebelo ou no neocerebelo. Incapacidade de coordenar um movimento.

Continue navegando