Buscar

AD1 2019 1° TURISMO E PATRIMÔNIO

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1
Período - 2019/1º
Disciplina: Turismo e Patrimônio
Coordenador: Prof. Dr.Euler David de Siqueira
Aluno: Leonardo de Almeida Rodrigues/ Polo: Nova Iguaçu; Mat: 18117130184
Questão 01 – (Valor até 3,0 pontos) 
Na aula N° 1, o debate gira em torno da definição de patrimônio. 
	Há quem acredite que tudo pode se tornar patrimônio, enquanto outros pensam que não. Corremos mesmo o risco de uma certa banalização do que é tornado patrimônio, afirmam outros.
	Discuta criticamente a relação entre a noção clássica de patrimônio histórico e artístico devido a seu valor excepcional e a ideia de eleição ou seleção, envolvida no processo de patrimonialização. 
	Formule sua resposta atendo-se ao texto da aula N°1. Você também pode valer-se de textos que disponibilizamos em nossa disciplina.
O patrimônio histórico e artístico compreendem bens móveis ou imóveis, porém eles ultrapassam os limites físicos, quando agregamos valores a cada um deles. Desta forma temos um longo caminho a ser percorrido quando elegemos ou selecionamos algo no processo de patrimonialização.
O processo de seleção de um patrimônio é de grande importância e irá contribuir 
para a eleição de vencedores que se perpetuará na história. Neste momento cabe a sociedade em geral, especialistas, técnicos de diversas áreas com capacitação 
multidisciplinar e neutralidade, sem tendências para que haja imparcialidade nas 
escolhas e não beneficie apenas setores ou camadas e, que poderiam d eixar vácuos, silêncios históricos irreparáveis. A busca por monumentos que represente a identidade coletiva e, que será transformado em patrimônio, deve ser a tônica nas seleções daquilo que o futuro terá como exemplo de história. 
Questão 2 - (valor até 4,0 pontos)
	Ainda a respeito da aula N° 1, discuta criticamente a relação entre a ideia de “cultura” segundo a perspectiva do antropólogo norte-americano Clifford Geertz e a ideia de valor excepcional com a qual o patrimônio é definido no Decreto-lei N° 25 de 1937. Procure explorar as contradições e ambiguidades presentes no Decreto-Lei N° 25 diante do conceito antropológico de cultura.
A idéia de cultura apresentada pelo antropólogo Clifford James Geertz abrange os conceitos herdados pelo individuo que são expressados no meio do qual ele se relaciona. Em contrapartida a cultura também pode ser um conjunto de padrões absorvidos de forma espontânea por qualquer individuo que se identifique com determinado grupo.
A definição do antropólogo se contrapõe ao texto e interpretação da Lei nº 25 de 
1937, onde o patrimônio brasileiro é selecionado através de valores excepcionais, em que os bens eleitos recebem especial atenção, podendo ser até tombados e, outros bens não selecionados são deixados a margem, não demonstrando assim uma totalidade dos bens históricos, que se mantiveram através dos tempos. Essa acepção voluntária pode trazer uma visão deturpada daquele momento histórico que se pretende mostrar, já que estaria sendo retratada apenas um fractal de um ambiente rico em diversidades e valores distintos.
Questão 3 - (valor até 3,0 pontos)
	Discuta criticamente a relação entre a noção de patrimônio histórico e artístico nacional e a noção de patrimônio material. Atente-se para o fato de que, historicamente, o patrimônio esteve fortemente atrelado à concepção de um Estado unitário, que dava pouco ou nenhum espaço a diferença cultural. Ao mesmo tempo, tenha em mente que a dimensão material gozava de um estatuto sem igual na definição do que era concebido ou não como patrimônio. Lance mão das apostilas n° 1, 2 e 3 para formular sua resposta bem como dos textos complementares que disponibilizamos em nossa disciplina.
São duas as concepções acerca do patrimônio histórico e artístico nacional: a tradicional, que o define simplesmente como o conjunto de bens móveis ou imóveis de valor histórico e/ou artístico, que devem ser preservados como testemunhos da história; e a visão mais abrangente, que considera, além da materialidade, a significação cultural e o valor que atribuímos àquele patrimônio. Além do valor material, o patrimônio cultural agrega a linguagem, a música, a produção científica, as festas, o vestuário, as crenças, a culinária, as normas sociais e de comportamento, que formam um conjunto de informações e expressões que une e identifica os integrantes de um mesmo grupo social.
Voltando à noção mais restrita do que é patrimônio, as instituições responsáveis pela preservação e tombamento preferem o legado material.
Historicamente no Brasil tiveram perdas de bens culturais que não eram salva -
guardados por Lei e, assim ficaram no descaso, muitos monumentos ou bens de 
manifestação cultural material.
Boa avaliação, Euler David de Siqueira

Continue navegando