Buscar

Consultoria em Trabalho Social

Prévia do material em texto

Apanhados de Consultoria em Trabalho Social
1-A atuação em assessoria e consultoria vem sendo ampliada em seu espaço de trabalho e ação profissional, pois suas ações estão relacionadas: a implantação e orientação de conselho: R: E: nas três esferas de governo de politicas publicas. 
2-(Adaptada do concurso da Casa da moeda, dezembro de 2009). O tema Responsabilidades Social, nas ultimas décadas, vem ganhando ênfase nos discursos do segundo e do primeiro setor Predomina(m) nesses discursos: R: D: Proposta de novo papel social do empresariado e suas relações com o Estado e a sociedade. 
3- Assinale o nome do instituto criado, em 1999, com o objetivo em construir parâmetros para as empresas interessadas em desenvolver ações de responsabilidade social. R: C: Instituto Ethos pag 89 
4- O Principio que condiciona a politica de ação social que é a união de forças entre o primeiro e o terceiro setores é o da: R: C: Interação. Pag 92 
5- As condições de trabalho dos assistentes sociais dependem dos investimentos realizados nas politica sociais e que incidem também, de forma direta, sobre a qualidade da prestação de serviços sociais. Desse modo, a consolidação do projeto ético-politico profissional pressupõe o fortalecimento dos mecanismos de: R: A Controle social da sociedade civil sobre o Estado. Pag 
6-Assinale corretamente o tipo da consultoria na qual o consultor utiliza a mesma metodologia para diferentes situações em diferentes empresas: R: C consultoria pachola. 
7- As politicas publicas são formas de planejamento do primeiro setor que tem o objetivo de coordenar os meios e os recursos do Estado e também do setor privado, para a realização de ações relevantes e politicamente desenvolvidas por meio de programas, projetos e serviços sociais, Constitui trabalho do assistente social: R: E: Todas as alternativas estão corretas. 
8- Assinale corretamente um Instrumento de avaliação de contribuição da empresa cidadã para a humanização do trabalho. R: E: O balanço social. Pag-96 
9-O consultor autônomo que não tem relação hierárquica com o cliente é: R: E: externo.
10- Assinale a alternativa que contem corretamente o setor a que se refere à afirmação a seguir:” Temos três setores na sociedade, sendo um deles com origem de recursos particulares (fontes privativas) destinação para negócios particulares que visam ao lucro”. R: B: segunda. 
11-Assinale a alternativa que contempla o tipo de determinação histórica a que o assistente social esta sujeito conforme a imposição que é posta aos profissionais de Serviço Social quanto as condições na divisão de trabalho e técnica, que exige a prestação de serviços relacionado apenas a reprodução social é: R: A: estrutural. Pag-14
12-Assinale a alternativa que nomeia corretamente a habilidade dos gestores na liderança e saber atuar em equipe, além de ter aptidão para trabalhar com diversas pessoas e outros profissionais, atuar em parceria e saber delegar com ética. R: D: humana (difícil para ler). 
13-O objetivo principal das empresas é o lucro, mas as atividades de responsabilidades incorporam a cidadania é a sustentabilidade em prol das causas. R: E: Sociais
14-Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada as politicas no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade conforme regulamentação da Profissão, Lei nº 8.662/1993 constituem. R: B: competências do assistente social. 
15-Em relação aos limites e as possibilidades da pratica social em empresas, é correto afirmar que: R: A: O movimento sindical dos trabalhadores não constitui impeditivo p/q o assistente social desenvolva suas atividades profissionais no interior das grandes empresas. 
16-Assinale a alternativa que considera as três grandes dimensões fundadas no exercício profissional do assistente social, no debate atual sobre o serviço social brasileiro: R: A: Conhecimento teórico-metodológico, compromisso ético-politico e capacitação técnico-operativa. 
17-A consolidação do projeto ético-politico envolve um conjunto de ações internas, visando ao estabelecimento de consenso em torno da (o). R: D: Processo de formulação de um projeto societário contra hegemônico. 
18-Empresas modernas ou modernizadas que se redimensionaram no processo da restruturação produtiva desenvolvem programas que demandam a intervenção do assistente social em uma nova perspectiva. Entre esses programas, inclui-se o de gestão da qualidade total, em que o (a). R: D: Pressuposto é a sofisticação das necessidades dos clientes externos internos das empresas. 
19-Dentre os espaços de atuação de assessoria/consultoria do assistente social, deve-se enumerar os: conselhos de direitos, secretarias, ONGs, empresas privadas, movimentos sociais e: R: A: universidades.
20-Conforme Iamamoto (1999), a preocupação do empresariado com o social é um fenômeno que aparece a partir da desagregação: R: A: do Estado Novo. Pag-98 
21-Assinale a alternativa que indica corretamente quem criou o Ibase (Instituto Brasileiro de Analises Sociais e Econômico). R: E: o sociólogo Herbert de Souza.
22-Em um processo de assessoria, alerta um pesquisador que “é necessário que os assessores tomem muito cuidado com as demandas que inicialmente são solicitadas. Não que este jamerradas, mas quase sempre são apenas expressões, partes fenomênicas, da demanda real da assessoria”. MATTOS, M. C. Assessoria, consultoria, auditoria, supervisão técnica. In: CFESS; ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS; ABEPSS, 2009. P. 523.Para aprender a demanda real em sua essencialidade, os assessores devem : R: D: Pesquisar com rigor os problemas do objeto da assessoria, conjugando seu saber com o saber dos assessorados. 
23- A gestão administrativa diz respeito a competitividade, isto é, focaliza os lucros e as produções, valendo-se do empreendedorismo empresarial, por isso, apresenta caráter de racionalização. Já a gestão social está voltada ao: R: E: empreendedorismo social. 
24- A ação profissional do assistente social pode é deve ser expressa por meio da consultoria e da assessoria em gestão publica e responsabilidade social. R: D: na capacitação formulação e gestão dos projetos e politicas sociais. (começo de resposta apagada)
25-ISO 9000. R: E: Diz respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não as especificações dos produtos fabricados por essa empresa. 
26-As estratégias de ação do assistente social resultam da sua capacidade de analise teórica e politica, de sua compreensão da dinâmica institucional e de uma conduta que reforce determinados sujeitos e projetos sociais. Nessa perspectiva, as instituições constituem, fundamentalmente: R: C: Espaços de reprodução dos valores hegemônicos. 
27-No contexto de modernização gerencial, no trabalho em empresas, o Serviço Social é requisitado para: R: D: Contribuir com a gerência no estabelecimento de consenso, do envolvimento e parceria entre capital e trabalho. 
28-Assinale a alternativa que contem corretamente outro nome pelo qual é conhecido o consultor de recursos. R: A: Consultor de conteúdos. Pag. 56
29-Assinale a alternativa que nomeia corretamente a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e, por conseguinte, a restrição á intervenção estatal sobre a economia, devendo ela ficar circunscrita apenas a setores imprescindíveis. R: A: Neoliberalismo. 
30- A Constituição de 1988, a contrar reforma do Estado e as mudanças do mundo do trabalho têm exigido do profissional de Serviço Social brasileiro novas competências e habilidades profissionais dentre elas, a de exercer funções de gestão ou direção em organizações públicas ou privadas. Isso requer o domínio crítico das teorias organizacionais e das ferramentas gerenciais, bem como a clareza do significado da direção estratégica do projeto hegemônico no Serviço Social brasileiro. De acordo com o Código de Ética Profissional em vigor, o exercício profissional, neste campo e na perspectiva da defesae do aprofundamento da democracia, deve buscar. R: A: A projeção de uma nova sociedade sem exploração e desigualdade de classe, gênero e etnia. 
31- A globalização é resultado da soma de forças significativas no cenário contemporâneo, sendo uma delas a correspondente as tecnologias ligadas a processamento, transmissão e difusão das informações, inteligência artificial, engenharia genética, A qual revolução tecnológica esse momento refere-se a:R: C: Terceira. 
32-Integração descentralização e interação são os três princípios que condicionam a politica de ação social. R: A: do Primeiro Setor. 
33-Firmar parcerias e alianças com as empresas privadas e organizações não governamentais é uma questão de estratégia: R: A: do Estado.
34-Em analise sobre o perfil profissional do assistente social na atualidade, Iamamoto (1055 p.145) necessita que um perfil propositivo vá requere do profissional. R: E: não dá pra ler.
35- Assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de serviço social, conforme a Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº8.622/1993, constituem: C)Atribuições Privativas do assistente social
36-A questão social, enquanto campo de trabalho do Serviço Social é resultante da divisão da sociedade em classe e da disputa pela riqueza socialmente gerada, cuja apropriação é extremamente desigual. Supõe então, por parte dos que vivem do trabalho, a. R: D: Consciência da desigualdade entre as classes sociais e a resistência á opressão. 
37-Sobre a questão social é correto afirmar: R: A: é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura (IAMAMOTO, 2001, p. 27).
38-A desmistificação das funções e atribuições do assistente social ocorrerá se o profissional posicionar-se positivamente na relação contemporânea entre sua atenção e o momento histórico mostrando sua. R: C: capacidade de articulação. Pag-17
39- Assinale a alternativa que indica corretamente a que se referem os princípios referenciais que inspiram e dão direção as construções teórico praticas da gestão social referem-se. R: A: valores. 
40-Assinale a alternativa que nomeia corretamente a lei que qualifica regulamentar a atuação, além de dispor sobre a qualificação de pessoas jurídicas de dueloprivado vem nos lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de interessepublico. R: D: Lei nº 9.790 –Lei das Organizações Sociais de Interesse Público (OCIP).
41-Assinale corretamente uma norma uniforme e auditável que permite uma verificação por uma terceira parte perante forma padrão internacional de aferição utilizados pelas empresas socialmente responsáveis. R: B: Social Accountability – (AS) 8000. 
42-Em O papel mediador em serviço social, Leandro (2011) aponta que é necessário que os profissionais de serviço social busquem novos caminhos e construam novos paradigmas compartilhados com comunidades científicas atendidas num plano estratégico para que as transformações ocorram de maneira eficaz, dando outra face ao serviço social e apresentando práticas inovadoras exigências para isso é que o profissional seja:E) Polivalentes. Pág. 13 
43-Assinala alternativa que indica corretamente como deve ser considerada uma empresa que realiza ações para uma comunidade nas áreas de assistência social, educação, saúde e meio ambiente. R: C: Socialmente responsável.
44-“ No processo de assessoria, o assessor contribui por ser um agente externo e tem um olhar diferenciado e especializado sobre a questão problemática, enquanto o assessorado contribui como mapeamento das demandas e a facilitação das informações mais intimas a ele em suas rotinas, necessárias a desconstrução do problema. R: A: Dessa concepção uma relação vertical e hierárquica deve ser estabelecida. 
45- O Serviço Social é regulamentado como: R: A: Uma profissão liberal, porém a maior parte dos seus profissionais é trabalhador assalariado .
46-Uma das características da assessoria em serviço Social é: A)Emitir opinião técnica sobre determinado tema o para assessorado que acatará ou não.
47-De acordo com a LEI 8662/93, a respeito da assessoria e consultoria em matéria do serviço social, é corretor afirmar que se constitui: C)Competência e atribuição privativa do assistente social
48-as políticas públicas são formas de planejamento do primeiro setor que tem o objetivo de coordenar o meios e os recursos do Estado e também do setor privado, para a realização de ações relevantes e politicamente desenvolvidas por meio de programas, projetos e serviços sociais. Constitui trabalho do assistente social: A)atuar no planejamento de políticas, programas, projetos e serviços sociais;
B) Coordenar políticas, programas, projetos e serviços sociais;
C) atuar na prestação direta de serviços sociais;
D)Avaliar políticas , programas, projetos e serviços sociais;
49-(Adaptada do concurso da Casa da Moeda, dezembro 2009) a responsabilidade social nas últimas décadas, vem ganhando ênfase nos discursos do 2º e do 3º setor. Predomina(m) nesses discursos: 
D)Proposta de um novo papel social do empresariado e suas relações com o Estado e a sociedade. 
50- a assessoria à gestão de políticas sociais tem sido demandada por diferentes sujeitos (...) que atuam nessa esfera. Expressa reconhecimento da capacidade profissional dos assistentes socialisno domínio da temática. É resultado do trânsito, como afirma Netto (1992), da atuação profissional exclusivamente pautada na execução terminal das políticas sociais para uma atuação profissional competente na gestão da totalidade do processo da política social, incluindo as suas dimensões formulação, de gestão e de sua operacionalidade”. BRAVO, M. S.; MATOS, S .C.(Org.) Assessoria, Consultoria & Serviço social. Rio de Janeiro(...) A partir desse texto, é correto argumentar que: B) A atuação do assistente social em assessorias e consultorias possibilita a conquista de novos espaços ocupacionais, contribuindo para maior visibilidade e promoção da profissão. 
51- “No processo de assessoria, o assessor contribui por ser uma gente externo com um olhar diferenciado e especializado sobre a questão problemática; enquanto o assessorado contribui com o mapeamento das demandas e a facilitação das informações mais íntimas a ele em suas rotinas, necessárias à desconstrução do problema.”T. M. A. In : BRAVO, M.I.S: MATOS, S .C.(Org.) Assessoria, Consultoria & Serviço social. Rio de Janeiro(...) Da concepção de assessoria, NÃO se pode inferir que: A)... uma relação vertical e hierárquica entre assessor e assessorado deve ser estabelecida. Pag 71 
52- Considerando o processo de planejar estrategicamente, analise as alternativas a seguir:
I- Planejamento estratégico é capaz de estabelecer a direção a ser seguida pela organização com os objetivos de curto, médio e longo prazo e com maneiras e ações para alcança-los que afetam o ambiente com um todo; 
II-O planejamento estratégico é insuficiente, sendo necessário o desenvolvimento e a implantação dos planejamentos técnicos e operacionais de forma desassociada
III-O planejamento estratégico apenas deve ser desenvolvido por meio de processo, teorias e atitudes técnicas, pois estes programas proporcionam uma conjuntura que viabiliza a avaliação dos resultados presentes de decisões a serem tomadas , em função do ambiente.
IV- O planejamento estratégico é normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução:
V- O planejamento estratégico é uma ferramenta que tem como fases básicas. Para sua elaboração e implementação, diagnóstico estratégico, a definição da missão, a elaboração de instrumentos prescritos e quantitativos, além do controle e da avaliação.
Assinale as alternativas corretas:
E) As afirmativas I e V estão corretas.
53- Integração, descentralização e interação são as três princípios que condicionam a política de ação social: 
E)Do segundo setor. 
54-Assinalea alternativa que indica corretamente uma atividade de diagnóstico e formulação de ações sobre um determinado assunto ou especialidade, que oferta seu trabalho para qualquer área do conhecimento e deriva de profissões regulamentares: B) Consultoria 
55-A consolidação do projeto ético-político envolve um conjunto de ações internas e externas, visando o estabelecimento do consenso em torno do (a):A) Disseminação dos valores humanitário defendidos pelos organismos multilaterais. 
5-Quais os Três são os princípios que condicionam a política de ação social do primeiro setor? Defina-os. 
* O princípio da integração, ou melhor, a ação integrada diz respeito ao esboço de ações proferidas entre ministérios, instituições, autarquias, entre outros. Como exemplos dessa ação, temos: o Programa Comunidade Solidária, criado em1995 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; e o Programa Fome Zero, criado em 2002 pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que tem como finalidade a erradicação da pobreza e da fome no cenário brasileiro. 
*O princípio da descentralização foi ”impossibilitado” pelo neoliberalismo de agir eficientemente, então passa a ”dividir” com o terceiro setor a difusão de suas ações e práticas por todo o território nacional.
*O princípio da interação é a união de forças entre o primeiro e o terceiro setores na busca de eficiência e abrangência na execução de sua política social
56- Segundo o livro texto o que distingue assessoria de supervisão?
R: A) supervisão por tempo limitado. B) assessoria por tempo limitado. 
C) Supervisão é pontual enquanto a assessoria pode intervir no processo do trabalho. 
D) Supervisão trabalha com o processo de trabalho. 
E) Assessoria é pontual. 
57- As fronteiras entre assessoria e consultoria não são facilmente delimitáveis e, por isso, os dois termos são frequentemente tomados como sinônimos; no entanto, os termos não podem ser compreendidos rigorosamente como equivalentes, uma vez que a 
(o): R: E) Trabalho do consultor é mais pontual do que do assessor. 
58- Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao setor cuja esfera de intervenção ou o setor que possua, como origem, os recursos mistos: repasse de verba por meio de cofinanciamento dos recursos públicos para atendimento à demanda e de 
fontes privada particulares (serviços de....ao público). R: C) 3º. OK
59- O planejamento estratégico é um recurso importantíssimo e deve ser utilizado pelo assistente social e pela sua equipe para que a decisão tomada e ação a ser executada atingiram seus objetivos e e possibilitem resultados positivos, além de evitar imprevistos, para tal utilizamos uma análise entre a ...do meio ambiente organizacional interno e o ambiente externo. De qual ferramenta para planejamento estratégico estamos falando: R: E) Organograma das funções. 
60- Detectando as novas demandas impostas aos assistentes sociais na contemporânea idade, uma profissional constatou o que segue. “Um campo que merece destaque é o da gestão social pública ou gerência pública. A gestão de políticas sociais públicas abre-se a um conjunto de especializações profissionais como assistentes sociais, sociólogos, cientistas políticos, educadores, etc., indicando a tendência de se sobrepor a qualificação ao diploma. Em outros termos, tende a ser a qualificação demonstrada em um mercado competitivo o que indica o melhor profissional para o exercício de funções equeridas, e não o mero diploma.”IAMAMOTO, M.V.O Serviço Social na contemporaneidade. São Paulo: Cortez,1998,p.125. A partir dessa verificação, é legítimo concluir que: R: C) São exigidos do assistente social níveis mais elevados e aperfeiçoados de qualificação para competir com outros profissionais. 
61- Segundo a visão de Block (2004), “o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influenciar pessoas, grupos e organizações, mas não poder direito para produzir mudanças ou programas de implementação”19. Para um profissional ser realmente considerado um consultor empresarial, segundo a visão de Croco e Gutman (2005), é necessário que ele siga certas premissas. Qual das alternativas corresponde a à essas premissas? R: C) Independência, automotivação, perícia escrita e verbal, capacidade analítica, autenticidade e ética. 
62- Assinale a alternativa que indica corretamente como deve ser considerada uma empresa que realiza ações para uma comunidade nas áreas de assistência social, educação, saúde e meio ambiente. R: C) socialmente responsável. 
63- As estratégias de responsabilidade social das empresas não envolvem: 
R: A) projetos e ações em espaços onde se consta somente a intervenção da sociedade civil, especialmente das ONGs.
64- A assessoria/consultoria, como instrumental no processo de trabalho dos profissionais de Serviço Social, possui requisições no campo das habilidades e capacidades. Essa afirmativa refere-se: 
R: A) competitividade, à execução do serviços e à eficiência. 
B) ao raciocínio lógico, à eficiência e à competitividade. ‘
C) ao diálogo, à inserção em equipes interdisciplinares e à negociação.
D) À eficácia, à eficiência e à inserção em equipes interdisciplinares . 
 E) À argumentação, à sustentabilidade e à negociação
DISCURSIVA DE CONSULTORIA EM TRABALHO SOCIAL
2-O que assistente social precisa para atuar como consultor em empresas privadas? R: Ter o desejo de mudança, ser observador e ser um solucionado de problemas, ser atento e fazer um bom diagnóstico. 
3-Quais os três princípios que condicionam a política de ação social do primeiro setor?Pg 92 OK R: - integração: Diz respeito ao esboço de ações proferidas entre ministérios, instituições, autarquias, entre outros; - descentralização: o princípio da descentralização foi impossibilitado pelo neoliberalismo de agir eficientemente , então passa a dividir como o terceiro setor a difusão de suas ações e práticas por todo o território nacional. – interação: é a união de forças entre o primeiro e o terceiro setores na busca de eficiência e abrangência na execução de sua política social. 
4-Destaque os cinco tópicos essenciais para desempenhar um papel de gestor social. Pg 37/38 OK R: - possuir agendas sólidas; - saber e estar disposto a compartilhar poder; - ser um facilitador, ou seja, um dirigente-servidor, que é aquele que não apresenta respostas, mas, ao realizar um questionamento, iguala-se aos demais profissionais. – apresentar a mesma intenção do grupo. – ser um facilitador efetivo no processo de gestão. 
6-A intenção da tecnologia é “liberar” o trabalhador de seu ofício para que utilize o seu tempo livre para o lazer e a cultura. No entanto, o que tem feito o trabalhador com esse tempo livre atualmente?Pg 19 OK R: o trabalhador vem aproveitando esse tempo para trabalhar ainda mais, aliando-se no seu ofício e no uso excessivo das tecnologias existentes. 
7-Quais as habilidades fundamentais que um gestor social deve ter? Pg 37 OK R: - habilidade técnica: o profissional precisa de conhecimento Técnico para executar de forma coerente às atividades específicas que lhe cabem; - habilidade humana: apresentar liderança e saber atuar em equipe , além de ter aptidão para trabalhar com diversas pessoas, cooperar com outros profissionais, atuar em parceria e saber delegar com ética. 
8-Explique o que é balanço social? Pg 96 OK 
R: É um instrumento de avaliação de contribuição da empresa cidadã para humanização do trabalho. Segundo Froes e Neto, é uma prestação de contas que pode ser oferecida a uma comunidade. Algumas empresas utilizam essa modalidade para divulgarem os recursos destinados à área social e área ambiental.
9-Qual o significa da gestão? Pg 33 OK R: É um termo que se derivou da administração e sua finalidade é a de governar as organizações ou parte delas. Envolve comando, coordenação, controle de recursos organizacionais, planejamento e organização. 
10-Qual é o foco da consultoria? Pg 50 OK R: É definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas,riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância.
11-O que são empresas cidadãs? Pg 97 OK R: São empresas que buscam certificados sociais. 
12-Qual a norma que rege o gerenciamento social? Pg 97 OK R: Norma SA 8000 ( Social Accountability) 
13-O que é responsabilidade social? Pg 88 OK R: É o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas com ela. 
14-O que é ser uma empresa socialmente responsável? Pg 88 OK R:É aquela que desenvolve atividade de responsabilidade social, que realiza ações para uma comunidade na áreas da assistência social, educação, saúde e meio ambiente. 
15-Quaisas diferenças entre consultor externo e interno? Pg 51/52 OK R: O consultor Externo é um profissional autônomo ou integrante de uma empresa de consultoria, trabalhando normalmente em equipe com consultores de outras especialidades. O consultor externo não depende de relações firmadas no interior da empresa, ele não tem relação hierárquica como os trabalhadores ou clientes vinculados à empresa e a sua percepção pode ser exposta com maior facilidade e imparcialidade. Já o consultor interno, é funcionário, possui hierárquica com os clientes, tem objetivos a atingir como funcionário e pode enfrentar resistências à mudanças por parte dos executivos
CONSULTORIA DISCURSIVAS 
1-Nas experiências de em que assessor e assessorado são assistentes social, é importante que: É propícia a troca de conhecimentos. O primeiro mapeia as rotinas que devem ser implantadas ou abandonadas, e o segundo facilita o acesso às informações sobre tais processos de trabalho, contribuindo para maior possibilidade de êxito no atendimento às expectativas do prestador e tomador do serviço. Essa unicidade de formação favorece a discussão pela utilização da mesma linguagem e mesma vocação. Pág 57. 
2-Qual é o foco da consultoria? O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância. Pág. 50.
3- Qual é o significado de gestão? Gestão é um termo que se derivou da administração e sua finalidade é a de governar as organizações ou parte delas. Envolve, segundo Maximiano (2000), comando (para manter os trabalhadores em atividade), coordenação (para unificar e harmonizar as atividades e esforços dos trabalhadores), controle de recursos organizacionais (para cuidar das atividades realizadas e se elas se encontram de acordo com os planos, alémde manter a ordem), planejamento (para traçar planos a médio e a longo prazo) e organização (para montar a estrutura material e humana para realizar o empreendimento que se deseja), sempre priorizando a eficiência e a eficácia dos objetivos estabelecidos. Pág.33
4-O que o assistente social precisa para atuar como consultor em empresa privada? “Precisa ter uma leitura crítica da lógica capitalista e dos parâmetros institucionais a serem enfrentados estrategicamente pelo assistente social, a fim de que não se reproduza a condição excludente e antagônica do mercado. Sabemos que os serviços sociais criam condições favoráveis à reprodução da força de trabalho e a profissão situa-se no processo de reprodução das relações sociais; portanto consideramos o espaço empresarial como um dos espaços institucionais mais complexos de intervenção profissional devido à manifestação patente da exploração e manutenção da força de trabalho. Por isso o profissional que dispõe do poder atribuído institucionalmente deve apropriar-se de um rigoroso trato teórico-metodológico que propicie uma análise e compreensão dos problemas e desafios com os quais se defronta.” Pág. 81.
Consultoria 
1- A atuação em assessoria e consultoria vem sendo ampliada em seu espaço de trabalho e ação profissional, pois suas ações estão relacionadas à implicação e orientação de conselho: E)Nas três esferas de governo de políticas públicas. Pág. 70 
2-(Adap. Do concurso da Casa da Moeda, Dez. 2009). O tema responsabilidade social, nas últimas décadas, vem ganhando ênfase nos discurso do segundo e do terceiro setor. Predomina(m) nesses discursos:D) Proposta de um novo papel social do empresariado e suas relações com o Estado e sociedade. Pág. 80 
3-Assinale o nome do instituto criado em 1999 com o objetivo de constituir parâmetros para as empresas interessadas em desenvolver ações de responsabilidade social. C) Instituto Ethos. Pág. 89 
4-O princípio que condiciona a política de ação social que é a união de forças entre o 1º e o 3º setores é o da: C) Interação Pág.92 
5- As condições de trabalho dos assistentes sociais dependem dos investimentos realizados nas políticas sociais e que incidem também, de forma direta, sobre a qualidade da prestação dos serviços sociais. Desse modo, a consolidação do projeto ético-político profissional pressupõe o fortalecimento dos mecanismos de: A)Controle social da sociedade civil sobre o Estado 
6-- Assinale a alternativa que indica corretamente como deve ser considera realizada ações para uma comunidade nas áreas de assistência social, educação, saúde e (...) C)Socialmente Responsável 
7- Assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de serviço social, conforme a Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº8.622/1993, constituem: C)Atribuições Privativas do assistente social 
8-Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade regulamentação da Profissão , Lei 8662/1993 constituem: B) Competências do assistente social. 
9-Uma das características da assessoria em serviço Social é: A)Emitir opinião técnica sobre determinado tema o para assessorado que acatará ou não.
10-De acordo com a LEI 8662/93, a respeito da assessoria e consultoria em matéria do serviço social, é corretor afirmar que constitui-se: C)Competência e atribuição privativa do assistente social. 
11-Assinale corretamente o tipo de consultoria na qual o consultor utiliza a mesma 
metodologia para diferentes situações em diferentes empresas. C)Consultoria de pacote 
12-as políticas públicas são formas de planejamento do primeiro setor que tem o objetivo de coordenar o meios e os recursos do Estado e também do setor privado, para a realização de ações relevantes e politicamente desenvolvidas por meio de programas, projetos e serviços sociais. Constitui trabalho do assistente social: A)atuar no planejamento de políticas, programas, projetos e serviços sociais;
B) Coordenar políticas , programas, projetos e serviços sociais; 
C) atuar na prestação direta de serviços sociais; 
D)Avaliar políticas , programas, projetos e serviços sociais;
E)Todas as alternativas anteriores estão corretas.
13-Assinale corretamente um instrumento de avaliação de contribuição da empresa cidadã para a humanização do trabalho:E) O balanço social
6-- Assinale a alternativa que indica corretamente como deve ser considera realizada ações para uma comunidade nas áreas de assistência social, educação, saúde e (...) C)Socialmente Responsável 
7- Assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas 
privadas e outras entidades, em matéria de serviço social, conforme a Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº8.622/1993, constituem: C)Atribuições Privativas do assistente social 
8-Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade regulamentação da Profissão , Lei 8662/1993 constituem: B) Competências do assistentesocial. 
9-Uma das características da assessoria em serviço Social é: A)Emitir opinião técnica sobre determinado tema o para assessorado que acatará ou não.
10-De acordo com a LEI 8662/93, a respeito da assessoria e consultoria em matéria do serviço social, é corretor afirmar que constitui-se: C)Competência e atribuição privativa do assistente social. 
11-Assinale corretamente o tipo de consultoria na qual o consultor utiliza a mesma metodologia para diferentes situações em diferentes empresas. C)Consultoria de pacote 
12-as políticas públicas são formas de planejamento do primeiro setor que tem o objetivo de coordenar o meios e os recursos do Estado e também do setor privado, para a realização de ações relevantes e politicamente desenvolvidas por meio de programas, projetos e serviços sociais. Constitui trabalho do assistente social: A)atuar no planejamento de políticas, programas, projetos e serviços sociais;
B) Coordenar políticas , programas, projetos e serviços sociais; 
C) atuar na prestação direta de serviços sociais; 
D)Avaliar políticas , programas, projetos e serviços sociais;
E)Todas as alternativas anteriores estão corretas.
13-Assinale corretamente um instrumento de avaliação de contribuição da empresa cidadã para a humanização do trabalho:
E) O balanço social
CONSULTORIA DISCURSIVAS 
1-Nas experiências de em que assessor e assessorado são assistentes social, é importante que: É propícia a troca de conhecimentos. O primeiro mapeia as rotinas que devem ser implantadas ou abandonadas, e o segundo facilita o acesso às informações sobre tais processos de trabalho, contribuindo para maior possibilidade de êxito no atendimento às expectativas do prestador e tomador do serviço. Essa unicidade de formação favorece a discussão pela utilização da mesma linguagem e mesma vocação. Pág 57. 
2-Qual é o foco da consultoria? O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância. Pág. 50.
3- Qual é o significado de gestão? Gestão é um termo que se derivou da administração e sua finalidade é a de governar as organizações ou parte delas. Envolve, segundo Maximiano (2000), comando (para manter os trabalhadores em atividade), coordenação (para unificar e harmonizar as atividades e esforços dos trabalhadores), controle de recursos organizacionais (para cuidar das atividades realizadas e se elas se encontram de acordo com os planos, além de manter a ordem), planejamento (para traçar planos a médio e a longo prazo) e organização (para montar a estrutura material e humana para realizar o empreendimento que se deseja), sempre priorizando a eficiência e a eficácia dos objetivos estabelecidos. Pág.33
4-O que o assistente social precisa para atuar como consultor em empresa privada?“Precisa ter uma leitura crítica da lógica capitalista e dos parâmetros institucionais a serem enfrentados estrategicamente pelo assistente social, a fim de que não se reproduza a condição excludente e antagônica do mercado. Sabemos que os serviços sociais criam condições favoráveis à reprodução da força de trabalho e a profissão situa-se no processo de reprodução das relações sociais; portanto consideramos o espaço empresarial como um dos espaços institucionais mais complexos de intervenção profissional devido à manifestação patente da exploração e manutenção da força de trabalho. Por isso o profissional que dispõe do poder atribuído institucionalmente deve apropriar-se de um rigoroso trato teórico-metodológico que propicie uma análise e compreensão dos problemas e desafios com os quais se defronta.” Pág. 81.

Continue navegando