Buscar

membrana plasmática

Prévia do material em texto

MEMBRANA PLASMÁTICA
A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle de penetração e saída de substância da célula. E responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. Para que as células funcionem, cresçam e se multipliquem, é necessário que as substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para dentro da célula e as substâncias desnecessárias sejam impedidas de penetrar ou, então, eliminadas do citoplasma.
As mitocôndria e cloroplasto são subdivididos internamente por membranas, ampliando ainda mais a compartimentalização intracelular. Assim, a célula executa, em separado e com mais eficiência , funções especializadas que não poderiam ser realizadas em um único compartimento.
Graça ao isolamento de membrana , descobriu-se que a membrana plasmática e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de lipídios, proteínas e hidratos de carbono ligados aos lipídios e proteínas, mas proporção desses componentes varia muito, conforme o tipo de membrana.
LIPÍDIOS DAS MEMBRANA
Os lipídios das membranas são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cadeia hidrofóbica. As macromoléculas que apresentam esta característica de apresentarem uma região hidrofílica e, portanto solúvel em meio aquoso e uma região hidrofóbica, insolúvel em água, porém solúvel em lipídios, são ditas anfipáticas. Os lipídios frequentes nas membranas celulares encontram-se fosfoglicerídios, esfingolipídeos e colesterol.
Os fosfoglicerídios e os esfingolipídeos contêm o radical fosfato e são chamados fosfolipídios.
Os glicolipídios designação genérica para todos os lipídios que contêm hidratos de carbono, com ou sem radicais fosfato. Os glicolipídio mais abundante nas células dos animais são os glicoesfingolipídios, que são componentes de muitos receptores da superfície celular.
As membranas das células animais contêm colesterol, o que não acontece nas células dos vegetais, que contém outros esteróis. As membranas das células procarionte não contêm esteróis salvo raras exceções.
As moléculas da camada dupla de lipídios estão organizadas com suas cadeias apolares (hidrofóbicas) voltadas para o interior da membrana, enquanto as cabeças polares (hidrofílicas) ficam voltadas para meio extracelular ou para o citoplasma que são aquosos.
PROTEÍNAS DA MEMBRANA PLASMÁTICA
a membrana plasmática contêm grande variedade de proteínas, que podem ser divididas em dois grandes grupos , as integrais ou intrínsecas e as periféricas ou extrínsecas, dependendo da facilidade de extraí-las da bicamada lipídica.
Setenta por cento das proteínas da membrana plasmática são integrais, e a aqui se incluem a maioria das enzimas a membrana, as glicoproteínas responsáveis pelos grupos sanguíneos M-N, proteínas transportadoras, receptores para hormônio, fármacos e lectinas.
As moléculas das proteínas integrais, graça às regiões hidrofóbicas situada na sua superfície, prendem-se aos lipídios da membrana por interação hidrofóbica, deixando exposta ao meio aquoso apenas suas partes hidrofílicas. Algumas dessas moléculas proteicas atravessam inteiramente a bicamada lipídica, provocando saliência em ambas as superfícies da membrana, sendo denominadas proteínas transmembrana.
Uma dessas proteínas é a espectrina. Trata-se de uma proteínas extrínseca, fibrosa (moléculas muito alongada), formada por dois polipeptídios. As moléculas de espectrina formam uma malha na superfície interna da membrana do eritrócito.
A proteína chamada banda 3 é uma proteína transmembrana que atravessa a bicamada lipídicas diversas vezes. A banda 3 serve como caminho para a passagem de ânions através da membrana. Quando passam pelos capilares pulmonares, os eritrócitos trocam HCO- por Cl- durante o processo de liberação de CO2.
Glicoforina ela atravessa a membrana apenas uma vez, e a externa do eritrócito, onde exibe 16 cadeias glicídicas, com 100,moléculas de hidrato de carbono que fazem parte do glicocálice.

Continue navegando