A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Gestão de Serviços Sociais apol 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Gestão de Serviços Sociais
Serviço Social e o Debate Contemporâneo
Data de início:	05/08/2019 19:34
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	12/08/2019 23:00
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Serviço Social e o Debate Contemporâneo
As demandas profissionais do Serviço Social na contemporaneidade implicam em pensar sobre a questão social e suas expressões na sociedade capitalista em vigência.
Dentre os espaços ocupacionais do Serviço Social podem ser elencados, entre outros: atuação do assistente social em assessorias e consultorias; em políticas e projetos na área ambiental; em organizações da sociedade civil e, ainda, na operacionalização e gestão de políticas sociais.
Considerando os conteúdos da Aula 1, analise as afirmativas sobre os espaços ocupacionais do assistente social e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) Podem estar permeados de adversidades às quais os profissionais se deparam cotidianamente, como a falta de recursos materiais e financeiros
( ) São exercidos, muitas vezes, em ambientes físicos precarizados para atender os usuários dos serviços sociais oferecidos pelas instituições
( ) Os segmentos, no interior da profissão, que melhor atenderem as exigências do mercado promoverão mudanças na cultura profissional e até reverterão a direção social estratégica posta até o momento
Assinale a alternativa que apresenta o correto preenchimento das afirmativas:
Nota: 20.0
	A	F, F, F
	B	F, V, V
	C	F, F, V
	D	V, V, V
Você acertou!
Comentário: Todas as afirmativas estão corretas. (Fonte: Aula 1, tema 2, pg.5)
Questão 2/5 - Gestão de Serviços Sociais
Viu-se no Tema 4 da Aula 1, várias abordagens da administração, sendo que uma delas afirma que o ser humano não possui um comportamento mecânico e que este necessita relacionar-se com outros seres humanos para suprir necessidades de afeto, segurança e aprovação, afirmando assim que o homus social deve ser privilegiado em detrimento ao homus economicus, dentro das organizações. Que abordagem é esta?
Nota: 20.0
	A	Abordagem das Relações Humanas
Você acertou!
Gabarito: A abordagem que preconiza que o homem é um ser social e não apenas um ser econômico, enfocando que a qualidade do ambiente e das relações sociais é o mais importante numa organização é a das RELAÇÕES HUMANAS.
	B	Abordagem Burocrática Weberiana
	C	Abordagem Estruturalista
	D	Teoria Geral dos Sistemas
	E	Abordagem Neoclássica
Questão 3/5 - Serviço Social e o Debate Contemporâneo
O debate contemporâneo em torno das demandas à prática profissional e à produção de conhecimento na área social é instigante e necessário para a compreensão das novas e das atuais demandas presentes no trabalho profissional do assistente social, face a tantas mudanças pelas quais passa a nossa sociedade, sejam elas econômicas, políticas, sociais, ambientais e/ou culturais.
Considerando o texto acima e os conteúdos da Aula 1, analise as afirmativas sobre o Serviço Social na contemporaneidade e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) Há a necessidade de romper com uma visão endógena da profissão, focalista, uma visão de dentro do serviço social prisioneira em seus muros internos
( ) Faz-se necessário aprofundar a prática, captando as mediações com os pressupostos da profissão e requalificar o fazer profissional, identificando suas particularidades e avançando em novas propostas de ação e intervenção profissional
( ) Há a necessidade de que o profissional decifre a realidade e construa propostas de trabalhos criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano
( ) Demanda um profissional não somente executivo, porém propositivo e criativo com competência profissional, rompendo com a burocracia e o trabalho rotineiro
Assinale a alternativa que apresenta o correto preenchimento das afirmativas:
Nota: 0.0
	A	F, F, V, F
	B	F, V, V, V
	C	F, F, F, F
	D	V, V, V, V
Comentário: Todas as afirmativas são verdadeiras. (Fonte: Aula 1, tema 1, pág. 2-3).
Questão 4/5 - Gestão de Serviços Sociais
No Tema 2 da Aula 1 foram apresentados os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. Considerando tal conteúdo, numere corretamente cada item, sendo (1) para eficiência, (2) para eficácia e (3) para efetividade e escolha a alternativas que corresponde à ordem correta:
 
( ) Tem maior ênfase nos benefícios gerados.
( ) Tem como indicador de resultado o cumprimento de metas.
( ) Preconiza a relação custo-benefício.
( ) Seu resultado é medido pelas mudanças e efeitos positivos no meio.
( ) Tem como foco produzir mais com menos recursos e menos tempo.
( ) Seu resultado é medido pelo cumprimento de objetivos.
Nota: 20.0
	A	2, 3, 1, 1, 2, 3
	B	1, 2, 3, 2, 1, 3
	C	3, 2, 1, 3, 1, 2
Você acertou!
Gabarito: A Eficiência tem como foco a economia de tempo e recursos e seus resultados são medidos pelo que foi produzido em detrimento ao custo e ao tempo utilizado; a Eficácia tem como foco o produto final, se este atende ao objetivo e cumpre as metas estabelecidas; a Eficiência busca medir os impactos, os efeitos positivos da atividade realizada no ambiente que se quer impactar.
	D	2, 3, 1, 1, 3, 2
	E	3, 1, 2, 3, 1, 2
Questão 5/5 - Gestão de Serviços Sociais
Viu-se nas Aulas 1 e 2 que há diversas abordagens e formas de gerir e administrar, mas que uma delas tem maior afinidade com o projeto ético-político do Serviço Social, por ser mais participativa e ter como foco a coletividade. Que abordagem é esta?
Nota: 20.0
	A	Gestão Estratégica
	B	Gestão Burocrática
	C	Gestão Social
Você acertou!
Gabarito: A gestão social tem maior aderência ao projeto ético-político, já que o objetivo dela é a coletividade, a geração de cidadania por meio de serviços sociais, a participação social, pretende, portanto, ser mais democrática.
	D	Gestão Patrimonialista
	E	Gestão Gerencial

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.