Buscar

Avaliação II - Historia do Brasil Imperial - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Durante o Período Regencial, podemos identificar três forças políticas:
	 d)
	Restauradores ou Caramurus, Liberais Moderados e Liberais Exaltados.
	2.
	O Brasil foi uma exceção entre as antigas colônias latino-americanas. Enquanto as colônias espanholas se tornaram várias repúblicas comandadas por caudilhos, o Brasil se tornou uma monarquia unificada, comandada pela figura política do imperador (chefe de estado e governo), um governo monárquico que se transformou em uma República no final do século XIX. Com relação ao processo que desencadeou no advento da república no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) O Movimento Republicano teve como um dos marcos a fundação do Partido Republicano Paulista, em 1873.    
(  V  ) No Brasil, a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889, contou com o apoio de militares do exército. 
(  F  ) No Brasil, a República foi proclamada em novembro de 1889, em grande parte devido ao apoio dos oficiais da Marinha de Guerra, que destituíram o imperador D. Pedro II. 
(  F  ) O movimento republicano contou com grande adesão na família imperial. Em especial, da princesa Isabel, que proclamou a República no Brasil. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 b)
	V - V - F - F.
	3.
	Sobre as estruturas políticas e administrativas do Segundo Império, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Brasil estabeleceu um sistema baseado numa monarquia democrática representativa e parlamentar, em que o imperador era o chefe de Estado e chefe de governo, ao mesmo tempo, sem intermediários.
	4.
	A noção de ciclos econômicos para explicar a "fases da História do Brasil" sofreu várias críticas, que vão desde transmitir a errônea noção de que não havia uma diversidade de produção, até a impressão que a produção de determinado produto se dava isolada de um contexto da economia mundial. No entanto, em determinado momento da história do Brasil, o café começou a prevalecer na balança comercial de nossas exportações. Sobre o Café na História do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F ) O café é um produto importante na pauta de exportação do Brasil desde o início da colonização.
( F  ) O café encontrou, no século XVII, condições ambientais favoráveis nas regiões do extremo sul brasileiro, contribuído como produto de exportação.
(  V ) O café, no século XIX, vai ocupar grandes áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo que terão na produção cafeeira o centro das suas economias nesse período.
(  V ) O café passa ocupar a posição de principal produto de exportação brasileiro após o declínio da mineração. 
	 a)
	F - F - V - V.
	5.
	A partir do momento em que o Brasil se torna independente, o escravo se torna elemento fundamental da dinâmica social. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
	 d)
	O Rio de Janeiro, sede da Corte, era o local com o maior contingente de escravos do Império, com aproximadamente 20% da população total sendo composta de cativos.
	6.
	Sobre a coroação de D. Pedro II, assinale a alternativa CORRETA:
	 b)
	A coroação foi um evento repleto de protocolos, e que serviram, em certa medida, para a construção de elementos importantes da unidade nacional.
	7.
	Os Estados Nacionais da América Latina, logo após o processo de independência, tiveram a sua economia, em grande parte, dependente das atividades agrícolas. No Brasil Imperial, as atividades ligadas à agricultura eram as principais fontes de renda para o Estado Imperial, que recolhia impostos dos produtores rurais, mantendo assim a burocracia estatal. Neste sentido, qual a principal atividade agrícola do Brasil Imperial?
	 d)
	O café, plantado na Região Sudeste.
	
	
	8.
	Sobre a agricultura do século XIX no oeste paulista, assinale a alternativa CORRETA:
	 b)
	O açúcar teve papel semelhante ao do café no Vale do Paraíba, e, a partir do seu cultivo, a terra foi incorporada ao cálculo econômico e a vida social da região acabou sendo reorganizada.
	9.
	Um dos mais importantes eventos ocorridos no Brasil durante o período imperial foi a Guerra do Paraguai. Este evento, ocorrido de 1864 até 1870, pode, com precisão, ser considerado um marco na história brasileira do século XIX, pois muitos dos reflexos e consequências do conflito para a sociedade brasileira são sentidos até o presente. Com relação à Guerra do Paraguai, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V  ) A guerra opôs de um lado o Paraguai e de outro uma tríplice aliança, formada por Argentina, Brasil e Uruguai. 
(  V ) O ditador paraguaio Solano Lopes foi uma das principais figuras do conflito. 
(  F  ) Os exércitos brasileiro e argentino não foram reequipados para o conflito. Isto explica o alto número de baixas (mortos e feridos) entre os combatentes destas duas nacionalidades no desenrolar dos combates. 
(  F  ) O Brasil não se envolveu diretamente na guerra. Isto porque não enviou soldados, apenas prestou apoio logístico (com médicos, enfermeiros e alimentos).  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	O período regencial no Brasil foi um dos tempos mais conturbados na história política nacional. Isso se explica, em grande parte, devido à crise de legitimação do poder centralizado no Rio de Janeiro. Graças à abdicação de D. Pedro I, que abandonou o Brasil para ser D. Pedro IV em Portugal, muitas das províncias brasileiras se rebelaram. Sobre as revoltas do período regencial, analise as sentenças a seguir: 
I- A Balaiada foi uma revolta da elite escravocrata gaúcha.
II- A Sabinada, ocorrida em Salvador, teve como principal líder o médico Sabino.    
III- A revolta dos farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul, provocada pela elite produtora de charque.
IV- A Cabanagem ocorreu no Rio de Janeiro, tendo como principais líderes os oficiais generais portugueses que perderam postos de comando após a Independência. 
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais