Buscar

AD1 - Turismo e Patrimônio - Carolina-17217130016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
 
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1 
Período - 2019/2º 
Disciplina: Turismo e Patrimônio 
Coordenador: Prof. Dr.Euler David de Siqueira 
 
Nome: Carolina Santos Lucena
Matrícula: 17217130016
Questão 01 – (Valor até 3,0 pontos) 
 Tomando por base o texto de MENEZES, J.N.C. olhares sobre a memória: monumento histórico e turismo. In: Historia e turismo cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.31-40, discuta as diferenças entre os dois sentidos atribuídos ao monumento. 
R. De um lado, um monumento que busca tornar viva a memória de algo importante e identitário socialmente, caracterizado pela afetividade, pelo discurso que comemora um fato caro a determinado grupo social ou comunidade, tem como mediadores a memória contruída e a história. 
Mas o monumento também pode ser considerado como uma contrução que não tem função memorial explícita e sim a de exaltar a beleza ou a técnica de seu tempo presente.
	 
Questão 2 - (valor até 4,0 pontos) 
 
 A partir da leitura do texto de OLIVEN, Ruben George. Patrimônio intangível: considerações iniciais. In: Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Regina Abreu; Mário Chagas (orgs.) 2ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p.80-83, discuta a importância da Lei n° 3.551 de 04 de agosto de 2000 para o patrimônio imaterial ou intangível e sua relação com as reivindicações dos grupos sociais não privilegiados pelas políticas tradicionais do patrimônio. 
 
R. Memórias, histórias, todo um passado não são feitos apenas de bens materias, de patrimônios edificados. A cultura de um povo, crenças, comidas típicas, são bens inigualáveis, onde sua importância se dá para uma conexão direta com suas origens, e preserva-las é importante para não perder essa conexão. 
	 
Questão 3 - (valor até 3,0 pontos) 
 
 Tomando por base o texto n° 03, de ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.127-148, discuta de que maneira a identidade nacional brasileira se aproxima da ideia de ideologia. Ao mesmo tempo, discuta o que Ortiz chama de cultura popular e sua relação com os grupos concretos. 
 
R. A memória coletica é da ordem da vivência, se aproxima de um mito e se manifesta ritualmente. A memória nacinal se refere a uma história que transcende os sujeitos e não se concretiza imediatamente no seu cotidiano, é da ordem da ideologia, é o produto de uma história social, não da ritualização da tradição. O mito é encarado por um grupo restrito, enquanto a ideologia se estende à sociedade como um todo.
 
 
 
 
 
Boa avaliação, Euler David de Siqueira

Continue navegando