Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Segurança em Sistemas de Informação
Vivemos na Era da Informação e produzimos, armazenamos e movemos diariamente uma quantidade incalculável de informação. Apesar da quantidade de informação ter passado por um grande impulso, a partir da invenção da imprensa, por Gutemberg, foi a partir do final do século XVIII, com a invenção da fotografia, seguida do telégrafo – que inaugurou a era das telecomunicações – que a quantidade de informação produzida, disponível e transportada ganhou tamanha proporção.
Avalie as afirmações sobre os conceitos de informação a seguir:
I – A informação é restrita a um conjunto de nomes, números, imagens e sons.
II – No mundo moderno a informação somente pode existir com o uso da tecnologia.
III – Para a tecnologia da informação há uma diferenciação no conceito de informação, com base na separação entre a informação e os dados.
IV - Dados ou informações têm um valor intrínseco, requerendo um tratamento pelo qual possam manter sua utilidade e seu valor.
V – Os dados são os resultados da análise ou processamento que, mediante processos e regras definidas, tornam-se inteligíveis e utilizáveis pelos seres humanos.
Assinale a única alternativa coerente com o conteúdo apresentado na disciplina:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as afirmações II e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema Fundamentos de Segurança da Informação, Aula 1, páginas 3 e 4 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	D
	Todas as afirmações são corretas.
	
	E
	Nenhuma das afirmações é correta.
Questão 2/5 - Segurança em Sistemas de Informação
Marcos regulatórios são leis e acordos internacionais que governam e servem de base para a definição e a aplicação das práticas de segurança da informação e de sistemas. Isso também implica em um aspecto de grande importância: a legalidade dessas medidas. Essa questão é de tamanha importância que alguns autores chegam mesmo a considerar a legalidade como um dos pilares da segurança da informação e dos sistemas.
Com relação aos marcos regulatórios de maior abrangência ou impacto pode-se considerar que:
I – A SOX (Sarbanes Oxley), promulgada em 2002 pelo Senado dos Estados Unidos, é uma lei voltada para as finanças, decorrente de problemas financeiros causados à economia mundial devido a fraudes contábeis, e que, portanto, não tem nenhum impacto na segurança da informação e dos sistemas.
II – O HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act ou Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde), que estabelece regras para a proteção das informações de usuários de planos de saúde nos Estados Unidos, sem impacto nos demais países.
III – O IFRS (International Financial Reporting Standards ou Padrão Internacional para Relatórios Financeiros) é um conjunto de recomendações do IASB (International Accounting Standards Board ou Comitê Internacional de Padrões Contábeis) que estabelece padrões para o tratamento e publicação de informações financeiras e contábeis, adotado principalmente por bancos, financeiras, seguradoras e agentes do mercado financeiro.
IV - Os acordos de Basiléia são parte do complexo mecanismo de auto-regulamentação dos bancos centrais de diversos países, e estabelecem princípios de governança, transparência e auditoria, com impacto direto na segurança da informação e de sistemas.
Assinale a única alternativa que confere com o material e com o que foi apresentado na aula:
Nota: 2.0
	
	A
	Somente as afirmações I e III são corretas.
	
	B
	Somente as afirmações II e IV são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações III e IV são corretas.
Conteúdo apresentado no tema A Organização da Segurança da Informação, Aula 2, páginas 5 e 6 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	D
	Somente as afirmações I e IV são corretas.
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Questão 3/5 - Segurança em Sistemas de Informação
Durante o seu ciclo de vida a informação está exposta a riscos que, uma vez transformados em ocorrências, podem causar impactos indesejados em suas características. Quanto à essas características pode-se afirmar que:
I – A confidencialidade refere-se à manutenção do valor e das características originais da informação.
II - Uma informação integra é aquela que jamais sofreu qualquer tipo de alteração durante o seu ciclo de vida.
III – A disponibilidade da informação é o oposto da confidencialidade, já que qualquer informação disponível não é confidencial.
IV – A legalidade, a privacidade e a auditabilidade são também características da informação ligadas à segurança da informação, segundo alguns autores.
V – A autenticidade, e a irretratabilidade ou não repúdio são características da informação indispensáveis ao uso atual da tecnologia da informação, como no caso do comércio por intermédio da Internet.
Assinale a única alternativa que confere com o que foi apresentado na aula:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as afirmações IV e V estão corretas.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema Fundamentos de Segurança da Informação, Aula 1, páginas 6 e 7 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	C
	Somente as afirmações III e IV estão corretas.
	
	D
	Todas as afirmações são corretas.
	
	E
	Nenhuma das afirmações é correta.
Questão 4/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A informação necessita de meios – os ativos da informação ou da tecnologia da informação – para que possa ser empregada adequadamente pelos processos da organização. Tais ativos estão expostos a falhas de segurança da informação, possuindo pontos fracos que podem vir a ser explorados ou apresentarem comportamento incompatível.
Analise as afirmativas a seguir, relativas a este aspecto da informação:
I – Chamam-se vulnerabilidades os pontos fracos nos ativos da informação que podem ser explorados ou apresentar falhas, gerando incidentes de segurança da informação.
II – Um ativo está sujeito a incidentes que podem influenciar na segurança da informação, seja pelo seu uso intenso, por se tratar de uma nova tecnologia cuja efetividade na segurança da informação ainda não foi comprovada, seja por haver interesses escusos devido ao alto valor.
III – Em se tratando da segurança da informação, o risco pode ser definido como uma combinação entre ameaças, vulnerabilidades e ativos da informação ou da tecnologia da informação.
IV – A análise de risco parte do ROI – return of investment para calcular quanto pode ser dispendido em recursos financeiros para a proteção dos ativos e redução das ameaças.
V – As análises qualitativa e quantitativa dos riscos são processos executados de forma sequencial e executadas de maneira cíclica, com base no modelo PDCA para auxiliar na tomada de decisão, e são elaboradas à partir de uma matriz PxI – Probabilidade x Impacto.
Assinale a única alternativa que está de acordo com o material e com o que foi apresentado na aula:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as afirmações I e III são corretas.
	
	B
	Somente as afirmações II e IV são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações III e IV são corretas.
	
	D
	Somente as afirmações IV e V são incorretas.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema Fundamentos de Segurança da Informação, Aula 1, páginas de 9 a 13 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Questão 5/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A gestão de riscos é um processo de suma importância para a segurança da informação. Pode-se considerar quatro atividades essenciais a esse processo, dispostas de forma sequencial e executadas de maneira cíclica, com base no modelo PDCA (Plan, Do, Check, Act ou seja, planejar, fazer, avaliar, corrigir).
Com relação ao processo de gestão de riscos é correto afirmar que:
Nota: 2.0
	
	A
	Impacto é a medida do resultado que um incidente pode produzir nos negóciosda organização.
Conteúdo apresentado no tema Fundamentos de Segurança da Informação, Aula 1, páginas de 12 a 14 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	B
	A matriz P x I – Probabilidade x Impacto é uma ferramenta da Análise Qualitativa de riscos, e auxilia no cálculo do ROI – return of investiment.
	
	C
	Reduzir o risco implica na utilização de medidas que impeçam a ocorrência do risco pela eliminação de vulnerabilidades ou tratamento contra as ameaças.
	
	D
	Transferir o risco significa utilizar controles que reduzam a probabilidade ou o impacto do risco.
	
	E
	Aceitar o risco é a melhor forma de preparar a organização contra as ameaças, pois mesmo aplicando um tratamento aos riscos é improvável que se consiga eliminá-los totalmente.

Mais conteúdos dessa disciplina