Buscar

AULA 7 - RECURSOS DE COESÃO SEQUENCIAL - SINAIS DE PONTUAÇÃO E PRONOME RELATIVO

Prévia do material em texto

*
*
Prof. Luiz Carlos Sá
COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
TEMA: RECURSOS DE COESÃO SEQUENCIAL: SINAIS DE PONTUAÇÃO E PRONOME RELATIVO
OBJETIVOS:
Reconhecer a relação entre os sinais de pontuação e a sintaxe da frase;
Empregar os sinais de pontuação como recurso de coesão e coerência textuais;
Reconhecer o pronome relativo como um recurso de coesão e coerência textuais;
Empregar os pronomes relativos que, qual, cujo, onde e suas flexões;
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
 ESTRUTURAS DO CONTEÚDO
Coesão Sequencial: a progressão das ideias no texto.
1. Coesão Sequencial: a progressão das ideias no texto. 
1.1 Pontuação: fator de coesão e coerência 
1.2 Pronomes relativos: fator de coesão e coerência
LEITE, Maria Tereza de Moura; PALADINO, Valquiria da Cunha. Português Instrumental. Rio de Janeiro: UNESA, 2014.
Conteúdo referente a aula 7: capítulo 3 – páginas 151 a 164.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Coesão
Você já teve a impressão, enquanto lia um texto, de que as ideias não lhe pareciam bem relacionadas? Faltavam uma concatenação mais clara, um desenvolvimento adequado ou mesmo vínculos explícitos entre as frases? Nesses momentos, você se deparou com textos que tinham problemas de coesão e pôde perceber o quanto isso prejudica a leitura. Caso o texto não esteja coeso, o leitor perde muito tempo tentando identificar qual é a relação entre as informações, o que impede que ele atente, de fato, para o conteúdo do que lê.
Tomemos como exemplo o texto abaixo, em que problemas de coesão dificultam a compreensão da mensagem. Trata-se de um texto de opinião, escrito por aluna do Ensino Superior e analisado, entre outros, em uma pesquisa conduzida por Vêncio e Pachane (2007). Tal estudo se debruçava sobre os problemas de coesão e coerência na escrita universitária. 
O texto a seguir foi escrito em resposta à questão “Você gosta de ser brasileiro?”, proposta em um trabalho exigido em curso de graduação.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Sim eu gosto de ser brasileira pois foi no Brasil que nasci e fui criada, é o país que conheço realmente. Tirando exceções de que viajando para outro país mesmo que ficamos um mês por exemplo não dá para conhecer a cultura, as pessoas, o único sentimento que se têm é que tudo é bom, o lugar e as pessoas são legais, mas até quando tudo será visto dessa forma.
Apesar de o Brasil ter a parte ruim, ou seja, a violência, os bandidos, os corruptos, é um país onde se tem liberdade para sair, conversar com amigos, fazer festas, conhecer pessoas.
Há lugares maravilhosos, jamais vistos por pessoas: praias, cidades, e até mesmo culturas diferentes para cada estado. Pelo menos por mim, existe várias oportunidades ainda não vistas.
Enfim, no meu ponto de vista o Brasil tem tudo para ser perfeito, se não existisse a violência, os bandidos e os corruptos. Cada um desses citados, estragam as pessoas e em geral o nosso país, pois gera benefício ruim para o outro, um vai desencadeando item ruim para o outro gerando uma bola cheia de enroscos sem fim. Daí de tudo isso terá a visão de tudo que passamos hoje, de toda sujeira que tem no nosso país; portanto, se nada disso existisse, ou pelo menos fosse uma porcentagem menor, o nosso país seria melhor gerando mais orgulho de ser brasileiro.”
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Além dos desvios microestruturas – na sintaxe de pontuação, concordância e regência –, que dificultam a leitura do texto, os problemas macroestruturais comprometem a mensagem que a aluna tentou passar.
O primeiro parágrafo, por exemplo, apresenta uma frase muito longa e confusa. A relação entre as ideias nela contidas não é objetivamente expressa, apesar de o parágrafo conter apenas duas informações centrais: o gosto de ser brasileira e o fato de que, em rápidas viagens, vemos apenas pontos positivos dos locais visitados.
O terceiro parágrafo, apresentando ideias opostas, redunda em paradoxos (VÊNCIO; PACHANE, op. cit.), como em “lugares maravilhosos jamais vistos por pessoas”.
O último parágrafo também incorre em problemas coesivos, ao apresentar a seguinte frase: “Cada um desses citados, estragam as pessoas e em geral o nosso país, pois gera benefício ruim para o outro, um vai desencadeando item ruim para o outro gerando uma bola cheia de enroscos sem fim”. A quem se referem as expressões sublinhadas? De maneira semelhante, o conectivo “daí de tudo isso” não aponta para uma informação específica no texto, prejudicando sua compreensão (VÊNCIO; PACHANE, op. cit.).
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Note que os problemas de coesão dificultam a leitura do texto e a veiculação da mensagem. A esse respeito, cabe notar que, segundo diversos estudos, as maiores dificuldades de alunos no Ensino Superior, na hora da escrita, são as questões de coesão e coerência textual. Muitas vezes, o discente conhece o conteúdo sobre o qual deve escrever – em uma prova, uma pesquisa, um artigo, etc. –, mas se perde quando tem de organizá-lo no papel.
A importância da coesão para a transmissão de uma mensagem está contida na própria palavra texto. Derivado do latim textum - tecido, em português -, o termo texto sugere a noção de costura. Assim como em um tecido não basta haver uma justaposição dos fios, um texto precisa de que suas partes se entremeiem e inter-relacionem. Nesses nós entre as informações, semelhantes aos pontos da costura, encontramos os mecanismos coesivos, que explicitam o encadeamento entre as ideias.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Após 9 meses de nova ortografia no Brasil, adoção em Portugal é indefinida. Apesar de manifesto, tema está fora da campanha eleitoral portuguesa. Logo após entrar em vigor, editoras brasileiras já atualizaram dicionários. (Fernanda Calgaro e Giovana Sanchez, do G1, em São Paulo)
Há nove meses adotada no Brasil, a reforma ortográfica ainda não tem um cronograma oficial para ser aplicada em Portugal. Ratificada por quatro países (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe também assinaram o acordo), a mudança nas regras ortográficas tem causado polêmica entre os portugueses.
Apesar de não estar na pauta das campanhas para as eleições gerais deste domingo (27), o tema foi parar na Assembleia em maio deste ano, quando uma petição para tentar reverter o acordo foi assinada por 113.206 pessoas e discutida na Comissão de Ética e Sociedade. 
Um dos signatários, o escritor e ex-deputado do Parlamento europeu Vasco Graça Moura, diz que a reforma é “uma barbaridade e um chorrilho de asneiras, que não permite atingir qualquer unidade da língua”. Ele acredita que ainda é possível reverter o acordo legalmente. “É inconstitucional, face à Constituição Portuguesa, ainda não foi ratificado por todos os países signatários e é impossível aplicá-lo sem a existência deum vocabulário ortográfico assente e acordado entre todos os países que começaram por subscrever o documento, além de criar inúmeros problemas às crianças, aos professores e aos idosos, sem nenhuma contrapartida útil.”
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Já para o professor de literatura da Universidade de Coimbra Carlos Reis, a reversão política da adoção do acordo não é aplicável, pois constituiu um “ato político democraticamente legitimado”. Se isso acontecesse, segundo ele, seria um “ato de denúncia unilateral” que prejudicaria a imagem do país.
Em entrevista ao G1, o professor Reis disse acreditar que, apesar das resistências, o próximo ano será o da disseminação e o da progressiva aceitação da nova ortografia. “Há jornais que já a adotaram e ainda recentemente a Associação de Professores de Português apelou ao Ministérioda Educação no sentido de “forçar” a edição de livros escolares em harmonia com o acordo ortográfico. E está para breve a publicação, em Portugal, de um vocabulário ortográfico da língua portuguesa, instrumento importante, mas não decisivo, para que se resolvam algumas (poucas) dificuldades que a nova ortografia levanta. (...)
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
As palavras destacadas nessa notícia estabelecem, de diferentes formas, relações entre suas partes constituintes. Por exemplo, um dos pontos centrais do texto – a nova ortografia – é retomado em diversas frases por algumas das expressões sublinhadas, garantindo que as novas informações apresentadas se “costurem” em torno desse mesmo eixo.
Construções como “(o) tema”, “a reforma ortográfica”, “mudança nas regras ortográficas”, “a reforma”, o “documento”, “o acordo”, “o acordo ortográfico” e “a nova ortografia” asseguram tal unidade ao texto, formando uma cadeia coesiva que aponta para a mesma expressão, presente no título: “nova ortografia”. Além disso, no trecho “Há jornais que já a adotaram”, o pronome em destaque retoma novamente a expressão “nova ortografia”, contribuindo para o encadeamento das ideias.
Essa cadeia coesiva também pode ser estabelecida de outras formas, como percebemos no seguinte exemplo: 
Ele acredita que ainda é possível reverter o acordo legalmente. 
 “É inconstitucional, face à Constituição Portuguesa, ainda não foi ratificado
 por todos os países signatários (...).”
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Ao observarmos os verbos em destaque, percebemos que seus respectivos sujeitos estão ocultos, isto é, não estão explicitamente apresentados ao lado dos verbos. No entanto, o leitor é capaz de perceber que ambas as orações iniciadas pelas palavras sublinhadas dizem respeito ao já mencionado acordo, em torno do qual se estrutura o texto.
Outro papel preponderante para a coesão é desempenhado pelos conectivos marcados em azul no texto, como se pode perceber no trecho a seguir: 
Apesar de não estar na pauta das campanhas para as eleições gerais deste domingo (27), o tema foi parar na Assembleia em maio deste ano, quando uma petição para tentar reverter o acordo foi assinada por 113.206 pessoas e discutida na Comissão de Ética e Sociedade.
Ao ler esse trecho, você só pôde entender como se relacionam as informações que o compõem graças às expressões destacadas. O conectivo “apesar de”, por exemplo, logo no início do parágrafo, denota o caráter opositivo entre o fato de o acordo ortográfico não estar na pauta para as eleições e tal tema haver chegado à Assembleia. Além disso, a conjunção “quando” traduz uma ideia de simultaneidade entre a chegada do tema à Assembleia e a assinatura e discussão de determinada petição.
*
*
Aula 7- Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
De maneira semelhante, a palavra “para” introduz a finalidade dessa petição: tentar reverter o acordo. Por fim, o vocábulo “e” conecta, de forma aditiva, a assinatura e a discussão do referido documento.
Identificar que palavras estabelecem coesão em um texto é condição imprescindível para desempenhar com eficiência sua competência comunicativa. 
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Coesão sequencial
A coesão sequencial é o estabelecimento de um sistema de referências e do correto encadeamento de ideias para que haja sentido nos textos. Esse encadeamento de ideia é que permite que o texto avance, progrida, mas sem haver retomada de termos ou expressões, por isso se chama coesão sequencial. 
A coesão sequencial se dá por sequenciação temporal e sequenciação por conexão. A primeira pode ser por ordenação linear, por expressões sequenciais, por marcadores temporais ou por correlação dos tempos verbais. Já a segunda, é a sequência que se faz por meio de conectores argumentativos (condicionalidade, causalidade, concessão, finalidade).
Não é sem propósito, que a utilização precisa dos mecanismos coesivos ajuda a garantir a progressão textual e a promover uma boa articulação das ideias, informações e argumentos no interior do texto, pois é por meio da coesão por sequenciação que o texto avança, garantindo-se, porém, a continuidade dos sentidos.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Coesão sequencial
Observe nos texto adaptado os conectores discursivos
Expôs tudo o que presenciara ao inspetor do dia. Por uma extraordinária coincidência, não era outro senão Javert. Este entregou duas pistolas ao rapaz. Além disso, pediu que observasse o cômodo do vizinho devido ao excesso de intromissão do mesmo. Deveriam pensar que não estava em casa. Assim, quando a quadrilha estivesse em ação, Marius avisaria com um tiro, para todos serem pegos em flagrante. (Adaptado do livro: Os Miseráveis, de Vitor Hugo). 
Além disso – acrescenta uma ideia que é apresentada como causa (Devido a)
Assim – demarcado na frase final, orienta o leitor para a conclusão a que se chega no texto: o necessário rigor na aplicação da lei nesses casos. 
*
*
Um resumo da posição da Embrapa sobre Plantas Transgênicas)
 Destaque os principais itens coesivos presentes no texto abaixo
A Embrapa (...) vem fortalecendo mecanismos que viabilizem o uso seguro da engenharia genética, de forma a valorizar os investimentos realizados pela sociedade brasileira em pesquisa e desenvolvimento agropecuário, o que torna o agronegócio responsável por cerca de 40% do PIB nacional. 
Em vista do exposto, paralelamente aos investimentos em pesquisa biotecnológica, a Embrapa está se capacitando para realizar pesquisa e análise de segurança alimentar e ambiental de produtos transgênicos. A Embrapa já possui capacitação para desenvolver várias destas análises em seus centros de pesquisa, em particular no Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Agroindústria de Alimentos, bem como em todos os seus Centros de Produtos. Esta iniciativa, complementada pela atuação em parceria com outras instituições nacionais de pesquisa e Universidades, dotará o país de infraestrutura e pessoal capacitado para garantir ainda mais segurança na liberação de plantas transgênicas no meio ambiente e na colocação no mercado de alimentos seguros delas derivados, atendendo às necessidades e peculiaridades do país e passando a se constituir como uma ferramenta de apoio para a própria CTNBio.
É preciso destacar, neste contexto, a imediata necessidade de investimentos, pelo Governo, em treinamento e infraestrutura, na área de análise de segurança alimentar e ambiental, fundamentada em princípios científicos de análise de risco.
*
*
Um resumo da posição da Embrapa sobre Plantas Transgênicas)
 Os principais itens coesivos presentes no texto abaixo
A Embrapa (...) vem fortalecendo mecanismos que viabilizem o uso seguro da engenharia genética, de forma a valorizar os investimentos realizados pela sociedade brasileira em pesquisa e desenvolvimento agropecuário, o que torna o agronegócio responsável por cerca de 40% do PIB nacional. Em vista do exposto, paralelamente aos investimentos em pesquisa biotecnológica, a Embrapa está se capacitando para realizar pesquisa e análise de segurança alimentar e ambiental de produtos transgênicos. A Embrapa já possui capacitação para desenvolver várias destas análises em seus centros de pesquisa, em particular no Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Agroindústria de Alimentos, bem como em todos os seus Centros de Produtos. Esta iniciativa, complementada pela atuação em parceria com outras instituições nacionais de pesquisa e Universidades, dotará o país de infraestrutura e pessoal capacitado para garantir ainda mais segurança na liberação de plantas transgênicas no meio ambiente e na colocação no mercado de alimentos seguros delas derivados, atendendoàs necessidades e peculiaridades do país e passando a se constituir como uma ferramenta de apoio para a própria CTNBio.
É preciso destacar, neste contexto, a imediata necessidade de investimentos, pelo Governo, em treinamento e infraestrutura, na área de análise de segurança alimentar e ambiental, fundamentada em princípios científicos de análise de risco.
*
*
Entenda o que é a camada pré-sal 
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo. (...)
Um comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes, fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil e ampliassem o debate acerca da camada pré-sal. À época do anúncio, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chegou a dizer que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com esse óleo. (...)
Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ou seja, se a nova estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro. Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pronomes relativos
Lendo a notícia acima, há diversos pronomes que estabelecem coesão referencial entre suas partes. Veja, por exemplo, a seguinte passagem:
“A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo
de 800 quilômetros (...).”
Para integrar as duas partes que compõem tal frase, o autor usou a palavra “QUE”, chamada de PRONOME RELATIVO nesse contexto. Além de encadear ambas as ideias, esse pronome evita a repetição desnecessária de palavras e a fragmentação excessiva dos períodos. Perceba que, caso não fosse usado o relativo, a passagem analisada ficaria assim:
“A chamada camada pré-sal é uma faixa. A faixa se estende ao
longo de 800 quilômetros (...).”
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Note outro caso em que o pronome relativo permitiu uma redação mais coesa:
“O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.”
Nesse trecho, dois pronomes relativos foram usados para estabelecer uma cadeia de referentes. O primeiro retoma “profundidades”; o segundo, “uma camada de sal”. Se esses conectivos não tivessem sido empregados, haveria outra redação, mais repetitiva e cansativa:
“O petróleo encontrado nesta área está a profundidades. As profundidades superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal. A camada de sal, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.”
É preciso, porém, perceber que o excesso de pronomes relativos em uma mesma frase, em vez de facilitar a leitura, complica-a. Quando esse recurso coesivo é empregado em demasia, os períodos tornam-se muito longos, o que confunde o leitor. A fim de evitar uma repetição desnecessária da palavra “QUE” na função de pronome relativo, você pode empregar outros termos, contanto que atente para suas especificidades.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pronomes relativos: : Fator de coesão e coerência
a) Um pronome relativo é um pronome usado para iniciar uma nova oração, a qual introduz uma característica do substantivo a que se refere o pronome.
Ex.: Sumiu o lápis que comprei na loja mais cara da cidade.
“que comprei na loja mais cara da cidade” é uma oração iniciada pelo pronome relativo “QUE”, a qual introduz uma característica do substantivo “lápis”.
Além da palavra “QUE”, outros termos podem funcionar como pronomes relativos, são: O QUAL/A QUAL, ONDE, CUJO/CUJA e O QUE.
Os pronomes relativos são um importante recurso de coesão. Esses pronomes são assim denominados porque, além de substituir um substantivo em uma oração, relacionam essa oração a uma outra, denominada oração principal, restringindo ou explicando o sentido do termo que substituem.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pronomes relativos: : Fator de coesão e coerência
Exemplo:
Os alunos voltaram a estudar.
Os alunos receberam desconto.
Logo: Os alunos que voltaram a estudar receberam um desconto.
Veja que se a sentença introduzida pelo pronome relativo é usada em relação a um nome próprio, será sempre explicativa.
Ana, que é uma filha atenciosa, paga um plano de saúde para a mãe.
Observe: a sentença sublinhada somente pode ficar entre vírgulas, porque ela é explicativa. Não caberia empregá-la como uma restrição ao nome Ana, pois este já é restrito por ser um nome próprio.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pronomes relativos: : Fator de coesão e coerência
b) Como já falamos além do pronome que, são também pronomes relativos: “Qual”.
Ex.: A entrega do documento, a qual deve ser autorizada pelo diretor da empresa, ocorrerá em breve. 
Qual tem como antecedente a palavra “entrega”. 
 A autoridade, perante a qual apresentamos nosso depoimento, foi afastada do caso. 
O documento, sem o qual não faremos o concurso, ficou em casa. 
A ponte, sob a qual realizaríamos o evento, está em reforma.
O qual/a qual elas sempre podem substituir o pronome relativo “Que”, contanto que ele esteja antecedido por vírgula ou preposição. Caso o pronome relativo não esteja antecedido por vírgula nem por preposição, alguns gramáticos não recomendam sua substituição por “o qual/a qual.”
Este é o livro de que preciso = Este é o livro do qual preciso.
Maria, que mora aqui, deve-me dinheiro. = Maria, a qual mora aqui, deve-me dinheiro.
Sumiu a flor que plantei = Sumiu a flor a qual plantei. Incorreto não há vírgula ou preposição
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pronomes relativos: : Fator de coesão e coerência
c) “Cujo” - também é um pronome relativo:
Ex.: O aluno, cujo trabalho foi inscrito no último dia, fez uma excelente apresentação. 
Cujo tem como antecedente o termo “aluno”. Observe, porém, que sua concordância se dá com o consequente “trabalho”. 
Se esse consequente estiver no gênero feminino, por exemplo, teremos a seguinte concordância:
O aluno, cuja inscrição foi realizada no último dia, fez uma excelete apresentação. 
Cujo é um pronome pouco empregado no registro oral, mas importante na escrita. Indica posse e deve ser sempre utilizado entre dois substantivos.
Esta é a disciplina que a prova foi fácil. Evitar
Esta é a disciplina cuja prova foi fácil. Correto
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pronomes relativos: : Fator de coesão e coerência
d) “Quanto” - também é um pronome relativo quando antecedida de “tudo” ou “tanto”.
Ex.: Encontrei tudo quanto precisava para a reunião.
e)“Quem” – refere-se a pessoas e vem sempre antecedido de uma preposição.
Ex.: Não sabemos a quem(pessoa) devemos entregar a encomenda. 
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pronomes relativos: : Fator de coesão e coerência
f) “Onde”: esse pronome, segundo gramáticas mais tradicionais, apenas retoma lugares físicos.
Ex.: A escola onde estudei foi demolida.
Estudei na escola, tem-se, portanto, a ideia de lugar. A palavra“onde” como pronome relativo, sempre possui antecedente. Sua utilização é normalmente na indicação de lugar. 
Se não houver essa ideia de lugar, o mais adequado é empregar o pronome “que” acompanhado da preposição adequada: a situação em que me encontro é precária.)
Ex.:
Estou em uma cidade onde o povo é feliz. (Frase adequada, pois ONDE retoma CIDADE, um lugar físico.)
Estou em uma situação onde não há saída. (Frase inadequada, pois ONDE retoma SITUAÇÃO, um substantivo abstrato que não designa um lugar.)
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pontuação: fator de coesão e coerência
Pontuar um texto envolve tanto a utilização quanto a supressão de sinais gráficos no intuito de produzir sentido. Daí a necessidade de desenvolver-se um olhar mais cuidadoso e aplicado ao emprego dos diferentes sinais gráficos como dado prioritário na construção escrita, pois eles são participantes ativos da textualidade, interferindo seja na coesão, seja na coerência.
Com efeito, a pontuação adequada é também um elemento fundamental para garantir a coerência e a coesão textual, por isso deve ser entendida, reitera-se, como marca de coerência e coesão para estabelecimento do sentido do texto em determinadas situações comunicativas, pois ela influencia não só na construção de um texto coeso e coerente, mas também fornece importantes pistas para o entendimento do texto, que poderão ser compartilhadas ou não pelo leitor.
A pontuação deve, então, ser vista como um dos componentes de organização de ideias – que é tão importante quanto a escolha lexical e o uso dos conectivos –, associando-a ao entendimento do texto, em uma parceria também entre sintaxe e semântica.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pontuação: fator de coesão e coerência
As “pausas” são indicadas na escrita pelos seguintes sinais: vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e ponto-final. Eles substituem os conectores e podem marcar relações entre as sentenças.
Preciso ir agora. O show do Tim Maia começa às 22h30. 
Preciso ir agora porque o show começa às 22h30. - A ideia expressa em preciso ir tem como causa o show do Tim Maia.
As rosas florescem em maio, as margaridas em agosto -
Os formandos dirigiram-se para o auditório; os docentes, para a biblioteca, pois precisavam vestir a beca. - O verbo "dirigir" não precisa ser repetido, pois a vírgula é empregada em seu lugar e garante a coesão da frase. A vírgula é empregada na omissão do verbo.
Os Alunos frequentaram o museu, e os professores os elogiaram.
 Estamos despreocupados: os ônibus estarão disponíveis esta semana para a viagem.
Estamos despreocupados, pois os ônibus estarão disponíveis esta semana para a viagem.
*
*
Aula 7- Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pontuação: fator de coesão e coerência
Veja que em algumas sequências de orações é possível tanto empregar conectivos que expressem a relação entre as frases quanto empregar vírgula, ponto ou ponto e vírgula para dar coesão ao enunciado.
Tocou o sinal e os alunos entregaram a prova incompleta, pois não era permitido ficar em sala além do tempo determinado.
Tocou o sinal, os alunos entregaram a prova incompleta, não era permitido ficar em sala além do tempo determinado.
Tocou o sinal e os alunos entregaram a prova incompleta; não era permitido ficar em sala além do tempo determinado.
Tocou o sinal. Os alunos entregaram a prova incompleta. Não era permitido ficar em sala além do tempo determinado.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pontuação: fator de coesão e coerência
Um homem rico estava muito doente, à beira da morte. Pediu caneta e papel para determinar como seriam distribuídos os seus bens. Infelizmente, faleceu, e esqueceu de fazer a pontuação da frase, deixando com ela uma grande pergunta sem resposta: A quem ele deixava a sua fortuna?
Escreveu assim: 
“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.” (Autor desconhecido)
Eram quatro concorrentes: O sobrinho, a irmã, o alfaiate e os pobres. Cada um foi a casa do homem e cada um o reescreveu em benefício próprio. Sendo assim, produziu-se o texto de várias formas:
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pontuação: fator de coesão e coerência
Primeiro, chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete
“Deixo meus bens: à minha irmã, não; a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.
Em seguida, a irmã do morto chegou, com outra cópia do escrito, pontuada deste modo:
“Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Pontuação: fator de coesão e coerência
 Logo após surgiu o alfaiate que pediu a cópia do original e fez estas pontuações:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”. 
“Deixo meus bens: à minha irmã, não; a meu sobrinho, jamais. Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O Juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade; e um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim:
“Deixo os meus bens à minha irmã? Não. Ao meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta do alfaiate? Nada. Aos pobres”.
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres”. 
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Acentue e pontue adequadamente a mensagem que se lê no botão do painel de alguns elevadores para que ela tenha sentido: 
- Premer para puxar parte
(Obs.: Premer - verbo, significa apertar. E a forma verbal “para” 3ª p.s. do verbo Parar)
Premer, para. Puxar, parte.
b) Pontue a frase e descubra seu significado: 
Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro também era o pai do bezerro
Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe, do fazendeiro também era o pai do bezerro.
b) Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe. Do fazendeiro era também o pai do bezerro.
 
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
c) Acentue e pontue a frase de forma que haja duas interpretações: uma favorável e outra desfavorável ao soldado.
Um soldado foi convocado para a guerra e recebeu o seguinte telegrama:
Iras voltaras não morreras
Irás, voltarás; não morrerás.
a.1) Irás, voltarás. Não morrerás.
 b) Irás. Voltarás? Não. Morrerás.
b.2) Irás. Voltarás? Não, morrerás. 
d) Pontue de duas maneiras distintas a fim de obter sentidos diferentes:
 a) Carolina nossa secretária comprou um automóvel
Carolina, nossa secretária comprou um automóvel
 Carolina nossa secretária comprou um automóvel
b) Carolina, nossa secretária, comprou um automóvel.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
e) Pontue as frases abaixo para dar-lhes sentido: 
 a) Maria antes do banho sua mãe diz ela traga a toalha
Maria, antes do banho, sua. Mãe, diz ela, traga a toalha.
“Sua” do verbo Suar - palavra homônima, homógrafa e homófona do possessivo sua.
Na frase abaixo use somente 2 pontos e 2 vírgulas para a seguinte frase ter sentido.
b) Maria toma banho porque sua mãe disse ela pegue a toalha 
 Maria toma banho porque sua. Mãe, disse ela, pegue a toalha.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
“Sem fogo na lareira com o casaco roto sem nada de seu a não ser as roupas e um relógio gastava pouco economizando até nas refeições às vezes ia ao açougue e comprava uma costeleta no primeiro dia comia a carne no segundo a gordura no terceiro os ossos conseguiu registrar-secomo advogado não ganhava muito.”(Os Miseráveis - Vitor Hugo - Quinta Parte Paris Capítulo 14 Marius)
Sem fogo na lareira, com o casaco roto, sem nada de seu, a não ser as roupas e um relógio. Gastava pouco, economizando até nas refeições. Às vezes ia ao açougue e comprava uma costeleta. No primeiro dia, comia a carne. No segundo, a gordura. No terceiro, os ossos. Conseguiu registrar-se como advogado. Não ganhava muito.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Questão 2 - Reescreva as frases abaixo, reunindo-as em um só período. Elimine a repetição de palavras, empregando um pronome relativo.
a. Este técnico foi expulso do jogo. O técnico ofendeu o juiz.
b. O empresário foi preso. Eu me refiro ao empresário.
c. Aprecio aquele autor. As peças daquele autor são críticas.
d. O livro é uma narrativa fantástica. Estou impressionado com sua repercussão entre adolescentes.
e. Mandaram a correspondência para o arquivo. O arquivo fica no primeiro andar.
f. Vi o candidato na assembleia. Indignei-me com suas palavras. 
1-Este técnico que ofendeu o juiz foi expulso do jogo.
2. O empresário a que/a quem me refiro foi preso.
3. Aprecio aquele autor cujas peças são críticas.
4. O livro, com cuja repercussão entre os adolescentes estou impressionado, é uma narrativa fantástica.
5. Mandaram a correspondência para o arquivo que fica no primeiro andar.
6. Vi na assembleia o candidato com cujas palavras me indignei.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Questão 1 - Uma empresa quer informar aos seus clientes que as promoções serão sempre enviadas por e-mail. Que entendimento o cliente vai fazer do texto, se ele for escrito em cada uma das formas abaixo?
a) Os clientes, que já são cadastrados, receberão por e-mail informações sobre os processos.
b) Os clientes que já são cadastrados receberão por e-mail informações sobre os processos.
Questão 2 - Reescreva as frases abaixo, reunindo-as em um só período. Elimine a repetição de palavras, empregando um pronome relativo.
a. Este técnico foi expulso do jogo. O técnico ofendeu o juiz.
b. O empresário foi preso. Eu me refiro ao empresário.
c. Aprecio aquele autor. As peças daquele autor são críticas.
d. O livro é uma narrativa fantástica. Estou impressionado com sua repercussão entre adolescentes.
e. Mandaram a correspondência para o arquivo. O arquivo fica no primeiro andar.
f. Vi o candidato na assembleia. Indignei-me com suas palavras. 
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Questão 3 Complete com o pronome relativo adequado
Joana é a pessoa ____________ admiro.
Joana é a pessoa ____________ tenho admiração.
Nas situações ______________ tudo parece perdido devemos manter a serenidade.
Eis o ponto ______________ chegamos.
Os episódios diante ______________estamos são compreensíveis.
O homem, ___________ contratação incentivei, viajou ontem para a Europa.
Não conheci o autor___________________te referiste.
Trabalho numa empresa________________todos os funcionários são valorizados.
Foi surpreendente a conferência_______________ assistimos.
Moro num edifício ______________moradores são educados.
Moro num edifício ______________ os moradores são educados.
Ele é o senador __________________mandato foi cassado.
Ele é o professor_________________ideias pela primeira vez discordo.
Ele é o professor_________________ ideias nunca concordei.
Há um cão perigoso no prédio _____________ resido.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Questão 3 Complete com o pronome relativo adequado
a) Joana é a pessoa que/a quem admiro.
b) Joana é a pessoa por que/por quem tenho admiração.
c) Nas situações em que tudo parece perdido devemos manter a serenidade.
d) Eis o ponto a que chegamos.
e) Os episódios diante dos quais estamos são compreensíveis.
f) O homem, cuja contratação incentivei, viajou ontem para a Europa.
g) Não conheci o autor a que/a quem te referiste.
h) Trabalho numa empresa em que todos os funcionários são valorizados.
i) Foi surpreendente a conferência a que assistimos.
j) Moro num edifício cujos moradores são educados.
k) Moro num edifício em que os moradores são educados.
l) Ele é o senador cujo mandato foi cassado.
m) Ele é o professor de cujas ideias pela primeira vez discordo.
n) Ele é o professor com cujas ideias nunca concordei.
o) Há um cão perigoso no prédio em que resido.
*
*
Recursos de coesão sequencial: sinais de pontuação e pronome relativo
Questão 3 Complete com o pronome relativo adequado
p) Eis alguns fatos ____________ todos nós devemos recordar.
q) Eis alguns fatos ____________ todos nós nos devemos lembrar.
r) É justa a ideia ______________ vem lutando aquele velho político.
s) Devemos respeitar as pessoas _______________convivemos.
p) Eis alguns fatos que todos nós devemos recordar.
q) Eis alguns fatos de que todos nós nos devemos lembrar.
r) É justa a ideia por que vem lutando aquele velho político.
s) Devemos respeitar as pessoas com que/com quem convivemos.

Continue navegando