Buscar

prova adm publica I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração Pública 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente. As pessoas que integram as organizações modernas também aceitam que algumas pessoas representem a autoridade da lei: guardas de trânsito, juízes, prefeitos e gerentes. A autoridade é contrapartida da responsabilidade que têm essas pessoas de zelar pelo cumprimento da lei. A obediência é devida às leis, formalmente definidas, e às pessoas que as representam, que agem dentro de uma jurisdição. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A burocracia leva ao mecanicismo das atividades, trata-se de sistemas de cargos limitados que alocam pessoas em condições alienantes.
PORQUE
II- A Teoria Estruturalista considera que as organizações interagem com o ambiente externo, iniciando os estudos organizacionais como sistemas abertos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	A administração tem como principal função trazer os melhores resultados organizacionais, colocando em prática um gerenciamento com base em resultados e maximizando a possibilidade de crescimento, eficácia e ganho. É fundamental que o gerenciamento siga alguns princípios da administração, que podem ser agrupados em quatro funções essenciais conhecidas como PODC, uma sigla que reúne as palavras Planejamento, Organização, Direção e Controle. Com relação às funções da Administração - PODC -, analise as sentenças a seguir:
I- A função do Planejamento visa estabelecer objetivos e meios para alcançá-los e representa o papel de se antecipar as probabilidades e dúvidas. O planejamento é considerado tarefa básica para qualquer organização. 
II- O instrumento de operacionalização do Planejamento, bem como a maneira como a empresa se utiliza dos seus recursos, sejam eles humanos ou materiais, são atribuições da função de Organização.
III- Considerada uma das funções mais importantes, por lidar de forma exclusiva e essencial com as pessoas, temos a Direção. Trata-se de processo interpessoal, que objetiva conduzir as pessoas através de comunicação, liderança, instruções, motivação e coordenação dos trabalhos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentenças I está correta.
	3.
	A Constituição Federal é um conjunto de normas jurídicas e é a lei máxima de um país que rege todo o ordenamento jurídico público e privado e as condutas do Estado. Neste contexto, a Constituição de 1988, vigente atualmente, quanto à origem, é:
	 a)
	Outorgada.
	 b)
	Cerarista.
	 c)
	Pactuada.
	 d)
	Promulgada.
	4.
	Sabemos que a administração pública deve ser praticada pelos agentes públicos de forma ética para desenvolver os trabalhos com total isenção, mostrando total transparência. A informação sobre todos os atos administrativos deve receber a importância necessária para estar disponibilizada a toda população. Neste caso, estamos tratando do princípio da:
	 a)
	Impessoalidade.
	 b)
	Eficiência.
	 c)
	Publicidade.
	 d)
	Especialidade.
	5.
	Dentro do contexto da teoria clássica sobre Administração, considerando o estudo da forma da execução das tarefas pelos métodos científicos, obteve-se o modelo de Organização Racional do Trabalho ? ORT. Este formato de análise está fundamentado em algumas situações. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estudo da fadiga humana ? considera a diminuição da produção, causando ineficiência diante do quadro de pouco rendimento ao trabalho do funcionário.
(    ) Desenho de cargos e tarefas ? diz respeito à contratação de empregados com qualificação para executar as tarefas, aumentando a produtividade.
(    ) Incentivos salariais e prêmios de produção ? os funcionários eram remunerados conforme o resultado econômico apresentado anualmente pelas empresas, independente da sua eficiência individual produtiva. 
(    ) Supervisão funcional ? tanto empregados como encarregados exerciam suas funções sem que houvesse ordens hierárquicas entre eles.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Segundo a evolução histórica do crescimento das empresas, deve-se melhorar os processos administrativos para obter maiores resultados, tanto produtivos como financeiros. Assim, surgem várias teorias de administração. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na Teoria Clássica, a administração científica é direcionada às tarefas com o propósito de obter melhorias e padronização.
II- A Teoria Estruturalista apresenta como objetivo principal aplicar estudos que tratam sobre a estruturação interna das organizações, bem como suas relações com outras instituições. 
III- A Teoria Comportamental teve enfoque na teoria econômica com a abordagem da ciência da burocracia.
IV- A Teoria das Relações Humanas compreende a importância de fatores motivacionais como resultado positivo no comportamento das pessoas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	Na definição de administração pública na forma objetiva, podemos afirmar que o Estado desenvolve suas atividades com a finalidade de atender à demanda da coletividade para a obtenção das suas necessidades. Para tanto, vale-se de alguns meios na execução desta tarefa. Baseado nestas informações, analise as sentenças a seguir:
I- A atividade de fomento caracteriza-se pelo incentivo à iniciativa privada através de mecanismos de financiamentos e meios de subvenções. 
II- A intervenção do Estado no domínio econômico através de empresas estatais.
III- A polícia administrativa contempla programas de transferência de tecnologias para o desenvolvimento das empresas da iniciativa privada.
IV- O serviço público corresponde a todas atividades com a finalidade de atender exclusivamente aos interesses dos servidores públicos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	8.
	Presente na vida das pessoas e das empresas, a palavra administração está contida nos mais variados segmentos, sendo determinante para a sustentação de suas atividades, tendo como definição o ato ou efeito de administrar. Considerando a sua importância como ferramenta principal nas atividades desenvolvidas, tanto na iniciativa privada como nas empresas públicas, quanto às diferenças entre a administração e administração pública, assinale a alternativaCORRETA:
	 a)
	As empresas, na iniciativa privada, têm como prerrogativa proporcionar o bem comum e atender ao interesse geral, conforme estabelecido na própria Constituição Federal.
	 b)
	Na iniciativa privada, a administração poderá ser realizada, de forma lícita, a tudo o que a lei não proíbe.
	 c)
	A administração, de um modo geral, direciona os seus esforços para alcançar os objetivos traçados por meio de planejamento, controle, organização e direção dos recursos. Isso é regra específica da administração pública.
	 d)
	Quanto aos recursos financeiros, na administração pública, as receitas se originam das verbas de campanhas e na empresa privada pela venda dos produtos ou prestação de serviços.
	9.
	Todo administrador tem como objetivo desenvolver suas atividades na organização, tanto pública como privada, embasado nas práticas que direcionam a tomada de decisões. Neste contexto, sobre as funções da administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O planejamento tem como característica principal aplicar mecanismos para direcionar decisões, por meio de planos, visando ao futuro da organização. 
(    ) Elaborar o organograma da empresa está inserido na função da organização. 
(    ) A direção tem como papel principal a função administrativa de aplicar os mecanismos de avaliação e monitoramento das atividades.
(    ) A função administrativa de controle busca aumentar o relacionamento interpessoal dos colaboradores da organização, momento no qual o administrador motiva e influencia as pessoas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Para melhor compreender o dinamismo e a evolução dos aspectos administrativos que norteiam a vida das organizações, ganha importância o estudo das teorias da administração. Neste contexto, quando abordamos que os recursos tecnológicos assumem importante papel na teoria administrativa, estamos falando da:
	 a)
	Teoria Comportamental.
	 b)
	Teoria Contingencial.
	 c)
	Teoria Sistêmica.
	 d)
	Teoria Estruturalista.
Parte inferior do formulário

Outros materiais